Bento de Araujo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Bento de Araujo

#145622 | ramosl | 26 fev 2007 21:27

alguem tem informacoes sobre:

Jose Bento de Araujo e seu pai Francisco Bento de Araujo.


Araújo (José Bento de) – Cavaleiro profissional, nascido em Lisboa no ano de 1852. Estreou-se na antiga praça da Junqueira em 1884, mostrando desde logo que viria a ser um dos mais sólidos valores da arte de tourear a cavalo. Triunfante no campo Santana, onde alternou com Manuel Mourisca, José Monteiro e António Monteiro, ao ser demolida esta praça foi dos mais famosos cavaleiros da moderna arena Lisboeta do Campo Pequeno. Muito popular não só em Portugal como no estrangeiro, toureou muitas vezes em Espanha e nas praças francesas de Paris, Avignon, Nîmes, Marselha, etc, onde obteve os mais entusiásticos aplausos. Quando gravemente colhido no Cartaxo, os médicos pretenderam amputar-lhe uma perna. José Bento opôs-se dizendo que, a ter que deixar de tourear, preferia então morrer. Salva a perna atingida, voltou às arenas com a mesma vontade de sempre e só quando a idade lho impôs se afastou das arenas, no entanto quando já tinha atingido a casa dos sessenta anos. Faleceu em Lisboa, a 2 de Setembro de 1924.

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#161986 | geneaholtreman | 05 jul 2007 20:06 | Em resposta a: #145622

Os holtreman descendem de Jose Bento de Araujo. Caso haja alguma informação que possa ajudar terei todo o gosto

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#161998 | Saba | 05 jul 2007 22:31 | Em resposta a: #161986

eu tambem descendo dele. Isto e' o que sei: Jose Bento de Araujo era filho de Antonio Domingos de Araujo e de Custodia de Jesus.
O seu primeiro casamento foi com Marcelina da Conceicao, filha de Jose Joaquim Peneira e Brazilizia Anastacia. Teve varios filhos do primeiro casamento: Nazare, Pedro e Francisco Jose Bento de Araujo, de quem descendo. A sua primeira esposa faleceu e casou-se de novo. Francisco Bento de Araujo era pai da minha bisavo materna, Maria Rosa de Araujo.

Nazare de Araujo teve uma filha chamada Lidia que morreu recentemente ja muito idosa.

Jose Bento de Araujo tera nascido a 1 de Septembro de 1852. Nao sei bem em que zona, mas tera sido em Lisboa ou arredores. Nao sei onde os pais dele nasceram, nem quem eram os avos.
Agradecia mais informacoes!!

Obrigado,

Luis Ramos
Seattle, EUA
Agradecia qualquer informacao que tenha.

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162007 | aeiou2 | 06 jul 2007 03:28 | Em resposta a: #145622

Se tiver acesso ao Genea Plus encontra a descendência de José Bento de Araújo e poderá completar com a data da sua morte

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162009 | Saba | 06 jul 2007 05:40 | Em resposta a: #162007

Sim, mas o casamento I dele nem e' mencionado, nem os 3 (ou mais) filhos desse casamento. Procurava ainda saber o seu local de nascimento, assim como local de nascimento dos pais, e informacao sobre os avos.

Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162013 | aeiou2 | 06 jul 2007 09:25 | Em resposta a: #162009

caro Luis Ramos,

Mas o José Bento de Araújo, cavaleiro tauromáquico é outro que não o seu, pois os Pais que indica não são os do Cavaleiro Tauromáquico. A minha resposta era para ramosI.

Se sabe a data de nascimento e o nome dos Pais, veja se descobre noutro documento, certidão de óbito, cédula profussional, passaporte, ou a partir dos seus documentos, as freguesias, de nascimento=assento de baptismo, dada a data, e de óbito, casamento.

Só assim alguém o poderá ajudar aqui em Portugal. Se tiver mais dúvidas diga.

Cumpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162019 | geneaholtreman | 06 jul 2007 11:08 | Em resposta a: #162013

Já agora, Alguem sabe alguma coisa sobre a ascendência da - pelos vistos - 2ª mulher, Maria José Nunes Relvas ?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162021 | Saba | 06 jul 2007 11:38 | Em resposta a: #162019

Nao, nao tenho nada sobre ela. A unica coisa que a minha avo sabia e' que ela era muito boa para os enteados.

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162023 | Saba | 06 jul 2007 11:40 | Em resposta a: #162013

Que nome tem a senhora entao para os pais dele?

-Luis

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162026 | aeiou2 | 06 jul 2007 13:09 | Em resposta a: #162023

Desculpe induzi-a em erro.

O nome dos pais são os que indica, antónio Domingos de Araújo e Custódia de Jesus, e no Genea Portugal não vem mais nada, nem datas nem localidades.

Casou J B de Araújo com Maria José Nunes Relvas e tiveram
1.Delfina Rosa Relvas,* Arganil, Folques, cc António Nunes Pereira e tiveram
1.1.Joaquim Nunes Pereira *1912, Lisboa, S.Jorge de Arroios, Anjos,

2.Francisco Bento Araújo

3.Lídia Ondina Anjos * 28.12.1885????,+22.8.1950, Lisboa, Oeiras, Carnaxide

Com os dados do 1.1. e da 3. talvez consigam chegar a mais infoemações.

mais uma vez peço desculpa pelo meu lapso.
Cumpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162039 | geneaholtreman | 06 jul 2007 17:49 | Em resposta a: #161998

Estive a confirmar no Genea e efectivamente José Bento de Araujo teve um filho chamado Francisco bento de Araujo, este sim casado com uma Marcelina da Conceicao. Não poderá haver alguma confusão de gerações?

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162040 | geneaholtreman | 06 jul 2007 17:53 | Em resposta a: #161998

Elem disso penso que José Bento de Araujo morreu antes de 1924. Penso que morreu com cerca de 59 ou 60 anos

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162052 | Saba | 06 jul 2007 20:11 | Em resposta a: #145622

Araújo (José Bento de).
n.
f. m conhecido do público. Iniciou-se na arte de tourear numa vacada, realizada em 1874 na praça da Junqueira. Pouco depois toureou em Sacavém, e mais tarde em Lisboa, na antiga praça do Campo de Santana, onde trabalhou por muitos anos. Em 1892 foi a França, entrando em diversas corridas, em Paris, Nimes, Avignon, Marselha e outras cidades. Também já tem tomado parte em corridas em várias terras de Espanha. Na praça do Campo Pequeno tem continuado com os seus trabalhos tauromáquicos, sendo sempre muito aplaudido. Já esteve no Brasil, onde, em, companhia do falecido cavaleiro, Alfredo Tinoco, causou entusiasmo numas touradas no Rio de Janeiro. É de muita coragem e bom artista.
Transcrito por Manuel Amaral
Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume I, pág. 651.
Cavaleiro tauromáquico, be

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162054 | Saba | 06 jul 2007 20:13 | Em resposta a: #162026

JOSÉ BENTO DE ARAÚJO

1) Pepe Luis. 1958. Lisboa das Toiradas. Municipio de Lisboa.

José Bento de Araújo – Nasceu na freguesia da Ajuda, em Lisboa, a 1852, estreando-se na praça da Junqueira em 1874, numa corrida de vacas, tornando-se logo notável. Mais tarde tomou parte numa corrida em Sacavém, apresentando-se depois na extinta praça do Campo de Sant`Ana, toireando sempre com geral agrado, ao lado de Manuel Mourisca, José Monteiro e António Monteiro. Correu depois todas as praças das provincias, onde era recebido com aplausos por todo o público, e dia a dia alcançava os mais assinalados triunfos da sua carreira gloriosa de artista.
Extinta a praça do Campo de Sant`Ana, José Bento ainda se conservou entre nós muito tempo e mais tarde partiu para o estrangeiro, toireando em Paris, Nîmes, Avignon, Marselha e outras praças, obtendo ali mais êxitos e a estima e consideração dos franceses. Os jornais daquele país teceram-lhe os maiores elogios, considerando-o um dos toireiros mais valentes e notáveis da tauromaquia portuguesa.
Depois de dois anos de ausência voltou no ano de 1893 à sua Pátria, sendo acolhido com o maior entusiasmo, como se viu na primeira corrida a que assistiu no Campo Pequeno, em que foi aclamado por todo o público.
Trabalhou em diversas praças espanholas, inclusive nas de Madrid e San Sebastian, matando numa corrida um toiro a rojão.
Nas sortes de gaiola, que fazia com todo o brilhantismo era exímio, como o demonstrou nas corridas em que toireou na praça do Campo Pequeno. Bom pulso e consentindo muito os toiros, o seu trabalho era sempre o mais correcto e luzido possível e raramente se via um ferro, colocado pelo aplaudido cavaleiro, que não ficasse no seu lugar. Dotado de uma coragem que ia além dos limites da vulgaridade, para ele não havia toiros que se não pudessem lidar. Fazia-lhe tanta diferença ter de toirear um toiro puro como um com oito ou nove praças. Para ele era a mesma coisa.
Fossem corridos ou puros os toiros que tinha pela frente, as farpas eram-lhes metidas até onde custavam dinheiro!…
Nas suas atitudes perante qualquer problema de carácter colectivo também era enérgico e desassombrado.
Quando da célebre greve dos cavaleiros que passaram para a praça de Algés, José Bento foi um dos principais promotores do movimento e tudo por causa do aumento de 10$00 réis por corrida que eles reclamavam. Nesse tempo os cavaleiros venciam 125$000 réis. O assunto depois resolveu-se e todos voltaram ao Campo Pequeno.
Ainda há quem, como nós, se lembre das festas artísticas do referido cavaleiro que chegou a trazer os salteadores landeses que «voavam» por cima dos toiros; o célebre D. Tancredo Lopez Don Tancredo – o autêntico; e os lutadores do Coliseu, destacando-se um françês que conseguiu fazer uma pega de cara e ficou ferido na cabeça, saindo, portanto vencedor aos pontos … naturais!
Também fez estrear nas praças de toiros Madame Mayestrick.
José Bento foi um cavaleiro muito popular e, pelo seu feitio alegre, o escritor e cronista taurino portuense Guedes de Oliveira admirava-o bastante, afirmando a tal respeito que corrida sem Zé Bento tinha aspecto de drama!…
Foi sete vezes ao Brasil, onde agradou bastante, chegando a levar daqui alguns curros de toiros e, para isso, alugou, uma das vezes, uns cerrados, onde conservava os animais. Um amigo, em certa ocasião, deu-lhe a guardar uma bezerra e, tempos depois, foi por ela, mas recebeu a surpresa de não a encontrar.
E quando perguntou pela bezerra a José Bento, este, imperturbável, respondeu: «Comemose-a»!
Mais tarde a bezerra apareceu e o caso não passou duma brincadeira do divertido artista.
No Cartaxo, numa corrida da feira dos Santos, sofreu uma violentíssima colhida e em resultado da mesma, os médicos queriam amputar-lhe uma perna, o que ele, deliberadamente, não consentiu. E assim evitou de ser convertido num manco!
Quando José Bento esteve em Nimes, e para documentar o sucesso que obteve em França, o periódico tauromáquico local Le Picador, de 28 de Maio de 1893, publicou uma poesia dedicada ao aplaudido cavaleiro que terminava desta forma:

« Tu es l`enfant gâté des espectateurs nimois,
Redouble donc d`ardeur, car pour eux, tu le vois,
Il faut non seulement planter tes javelines
Mais leur montrer aussi ce que chacun divine :
Le goût parfait de l`art, qui fait seul leur régal,
Pour que tu puisses d`eux parler en Portugal »

Toireou até aos sessenta e tantos anos e a última corrida foi na vila de Cascais, em que ao cair do cavalo, por efeito dumas tonturas e depois de o seu grande amigo e peão oportuno Manuel dos Santos lhe fazer o quite, exclamou:
- Não quero mais. Vi dois toiros em vez de um!
Temos presente o seguinte episódio: no começo duma corrida no Campo Pequeno, saíu José Casimiro para receber o ferro das mãos do matador.
Entretanto surgiu um velho de boa figura, calvo, a pedir ao artista espanhol que o deixasse fazer a entrega. Assim sucedeu e não sem a surpresa do matador perante um acto para ele tão misterioso. O velho, ainda com a figura desempenada, era José Bento que depois de colocar a farpa na mão do cavaleiro, se voltou para o público e o saudou, levantamdo os dois braços e retirando-se cabisbaixo, a chorar. Era a verdadeira e angustiosa despedida de José Bento, o que para muitas pessoas passou despercebido.
Faleceu em Lisboa, no dia 2 de Setembro de 1924.
No alto da frontaria de dum prédio, ao fundo da Rua da Sociedade Farmacêutica, está um painel de azulejos de grandes dimensões em que se encontra reproduzida a máscula figura de José Bento de Araújo, fardado, montando um soberbo cavalo de cortesias.
Esse trabalho artístico constitui uma expressiva recordação daquele que foi popularíssimo toireiro e que possuia tanta valentia como espírito e bondade

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#162063 | aeiou2 | 06 jul 2007 22:21 | Em resposta a: #162054

Com estes dados poderão pesquisar na Freguesia da Ajuda, Lisboa, o assento de baptismo e assim saber com sorte mais sobre os Pais e Avós paternos e maternos e sua residência ou local de casamento. Como o óbito foi em 1924 estará no Registo Civil da freguesia onde morava ou faleceu.

Achei muito curioso esse dado, da existência do painel de azulejos na Rua Da Sociedade Farmacêutica. Será que ali viveu?
Cumpts
Maria

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo e Carlos Relvas

#162245 | geneaholtreman | 09 jul 2007 11:39 | Em resposta a: #162054

Alguém sabe se havia alguma relação entre José Bento de Araujo e Carlos Relvas? Sei que ambos toureavam juntos e partilhavam uma grande amizade.

Tentei ver aqui no genea o nome dos 4 filhos de Carlos Relvas para ver se havia alguma ligação, mas só se encontram 2 registado. Alguém tem ideia do nome dos restantes?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#184354 | Saba | 10 fev 2008 17:31 | Em resposta a: #162063

Caros Amigos,

Por acaso alguem sabe quem eram os avos de Jose Bento de Araujo? Tambem ja encontrei informacao que diz que ele nasceu em 1852 na Ajuda, e outra que diz que ele nasceu a 1851 em Alcantara. Pedi na torre do tombo o baptismo dele, mas nao encontraram em nenhuma das datas e localidades. Agradeco se alguem puder ajudar.

Cumprimentos,

Luis Ramos
Seattle, EUA

P.S. Sim ele viveu nessa rua, e parece que era dono dum predio la'.

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#184356 | Saba | 10 fev 2008 17:34 | Em resposta a: #162026

Sra. Marta,

Essa Lidia e esse Francisco seriam filhos de Maria Relvas? Porque eu descendo dum Francisco Jose Bento de Araujo, filho do primeiro casamento dele, com Marcelina da Conceicao.

Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#266854 | joaovitorino | 15 dez 2010 10:06 | Em resposta a: #161986

Sua avó era Delfina a minha era a irmã Lidia.

Contactamos?

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#268871 | NA27031934 | 19 jan 2011 12:11 | Em resposta a: #162026

A Lidia Ondina "Anjos" não era Anjos.
Lidia Ondina de Araújo Vitorino, casou com Júlio José Vitorino. Viveram em Linda-à-Velha, Carnaxide, Oeiras. Ela era filha de José Bento de Araújo. A Lídia era a única filha do casamento. Sei que tinha meios irmãos mais velhos, creio.
Eu sou neto da Lidia e conhecí-a bem. Está enterrada em Carnaxide. faleceu a 22/Agosto/1950.

O último casamento de José Bento de Araújo foi c/ uma senhora, Carolina, que viveu na Guarda (de onde era natural) os seus últimos dias.

Resposta

Link directo:

RE: Bento de Araujo

#268872 | aeiou2 | 19 jan 2011 12:17 | Em resposta a: #268871

A mensagem veio para mim,mas por engano
Maria Om Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo

#409897 | Partebilhas | 24 nov 2018 00:40 | Em resposta a: #145622

Há referências a um outro José Bento Araújo – um dos mais importantes e poderosos negociantes da Praça Mercantil de Lisboa – que foi sócio em 1822 do negociante inglês Guilherme Carruthers que desenvolveu actividade comercial em Lisboa no período de 1822-1830, principalmente têxteis de Liverpool e importação de açúcar do Brasil, sendo as trocas comerciais no Rio de Janeiro com o irmão Richard Carruthers.

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo

#410426 | joserocha | 13 dez 2018 11:07 | Em resposta a: #145622

Creio que estou ligado a este José Bento de Araújo que viveu no Rio de Janeiro e tinha um trapiche por lá e que terá falecido em 1846. Este era filho de Bento de José Oliveira e de Rosa Machado (Celorico de Basto). Tenho informação proveniente do inventário orfanológico dele, no Rio de Janeiro, em que consta que deixou 6 filhos orfãos, quatro filhas e dois filhos.

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo

#412368 | beatrizbarroso | 15 fev 2019 19:49 | Em resposta a: #410426

Caro José Rocha, por acaso esse José Bento de Araújo é pai do conselheiro José Bento de Araújo? Estou tentando localizar o 2º marido de Maria Thereza do Rosário Araújo, que antes usava o sobrenome "Almeida". Ela ficou viúva antes de 1862, não tenho referências do casamento deles, sei apenas que viviam em Campos dos Goytacazes.
Agradeço qualquer ajuda
Beatriz

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo

#412377 | joserocha | 15 fev 2019 22:53 | Em resposta a: #145622

Olá Beatriz! Provavelmente temos aqui algo interessante. O meu José Bento de Araújo (aparece também com o sobrenome Bastos) terá nascido em Canedo de Basto (Celorico de Basto) filho de Bento José de Oliveira e de Rosa Machado. Ele migrou para o Rio de Janeiro onde terá casado a 23 de setembro de 1822 com Anna Luiza, filha de José António do Rosário e Joaquina Maria de Santa Anna, nascida no Rio de Janeiro (S. Tiago de Inhaúma). Tiveram seis filhos, um deles de facto chamava-se José (nascido a 28/9/1833), mas só segui a linhagem da Anna Luiza Bastos de Araújo (minha tetravó) que nasceu em 20/6/1831 e casou em 1848 com o Francisco Ignácio Leite de Araújo (nascido em Cabeceiras de Basto, a 19/4/1816). Deste casamento segui a linhagem da Joaquina Eulália (1851) que casou com José António da Silva Almeida (natural de Carrazedo, Amares), dos quais tenho fotografias assim com dos nove filhos. Migraram de volta para Amares, Portugal, e há muitas histórias positivas da Joaquina Eulália. Sei que um dele migrou de volta para o Rio tendo casado com Alice de Oliveira Tâmega. Contudo segui apenas a genealogia da minha bisavó, Maria José de Almeida.
Não sei ao certo onde nos encontramos e se estamos a falar das mesmas pessoas... Quer contactar-me por email?
Tudo de bom!

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo

#412392 | beatrizbarroso | 16 fev 2019 15:23 | Em resposta a: #412377

Olá José. Pesquisei na hemeroteca da Biblioteca Nacional e vi varias referencias a esse José Bento de Araújo Bastos! Existe também um José Bento de Araújo Barbosa, que vivia no Rio de Janeiro. De uma olhada nos periódicos da época, vc pode encontrar mais alguma coisa.
Obrigada!!! Abraços
Beatriz

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo

#413445 | joserocha | 27 mar 2019 14:45 | Em resposta a: #412392

Olá Beatriz!
Sim, eu também encontrei esse Barbosa. Não tenho a certeza se é o mesmo; por vezes acontecia. Contudo, como encontrei o inventário orfanológico, deixo aqui o nome dos seus filhos à data 1846:
1. Joaquina Maria de Araújo Bastos, 17 anos
2. Isabel Maria de Araújo Bastos, 16 anos
3. Anna Luiza de Araújo Bastos, 15 anos--- minha ascendente
4. Rosa Maria de Araújo Bastos, 14 anos
5. José Bento de Araújo Bastos, 13 anos
6. Francisco António de Oliveira Bastos, 11 anos

O sobrenome do filho mais novo parece corresponder ao sobrenome do pai/avô.

Quanto ao José Bento de Araújo Barbosa, encontrei uma referência a ele num casamento com uma Anna Luiza Tiburcio em S. Tiago de Inhaúma (também) e em 1822. Não posso afirmar que sejam os mesmo, dado que estou a ter dificuldades em ler um registro da filha (1831) onde refere nome dos avós e locais de nascimento dos pais. Vou ter de procurar os registros dos irmãos para obter essa confirmação.

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo

#413451 | joserocha | 27 mar 2019 15:34 | Em resposta a: #413445

Encontrei... devem ser o mesmo. A menos que haja dois casais na mesma freguesia com filhos que nasceram nos mesmos anos e mesmos nomes. Para mais o padrinho de um deles seria o irmão do José Bento com o nome Francisco António de Oliveira Basto. Aparentemente, houve aqui um corte familiar durante uma parte da vida do José Bento que deixou de usar os sobrenomes Oliveira Basto e que recuperou com o último filho...
Curiosamente, os sobrenomes Basto e Araújo apenas parecem surgir nestes irmãos, dado que os pais deles são Oliveira e Machado. Talvez venha dos avós ou do local de origem, Celorico de Basto.

Resposta

Link directo:

Bento de Araujo

#430414 | NA27031934 | 15 jan 2021 15:29 | Em resposta a: #162026

Lidia Ondina de Araújo Vitorino Casou com Júlio José Vitorino, meu avô, Viveram em Linda-à-Velha.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 07:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen