IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia

IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147601 | camarinhas | 11 mar 2007 22:51

Desloquei-me à Torre do Tombo no sábado e, lendo o boletim n.º 18 do Arquivo, fiquei particularmente entusiasmado com a notícia de capa que referia a disponibilização, a partir de Janeiro de 2007, de mais de meia centena de instrumentos de descrição documental (IDD's) no site da instituição. Desde ontem que procuro e não encontro. Sabem informar-me como aceder a eles ou se a sua publicação foi adiada?
Saudações,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147631 | JCC | 12 mar 2007 11:00 | Em resposta a: #147601

Caro Nuno

No site da TT esolha a opçãp TTOnline. Depois "Pesquisa" e... Boa sorte.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147632 | camarinhas | 12 mar 2007 11:10 | Em resposta a: #147631

Caro JCC,

Agradeço a sua resposta. Mas no TTonline não consigo encontrar as referências a estes IDD's que o Boletim referia e muito menos quais os livros contemplados neste grupo inicial de «mais de meia centena».
Alguma dica de pesquisa para os encontrar especificamente?

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147635 | JCC | 12 mar 2007 11:42 | Em resposta a: #147632

Caro Nuno

Tente, por exemplo, no campo "Anytext", escrever Cordovil.
Verá todos os Itópicos referentes ao arquivo da família Cordovil que se encontram depositadas no AD Évora.

Na página de ajuda pode descrarregar o pdf do manual de consulta

O que descobri até agora foi por tentativas e creio que conseguirá o mesmo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147686 | rmfrp | 12 mar 2007 21:25 | Em resposta a: #147601

Caros Nuno e João Cordovil Cardoso:

Também li, há já algum tempo, a notícia inserida no número 18 do boletim "Arquivos Nacionais", e tenho aguardado com expectativa a disponibilização on-line das páginas digitalizadas dos índices das chancelarias régias. Até ao momento nada encontrei.

Infelizmente a informação relativa às novidades no serviço TT online parece ser nula. Recentemente foram incluídos na base de dados vários fundos documentais da Torre do Tombo e de alguns arquivos distritais sem que isso alguma vez tenha sido noticiado (creio eu). Só me apercebi do facto por terem aparecido documentos desses fundos nas minhas pesquisas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147692 | rmfrp | 12 mar 2007 22:13 | Em resposta a: #147601

Caros Nuno e João Cordovil Cardoso:

Aparentemente já há na TT online uma pequena amostra do que futuramente será disponibilizado.

Se, chegando à página TT online, se clicar em "Imagens" (em vez do habitual "Pesquisas") e se pesquisar por Chancelaria, aparecem várias páginas de exemplo de índices com a indicação "brevemente em PDF" e surgem já disponíveis páginas da Chancelaria de D. Afonso II, pelo menos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147697 | rmfrp | 12 mar 2007 23:24 | Em resposta a: #147601

Caros Colegas:

Queixava-me eu da falta de notícias... Pois aqui está uma notícia que representa um contratempo pontual, mas espero significar um avanço nos documentos que esperamos:

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira


(da página da Torre do Tombo)



Acesso ao TTOnline durante o dia 13 de Março de 2007
2007-03-12 15:06



Amanhã, dia 13 de Março, ir-se-á proceder a determinadas operações relacionadas com o TTOnline: desintegração de imagens, renovação de imagens e códigos de referência e integração de imagens. O acesso ao TTOnline durante este dia, não será possível.

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147853 | camarinhas | 13 mar 2007 17:05 | Em resposta a: #147692

Caro Rui Pereira,

Obrigado por estas. Amanhã vou seguir as suas "instruções" para ver o aspecto da coisa.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Camarinhas

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#147966 | camarinhas | 14 mar 2007 00:24 | Em resposta a: #147853

na mensagem anterior o agradecimento «por estas» dirigia-se às informações. Falta de prática minha neste fórum e habituação a fóruns onde se pode corrigir as mensagens a posteriori :)
Entretanto segui as indicações e lá estão as tais imagens a fazer crescer a ansiedade por esse formato pdf.
Tenho curiosidade em ver as mais-valias informáticas que possam ser acrescidas a estes instrumentos preciosos. Nunca conseguirão substituir aquele toque e aquele cheiro maravilhoso, mas podiam compensar essas perdas com outras funcionalidades que seriam diferentemente entusiasmantes.
Renovo os meu cumprimentos,

Nuno Camarinhas

Resposta

Link directo:

RE: IDD's digitalizados no site da Torre do Tombo

#148253 | rafael | 14 mar 2007 23:00 | Em resposta a: #147697

Caros/as Confrades

Brevemente tenciono ir à TT; mas como, geralmente, não me é possível lá ir, fico deveras entusiasmado quando antevejo possibilidades de fazer algumas pesquisas da documentação existente na TT ,de acesso público, via Internet, aqui em casa.
Para quem não está habituado,ou é pouco conhecedor das técnicas de pesquisa, além de perder tempo, nem sempre encontra o mínimo do que pretende.Vá lá que já há a possibilidade, embora muito caro, de comprarmos CDs dos registos paroquiais, dispensando a compra de uma máquina, bastante dispendiosa.
Mas vou ao que me traz aqui. E vou pedir ajuda, podendo talvez evitar pedir fotocópias, com a vantagem de alargar a pesquisa, com vagar e comodidade.

Desejo consultar um LIVRO das VISITAÇÕES da ORDEM DE SANTIAGO-trata-se do Liv.º 188, as fls. 92 v a fis 95. Trata-se da visitação à capela (igreja de Santana da Serra-Ourique), fins do séc.XVI.

COMO FAZER PARA CONSULTAR TAL LIVRO (claro, se estiver digitalizado),via Internet.

Agradeço tb. inf.onde pesquisar na TT acerca de CONFRARIAS, que existiram em algumas igrejas de freg.s rurais.

Os meus melhores cumprimentos e uma boa noite
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 03:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen