Familia Almeida Henriques - Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Familia Almeida Henriques - Viseu

#144573 | edualhe | 18 fev 2007 11:50

Olá,

Sou neto de português e estou a procura de documentos do meu avô.

Ele saiu de Portugal e foi para o Brasil no inicio do século passado.

Qualquer ajuda será bem vinda.

Manoel de Almeida Henriques
Filho de:
Francisco de Almeida Henriques
Ana de Jesus
Data de Nascimento: 13/04/1894
Localidade: Viseu

Obrigado
Eduardo de Almeida Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#144603 | ksaraujo | 18 fev 2007 16:25 | Em resposta a: #144573

Olá, Eduardo.
Visite o sítio do Arquivo Distrital de Viseu e utilize o formulário de solicitação de certidões em http://www.ad-viseu.com/page/937.html
Preencha os campos com todas as informações que tenha sobre o seu avô, inclusive sobre a freguesia específica do Concelho de Viseu onde ele nasceu. Sugestão: peça primeiro uma fotocópia não autenticada do assento de nascimento dele. Após ter sucesso na localização do documento, reúna primeiro toda a documentação brasileira e depois peça a certidão autenticada do seu avô pois parece que o Consulado de Portugal no Brasil exige a validade de seis meses da emissão dos documentos. Boa sorte em sua busca! Abraços, Kelson dos Santos Araújo - Braga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#144629 | magno | 18 fev 2007 19:00 | Em resposta a: #144573

Para procurar mais facilmente seria óptimo ter mais dados.

Quando saiu de Portugal (ano)? Com quem partiu para o Brasil ?
Qual a freguesia onde nasceu ? O Distrito de Viseu é muito grande, bem como o seu concelho.

Se me arranjar estes dados posso facilmente pesquisar isto para si no Arquivo Distrital de Viseu

Magno

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#144711 | edualhe | 19 fev 2007 08:56 | Em resposta a: #144603

Olá Kelson,

O maior problema que tenho encontrado é que a familia não sabe em qual freguesia ele nasceu.

É possivel descobrir isso? Você pode me dar alguma sugestão?

Muito Obrigado

Eduardo de Almeida Henriques - São Paulo/Alemanha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#144712 | edualhe | 19 fev 2007 09:01 | Em resposta a: #144629

Olá Magno,

Nós não temos a data exata de quando ele foi para o Brasil. Sabemos que deixou portugal entre a primeira e segunda grandes guerras. Se casou com uma espanhola que conheceu em São Paulo.

O grande problema que encontramos é que não sabemos qual freguesia ele nasceu..

É possivel procurar em todas? Quantas são ao todo?

Muito Obrigado

Eduardo de Almeida Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#144717 | ksaraujo | 19 fev 2007 10:42 | Em resposta a: #144712

Já que ele saiu de Portugal com destino São Paulo, você poderá obter informações adicionais sobre a chegada dele ao Brasil mediante o Projeto Imigrantes. Consulte o sítio http://www.projetoimigrantes.com.br/int.php?dest=listagens e peça a listagem completa pelo sobrenome Henriques. Você poderá localizar o registo de entrada do seu avô e, daí, pedir uma cópia do registo de entrada específico dele. Se tiver sorte, seu avô terá informado mais que apenas "Viseu" como localidade de origem. Senão, a outra possibilidade é, pelas informações do navio obtidas no Projeto Imigrantes, descobrir o porto de saída dele em Portugal. Daí, então, tentar descobrir se o passaporte dele foi emitido nesse mesmo porto e ver que outras informações adicionais existem sobre a localidade de origem. Também, se ele viveu até depois de 1939, foi "obrigado" a se registrar como estrangeiro pelo Decreto de Getúlio Vargas. Pelos dados que já tem, poderá fazer uma busca no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro em http://www.arquivonacional.gov.br/serv_pub/trans_cert.htm se ele chegou a se registrar. Ao se casar com uma espanhola em São Paulo, vá em busca da certidão de casamento dele nos Cartórios e por aí vai... É uma verdadeira caça às informações, mas pode ser que você tenha sorte e vá obtendo as pistas de que precisa... Boa sorte em sua empreitada! Abraços, Kelson dos Santos Araújo - Braga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#144741 | magno | 19 fev 2007 13:31 | Em resposta a: #144573

Na sua certidão de nascimento tem de estar o nome dos seus avós e donde são naturais, bem como na certidão de nascimento dos seus pais deve estar o nome dos pais (seus avós) e donde são naturais. O mesmo se passa com a certidão de casamento de seus pais.

Assim será muito mais fácil.
Aguardo notícias.

magno@netvisao.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#145600 | Rogério Zuchelli | 26 fev 2007 19:36 | Em resposta a: #144573

Eduardo,

Estou fazendo uma pesquisa sobre a minha cidade e me deparei com uns dos que cederam as terras para a construção da cidade. Que foi João Henriques Monteiro, nasceu em Alcobaça, Patriarcado de lisboa, filho de João Henriques Ferreira e Feleciana Maria de Dão José Monteiro, Chegou ao Brasil em 1827.

Se vc quiser te passo a árvore gen. dele para vc conferir. Me passe seu e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#145601 | Rogério Zuchelli | 26 fev 2007 19:38 | Em resposta a: #145600

Desculpe é Feliciana Maria de São José Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#145605 | Rogério Zuchelli | 26 fev 2007 19:53 | Em resposta a: #144573

Desculpe é Feliciana Maria de São José Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#145616 | salen | 26 fev 2007 20:49 | Em resposta a: #144573

Mande uma mensagem para a Directora do Arquivo Distrital de Viseu.
Encontra o seu mail no site do ADV que pode procurar com qualquer motor de busca.
Quanto mais não seja pela simples razão de que ... ela é de apelido Almeida Henriques, uma família conhecida de Viseu, e provavelmente, em maior ou menor grau, sua parente.
E esta, heim?
Boa sorte. VF

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#145648 | RAAL | 26 fev 2007 22:44 | Em resposta a: #145616

Há mais do que uma família Almeida Henriques em Viseu.
A Dra Maria das Dores é Almeida Henriques mas há outra família oriunda da cidade com os mesmos apelidos.
Com grande grau de certeza a pesquiza deve ser feita nas freguesias urbanas de Viseu.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

Uns Almeida Henriques, como diria Alão

#145693 | salen | 27 fev 2007 09:34 | Em resposta a: #145648

Eu sei.
Só me estava era a fazer espécie tanto tiro ao lado.
Este pode ser mais um, é verdade, mas talvez com maior probabilidade de acertar no alvo (salvo seja).
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Henriques - Viseu

#145799 | edualhe | 27 fev 2007 22:00 | Em resposta a: #145616

Realmente a diretora do ADV tem o mesmo apelido mas, ela não faz parte da minha familia.

A informação que existe outra familia Almeida Henriques na região de Viseu é nova para mim.

Quantas Freguesias existem em Vizeu?

Um abraço e muito obrigado a todos.

Eduardo de Almeida Henriques

Resposta

Link directo:

Explorando o site

#145848 | salen | 28 fev 2007 09:02 | Em resposta a: #145799

"Viseu" Concelho ou "Viseu" Distrito?
Escreva "Viseu" ali em cima à direita na barra verde, ao lado de "Pesquisar". Mude a caixa para "Mapas". Carregue na seta. Quando chegar a uma página vá carregando nos links até chegar ao Distrito ou Concelho de Viseu e pode "ver" o mapa, as freguesias, e em algumas até pode conhecer pessoas que tenham sacramentos nessa Freguesia.
Explore e use os recursos do site.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 18:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen