Irmão do Ordem

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Irmão do Ordem

#146615 | Suomi | 05 mar 2007 22:15

Caros Confrades,

Peço já desculpa da minha ignorencia. Como sou estrangeira e há muita coisa que não conheço, peço se alguem pode esclarecer.
Meu sogro diz que tem caderneta e ser irmão do Ordem...
Este "direito" foi oferecida pela avó dele, talvez nos anos 1930-1950.
Os quais direitos ele pode ter no este Ordem (que tem hospital, lar, cemitério privado). E o que significa ser o irmão do Ordem ? (Em papel...)
Já tentei colocar a pergunta o tal ordem (antes meu sogro encontrar o cadernete),
mas disseram que pelo nome não encontraram nada.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Irmão d'o' Ordem

#147056 | salen | 08 mar 2007 10:20 | Em resposta a: #146615

[será talvez irmão d"a" Ordem de qualquer coisa]
Cara Maarit,
A sua mensagem não é clara:
- fez a pergunta à tal Ordem? Então já sabe que Ordem é? Ou não?
- fez a pergunta antes do sogro encontrar a caderneta? E já a encontrou? O que é que lá diz?
Se entendi tudo mal então aqui vai um palpite: uma hipótese é tratar-se da Ordem de S. João do Hospital (ou de Malta). Mas esse tipo de 'pertença' normalmente é uma coisa que se sabe na família, uma vez que costuma ser grandemente acarinhado no seio familiar, sem dúvida pela honra que confere, mas também pelas obrigações de conduta que exige e que ao fim e ao cabo, justificam a honra, que 'se deve fazer por merecer', e não simplesmente 'se herda'.
Não ajudei muito, mas interessei-me pela sua mensagem.
Se responder às questões, talvez se consiga avançar mais.
Outra coisa são os nomes das pessoas. Por regra - e se for o caso - sabe-se quem é membro dessas Ordens Militares. Se puser aqui pelo menos os apelidos da Srª avó do seu marido (ou do Sr avô, que poderia ter sido o titular), talvez seja ainda mais fácil chegar à 'Ordem' de que seriam/serão mebros os seus descendentes.
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Irmão d'o' Ordem

#147135 | Suomi | 08 mar 2007 22:59 | Em resposta a: #147056

Caro Victor,

Obrigada pela sua resposta.
Já percebi que os dados que eu forneci não eram suficientes.

1º sei a qual é a Ordem
2ª não se trata Ordem militar, trata se Ordem religiosa.
3ª tenho caderneta (recebi hoje) diz: Caderneta de Irmão da Ordem do Carmo (Porto) nr. 4798, nr. registo do irmão 29332, ano 1937

No fundo o que precisava saber: quem tem este caderneta, quais direitos tem ?
Meu sogro nunca mais lembrava ter a caderneta, só depois eu ter começado o
estudo da família. Talvez no futuro tem interesse.

Nunca pensei que alguem pode ser Irmão "no papel" da Ordem religiosa. Este que
foi a minha duvida. Já vi documentos a dizer que o Sr. tal, pagou a quantidade
para entrar ao mosteiro, mas assim ficar como no papel como o Irmão não tinha
conhecimento.
O irmão do Ordem neste caso é como sócio ?


Maarit

Resposta

Link directo:

Irmãos das Irmandades Paroquiais

#147139 | salen | 08 mar 2007 23:36 | Em resposta a: #147135

Cara Maarit,
O termo "sócio" é aqui 'semanticamente' mal empregue, soa mal. Melhor dizer 'membro' da Irmandade.
Antes de haver mecanismos de assistência de iniciativa do Estado, as pessoas com poucos recursos (que eram - e são ainda, infelizmente - a esmagadora maioria) ou tinham filhos e netos que cuidavam deles ou caiam na indigência.
Por essa razão, as irmandades paroquiais leigas, inicialmente de carácter mais virado para a devoção e oração, passam a praticar as obras pias entre os seus associados. Se bem que pertencer à Irmandade exigisse uma contribuição, ela retornava ao Irmão em caso de necessidade (em geral, apenas um enterro digno e algumas orações ou sacramentos pela remissão da sua alma ...).
Nas paróquias de origem dos meus pais havia duas: a Irmandade do Santíssimo Sacramento (de opa encarnada) e a da Misericórdia (opa negra), uma mais de carácter devoto, outra mais assistencial.
Não sei a que se dedica ou dedicava a Irmandade do Carmo no Porto, se é que se trata de uma Irmandade desse tipo. Mas não será muito difícil escrever uma mensagem à Diocese do Porto a perguntar. Às tantas até a própria Irmandade ou Paróquia tem site na net.
Ser Irmão numa Ordem Religiosa implica fazer votos (cartidade, pobreza e obediência), e estava vedada a pessoas casadas, excepto se viúvas. Terá sido por outro lado esse o caso? Mas se assim foi, não é coisa que se passe em legado: é pessoal e intransmissível.
Bom, perdoe-me a curiosidade, mas ainda não percebi bem os contornos dessa filiação numa instituição que é chamada 'ordem', cujo significado é para mim novo.
Os meus cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos das Irmandades Paroquiais

#147146 | Suomi | 09 mar 2007 00:01 | Em resposta a: #147139

Caro Victor,

O Sr. Victor escreve numa maneira que não entendo.
Eu sei que o homem de palavras directas e era isso que estava a espera me dizer.
Factos são estas, ter o caderneta tem algum benefício ou não ?

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos das Irmandades Paroquiais

#147148 | Suomi | 09 mar 2007 00:12 | Em resposta a: #147146

Caro Victor,

Mais um esclaricimento: foi oferecida pela avó (quem na mesma Ordem faleceu em 1953 com "particular vitalicía" estes palavras são do testamento dela) em 1937.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos das Irmandades Paroquiais

#147159 | Suomi | 09 mar 2007 00:46 | Em resposta a: #147148

Caro Victor,

Minha frustação vem pela respostas lentas, e quando só precisava uma resposta directa. Claro como não entendo, fico frustado.
Peço desculpa, o Sr. Victor foi muito simpatico a responder.
Mas como já entendo não está tão dentro do assunto.

Qual razão tinha a avó oferecer a cadernete ? Se não havía benefício ?
Este Ordem ainda hoje em dia ("é particular", tem hospital, lar e cemitério- como
na 1ª mensagem já referi).

Com so melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

Ordem do Carmo - Leigos

#147180 | salen | 09 mar 2007 09:23 | Em resposta a: #147146

[... Pois. A Maarit também ... Eu posso escrever isto em Inglês para ver se nos entendemos melhor. Se quizer é só dizer]
A Maarit quer saber se o seu sogro pode ter algum benefício de uma organização de que sabe o nome, mas com a qual (parece) ainda não entrou em contacto.
A Ordem do Carmo é uma Ordem religiosa, mas que tem uma organização de leigos, dedicada à oração. Não sei se os leigos terão direito aos benefícios que os religiosos têm

Para ficar a saber qualquer coisa de fonte segura, entre em contacto com estas instituições e faça as suas perguntas:

1) Do Anuário Católico:

Nome Carmelitas – Ordem do Carmo - O. CARM.
Nome oficial: Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
Nome comum: Carmelitas; Ordem do Carmo.
Fundação: mais ou menos por volta de 1212 (séc. XIII), Monte Carmelo (Palestina).
Fundador Santo Alberto de Jerusalém.
Nome em Portugal Ordem do Carmo em Portugal.
Entrada em Portugal finais do século XIII, em Moura.
Carisma e missão Meditar dia e noite na Lei do Senhor. Ordem mendicante, contemplativa, incidindo a sua acção apostólica através da oração, direcção espiritual e vida paroquial.

Nome Comunidade Carmelita – LORDELO (Porto)
Endereço Quinta da Mata,
Código Postal 4650-220
Localidade LORDELO FLG
Telefone(s) 255921228

Superior Maior P. Fr. António Monteiro.
Eleição 14/Abril/2005.
Duração do Mandato 3 anos.
Endereço Casa Beato Nuno – Av. Beato Nuno, 271- Apartado 4 –
Código Postal 2495-908
Localidade FÁTIMA
Telefone(s) 249530230
Telemóvel
Fax 249530238
email ant.monteiro@mail.telepac.pt

2) Do site da Diocese do Porto

Carmelitas (Ordem do Carmo em Portugal) - Responsável: Frei Pedro Bravo Pereira da Silva - Quinta da Mata - 4650-220 LORDELO FLG - Tel.: 255921228 Carmelitas (Ordem dos Padres Carmelitas Descalços) - Superior: Joaquim Teixeira - Santuário do Menino Jesus de Praga - Apartado 141 - 4634-909 AVESSADAS - Tel.: 255538150 - Fax: 255538151 - Carmelitas Descalços - O.C.D.- Responsável: Pe Jeremias Carlos Vechina - R. de Gondarém 274 - 4150-371 PORTO - Tel.: 226181683 - Fax: 226189391 - E-mail: ocdporto@mail.telepac.pt

3) do site da Ordem do Carmo (Roma) - apenas informativo sobre a organização de leigos no seio da Ordem.

"Los Laicos

Los Orígenes
Desde el principio los Carmelitas han ayudado a grupos de laicos más generosos en la vida cristiana, en la devoción a la Virgen, en la oración, en la caridad. Con el tiempo los grupos más organizados se reunieron en una institución bien organizada, con lazos específicos: la Tercera Orden del Carmen, una verdadera escuela de santidad y de empeño eclesial, con regla propia.

Más popular y con carácter de masa es: la Cofradía del Santo Escapulario, un asociación de devotos de la Virgen, que llevan el Escapulario del Carmen y se comprometen con una vida cristiana seria.

Hoy la presencia de la espiritualidad carmelita en medio de los laicos comprometidos se desarrolla también en nuevas formas: Institutos seglares, Asociaciones juveniles, Grupos misioneros, Fraternidades evangélicas, Movimientos de oración, Círculos de espiritualidad.

Una de las manifestaciones más importantes de esta participación laical a la vida del Carmelo es llevar el Escapulario del Carmen y honrar a la Virgen, especialmente con el título de Nuestra Señora del Carmen. Junto a cada convento de religiosos o monjas y en muchísimas iglesias se venera la imagen de la Virgen del Carmen. También son famosos algunos santuarios y muy frecuentados.
..."

Espero que isto ajude a clarificar a situação.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 14:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen