Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Cargos | Pessoas

Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147061 | severus | 08 mar 2007 12:02

Verifiquei pela análise do tópico do Barão de Brissos, um facto que eventualmente terá passado despercebido - o Dr. Pedro Santana Lopes pode ser representante do Barão de Brissos.

Com efeito, descende da irmã primogénita do último (2.º) Barão.

É certo, que uma análise rigorosa da representação do Barão de Brissos teria de passar pela análise dos decretos de atribuição do mesmo título, para se ajuízar quais eram os serviços compensados pela mercê em causa.

Em todo o caso, do exposto, parece-me bastante claro que o Dr. Pedro Santana Lopes realmente representa a linha primogénita do último Barão, sendo presumível herdeiro deste título.

Não vejo relevância no facto de ele descender da meia-irmã primogénita do Barão e de existir uma irmã inteira mais nova inteira, a menos que se demonstrasse que tinha sido esta linhagem oriunda do segundo casamento do pai do Barão que se visava agraciar (ex. tratar-se de uma linhagem de morgados, oriunda da mãe do Barão e não do pai, que se pretendesse elevar à Baronia).

Ora, como se viu, não era o caso.

Assim sendo, é claro que se têm de seguir as ordenações de acordo com as regras da primogenitura e a linha culmina na sua família.

Aliás, tal renovação, a ocorrer, independente das opiniões políticas, só honrava a nossa nobreza.

Pedro Camoeira Severo

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147076 | joão pombo | 08 mar 2007 16:35 | Em resposta a: #147061

Caro Pedro Camoeira Severo:

Depois de ler a sua mensagem, fui pesquisar na base de dados e confesso que fiquei um pouco confuso, pois sinceramente não percebi a "passagem" do 1º para o 2º Barão, creio que casados com a mesma Senhora.
Por outro lado, consta da base de dados que o 2º Barão deixou descendência, não sei se ainda viva. Se assim for, não me parece que Pedro Santana Lopes seja o representante do título em epígrafe.
Caso contrário e como descendente da irmã mais velha do 2º Barão, deverá sê-lo.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147134 | Pedro França | 08 mar 2007 22:56 | Em resposta a: #147076

Caríssimo:

Isto é assim:
- O título de 2º barão foi concedido ao 2º marido da viúva do 1º barão - D. Ana Luísa Caldeira de Cº Branco Xavier Limpo Vieira - mas tudo leva a crer que tal se deveu ao facto desta senhora poder manter um estatuto que havia alcançado por via do seu 1º marido - José Barreto Castelino Cota Falcão.
Como esta senhora não deixou descendência de nenhum dos casamentos, creio que a sucessão dos títulos ficaria por aí mesmo, ou então recaíria na descendência da irmã mais velha do 1º barão, creio que D. Rosa Valentina Barreto Cota Castelino de Brito Homem, c.c. António Mendo Caldeira Castelo Branco. Assim, faria todo o sentido, tanto mais que se trata de um título que surgiu exactamente no seio da 1ª casa: a dos Barretos Britos Homens com Cotas Castelinos.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147182 | mgorjaoh | 09 mar 2007 09:32 | Em resposta a: #147134

Caros confrades,

Em jeito de complemento do que deixou escrito o confrade Pedro França, também se poderia chamar a atenção para o facto de, se existir tal figura da "representação genealógica" por qualquer forma de qualquer pessoa, verdadeira questão fracturante neste forum como noutros, e mesmo que se considerasse ser pela linha da dita meia-irmã do 2.º Barão que a mesma "representação" deveria ir (repare-se que não conheço lei ou regra jurídica que dê preferência ou guarida a qualquer das soluções), a pessoa referida nunca seria, de acordo com os cânones tradicionais na monarquia, que sempre preferiram, na mesma geração, a varonia, o Sr. Dr. Santana Lopes, mas, porventura, se não houvesse ninguém com maior proximidade genealógica, a pessoa referida em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=247780 (espero que não se tirem quaisquer ilações, mesmo nesta hipóteses, pois é provável que a BD da Genea, notável, esteja incompleta, e haja ramos com mais directa proximidade genealógica).

Cordiais cumprimentos,

MGH


PS 1 - Isto sem prejuízo para eu achar e ter por certo que, se houvesse monarquia e nobilitação, mesmo que meramente honorífica, como no liberalismo, o Sr. Dr. Pedro Santana Lopes seria, como muitas outras pessoas que se vêm destacando nos últimos quase 100 anos, um destinatário óbvio e natural (concorde-se ou não e quer nos identifiquemos ou não com o seu percurso e ideais) de uma tal nobilitação. Se, como dizia Aristóteles, na sua Retórica, «a nobreza é uma dignidade transmitida pelos antepassados», também importa ter noção que, como o mesmo Autor salienta, «comporta uma certa tendência para o desprezo, mesmo em relação áqueles que são semelhantes aos seus antepassados, porque a distância torna as mesmas coisas mais veneráveis do que a proximidade, e presta-se mais à gabarolice».

PS 2 - De acordo com o tópico "Instituto da Nobreza Portuguesa", recorde-se que é afirmado por responsáveis desta associação que o dito INP não reconhecerá títulos a pessoas que não descendam de qualquer dos titulares em causa. Seria sempre este o caso, também.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147186 | joão pombo | 09 mar 2007 10:18 | Em resposta a: #147182

Caro MGH:

Pois, qualquer que fosse a solução adoptada, a pessoa referida em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=247780 e que me escapou completamente, teria sempre um "melhor direito".

Cumprimentos,
João Pombo Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147193 | loureiro | 09 mar 2007 11:48 | Em resposta a: #147061

Caro pedro Camoeiro Severo

Existe neste forum o tópico - Barão de Brissos, em que é discutida a representação deste título, que segundo creio está na descendência da irmã mais velha do primeiro Barão.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147195 | feraguiar98 | 09 mar 2007 12:07 | Em resposta a: #147134

Caro Pedro França,

Este tema foi discutido em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=132158
e, dentro do contexto, apenas corrigiria a minha nota de que a representação pela irmã consanguínea recaíria no dr. Pedro Santana Lopes pois realmente recai na já referida D. Vera Risques Pereira.

Concordo inteiramente com a sua intuição de que a concessão do 2º título foi, na prática, determinado pela baronesa já o ser. Não sei os motivos, que até podem dever-se ao 2º marido, riquíssimo e que poderá ter-se lembrado de "adquirir" o título como forma de obsequiar D. Ana Luísa, voltando a proporcionar-lhe um título que já detivera.
Foi aliás por vê-la como "determinante" - quase que como se fosse ela a verdadeira titular com a mercê de uso ao marido - que indiquei a curiosidade da representação, se seguisse por ela própria, recair igualmente na mesma casa dos viscondes de Alter.

Independentemente de ser questão académica e, na minha opinião, inexistir direito ou costume (irmã consanguínea preferir ou não a irmã germana) neste particular caso há todo um clã familiar, algo endogâmico e multi-secular de Barretos, Britos Homens, Castelino e Alvim, Mesquita Cary, Caldeira Castel-Branco, Cotta Falcão, todos encontrados na governança de Alter do Chão e concelhos próximos, mas em que os Risques Pereira não se incluem.

Com os melhores cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147371 | Pedro França | 10 mar 2007 13:09 | Em resposta a: #147193

Caro José:

É isso aí.
Chegou a ler a minha intervenção de 8 deste mês?
Pois ela segue a mesma lógica que a sua e é assim que eu a entendo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147623 | loureiro | 12 mar 2007 09:30 | Em resposta a: #147371

Caro Pedro

Li a sua mensagem e concordo com ela.

O título de primeiro Barão foi concedido após a estadia da Rainha D. Maria e D. Fernando na sua casa em Alter, sendo José Barreto Castelino Cotta Falcão presidente da Câmara de Alter, que faleceu cerca de um ano depois da concessão do título. Essa casa por estar vinculada deixou de pertencer à Baronesa por morte do seu marido e por não terem descendência.

O de segundo Barão foi concedido a António Lopes de Gusmão Mexia Lobo, o terceiro marido de Ana Luisa Caldeira Castel-Branco Xavier Limpo, certamente, como muito bem diz, para que a Baronesa pudesse manter o estatuto anterior, e após a estadia de D. Pedro V na então casa da Baronesa de Brissos.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Santana Lopes representa um Baronato

#147642 | Pinduka | 12 mar 2007 13:32 | Em resposta a: #147623

Confirmo que ainda que a BD do Genea seja notável e revelador de um trabalho gradual, não se encontra naturalmente completa, havendo algumas lacunas, como é o caso que revelo. Descendo de Constança Augusta Pinto e Cerqueira Pereira (casada com Augusto Leal de Gouvêa Pinto), minha trisavó. Esta é filha de Maria José Pinto e Cerqueira e de Manuel Acácio Pereira, que depois de viúvo casou com Josefina Cândida Godinho Risques, dos quais descendem todos os Risques Pereira, e por essa linha bisavós do referido Dr. Pedro Santana Lopes.
Fica mais um esclarecimento.
Melhores cumprimentos,

Pedro da Costa Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 20:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen