Rosado - Estremoz, Redondo etc.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#145320 | 2570 | 24 fev 2007 20:45

Caros Confrades
Tenho lido neste forum várias intervenções em relação ao nome Rosado.
Tenho esse nome como umamdas minhas linhas ascendentes, mas ainda pouco estudado, por isso apelo aos congrades que tenham informações sobre esta apelido, e/ou tenham em comum ascendentes ligados aos que cito, o favor de entrarem em contacto através deste forum.
os nomes que possuo são:
Antonio Rosado, natural de Gloria de Estremoz, casado com Angelica Maria natural de Santo Amaro. O casamento terá sido por volta de 1790.
O Antonio Rosado, filho de Antonio Rosado e Francisca Maria, ambos naturais do Redondo.
A Angelica Maria, filha de Martinho Rodrigues e Joana Maria, naturais de S. Pedro de Evoar Monte,
Desde já agradeço
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#145510 | JCC | 26 fev 2007 11:28 | Em resposta a: #145320

Caro Martins

Eu tenho variados Rosados à volta de Evora: Igrejinha, Arraiolos, Machede, Caridade, Graça do Divor, Arrailos, Évora, etc. Entre os séculos XVII e XX, mas, em princípio, nada que ligue directamente aos seus.

Tem mais dados?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#145594 | 2570 | 26 fev 2007 18:55 | Em resposta a: #145510

Caro João C Cardoso
Obrigado oela atenção, mas de momento estes são os unicos dados que possuo.
Se não se importar, em caso de desenvolvimento volto a contactá-lo, e agradeço que faça o mesmo caso encontre algum dado pertinente.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#159507 | frosado | 15 jun 2007 15:59 | Em resposta a: #145594

Tenho o apelido Rosado, pela parte de meu pai, e dedico-me, há vários anos, a pesquisar a árvore da costados da minha familia.
Cheguei a antepassados "Rozado " até 1732, e aos antepassados deste, já sem o apelido Rozado, mas sim Soeyro Carneiro em 1630. Tenho todas as fotocópias dos registos paroquiais, relativos a cada pessoa.
A minha família está circunscrita de uma forma geral nos arredores de Évora e em outras localidades do Alto Alentejo.
Se entenderem que há interesse em aprofundarmos as nossas origens encontro-me totalmente à vossa disposição.
Francisco Carvalho Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#159530 | roz | 15 jun 2007 17:16 | Em resposta a: #159507

Caro Francisco
Estou muito interessada nesse apelido pois tenho um sexto avo que se chamava Jose Claudio Mendes Rosado, mas nao consigo dados suficientes para continuar essa linha. A informacao que tenho foi tirada da genealogia duma familia Cabo Verdiana tambem descendente dele.
Digo-lhe o que sei com esperanca que talvez tenha alguma ligacao. O Jose Claudio deve ter nascido antes de 1720, casou com Isabel Caetana da Fonseca e foi Capitao-Mor da Companhia Grao Para' e Maranhao na Ilha do Fogo em Cabo Verde. Pelo menos 1 dos filhos parece ter nascido em Tavira, se a familia origina toda de la' nao sei. Varios filhos casaram em Cabo Verde e eu descendo da filha, Maria do Monte Fortunata da Fonseca Mendes Rosado que casou a 29/3/1769.

Estes nomes dizem-lhe alguma coisa? Ja se cruzou com algum?
Qualquer indicacao 'e muito benvinda.
Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#159531 | frosado | 15 jun 2007 17:26 | Em resposta a: #159530

Caro/a Rosario
Infelizmente esses nomes não se encontram nos meus registos, mas espero dentro de algum tempo ter passado para o "Genea" a minha árvore de costados, e nessa altura voltaremos ao contacto.
Os meus cumprimentos
Francisco Carvalho Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#159533 | roz | 15 jun 2007 17:42 | Em resposta a: #159531

Caro Francisco,

Muito obrigada por tao rapida resposta! Ca' fico aguardando.
Cumprimentos.
Ma. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#159550 | 2570 | 15 jun 2007 20:46 | Em resposta a: #159507

Caro Francisco
Os Rosado da minha árvore (ainda muito pouco aprofundados), são:
-António Rosado, que terá nascido por volta de 1790, natural de Gloria de Estremoz, e casado com Angelica Maria, natural de Santo Amaro.
- Antonio Rosado (pai do anterior), natural do Redondo, e casado com Francisca Maria também do Redondo.
Cordialmente
martins

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199041 | jataide | 03 jun 2008 01:14 | Em resposta a: #145320

Caro Martins,

Gostaria que p.f. me informasse se alguns dos seus ascendentes Rosados seriam naturais de S.Tiago de Rio de Moinhos/Estremoz (actual freguesia de Borba)por volta de 1700.
Tenho cinco gerações de Rosados (1800-1700), sendo os mais antigos naturais da freguesia supra e nos RP, um deles aparece com Rosado Figueiredo.
Queira-me desculpar o atrevimento, mas o seu apelido Martins tem ligação aos Rosados? Achei curioso, porque uma descendente destes Rosados, Josefa Maria (*1753) cc (1770) Domingos Martins (*1749 Matriz/Mourão).
Agradeço sua atenção.
Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199043 | jataide | 03 jun 2008 01:39 | Em resposta a: #159507

Caro Francisco Carvalho Rosado,

Gostaria, se possível, que me informasse o local do nascimento do seu antepassado Soeyro Carneiro. O meu tetravô António Rosado (*1803 - quinta geração de Rosados)
casou na Amareleja com Maria da Encarnação filha e neta de Agostinho António Carneiro e António Carneiro ambos naturais daquela freguesia.
Quanto aos meus Rosados, os mais antigos são de Rio de Moinhos/Estremoz, os mais recentes da Granja/Mourão - Mourão.

Agradeço antecipadamente.

Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199094 | 2570 | 03 jun 2008 15:56 | Em resposta a: #199041

Cara Manuela Aleixo
Dos meus ascendentes ROSADO tenho poucas informações, assim:
António Rosado, natural de Estremoz (Glória de), e deve ter nascido pelo ano de 1775, casado com Angelica Maria, de Santo Amaro.
O António Rosado é filho de: António Rosado e de Francisca Maria, naturais od Redondo.
Relativamente ao apelido Martins, este é oriundo do Douro, e apesar de ser o meu nome de familia é a parte ascendente que tenho menos estudada.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199120 | jataide | 03 jun 2008 21:21 | Em resposta a: #199094

Caro Martins,

Obrigada pela rápida resposta.
Cpts

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199125 | 2570 | 03 jun 2008 22:09 | Em resposta a: #199120

Cara Manuela
Sempre ao seu dispôr.
De qualquer forma, e como este ramo dos meus ancestrais está ainda muito pouco estudado, devido à falta de tempo para deslocações, agradeço que caso tenha informações que ache pertinentes, me informe.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199403 | LProjecto | 05 jun 2008 20:42 | Em resposta a: #199041

Cara Manuela Aleixo,

Trago estudados os paroquiais de Rio de Moinhos - Borba, localidade de onde era natural uma percentagem significativa dos meus ascendentes. Na eventualidade de poder ser-lhe útil, solicitava-lhe que fosse mais específica em relação aos seus ascendentes dessa freguesia.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199539 | jataide | 06 jun 2008 20:18 | Em resposta a: #199403

Caro Luís Projecto Calhau,

Desde já lhe agradeço a sua disponibilidade. Aguardo os RP de João Rosado *ca de 1728 nat de Rio de Moinhos (...de Figueiredo nos RP/nascimento e casamento da filha Josefa Maria *1753/Granja/Mourão) filho de António Rosado e Maria Lopes nats de R.Moinhos cc Josefa Maria nat da Granja. É apenas o que tenho, até agora, de Rio de Moinhos.

Uma vez mais, muito obrigada.
Cumprimentos

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199551 | LProjecto | 06 jun 2008 22:41 | Em resposta a: #199539

Cara Manuela Aleixo,

Consultei os meus apontamentos e, salvando alguma imprecisão, posso adiantar-lhe que o assento de casamento de António Rosado e de Maria Lopes (que presumo serem os seus por não encontrar outro casamento entre indivíduos do mesmo nome) não faz referência à filiação dos nubentes. Embora não tenha registado a data na qual terá ocorrido tal cerimónia, suponho que tenha acontecido antes de 1695. Esta dedução baseia-se no facto de terem casado uma filha, de nome Helena Rosado, em 1712, com um Manuel Bernardo.

Como se não bastasse, os "Rosado" eram, por estas bandas, aos magotes, pelo que não será, certamente, tarefa fácil avançar nesta linha.

Ainda assim, logo que me for possível, tratarei de confirmar estes elementos em nova consulta que farei aos RP.

A título de curiosidade, posso adiantar-lhe que os "Figueiredo" que deixaram descendência em Rio de Moinhos eram naturais da zona de Seia.

Seria um prazer deixar-lhe melhores novidades relativamente à gente de Rio de Moinhos, mas para já não me foi possível.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199612 | jataide | 07 jun 2008 19:33 | Em resposta a: #199551

Caro Luís Projecto Calhau,

Muito lhe agradeço a gentileza. Mantenho ainda, algumas expectativas, na informação do RP de nascimento de João Rosado de Figueiredo, porque eventualmente, poderão nele constar os nomes dos avós.

Como também tenho Rosados (mais antigos com Lopes/Caeiro) em Monsaraz, cheguei a pensar que poderia haver ligação de uns com os outros.

Já é uma boa "pista" saber que os Figueiredo seriam originários de Seia.

Uma vez mais, muito obrigada, qualquer informação que tenha, mesmo insignificante é muito bem-vinda.

Vivo em Faro, se lhe puder ser útil, disponha.

Cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199623 | JCC | 07 jun 2008 22:11 | Em resposta a: #199551

Caro Luis

Como provavelmente já sabe a minha varonia é Figueiredo e vem de S. Romão, Seia.

Este apelido é muito frequente naquela zona mas, quem sabe, será que se relacionam com os seus? É um ramo que tenho pouco estudado mas que lhe deixo aqui:

16. Joaquim José de5 Figueiredo.21 Nasceu a 16.10.1802 em S. Romão, Seia.22 Foi baptizado a 24.10.1802 em S. Romão, Seia.23 Casou com Maria Baptista (Delfina), filha de José Cardoso da Costa e Maria Baptista, antes de . .1826.

32. Lourenço José de6 Figueiredo54 casou com Maria Mendes Delgada, filha de Manuel Mendes (de Unhão ?) e Maria Delgada, a 9.6.1792 em S. Romão, Seia.55

64. José de7 Figueiredo145 casou com Maria Marques Páscoa(?).146

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Rosado - Estremoz, Redondo etc.

#199878 | LProjecto | 09 jun 2008 22:36 | Em resposta a: #199623

Caro João,

Na verdade, a sua linha varonil "Figueiredo" não me passou despercebida, contudo nunca consegui relacionar os seus ascendentes com aqueles que, não sendo propriamente da minha linha ascendente, deixaram efectivamente larga descendência na zona de Borba. Tenho a sensação de já me ter deparado algures, não sei bem onde, com "Figueiredos" de S. Romão, mas por mais que tente avivar a memória não consigo recordar-me.

Outros do mesmo apelido que constituem fim-de-linha, pelo menos para já, da ascendência da minha mulher tratei no tópico "Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores... ».

Certamente que conhecerá a obra "Raízes da Beira" do confrade Eduardo Osório, na qual são tratados vários ramos "Figueiredo", nomeadamente um de Seia, com tentáculos para várias zonas limítrofes - quem sabe alguns relacionados com os seus.

Estou a contar, logo que me for possível (provavelmente só nas próximas férias), deslocar-me à TT para pesquisar alguns ramos das Beiras, que trago alinhavados. Não conheço os paroquiais de S. Romão mas tentarei, nessa altura, levar o apontamento que aqui deixou.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 09:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen