Familia Figueiredo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Familia Figueiredo

#147337 | Luciah | 09 mar 2007 23:49

Gostaria de receber informações sobre a Familai Figueiredo que imigrou para o Brasil no seculo XVIII,mais especificamente para a região de Barbacena

Agradeço

Luciah

Resposta

Link directo:

RE: Familia Figueiredo

#147395 | cverde | 10 mar 2007 19:36 | Em resposta a: #147337

Cara Lucia

Parece-me uma questão colocada de uma forma bastante "vaga". Tem nomes, datas de nascimento, casamentos, embarque/desembarque no Brasil, localidades/concelhos/freguesias de origem aqui em Portugal?

Se tiver informações mais concretas que queira partilhar aqui no fórum, pode ser que consiga alguma informação; só assim acho difícil!

Eu próprio descendo de uma "família Figueiredo" de Vila Real de Trás os Montes da qual várias pessoas, em épocas diferentes emigraram para o Brasil ...

Luís Miguel Figueiredo Martins Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Figueiredo

#147397 | pisuco | 10 mar 2007 19:51 | Em resposta a: #147337

Prezada Luciah

Endosso o que foi colocado pelo nosso confrade cverde. Eu também sou descendente da Família Figueiredo e até onde pude levantar os dados, todos de Mortágua e região. Assim sendo, é importante que se forneça mais dados.

São muitos os Figueiredo que imigraram de Portugal para o Brasil e, pelo que sei, literalmente se esparramaram País afora.

Meu pai, por exemplo, veio de Portugal em 1923, desembarcou no Porto de Santos, morou no Rio de Janeiro, São Paulo e, finalmente, em Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul.

Portanto, se você tiver mais dados, estou à disposição para ajudá-la.

saudações

Pisuco

Resposta

Link directo:

RE: Familia Figueiredo

#147462 | abfigueiredo | 11 mar 2007 00:05 | Em resposta a: #147337

Cara Luciah
Eu sou descente de Figueiredos também, tenho já alguns dados sobre os meus Figueiredos, mas para a ajudar teria que ter dados, os meus até onde consegui apurar meus tetravós são de Quiaios que pertence a Coimbra e tb de Leiria. Veja se consegue mais dados, só assim a poderemos ajudar.
Um abraço
Maria Adriana Bettencourt Figueiredo

Resposta

Link directo:

Figueiredos

#147489 | salen | 11 mar 2007 10:00 | Em resposta a: #147337

Cara participante,
Por ter escrito "família Figueiredo que enigrou para a região de Barbacena" (onde quer que isso seja), V. já demonstrou que sabe distinguir entre 'pessoas com apelido Figueiredo' e a ideia peregrina de que existe "uma" família Figueiredo, o que é à partida uma boa base de partida.
Agora vamos dar mais uns passos.
- as pessoas que emigravam para o Brasil e África até um século atrás já tinham a tendência para 'desaparecerem' das memórias familiares dos que ficavam por cá. Agora imagine os que já partiram há três séculos!
- em Portugal, em todas as regiões, há talvez centenas de grupos familiares que em algum momento adoptaram o apelido Figueiredo, e desses outras dezenas emigraram para o Brasil. E esses grupos não têm necessariamente alguma parentesco comum, pelo contrário;
- mais: de há três séculos a esta parte, um grupo que partilhava o apelido Figueiredo, seja porque as linhas masculinas não tiveram descendência, seja porque, na flutuação e variabilidade geral dos apelidos por essa altura, mudaram de apelido, podem não ser hoje 'Figueiredos', mas Rodrigues, Antunes, Silvas ou outro qualquer;
Assim:
- a única forma de conhecer a sua ascendência é pes-qui-sar! Você! Em primeiro lugar, começando por si e indo até onde/quando houver documentos aí pelos Brasis.
- como o seu imigrante nº1 português é do séc. XVIII, trata-se mais de pesquisa histórica que outra coisa: "seguir um rastro", à maneira da polícia científica, trabalho de detective. Por isso, prepare-se para ir a Arquivos Históricos. E à procura de quê? De livros paroquiais, de livros de Notários/Tabeliães/Cartórios - heranças, testamentos, e coisas do género: é apenas nesses documentos que se poderá, eventualmente, obter uma indicação da FREGUESIA, ou localidade de naturalidade do seu ancestral, sem o quê, nada feito.

Fui longo. Mais longa será a sua busca: não é um assunto para um fim de tarde de Sábado.
Mas não desanime. Se ninguém o fez até agora na sua família, V. terá o trabalho todo (com algumas ajudas do Forum ...), mas também o privilégio da descoberta.
Muita sorte! E sempre que encontrar um bloqueio que lhe faça quebrar o ânimo, volte a este seu Tópico e haverá alguém para dar uma nova pista de investigação.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos

#148274 | facs | 15 mar 2007 01:58 | Em resposta a: #147489

Peço desculpa pela colherada
Mas tambem descendo de uma Familia Figueiredo, porem o meu lado parte do lado alemao de Nome Paulina Sofia Futscher que casou com Alfredo dos Santos Figueiredo, estes seram os nomes dos meus Bisavos Maternos, e a minha avó cha-mava se Eva Futscher de Figueiredo que se casou com Antonio Lobo Antunes sera que me podem ajudar?
com os meus cumprimentos
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos

#148287 | salen | 15 mar 2007 10:44 | Em resposta a: #148274

Olhe, se pesquisar um pouco pode chegar (ou não) à conclusão de que um parente seu acabou de ganhar o Prémio Pessoa.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos

#148446 | facs | 15 mar 2007 19:35 | Em resposta a: #148287

meu cAro
Eu nao brinco, e estou a fazer pesquisas so para que os outros as façam por mim, quanto ao parente que ganhou o premio pessoa, agradeço lhe as felicitaçoes, e desde ja peço desculpa se o incomodei
gosto muito pouco de pessoas ironicas
boas tardes passe bem
Francisco

Resposta

Link directo:

O 'defeito' da 'ironia'

#148522 | salen | 16 mar 2007 09:17 | Em resposta a: #148446

Caroparticipante,
Também gosto muito pouco de pessoas com um sentido de humor muito diferente do meu.
Mas como respeito os limites que cada um impõe nos seus relacionamentos (mesmo que seja pela net), peço-lhe que por favor, ignore a minha mensagem ... e esse 'defeito' interpretado por si como 'ironia'.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: O 'defeito' da 'ironia'

#148555 | Mavasc | 16 mar 2007 11:16 | Em resposta a: #148522

Car Victor Ferreira

Deixe para lá os sisudos e abespinhados e continue assim, o riso é a melhor coisa do mundo e ...fez-me mandar uma boa gargalhada! E bem preciso delas que ando com assombrações, aparece-me em sonhos um fantasma a fazer BUUUUUUUUUUUUU! Sou o Colombo!!!!!!!!!!!

Cpts

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: O 'defeito' da 'ironia'

#148583 | facs | 16 mar 2007 12:37 | Em resposta a: #148555

completamente de acordo



F A.

Resposta

Link directo:

A ironia do defeito

#148903 | salen | 17 mar 2007 23:29 | Em resposta a: #148555

Pois é minha caríssima,
Não sei como ainda tem pachorra para aturar as grosserias que para aí tem sido derramadas no tal do tópico.
Ou melhor, sei: mulher honrada não tem ouvidos. Os ditos murmuram e a caravana passa.
Há uma marca de geleia doce (dulcíssima) de 'mocotó' (= tutano de ossos de boi) no Brasil. Chama-se ... Colombo. Quem diria: séculos depois, e virava nome de lembédia, de langomice (adoro estes termos, bem beirões!)
Bom domingo. VF
(amanhã tenho uma meia maratona para correr)

Resposta

Link directo:

Familia Figueiredo

#448379 | NathalieR | 21 jun 2023 22:56 | Em resposta a: #147395

Boa noite,

O meu nome é Nathalie Relva, e iniciei, ha pouco, pesquisa sobre os "meus" antepassados.
Comecei pelo meu Pai, pois já faleceu, e mais propriamente pelo meu visavô: Domingos José da Relva.
Descobri que o pai do meu avô era de Bujões (Abaças / Vila Real) se chamava:

Francisco de Figueiredo (casou com Luisa Gomes)
que por sua vez era filho de:

-> José de Figueiredo e de Luisa Maria Gonçalves da Relva

---> Por sua vez filho de José Lopes de Figueiredo e de Leonor Alves da Conceição

Penso ter encontrado os pais do José Lopes de Figueiredo e também avos, mas tenho que confirmar ainda algumas datas e documentos.

Não tenho questão para colocar apenas para fornecer informação que possa ser útil.~

Atentamente,
Nathalie

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 02:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen