Rosado de Estremoz

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Rosado de Estremoz

#145887 | anacaceres | 28 fev 2007 15:08

Queria saber onde posso ter acesso ao registo de nascimento de

Arlete da Conceição da Silva Rosado (minha avó) nascida a 14 de Dezembro de 1918 em Estremoz.

Resposta

Link directo:

RE: Rosado de Estremoz

#145909 | JCC | 28 fev 2007 16:29 | Em resposta a: #145887

Pode pedi-la para a Conservatória do Registo Civil de Estremoz, indicando o nome dela, dos pais a data e freguesia de nascimento.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Rosado de Estremoz

#145911 | anacaceres | 28 fev 2007 16:34 | Em resposta a: #145909

Obrigada. Vou pedir. Disse-me agora outro confrade que posso fazê-lo através da Loja do Cidadão.

Cumprimentos,
ACM

Resposta

Link directo:

RE: Rosado de Estremoz

#145953 | 2570 | 28 fev 2007 19:38 | Em resposta a: #145887

Cara Ana
O nome rosado consta na lista de nomes dos meus ancestrais, e com em origem Estremoz.
Caso queira trocar informações agradeço que me contacte,
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Rosado de Estremoz

#145956 | anacaceres | 28 fev 2007 19:58 | Em resposta a: #145953

Caro Martins,

A minha avó, Arlete da Conceição da Silva Rosado, nasceu em Estremoz a 14/12/1918. Filha de Joaquim Rosado e Cristina da Silva.
Isto é tudo o que sei. Estou a pensar pedir uma certidão de nascimento dela para ver se consigo saber mais sobre Joaquim Rosado e Cristina da Silva.

Penso também que Joaqui Rosado tinha uma pensão/estalagem em Estremoz.

Sei apenas que Cristina da Silva foi a sua segunda mulher, de quem teve duas filhas, Arlete e outra a quem chamavam 'Mirinha'. Penso que o nome verdadeiro era Claudemira.

Do primeiro casamento, não sei com quem, teve um filho: António Rosado.

Resposta

Link directo:

RE: Rosado de Estremoz

#145971 | 2570 | 28 fev 2007 21:11 | Em resposta a: #145956

Cara Ana
Pelo que deduzo está então a começar.
Os rosado que tenho com ancestral é de nome: Antonio Rosado, natural de Gloria de Estremoz, e terá nascido por volta de 1790.
É um costado ainda pouco estudado.
Em relação à certidão que pretende, (1918)o melhor é contactar a conservatória do registo civil, mas não se esqueça do seguinte:
Se a certidão é somente para genealogia, não necessita de ser autenticada, pois torna-se caro. Portante tente pedir fotocopias simples que custam 50 centimos por folha.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Rosado de Estremoz

#146027 | anacaceres | 01 mar 2007 11:12 | Em resposta a: #145971

Bom dia

Estou, de facto, a começar :-)

Como peço essas fotocópias simples? É possível na loja do cidadão ou tem de ser presencialmente?
O problema é que não sei a freguesia de Estremoz onde nasceu a minha avó. A minha mãe nasceu na freguesia de Santo André, mas não se lembra em que freguesia nasceu a minha avó, que já morreu.

Resposta

Link directo:

RE: Rosado de Estremoz

#146090 | 2570 | 01 mar 2007 19:48 | Em resposta a: #146027

Cara Ana
Já que está a começar, a unico conselho que lhe posso dar é: vá com calma.
Em relação a ajudas, não me importo de lhe dar umas dicas, e estou seguro que aqui no forum os restantes confrades têm a mesma postura, pois creio que o espirito deste forum é mesmo a ajuda mutua.
Então é o seguinte:
Baseado no que sei, duvido que consiga fotocopias simples através das lojas do cidadadão, tem de as pedir directamente aos arquivos distritais, ou às conservatórias, conforme o caso.
Faz uma carta, explicando o que quer, por exemplo: certidão de nascimento de......., data de nascimento, freguesia, e nomes dos pais.
Normalmente eu incluo dentro da carta 50 centimos ou 1 euro, mas epende da situação, o melhor mesmo é antes de enviar a carta contactar o local por telefone.
É aconselhável no pedido focar que a certidão não se destina a qualquer fim legal.
Estas coisas vão-se apreendendo, pois existem inclusive arquivos, para onde se envia por ex: 5 euros e fica em deposito, e depois a gente vai gastando, é como ter conta aberta.
Relativamente ao caso da sua avó, existem várias saídas:
Não acontece sempre, mas.........
1º uma certidão de nascimento da sua mãe, tem a naturalidade dos pais dela.
2º a certidão de óbito da sua avó, tem de onde ela era natural.
3º a certidão de casamento da sua mãe tem a naturalidade da sua avó
4º a certidão de casamento da sua avó, tem logicamente de onde ela é natural
Como vê, por vezes tem de se ir a um sitio para se chegar a outro.
Nota. as certidões de casamento são consideradas as """melhores""", para genealogia, pois tem os dados de ambos os noivos, dos pais destes, e dos avós destes..............até uma certa data.
Boa sorte
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Rosado de Estremoz

#146161 | anacaceres | 02 mar 2007 10:30 | Em resposta a: #146090

Caro Martins,

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 19:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen