Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#145292 | mgorjaoh | 24 fev 2007 16:53

Caros Confrades,

Gostaria de saber se algum dos confrades, nas suas investigações, têm referenciadas alguma ou algumas das seguintes pessoas:

VICENTE JOSÉ GODINHO, «da vila de Penamacor». Casou duas vezes, a segunda com D. MARIA BÁRBARA PORTUGAL FLORIDA, «da mesma vila bispado da Guarda», que foi sua primeira mulher, n. Penamacor, a 26.6.1768 e baptizada em Penamacor (S. Tiago), a 1.7.1768. Eram «fregueses desta Parochial Igreja de Santhiago». D. Maria Bárbara era filha do Capitão de Ordenanças ANTÓNIO JOSÉ DE PROENÇA ROBALLO, «natural desta dita vila de Penamacor» , o qual morreu antes de 7.2.1798 , e de D. MARIA TEODORA FLORIDA, «natural do lugar de Teixoso (?) deste dito Bispado da Guarda»; neta paterna do Capitão FRANCISCO DE PROENÇA ROBALLO ROCHA PORTUGAL, que faleceu antes de 18.11.1765, e de MARIA ANTUNES FURTADA; neta materna do DOUTOR FRANCISCO ESTEVES FLORIDO DO AMARAL, «natural desta Vila» e de ANTÓNIA DIAS, «natural do dito lugar de Teixoso». C.g. até aos nossos dias.

Aproveito para agradecer publicamente ao confrade António da Graça Pereira por me ter disponibilizado um assento de baptismo do qual foi possível deduzir desde já esta ascendência.

Os capitães de ordenanças estão referidos no livro de Nuno Borrego (Ordenanças e Milícias em Portugal, Vol. I, 2006, p. 251).
Cordiais cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#145363 | prosperos | 25 fev 2007 01:05 | Em resposta a: #145292

Caro Confrade
Tenho alguma coisa sobre Godinhos de Penamacor. Diga-me o que pretende para eu lhe enviar se tiver
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#145392 | mgorjaoh | 25 fev 2007 10:52 | Em resposta a: #145363

Caro João Manuel Próspero dos Santos,

Sei que, no que aos meus Godinhos toca, Vicente foi o primeiro a nascer em Penamacor. Saberá se os Pais aí casaram e tem notícias de outros ramos dele descendentes (ou descendentes de algum seu irmão/irmã?

Quanto à descendência de Vicente, eu tenho-a documentada até mim. Tenho também curiosidade sobre a ascendência das restantes pessoas, minhas antepassadas, referidas nos assentos que descobri e cujo "sumo" aqui reproduzi.
O meu mail é igual ao meu username seguido de @ e de fd.uc.pt.

Cordiais cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#145432 | mgorjaoh | 25 fev 2007 17:32 | Em resposta a: #145292

Rectificação: «tem referenciada» em vez de «têm referenciadas».

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#145445 | prosperos | 25 fev 2007 19:11 | Em resposta a: #145432

Caro Confrade
Tenho o casamento dos Pais em Penamacôr, e o nome dos Avós. Tenho ainda putros ramos. Estou a acabar de coligir e escrever algo que deveria ter feito há muito, e só agora o vou fazer para si, pelo que lhe agradeço a oprtonidade. Espero ter pronto hje ou terça feira, já que amanhã me deslocarei a Lisboa. Pelo menos três Ramos tenho até à actualidade com o seu ramo, fica pelo menos com 75% dos Godinhos de Penamacôr. Enviar-lhe-ei por e-mail já que fivcará um pouco extenso.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#145469 | mgorjaoh | 25 fev 2007 22:12 | Em resposta a: #145445

Caro Confrade,

Muito lhe agradeço e fico a aguardar com natural interesse.
Abraço,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#151887 | mgorjaoh | 10 abr 2007 01:47 | Em resposta a: #145445

Caro Confrade,

Enviei-lhe alguns elementos para o seu mail, sobre o Pai de Francisco Proença Robalo, de seu nome João Robalo.

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#151888 | mgorjaoh | 10 abr 2007 01:48 | Em resposta a: #151887

Caro Confrade,
Carreguei cedo demais no botão e não assinei.
Cordiais cumprimentos,
Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#226063 | J. Beires | 10 abr 2009 10:59 | Em resposta a: #151888

Porto, 10.04.2009
Caro Miguel Gorjão-Henriques
Família Proença Robalo
Tenho um cunhado Proença Barbosa de Carvalho, cujos avós maternos foram, Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa , Advogado no Porto, (N. Idanha-a-Nova, Oledo, 21.Fev.1876-M.Porto, Miragaia, 11.Mai.1965) e de D. Maria Pureza Jacinto Ferreira de Proença (eram 3º ou 4ºs primos) (N. Idanha-a-Nova, Oledo, 3.Set.1887-M. Porto, Miragaia, 29.Jan.1981). Seus 6ºAvós foram, Pascoal Proença * Fundão, Donas, c. 1745, c.c. Rosária Maria * Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova, c.1750, como consta aqui no Geneall.
Gostaria de lhe perguntar se sabe a ascendência deste 6º Avô, Pascoal Proença, e se me poderia informar.
Também não sei a ascendência da avó deste meu cunhado, que também é PROENÇA, de seu nome, D. Maria Pureza Jacinto Ferreira de Proença.
Como os filhos deste meu cunhado, ainda usam o apelido, tinha todo o interesse em saber mais desta família.
Grato pela ajuda que me puder dar.
Apresento os meus melhores cumprimentos,
José Beires

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#226067 | agp | 10 abr 2009 12:38 | Em resposta a: #226063

Caro José Beires,

Eu julgo que o Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa, filho de Joaquim Robalo Lisboa, de S. Miguel de Acha, e de D. Rodriga das Neves ou Proença, de Oledo, nasceu em Oledo a 1.2.1886 e não na data que indica.

A esposa D. Maria Maria Pureza Jacinto Ferreira de Proença, é filha de Joaquim Jacinto Ferreira Proença (n. 5.1.1863) e de Libânia Maria ou Esteves (n. 23.3.1862), neta paterna de António Jacinto Ferreira e de Maria Antónia de Proença (n. 28.2.1826) e materna de Pedro José António (n. 2.1.1822) e de Teodora Esteves ou Luísa ou Chaves (n. 23.4.1818), todos de Oledo, excepto António Jacinto Ferreira que é da Lousa.

Aquele Pedro José António é filho de José António Proença e de Maria Angélica, ambos de Oledo. Estes são também pais de Manuel Mateus Proença (n. 31.12.1826) que casou (15.2.1854) com Joana das Neves (n. 15.6.1828) que são avós maternos do Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa pela filha Rodriga das Neves ou Proença (n. 16.4.1862) que casou (13.6.1883) com Joaquim Robalo Lisboa, este de S. Miguel de Acha.

Sendo assim, o Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa e sua esposa D. Maria Pureza Jacinto Ferreira de Proença têm bisavós comuns.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Penamacor - Proença, Robalo, Godinho, Florido

#226255 | J. Beires | 13 abr 2009 11:12 | Em resposta a: #226067

Caro António G. Pereira
Muito obrigado pela sua elucidativa, completa e rápida resposta, que muito me esclareceu com os nomes e datas, que eu desconhecia. Só ontem voltei ao fórum e tomei conhecimento da sua mensagem.
Quanto à data de nascimento do Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa, tem toda a razão quanto ao ano, que é de facto 1886, (o erro foi meu, ao copiar dos apontamentos, de meu Pai) mas o dia e mês estão correctos, 21 de Fevereiro e foram-me confirmados por meu cunhado, que me trouxe duas «Memórias ou pagelas» com as datas * 21.02.1886 + 11.05.1965. No assento de óbito, faleceu com 79 anos e casou em Oledo, 1908.
A data que menciona, 1 de Fevereiro, mas do ano de 1913, é a data de nascimento do seu filho, Artur Ferreira Proença, que + 21.04.1962.
O Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa, era irmão de Manuel Proença Robalo Lisboa, que consta aqui no Geneall, [com a ascendência até António Robalo Lisboa, de S. Miguel de Acha e por sua mãe, Rodriga das Neves (ou Proença) até Pascoal de Proença, do Fundão, Donas], e foi este irmão do avô Aurélio, quem despoletou toda esta minha curiosidade, pois ao mostrar esse nome ao meu cunhado, me disse imediatamente, que eram irmãos e que tinham um outro irmão, Amândio, que ficou surdo após o seu curso de Direito em Coimbra e faleceu novo, sem sucessão, e uma irmã, Stella Proença Robalo Lisboa.
O meu cunhado não sabe datas de * e +. Sabe que eram todos de Oledo e os nomes incompletos até aos bisavós.
A ascendência da avó Pureza, que eu conheci muito bem, era-me desconhecida, mas agora registei com os seus dados e fiquei a entender o parentesco com o seu marido. Mais uma vez muito obrigado.
Já agora, e se me permitir o abuso, gostava de saber a data nascimento de, Joaquim Robalo Lisboa, de S. Miguel de Acha, e de António Robalo Lisboa, pai e avô do Dr. Aurélio e também de Pedro José António Proença, filho de José António Proença e de Maria Angélica, se me souber indicar, ficar-lhe-ei muito agradecido.
Grato pela sua preciosa informação, fico ao seu dispor para qualquer colaboração genealógica que esteja ao meu alcance poder prestar, apresento os meus melhores cumprimentos,
José Beires

Resposta

Link directo:

Famílias Lisboa, Proença e Robalo, de Oledo

#226268 | agp | 13 abr 2009 14:27 | Em resposta a: #226255

Caro João Beires,

Quanto ao Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa, o que consta no arquivo da Igreja Paroquial de Oledo é que nasceu a 1.2.1886, foi baptizado a 6.6.1886, tendo sido padrinho o Padre José António Proença e madrinha D. Amélia Robalo. Admito que no livro de baptismos que se encontra no Arquivo Distrital de Castelo Branco possa constar como data de nascimento o dia 21. É caso a rever.

Aurélio Proença Robalo Lisboa e Manuel Proença Robalo Lisboa tiveram além de Amândio (n. 10.3.1884, f. 12.8.1958) e Stela (n. 28.3.1902) mais irmãos, a saber, José (n. 1.2.1886), Amélia (n. 29.1.1891) e Maria (n. 12.4.1897), de que não tenho mais notícia. Fui eu que passei ao Geneall a ascendência destes irmãos, inclusive o ramo até Pascoal de Proença e Rosária Maria. Dos últimos sei apenas que Pascoal de Proença é filho de Caetano de Proença, do Fundão, e de Francisca Maria, das Donas, e que Rosária Maria é filha de José Dias Garrido e de Isabel dos Santos, sendo pelo menos um deles de Alcafozes.

Não tenho as datas de nascimento de Joaquim Robalo Lisboa e de António Robalo Lisboa ambos de S. Miguel de Acha. Sei, contudo, que António Robalo Lisboa e Isabel Valente casaram em S. Miguel de Acha a 20.6.1855, ele filho de Manuel Bernardino, de S. Miguel de Acha, e de Maria Robalo, de Oledo, e ela de Bonifácio Domingues e de Feliciana Maria ou Basília, ambos de S. Miguel de Acha. Por sua vez, Manuel Bernardino e Maria Robalo casaram em S. Miguel de Acha a 12.4.1815, ele filho de Francisco Sousa Lisboa, de S. Miguel de Acha, e de Domingas Afonso Malhada, de Idanha-a-Nova, e ela de José Antunes Valente ou Borrego, de S. Miguel de Acha, e de Maria Robalo, de Oledo.

Pedro José António Proença, filho de José António Proença e de Maria Angélica, nasceu em Oledo a 2.2.1822. Este Pedro é trineto de João Gonçalves Churro e Ana Salvado, meus antepassados.

A mim interessava-me alguma descendência do Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa . Eu tinha apenas nota da filha Maria, nascida a 27.10.1909 em Oledo. Entretanto, julgo ter localizado o seu cunhado na base de dados do Geneall. Pode, se assim o entender, dar-me essa informação em privado. Tem o meu contacto em:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

Aproveito para lhe comunicar, e aos demais confrades, que darei em Oledo, terra natal do meu pai, no próximo dia 17 de Maio, Domingo, pelas 15 horas, na sede da Junta de Freguesia, uma conferência subordinada ao tema "Memórias Paroquiais - Genealogia das Gentes de Oledo". Curiosamente, já contava apresentar a ascendência de Manuel Proença Robalo Lisboa nesta conferência. Manuel Proença Robalo Lisboa viveu em Abrantes, onde deixou descendência.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Lisboa, Proença e Robalo, de Oledo

#226291 | CCS1953 | 13 abr 2009 18:54 | Em resposta a: #226268

Olá primo António Pereira,

Interesante a sua Conferência. Eu também tenho Proenças. estes estão ligados aos meus?

Estou a pensar ir assistir à Conferência. Dê-me mais detalhes.
Um beijo,

Celeste

Resposta

Link directo:

Famílias Lisboa, Proença e Robalo, de Oledo

#226300 | agp | 13 abr 2009 21:26 | Em resposta a: #226291

Olá Prima Celeste,

Eu julgo que os seus Proenças são de São Vicente da Beira. Os Proença que passaram a Oledo são originários do Fundão ou das Donas. Eles devem estar relacionados, mas eu não sei como.

Muito me honrará com a sua presença em Oledo. Irei falar fundamentalmente, como o próprio título da Conferência indica, dos registos paroquiais da freguesia e da genealogia de oledenses. O resto verá depois.

Um beijo,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Lisboa, Proença e Robalo, de Oledo

#228621 | J. Beires | 07 mai 2009 09:07 | Em resposta a: #226300

Caro António G. Pereira,
As minhas desculpas por só hoje lhe responder.
O meu nome é José e não João, como escreveu na sua ultima mensagem.
Muito obrigado, por mais esta sua preciosa informação.
Na sua mensagem, de 13.Abr.2009, menciona um irmão do Dr. Aurélio Proença Robalo Lisboa, de nome José (n. 1.2.1886), do qual não temos notícia e que segundo a opinião de meu cunhado, pode ser o irmão de sua avó, D. Maria da Pureza Ferreira Proença, que tinha um irmão José Ferreira de Proença. Talvez daí, a confusão com a data 1.2.1886, e com a data do nascimento do avô Aurélio a 21.02.1886, que foi confirmada pelos netos, meu cunhado e seu irmão, que nasceram e sempre viveram em casa dos Avós maternos.
Portanto o seu registo de nascimento a 1 de Fevereiro de 1886, não nos parece correcto.
Também, não tinha nenhum irmão gémeo, como se poderia deduzir da data agora indicada para o seu suposto irmão, José, acima citado.
É realmente um caso misterioso esse seu registo.
O meu cunhado e seu irmão, já sabiam da existência dos outros irmãos, do avô Aurélio, embora não soubessem as datas que agora nos informou. Aliás, conhecem e mantêm relações de amizade, com seus primos descendentes de Manuel Proença Robalo Lisboa e Stella.
A descendência do Dr. Aurélio Proença vou-lha enviar brevemente (estou a preparar e a completa-la, com datas) para o endereço que me indicou. Mas é ainda incompleto.
Quanto à sua conferência em Oledo, agradeço imenso o convite, que se não fosse o estado de saúde de minha Mãe, teria todo o gosto em comparecer, mas infelizmente, não me é possível estar presente. Entretanto já comuniquei à família Proença, cá do Porto.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Beires

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Lisboa, Proença e Robalo, de Oledo

#228629 | agp | 07 mai 2009 11:05 | Em resposta a: #228621

Caro José Beires,

As minhas desculpas pela troca do seu nome e da data de nascimento daquele José que nasceu de facto a 3.6.1888 em Oledo, onde foi baptizado a 25 de Julho, sendo padrinhos o padre José António Proença e D. Amélia Robalo.

Fico a aguardar o seu contacto.

Com votos de melhoras do estado de saúde da sua mãe, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 15:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen