Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#144901 | luis262 | 20 fev 2007 15:53

Boa tarde
Procuro informações sobres ascendentes e/ou familiares de Prudêncio Olympio Pereira Macambira, bisavô paterno de minha mulher), nascido cerca de 1820/30, em Santarém, na Província do Pará, Império do Brasil, médico cirurgião, morador no Porto, filho de Francisco José Pereira (Macambira ?) e de D. Margarida Pereira, que suponho sejam naturais do Brasil.
Casou com D. Maria Torquata Mégre, nascida no Porto, Cedofeita filha de Thomáz Megre Restier e de D. Anna Gonçalves de Jesus Mégre.

Tiveram entre outros, filhos, Maria da Conceição Macambira, nascida no distrito do Porto, São Mamede de Infesta , a 26.11 de 1864 ( Registo Nº 72/1864, da Paróquia de São Mamede de Infesta), avó paterna de minha mulher.

Noutro site que não posso aqui citar, encontrei:

-Francisco Inácio Pereira Macambira, nascido cerca de 1831 em Santarém, Pará, Brasil e falecido na mesma localidade. Casou em Santarém, Pará, Brasil cerca de 1855, com D. Maria Cardozo Monteiro , natural da mesma cidade, onde nasceu cercade 1835.

-Francisco Pereira Macambira, n. cerca de 1875 em Belém, Pará, Brasil, onde viria igualmente a falecer. Casou cerca de 1889 na mesma cidade , com D. Policarpa Macambira, também natural da dita Santarém.

-José Paulo Pereira Macambira, nascido em 1884 em Belém, Pará, Brasil, casou com D.Francisca Franco nascida em 1888 também em Belém.

São elementos , aparentemente desligados , mas é possivel que a junção dos dois apelidos possa significar a existência de algum tipo de parentesco ...

Aliás aparecem mais algus Macambiras, naturais dessas duas localidades do Pará, mas sem o Pereira.

Agradeço qualquer tipo de informação.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#144987 | luis262 | 21 fev 2007 20:43 | Em resposta a: #144901

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#145008 | CBBC3 | 22 fev 2007 01:08 | Em resposta a: #144901

Prezado Luís,
Não pense você que seu pedido não teve eco. Achei que tinha lhe falado que faria essa pesquisa para você. Como de fato estou fazendo. Só que em Belém, porque Santarém fica a alguns kms o que torna o acesso até certo ponto difícil. Mas, lembrei-me de ter tido um aluno na universidade cujo sobrenome era Buenano Macambira. Já consegui o contato dele e ficou confirmado que a família é de Santarém. Assim, escreva-me para celinacunhaarrobauolpontocompontobr que lhe passo o endereço dele. Inclusive ele andou fazendo algumas pesquisas o que pode, em parte, atender ao seu pedido com relação aos familiares de Prudêncio. Por outro lado, encontrei na Curia de Belém, o casamento de uma Macambira, que no momento pode não dizer nada, mas futuramente, quem sabe se encaixe em seus dados. É o de Paulina Paschoa Macambira, filha de Antonio Francisco Macambira e Genoveva Maxima Julia. Caso lhe interesse, posto aqui para você. Vou continuar procurando os demais nomes que você informou. Boa sorte e saudações,
Celina - Belém - Pará

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#145075 | luis262 | 22 fev 2007 15:55 | Em resposta a: #145008

Cara celina,
Obrigado pela ajuda.
Já escrevi para o seu endreço , como combinado.
Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#164173 | CBBC3 | 02 ago 2007 02:24 | Em resposta a: #145075

Prezado Luis,
Ainda não é o que você me pediu, mas hoje encontrei dois assentos de casamento de dois filhos de uma Pereira Macambira. Vou encaminhar para o seu endereço particular. Veja se é do seu interesse. Amanhã vou ao cemitério entre outras buscas atrás do óbito de seus Macambiras que por aqui faleceram. Saudações
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#164292 | luis262 | 03 ago 2007 01:07 | Em resposta a: #164173

Cara Celina,

Só hoje li a sua mensagem.
Muito obrigado pelo envio dos assentos de casamemento, que entretanto já recebi no meu endreço.
Todos elementos sobre Macambiras e em especial Pereiras Macambiras, podem vir a revelar-se importantes para conseguir estabelecer uma ligação com o referido bisavô de minha mulher, Prudêncio Olympio Pereira Macambira.
Cordialmente,
Luís
Carcavelos-Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#169387 | CBBC3 | 05 out 2007 03:30 | Em resposta a: #164173

Caro Luís,
Continuo perseguindo o "seu" Prudêncio, mas só encontro as informações a sua volta. Seguiu para seu endereço particular o assento de óbito do Tenente Coronel José Leopoldo Pereira Macambira, falecido em Santarém, no Pará, em 29 de dezembro de 1916. Esqueci de encaminhar também o documento do cemitério, em Belém que registra o falecimento de Arminda Macambira Abreu, filha de Francisco Pereira Macambira, ocorrido em 26 de outubro de 1929. Depois envio. Saudações
Celina da Cunha - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#169447 | luis262 | 06 out 2007 00:16 | Em resposta a: #169387

Cara Celina,

Enviei há pouco uma mensagem para o seu endreço acusando a recepção da cetidão e agradecendo mais esta sua ajuda.

Penso que este Tenente Coronel José Leopoldo Pereira Macambira , que nasceu em 1846, até poderá, por hipótese, ser irmão mais novo, ou sobrinho, de Prudêncio Olympio.
Prudencio, do seu casamento com Maria Torquata Megre, teve várias filhas, das quais conheço apenas a da ta de nascimento de três, todas do Porto , Cedofeita:

Maria Pereira Macambira , n. 7.2.1860
Maria Beatriz Megre Pereira Macambira, n. em 1862 e c.c. João Spratley Johnstone
Maria da Conceição Macambira, n. 26.11.1864 c.c. António Alves Carneiro.

Podemos pensar que terá nascido por volta de 1830/35...

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#236217 | luis262 | 11 ago 2009 09:38 | Em resposta a: #169387

Amiga Cecília,
Consegui encontrar o assento de óbito de Prudêncio Olympio Pereira Macambira, médico, do qual consta que faleceu a 25.10.1891, aos cinquenta e sete anos de idade, no Porto, freguesia de Cedofeita em sua casa da R. da Constituição nº 431. Refere que era filho legitimo de Francisco José Pereira, natural da freguesia e concelho de Santa Maria Maior de Chaves e de Dona Maria Margarida Pereira natural de Pará, Brasil. (Livro de óbitos da freguesia de Cedofeita, cidade do Porto, ano de 1891, fl. 126 assento nº 431).

Fica-se a saber que Prudêncio, atendendo aos 57 anosde idade que tinha quando morreu, terá nascido em Santarém do Pará , num período entre 26.10.1833 e 25.10.1834.
Também ficamos sabendo que por seu pai ser de Chaves, é natural que o apelido Macambira provenha de sua mãe.
Será que casaram em Santarém cerca de 1820/30? Não tenho conhecimento que seu pai tenha voltado a Portugal. Poderá pois estar sepultado em Santarém...
Saudações.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Br

#236313 | luis262 | 12 ago 2009 09:21 | Em resposta a: #236217

Cara Celina,

Desculpe o lapso, no seu nome na msg. de ontem
Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#241385 | Paulo Angelo | 08 out 2009 03:04 | Em resposta a: #145008

Prezada Celina,

Também tenho interesse na origem da família Macambira, que acredito ser originária do Ceará. VC encontrou algum membro que tenha nascido nesse Estado?

Grato

Paulo Angelo Macambira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#317512 | 3019 | 19 nov 2012 22:19 | Em resposta a: #144901

Eu sou macambira e moro em santarem meu avo tem o sobrenome pereira macambira se tiver alguma informaçao sobre o historico da familia eu quero saber

Resposta

Link directo:

Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#404293 | FABÍOLA TEIXEIRA | 18 jun 2018 13:20 | Em resposta a: #169387

Olá,

Sou descendente de Simão José Pereira Macambira, irmão do Tenente José Leopoldo Pereira Macambira, que casou com Maria Braga, e tornou-se Maria Braga Macambira, que era avó do político Eduardo Braga de Manaus - AM.

Estou querendo confirmar o nome dos pais do Tenente José Leopoldo Pereira Macambira e Simão José Pereira Macambira, e os pais dele nasceram em Portugal!

Simão José Pereira Macambira era casado com Caetana Pereira Macambira, mãe de Maria Amara Macambira Teixeira.

Resposta

Link directo:

Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#404298 | FABÍOLA TEIXEIRA | 18 jun 2018 14:12 | Em resposta a: #164173

Um dos irmãos seria o Simão José Pereira Macambira? Pois estou tentando encontrar os parentes do meu bisavô.

Resposta

Link directo:

Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#404300 | FABÍOLA TEIXEIRA | 18 jun 2018 14:15 | Em resposta a: #404298

Corrigindo, bisavô da minha mãe, Lia Mara Macambira Teixeira.

Resposta

Link directo:

Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#435500 | Paes Leme Coelho | 03 ago 2021 19:04 | Em resposta a: #404293

Boa tarde Fabiola,sempre achei a idade de Jose Leopoldo meio velho para ser filho de Francisco jose ,ele é filho de Jose Joaquim Pereira macambira !

Resposta

Link directo:

Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#435542 | JPedro.Bessa | 06 ago 2021 10:34 | Em resposta a: #144901

Procuro informações sobre o casamento e descendência de Maria Olimpia Macambira Carneiro com Rodrigo da Rocha Beça, realizado no Porto a 11 de janeiro de 1902.
A Maria Olímpia Macambira Carneiro era filha de Francisco Antunes Brito Carneiro e de Maria Olímpia Megre Macambira, ambos do Porto e casados na mesma cidade.
Agradeço a qualquer informação para o email jpedro.bessa@gmail.com
Obrigado.
J.Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

Família Pereira Macambira de Santarém, Pará,Brasil

#435712 | Paes Leme Coelho | 17 ago 2021 16:13 | Em resposta a: #435542

Acehi o que vc pediu vou llhe enviar para o seu email

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 18:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen