Irmãos

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Irmãos

#146606 | nunobranca | 05 mar 2007 19:41

Olá sou novo por aqui, mas um entusiasta de à muito tempo por genealogia...
a minha dúvida é:
queria fazer uma arvore um pouco mais completa, isto é... até 3/4 gerações ter acesso a quantos filhos teve determinado casal... por exemplo:
tenho o meu bisavô e bisavô paterno, e queria saber quantos filhos iveram, como é possivel saber isso?
consultar durante os anos que pudessem ser férteis se tiveram filhos? há outra maneira?

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos

#146670 | JCC | 06 mar 2007 11:27 | Em resposta a: #146606

A maneira que indica é a mais frequente.

Todavia, se algum deles deixou testamento ou foi feita escritura de partilhas, poderá aí encontrar a lista dos filhos vivos (ou já falecidos mas com descendência) à data do falecimento

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos

#146674 | fertelde | 06 mar 2007 11:55 | Em resposta a: #146606

Bastante complicado conhecer quantos filhos teve determinado casal. Por vezes aparecem nos registos de batismo anotaçôes que nos poderâo facilitar o caminho, como por exemplo quando o prebistero indica ser o batizado: o 4º no numero de filhos e o 2º do sexo, que nos diz haver até aquele momento 4 filhos sendo dois homens e duas mulheres... Logo à outra que è a indicaçâo dos padrinhos em que diz: foi madrinha F... irmâ da batizada.
logo se foi militar o chefe da familia, entâo no processo militar encontra toda a informaçâo sobre os filhos, nomes e datas de nascimento, se bem já me passou encontrar num Jazigo familiar um individuo que pelo nome ( conjunto de apelidos) só poderia ser filho e irmâo dos alí depositados, e que nâo aparece na folha do militar em causa...
Mas no seu caso ao tratar se de ascendentes nâo muito afastados, bisavôs, dependendo da idade que V/ tem, pode que no sitio de nascimento encontre alguém vivo que lhe possa transmitir quantos eram os membros de dita familia, sempre há alguém que se lembra. Logo è tudo uma questâo de acertar.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos

#146704 | nunobranca | 06 mar 2007 15:00 | Em resposta a: #146674

Muito obrigado pelas respostas tão céleres...
já agora uma dúvida: há acesso a uma consulta do processo militar de determinado individuo? e se há aonde? nalgum Arquivo Militar?

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos

#146711 | RCCORREIA | 06 mar 2007 15:28 | Em resposta a: #146704

Caro Nuno

Existe o Arquivo Histórico Militar em Lisboa. Tem a morada aqui no site.

São simpáticos e eficazes.

Saudações
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos

#146755 | fertelde | 06 mar 2007 18:38 | Em resposta a: #146704

Sim, assim è, no Arquivo Historico Militar; e se foi militar do Ultramar, no Arquivo Histórico Militar do Ultramar, e se foi marinheiro, no Arquivo Histórico da Marinha. todos em Lisboa.-
procure em algum motor de busca e encontra as direcçôes. È possivel encomendar ,(por e-mail) cópia dos processos completos ,ou quase, dependendo do tamanho dos livros se for o caso de averbamentos ou albuns... Cuidado porque pode sair bastante caro pedir todo o processo. Sâo muitas páginas, algumas sem o minimo valor documental,( geneaógico) pois sâo meras reivindicaçôes de subidas de escala ou de férias etc...
Cumprimentos
Fernando de telde

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos

#146933 | cverde | 07 mar 2007 19:29 | Em resposta a: #146704

Já me aconteceu saber quais os filhos de um casal pelo registo de óbito de um dos pais. Obviamente refere apenas os filhos vivos à data da morte do progenitor mas é uma ajuda. As minhas situações são da freguesia de S. Dinis de Vila Real em finais do séc XIX início do séc XX. Desconheço se seria prática "corrente" ou apenas uma feliz excepção.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 19:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen