Perfilhação

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos | Famílias | Regiões

Perfilhação

#145855 | Rosadelli | 28 fev 2007 11:31

Caros confrades,

Sou novato nestas andanças da Genealogia, neste momento encontro-me a construir/investigar a minha árvore genealógica através dos meus parcos conhecimentos e com aquilo que já aprendi através deste fórum.

A minha família materna e paterna é originária do concelho de Arraiolos, pelo que, solicitei à Conservatória local os registos de nascimento dos meus pais e dos meus avós.

Actualmente surgiu-me uma dúvida que gostaria que alguém me conseguisse responder. No registo de nascimento da minha avó materna vem inscrito
o seguinte:

"Às três horas e trinta minutos do dia vinte e nove do mez de Junho do anno de mil novecentos e dezaseis, nasceu na aldeia do Sabugueiro, da freguesia de São Pedro da Gafanhoeira, d’este concelho d’Arrayollos, um indeviduo do sexo feminino, a quem foi posto o nome de Maria Rosa Canôa, filha ilegítima de José Joaquim Canoa, de vinte e três annos, solteiro, trabalhador, natural da dita freguesia de São Pedro da Gafanhoeira, domiciliado na dita aldeia do Sabugueiro e de mãe incógnita; neta paterna de Januário de Jesus e de Roza de Jesus, ja fallecidos, e materna de avos incógnitos."

Após ler isto achei este registo estranho, uma vez que tinha conhecimento do nome da minha bisavó materna, e inclusivé o Bilhete de Identidade da minha avó(já falecida), o qual tenho cópia, refere o nome da mãe, Visitação.

Depois reparei que o registo de nascimento tinha averbamentos, o normal de casamento, e um outro que continha no essencial o seguinte:

Averbamento
A registada foi perfilhada hoje
por sua mãe Visitação Maria
Sapateiro. Registo de perfilha-
Cão numero um, a folha(?) um(…)?,
Do livro respectivo desta Conservatória.
Arraiolos, seis de Agosto de mil
Novecentos e cinquenta e um.
O Conservador [Assinatura ilegível]

Depois da leitura deste averbamento surgem-me 2 questões: