Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#146824 | jaboo | 07 mar 2007 03:11

Caros Amigos,

Aqui fica um topico aberto para se deixar qualquer informação sobre as familias de Quintela da Lapa, no concelho de Sernancelhe.

As familias de maior interesse para mim são: Tavares Machado, Lopes de Sequeira, Gomes Quilha.

Sou 5o neto de José Tavares Machado, filho de José Tavares e Maria de Sequeira casado a 18.11.1793 em Quintela da Lapa com Inácia Maria Gomes Quilha, filha de José Gomes Quilha e Dorotheia Lopes de Sequeira.

Ficaria muito grato por qualquer informação sobre essas familias.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#155516 | jaboo | 09 mai 2007 02:40 | Em resposta a: #146824

Caros amigos,

Renovo o pedido de ajuda.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#198493 | Nelita | 29 mai 2008 17:05 | Em resposta a: #146824

Caro João:

Ao ver este tópico, envio uma nota

FRANCISCO DIAS; proprietário, filho de MANUEL DIAS DO COUTO e de ANA MARIANA; naturais de Pinheiros, casa aos 71 anos de idade no Castanheiro, com MARIA TAVARES, filha de MANUEL TAVARES e de MARIA ENGRÁCIA, naturais de Pinheiros
Era viúvo de JACINTA TERESA, natural da Quintela da Lapa

Nota:

"Casou com a sua criada de quem tinha uma filha, para não prejudicar a filha e entendia que deste modo purificava a sua alma e vivia e morria na fé e crença da nossa Religião. Casou perante testemunhas em sua casa, quando chamaram o sacerdote para lhe administrar os Sacramentos e a Extrema-Unção"

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Lemos, Tavares, Sequeira, Gomes

#199633 | jaboo | 08 jun 2008 02:25 | Em resposta a: #146824

Caros Confrades,

Estou interessado em todo o tipo de informação sobre familias de Quintela da Lapa, concelho de Sernancelhe, em particular Lemos, Sequeira, Tavares, Machado, Gomes e Rebelo.

Estes são os meus fins de linha em Quintela da Lapa:

Domingos Dias cc Maria Gomes (~1650)
André Gomes Lopes cc Maria Dias (~1640)
Domingos de Lemos, c.1610 pai: Manuel de Lemos cc Maria Gomes
Pedro Gomes cc Isabel Fernandes (~1660)
João Lopes cc Maria de Sequeira (~1680)
Brás Pires cc Maria de Sequeira (~1630)
João Gomes Machado cc Madalena
Damião Gracia cc Luisa de Sequeira (~1620)
Baltasar Rebello cc Maria Francisca (~1640)

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#257994 | mpsequeira | 05 jul 2010 23:42 | Em resposta a: #146824

Boa noite

Venho perguntar se por acaso sabe o nome dos pais da sua ascendente Maria de Sequeira. Eu tenho a certidão de casamento (11-12-1780)de um João de Siqueira natural de Quintela da Lapa filho de Caetano da Costa e de Anna de Siqueira.
Obriigada
Maria Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258027 | jaboo | 06 jul 2010 02:13 | Em resposta a: #257994

Cara Maria Sequeira,

Sim desde essa minha mensagem de 2007, já consegui desenvolver os meus costados de Quintela da Lapa, incluindo o meu ramo "Sequeira".

A minha antepassada Maria de Sequeira foi baptizada em Quintela a 27/10/1735, era filha de Luis de Sequeira, de Quintela e de Maria Nunes, natural do Souto, Romãs; neta paterna de José de Sequeira, baptizado em Quintela a 22/5/1650 (filho de João de Sequeira e Maria Brás) e casado a 14/4/1675 com Maria Rebela, baptizada a 16/9/1649 (filha de Baltazar Rebelo e Maria Francisca), todos de Quintela.

Mas tenho outros ramos Sequeira de Quintela:

Descendo de Maria de Sequeira, baptizada a 23/10/1664 (casada com João Tavares, natural de Fataunço, S.Pedro do Sul), filha de Antonio de Sequeira, baptizado a 20/9/1642 e casado a 10/2/1664 com Ana Gomes; neta paterna de Brás Pires e sua mulher Maria de Sequeira, filha essa de Antonio de Sequeira (que suspeito ser também o pai do meu antepassado João de Sequeira acima dito).

Também descendo de João Lopes de Sequeira, baptizado em Quintela a 7/10/1706, filho de João Lopes, natural da Quinta de Vouga, Ferreira casado em Quintela a 28/12/1703 com Maria de Sequeira, de Quintela, mas cuja filiação ainda não consegui apurar.

Que familias procura em Quintela? Estudei os paroquiais antigos de Quintela (antes de 1750), por isso talvez eu possa ajudar. Devo dizer-lhe no entanto não tenho nenhuma referência a uma Ana de Sequeira casada com um Caetano da Costa.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258057 | Paulo Monteiro | 06 jul 2010 15:01 | Em resposta a: #258027

Boa Tarde,

A Maria indicou-me o nome do João como tendo ascendencia de Sequeira em Quintela da Lapa.
Nesse sentido passo a explanar os meus ascendentes Sequeira de Quintela da Lapa, também tenho noutro ramo de Outeiro dos Gatos - Meda.

O meu trisavô Sebastião Sequeira nasceu na Lapa em 23-05-1833 o seu pai era Jozé de Sequeira de Quintela da Lapa (desconheço data de nascimento e óbito) a sua mãe era Angélica Maria de Forles (desconheço data de nascimento e óbito), os seus avós eram António de Sequeira e Angélica Forno de Quintela da Lapa e para os quais desconheço outros dados. Omeu bisavô e avô já nasceram respectivamente em Caria (1875-02-09) falecido em Sendim (1950-12-09) e em Sendim (1910-09-07) falecido em Sendim (1998-01-06).

Relativamente ao outro ramo tenho a minha trisavó Maria Cândida nascida em Outeiro dos Gatos - Meda em 1892-08-14 e os seus eram António Manuel Pimentel e Maria Justina de Sequeira ambos de Outeiro dos Gatos e sobre os quais desconheço mais dados.

Se o João me puder ajudar, visto que neste momento estou um bocado preso com a minha pesquisa em Lamego ... eu agradeço.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258098 | mpsequeira | 06 jul 2010 21:54 | Em resposta a: #258027

Boa noite João

Agradeço a resposta e a sua disponibilidade. Como lhe disse os meus ascendentes vêm da Guarda, mas como estou a partir do principio que tanto os seus ascendentes como os meus vieram de Braga da freguesia de Sequeira, tento a todo o custo ver a possível ligação que existe entre pessoas cujos nomes são tão parecidos. Vamos tentando....
Cumprimentos
M. Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258115 | jaboo | 07 jul 2010 02:22 | Em resposta a: #258057

Caro Paulo Monteiro,

Infelizmente por enquanto não o posso ajudar pois as suas datas são ainda muito recentes. Eu tenho muita coisa mas antes de 1750. Vai ter que recuar um pouco mais (talvez 2/3 geraçoes) o que não será dificil pois os paroquiais existem e são de fácil consulta em Lamego.

Não tendo antepassado nenhum em Outeiro de Gatos, nunca consultei os paroquiais dessa freguesia.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258121 | Paulo Monteiro | 07 jul 2010 09:04 | Em resposta a: #258115

João,

De todas as maneiras, muito obrigado pela resposta.
Vou, logo que possível, talvez este verão, a Lamego fazer pesquisas.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258191 | Paulo Monteiro | 08 jul 2010 16:50 | Em resposta a: #258115

João,

Estive a fazer umas pesquisas nos forums onde tinha participado.
Não deixa de ser curioso nós termos antepassados em Quintela da Lapa e em Sendim.
Pena é que não sejam comuns ... quem sabe.
Não terá na Granjinha, PeraVelha, Forles, Sejães, Carapito, Castelo, Cabaços ...

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258203 | jaboo | 08 jul 2010 19:05 | Em resposta a: #258191

Paulo,

Tenho encontrado muitos parentes neste forum. E com paciencia, penso que um dia também iremos encontrar um antepassado em comum ... essas freguesias eram pequenas, e tendo em conta que os nossos antepassados andaram pela mesma região, a probabilidade de sermos parente é grande. Penso que o Paulo vai ter que recuar um pouco mais nos seus costados de Sendim e Quintela ...

O exemplo tipico é o do confrade (e parente) Oscar Caeiro Pinto que encontrei aqui neste forum. Depois de muitas pesquisas, encontramos pelo menos 6 troncos em comum, em varias freguesias da região (Freixo de Numão, Ranhados, Pesqueira, Penedono, Varzeas de Trevoes). Tendo varios antepassados que viveram na mesma região, era so uma questão de tempo antes de encontrarmos ancestrais comuns.

Também tenho antepassados na Granjinha (S.Pedro das Aguias) e Carapito (Aguiar da Beira). Mas esses antepassados são de épocas muito remotas (fins de 1600).

JOAO

Resposta

Link directo:

Outeiro de Gatos

#258221 | Lourval | 09 jul 2010 02:03 | Em resposta a: #258057

Caro Paulo Monteiro,

Eu também tenho antepassados de Outeiro de Gatos. O mais recente, José Ramos das Neves, nasceu em 16-05-1818, filho de Francisco José das Neves e Josefa Maria Antunes. A partir dele, avancei mais 4 gerações.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258232 | Paulo Monteiro | 09 jul 2010 09:58 | Em resposta a: #258203

João,

Obrigado pela resposta.
Não sei se me pode ajudar nas datas extremas para estas freguesias e onde estão os assentos?
É que por exemplo para Peravelha(Carapito) a informação que tenho é apenas esta:

Datas Extremas Peravelha


Inicio Fim
Baptismos 1818 1891 Viseu


Casamentos


Óbitos 1805 1888 Viseu


Cumprimentos,

Paulo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Outeiro de Gatos

#258233 | Paulo Monteiro | 09 jul 2010 10:03 | Em resposta a: #258221

Lourval,

os meus antepassados são, para já:

Maria Cândida
Desconheço Data de Nascimento
Outeiro dos Gatos - Meda
1892-08-14
Sendim



António Manuel Pimentel Maria Justina de Sequeira
Desconheço Data de Nascimento Desconheço Data de Nascimento
Outeiro dos Gatos - Meda Outeiro dos Gatos - Meda


Como vê ainda estou muito atrasado nessa pesquisa.
Por acaso tem as datas extremas para esta freguesia.


Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#258247 | jaboo | 09 jul 2010 16:16 | Em resposta a: #258232

Paulo,

Não sei não. Talvez os paroquiais antigos estejam no Arquivo diocesano de Viseu ou no da Guarda?
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

Almeida/Soares

#270377 | evieira | 10 fev 2011 20:07 | Em resposta a: #146824

Caro João Braz

Tendo em conta que já estudou famílias antigas de Quintela da Lapa, aproveito:

Sabe alguma coisa sobre o casal Manuel de Almeida - Francisca Soares? Descendo de um seu filho João, nascido por volta de 1760/65.

Outra pergunta: onde estão os paroquiais mais de antigos de Quintela? Nos indices do ADViseu só aparecem os livros a partir de 1860, e não parecem estar do Arquivo Diocesiano de Lamego. Estarão, por qualquer razão, no arquivo distrital da guarda?

Agradeço a atenção.
Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Almeida/Soares

#270403 | jaboo | 11 fev 2011 02:37 | Em resposta a: #270377

Caro E.Simões,

Não tenho esse casal nos meus apontamentos. Tenho vários Almeida e Soares mas todos antes de 1700. Por isso vai ter que recuar um pouco mais no seu ramo.
Os paroquiais de Quintela da Lapa estão em Lamego e são de fácil consulta (se não estou enganado começam em 1640). O website do ADV está muito incompleto no que diz respeito aos paroquiais existentes em Lamego! Há lá muita coisa. Mas é preciso ir-se lá!

Quando recuar 1 ou 2 geraçoes mais para trás depois diga alguma coisa que talvez eu possa então ajudar!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#274978 | EstevesMS | 22 abr 2011 00:42 | Em resposta a: #146824

Caros colegas,

Descendo de um filho de Domingos de Lemos e Ana Aparício, naturais de Lamosa, povoação muito próxima de Quintela da Lapa. Este meu antepassado, também natural de Lamosa, Manuel de Lemos Viana casou em 1716, já não nesta região. Gostaria, se possível, de obter alguma informação sobre os seus avós, isto é, sobre os pais do casal referido inicialmente. Desconheço a data de nascimento de Manuel, tal como de seus pais.

Desde já muito grato,

Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida/Soares

#278263 | mpsequeira | 11 jun 2011 14:17 | Em resposta a: #270403

Caro João Bráz

Como vi que estudou a familia Almeida venho pedir-lhe ajuda. Procuro descendência de uma senhora Maria de Almeida que casou na Cortiçada em 1600 com Baltazar de Sequeira e que tiveram 6 filhos, Francisco de Sequeira (casou com Margarida Rabisca) , Simão de Sequeira, Diogo de Sequeira, Gaspar de Sequeira António de Sequeira e Maria.

Obrigada

Maria Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#278267 | mpsequeira | 11 jun 2011 14:55 | Em resposta a: #146824

Caro João Braz

Já constatei que também tem ascendentes Sequeira por isso, venho mais uma vez pedir ajuda. Conhece os ascendentes da sua avó Maria de Sequeira?

Obrigada.
Maria Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#278272 | mpsequeira | 11 jun 2011 15:06 | Em resposta a: #258027

Caro João Braz

Enviei um mensagem desnecessária. Já lhe tinha perguntado pelo seu ramo Sequeira. Desculpe mas a vontade de ter esclarecimentos acerca dos meus antepassados faz-me cometer erros. Estou num impasse....

Obrigada
Maria Sequeira

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#371129 | HelenaB | 26 jun 2016 00:12 | Em resposta a: #146824

Caro João Braz,

Descobri que um meu 6o Avô Alexandre José Gomes é natural de Quintela da Lapa - filho de Luís Gomes e Ana Rosa.

Casou em Souto, Aguiar da Beira, a 13-05-1813 com Josefa Maria, natural de Peroferreiro, Souto, Aguiar da Beira - filha de Manuel José e Jacinta Maria.

Desconhecia que houvesse paroquiais mais antigos em Quintela da Lapa, para além daqueles que estão mencionados nos index apresentados até à data no site tombo.pt (ADViseu ou Diocese Lamego). Pensava que tinha esbarrado com o fim desta linha!

Vejo que também tem ascendentes Gomes. Seremos primos...?!!!

Atentamente,
Helena (Aveiro)

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380618 | jaboo | 04 mai 2017 05:25 | Em resposta a: #258057

Caro Paulo Monteiro,

Não sei se ainda anda à procura dos seus antepassados de Quintela da Lapa (a sua mensagem data de 2010) mas se estiver, saiba que acabei por encontrar os antepassados Sequeira que temos em comum nessa freguesia. O seu trisavô Sebastião de Sequeira era bisneto por uma via e 4o neto por outra via de antepassados meus de Quintela da Lapa. Diga se tiver ainda interesse nesse assunto.

Cumprimentos do seu primo,
João Braz

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#417701 | MANOEL SIQUEIRA | 05 set 2019 16:21 | Em resposta a: #146824

Bom dia!
Estive em Quintela da Lapa e conversei com os meus parentes sobre o a descendência dos Sequeira, segundo os meus parentes eles dizem que existem 03 famílias (SEQUEIRA) em Quintela da Lapa.
Portugal disponibilizou na internet "certidões de batismo desde 1860 até 1900 , eu consegui rastrear a minha nossa família (SEQUEIRA) , e consegui as sequintes certidões pela ordem : Roserio Claudino de Siqueira (meu avô - localizei a certidão de batismo -06/08/1893) , José Claudino de Sequeira ( meu bisavô - certidão de casamento em 1882/casou com Joaquina de Jesus) , Claudino Antônio de Sequeira( meu triavô - certidão de óbito - 23/01/1889 - faleceu com 63 anos , 1889-63=1826, filho de JOÃO SEQUEIRA e RITA JOAQUINA DA SILVA.
OBS: Estão disponibilizado somente de 1860 a 1900.
Particulamente não acredito que existem 03 famílias com o apelido SEQUEIRA, acredito que o meu tetravô , deveria ter alguns irmãos ( no mínimo mais 02 ) e por não estar disponibilizado fica difícil eu dizer com certeza que exista somente 01 SEQUEIRA.
O meu avô quando veio para o Brasil em vez de ser registrado com SEQUEIRA foi registrado SIQUEIRA por isso somos Siqueira no Brasil.

Abraço,

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437404 | daniah | 04 nov 2021 22:57 | Em resposta a: #146824

Boa noite,

Tenho um antepassado chamado Raimundo Tavares, natural da Senhora da Lapa e falecido a 01-08-1895 com cerca de 70 anos. Ele e sua mãe, Josefa Rita, solteira (falecida a 27-08-1839) foram viver para Vale de Cambra a dada altura das suas vidas (desconheço a existência de irmãos). Também procuro desenvolver este ramo de Quintela, no entanto em 2019 o Arquivo Diocesano de Lamego informou-me que não tinha qualquer previsão de digitalização dos livros anteriores a 1860 (e até à data continuam sem o fazer). Se porventura souber de algo que me possa ajudar, ficaria imensamente grata.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437405 | jaboo | 04 nov 2021 23:07 | Em resposta a: #417701

Caro Manoel Siqueira,

O seu ramo Sequeira de Quintela da Lapa é o mesmo que o meu e por isso somos parentes afastados por essa via. Como diz, eu também penso que todos os Sequeiras de Quintela eram dum mesmo ramo. O nosso ramo descende de um Antonio de Sequeira que terá nascido c.1580 e faleceu em Quintela em 1657. Existiu outro ramo Sequeira, que descende de um Lopo de Sequeira possivel irmão do nosso Antonio, nascido c.1580 e falecido em Quintela em 1645. Se quiser posso enviar dados sobre este nosso ramo. Se tiver interesse, mande-me um email para:

joaobraz_2000@yahoo.com

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437406 | jaboo | 04 nov 2021 23:29 | Em resposta a: #437404

Olá daniah,

Gostava muito de ajudar a entroncar o seu ramo da Lapa nos meus de Quintela; tanto que também tenho antepssados Tavares naquela freguesia e que eu saiba, todos os Tavares descendem dum mesmo tronco. Mas infelizmente, não encontrei nenhum Raimundo nascido entre 1797 e 1842 nos registos de Quintela da Lapa. Tem o registo de obito desse Raimundo? Com sorte aparecem lá o nome dos avós maternos.
Cumprimentos.
João Braz

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437408 | daniah | 05 nov 2021 08:01 | Em resposta a: #437406

Caro João,

Agradeço a informação. Tenho os registos do óbito de ambos mas infelizmente nada consta sobre avós maternos nem sobre a filiação de Josefa. Posso tentar verificar nos batismos da freguesia onde ele vivia para ver se ele não terá realmente nascido lá (pouco provável mas nunca se sabe). O ideal seria o ADL disponibilizar as digitalizações para se procurar eventuais irmãos, mas duvido que outra petição junto deles vá resolver. Outra hipótese seria haver outra Senhora da Lapa algures no país (o registo do casamento e os dos descendentes não referem mais pormenores, nem bispado), mas não me ocorre outro lugar de momento.

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437415 | MANOEL SIQUEIRA | 05 nov 2021 18:03 | Em resposta a: #437405

Boa tarde!

Meu email é macsiqueira@hotmail.com, gostaria muito de conversar sobre a nossa genealogia.

Um grande abra~p

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437416 | mpsequeira | 05 nov 2021 18:08 | Em resposta a: #437415

Olá boa tarde! O meu e-mail mais usado é pilar.sequeira@gmail.com. Obrigada por me ter contactado. Fico a aguardar, com muito entusiasmo, o seu e-mail.

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437417 | mpsequeira | 05 nov 2021 18:11 | Em resposta a: #437415

Manoel Siqueira, o meu contacto por hotmail é: pilar.sequeira@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437502 | jaboo | 10 nov 2021 15:10 | Em resposta a: #437415

Caro Manoel,
Já mandei um email com a arvore. Diga se não receber.
Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437507 | mpsequeira | 10 nov 2021 16:44 | Em resposta a: #437417

Caro Manoel Siqueira venho pedir para não se esquecer de satisfazer a minha curiosidade no âmbito da nossa genealogia. E-mail: pilar.sequeira@gmail.com. Obrigada

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437508 | mpsequeira | 10 nov 2021 16:56 | Em resposta a: #437405

Caro João, tenho ascendente António de Siqueira, casado com Isabel João, que viveram na freguesia de Ciladas em Vila viçosa, distrito de Évora. Será que me pode ajudar? Esse casal, quando veio para o Alentejo já trazia filho Bernardo, que foi o primeiro a casar em Elvas. Obrigada. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Familias de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#437516 | jaboo | 11 nov 2021 01:10 | Em resposta a: #437508

Cara mpsequeira,

Não tenho notícias de nenhum casal "Antonio Sequeira e Isabel João" em Quintela.
Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 14:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen