Uma morte gloriosa, uma conduta exemplar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Uma morte gloriosa, uma conduta exemplar

#14466 | sapeca | 19 dez 2001 15:43

Manuel António Moreira de Sá, filho de Francisco Joaquim Moreira de Sá, Fidalgo da Casa de Sua Majestade e professo na Ordem de Cristo, faleceu heroicamente no ataque da Ponte de Amarante em 1809, na Guerra Peninsular, mal ferido.

Distinguiu-se ainda na defesa do Douro, em Castro Daire e nas baterias do Porto.

Era cadete do Regimento nº 18 da 2ª Brigada da Divisão do Norte.

A “Gazeta de Lisboa” de 15/12/1809 (nº 169) refere-se-lhe deste modo:

“Entre os muitos rasgos de entusiasmo Patriótico, que deram a conhecer a Lealdade Portuguesa na justa defesa contra os bárbaros satélites do aventureiro Corso, tem distinto lugar o seguinte: Manuel António Moreira de Sá, filho de Francisco Joaquim Moreira de Sá, Fidalgo da Casa Real, tendo-se distinguido na defesa do Doiro contra a furiosa agressão do General Loison, sendo un dos que o perseguiram até às vizinhanças de Castro d’Aire, assentou depois praça de Cadete com seu irmão José Xavier Moreira de Sá, no Regimento nº 18 da Segunda Brigada da Divisão do Norte: veio à restauração de Lisboa; distinguindo-se nas baterias da cidade do Porto, quando foi investida pelo Exército de Soult, e em todas as acções em que foi empregado; consumando a sua gloriosa carreira na Ponte de Amarante, aonde comandava uma partida de atiradores, e foi atravessado por uma bala. Nas poucas horas que sobreviveu, deu provas evidentes de valor intrépido; e conhecendo em fim que a sua ferida era mortal, foram as seguintes as suas últimas palavras: Paguei o que devia ao meu Soberano, e à minha Pátria. Peço perdão a Deus e a benção a meus Pais. Nimguém me chore, imitem-me” (Vd. "Os Sás de Vizela: MOREIRAS DE SÁ - Memórias históricas, genealógicas e heráldicas", do autor, a publicar).

Comportamentos destes serão, certamente, agradáveis de recordar e um bom exemplo para os vindouros.

Cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 17:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen