Recuperar nome

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Formação

Recuperar nome

#145497 | TiagoSousaGomes | 26 fev 2007 09:28

Olá
Por desavenças familiares, não foi mais usado um nome de familia desde o meu trisavô.
Gostava de saber se é possivel recuperar esse nome para a eventualidade de ter filhos e se será possivel acrescentar esse nome ao meu.
Podem-me ajudar com informaçao?
Muito Obrigado

Tiago Sousa Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Recuperar nome

#147566 | 6099 | 11 mar 2007 19:15 | Em resposta a: #145497

Ajudá-lo com informaçao sustentada, nao posso, mas sei que é possível recuperar apelidos de antepasados e descendentes, desde que devidamente suportados em provas documentais (registos paroquiais). Um amigo meu, baptizou os seus filhos com apelidos do seu bisavô, que entretanto tinham deixado de ser usados. Sobre acrescentar apelidos, nao sei informá-lo.
Cumprimentos.
José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Recuperar nome

#147862 | Maria Rita Silva | 13 mar 2007 17:18 | Em resposta a: #145497

Muito boa tarde,
Trata-se de um processo de alteração do nome e, depois de consultar o C.R.C. temos que:
1- Solicita autorização para alteração do nome em petição dirigida ao Ministro da justiça e entrega em qualquer Conservatória do Registo Civil;
2- Justifica a pretensão e indica as provas que envia em anexo à petição;
3- Junta cópia integral do assento de nascimento do interessado e, sendo maior de 16 anos, junta certificado de registo criminal.

Em princípio da Sua parte é tudo! Resta esperar!
O processo vai ser instruído na Conservatória onde deu entrada e o Conservador dará parecer sobre o pedido, remetendo o processo à Conservatória dos Registos Centrais.
Depois o conservador dos Registos Centrais examina o processo, ordena as diligências necessárias à sua completa instrução e apresenta-o a despacho ministerial.

Espero ter ajudado.
Melhores cumprimentos,
Maria Rita Guedes C. D. Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 19:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen