Apelido Ortiz no nosso Pais

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Apelido Ortiz no nosso Pais

#147633 | tmrodrig | 12 mar 2007 11:11

Caros confrades, agradecia que me ajudassem a obter informaçoes acerca deste apelido no nosso pais. Se algum dos confrades conhece alguem com este apelido ou a sua origem por favor respondam-me. Sei que se fixou por vota dos finais do sec. xv atraves de Afonso Ortiz de Vilhegas mas apenas seu filho Inigo Ortiz deu continuidade a este apelido. Mas no meu caso... que vivo relativamente perto da fronteira... penso que não é por aqui que devo dar continuidade à minha pesquisa. Peço ajuda. Obrigada.
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ortiz no nosso Pais

#147876 | Rui Jesuino | 13 mar 2007 17:48 | Em resposta a: #147633

Cara Teresa,

Eu também sou da zona da fronteira, mais propriamente de Elvas, e também sou descendente de Ortiz. Praticamente todos os Ortiz de Elvas e Vila Boim provêm de Agapito José Ortiz, oliventino que chegou a Vila Boim cerca de 1840-50.

Cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ortiz no nosso Pais

#148660 | tmrodrig | 16 mar 2007 16:01 | Em resposta a: #147876

obrigada Rui por ter respondido.
eu sou de Moura, e a minha familia é a unica neste concelho, com este apelido. Em Barrancos só já existe uma pessoa com este apelido, que é minha tia. Segundo o ke já peskisei, o nosso apelido veio de Diego Ortiz casado com Isabel Frettes de Badajoz, mais precisamente de Vila Nueva del Fresno. Seriam os meus tratavós. A minha avó nunca falou mto da familia e o meu pai pouco se lembra. Diga-me Rui, como posso saber mais? Terei ke ir a V. N. del Fresno a ver os registos... ou haverá outra forma? Em Barrancos apenas existem registos dos meus avós.
Cumprimentos
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ortiz no nosso Pais

#148731 | Rui Jesuino | 16 mar 2007 19:48 | Em resposta a: #148660

Cara Teresa,
O seu local de pesquisa depende das datas que tiver nos registos que já obteve para a sua árvore genealógica. Possivelmente em Barrancos só poderá pesquisar os registos paroquiais do séc. XX que ainda estão nas paróquias. Caso pretenda recuar mais em registos dessa zona deve-se dirigir ao Arquivo Distrital de Beja. Para os registos dos seus antepassados de Badajoz/Villanueva del Fresno deve entrar em contacto com esta paróquia porque os registos paroquiais espanhóis se encontram muito dispersos e podem também ainda estar na igreja.

Cumprimentos
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ortiz no nosso Pais

#149085 | tmrodrig | 19 mar 2007 11:34 | Em resposta a: #148731

obrigada Rui e tenha uma boa semana.
Cumprimentos
Teresa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 jun 2024, 13:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen