Cartas de armas 3

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Cartas de armas 3

#147689 | aeiou2 | 12 mar 2007 21:54

Caro Rafael carvalho,

Mais uma vez muito obrigada só agora é que vi que já me tinha dado informação sobre as duas cartas a nº522 e a 1750.São iguais, pois por não haver geração passam com um salto de gerações para um sobrinho.

Já agora cometendo decerto muitos erros , a dúvida surgiu com o seguinte brasão.

Em pala a 1ª cortada em quatro 1º e 4º Ribeiros 2º e 3º (Pimentel, Serpa ou Leitão) a 2ª pala de Freires e o abismo três pombinhas ?
Agradeço mais uma vez
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#147856 | RAAL | 13 mar 2007 17:10 | Em resposta a: #147689

Cara MarioA
Éa confusão total
Agora querem temas ...Sempre a complicar. Será que para compensar, vão fazer descontos nas assinaturas?
Voltando ao nosso assunto: tenetei responder, o que me foi recusado , dizendo que as q

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#147880 | artur41 | 13 mar 2007 18:01 | Em resposta a: #147856

Caro RAAL,

A mim acontece-me o mesmo!

Melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#147908 | aeiou2 | 13 mar 2007 19:02 | Em resposta a: #147689

Caro Rafael Carvalho,

Com esta confusão, da gágázisse do programa,a pedir tem, quando queria pensar na sala, não disse na minha mensagem de 12.3.2007 às 21h30min., que não sei a quem pertencem as armas, que "tentei" descrever. O que representam as três pombinhas? De que família são?Por cima do elmo há como que uma coroa de plumas.Será?

Desde já agradeço a sua atenção e amabilidade

Uma braço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#147951 | rafael | 13 mar 2007 23:22 | Em resposta a: #147908

Cara Maria

Pombas e pombos na Heráldica Portuguesa, que eu saiba, não abundam. Mas, a propósito, realço a pomba do belo brasão rico de simbolismo das armas do Instituto Português de Heráldica. E em algumas armas de prelados portugueses tb. figuram,naturalmente, as pombas da Paz ou invocando a Imaculada Conceição.
As pombas,pombinhas em abismo, terão um significado muito especial, penso eu, nas armas heráldicas que descreve,mas será alguma diferença criada pelo usuário ou quem as divisou? Serão armas assumidas? (embora baseadas em armas registadas ou concedidas por mercê Régia).Será de algum ex-libris heráldico, o que irei ver.De alguma carta de armas inédita e não seria o 1.º caso, porque uma vez, há anos, descobri, por acaso, uma carta inédita na posse de um médico meu amigo e de antepassados dele,que desconheia a importância de tal documento.
E haverá muitas cartas que esperam a luz do dia, ou o pior: roidas pelas traças, ou no fundo de baús no canto de algum sótão que desaparecerão, pouca sorte, para muitos familiares,pura e simplesmente, como num caso de um meu avô.
Possuo o resto de uma campa funerária(?) de uma pedra-de-armas (?) onde figura-Carvalho-com uma estrela de oito raios, como diferença.Gostaria tb. de saber decifrar o mistério.
Creio que os nossos confrades, particularmente os bons heraldistas, felizmente presentes no Fórum, se pronunciarão sobre este(s) assunto, que os meus limitados conhecimentos não enxergam.
Esperemos que nos ajudem.

Com um abraço
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#147961 | aeiou2 | 14 mar 2007 00:10 | Em resposta a: #147951

Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#148268 | RCCORREIA | 15 mar 2007 00:32 | Em resposta a: #147856

Caros confrades

Há cerca de duas semanas alguém me pediu ajuda para decifrar uma armas numa joia de familia (anel). Reconheci as armas dos Ribeiro e Freire em pala mas não o escudete e timbre.

O escudete representava 3 aves sendo que uma delas figurava sobre o elmo formando o timbre.

Vi agora esta v. troca de impressões s/ um assunto com Ribeiros, Freires e "pombas" e gostaria de perceber se têm alguma ideia do que possa representar o escudete pois nos mais de 7000 escudos que consultei entretanto não encontrei nada semelhante ao que vi no anel e estou sem forma de ajudar o outro confrade.

Cumprimentos,
Rui CCorreia

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#148273 | aeiou2 | 15 mar 2007 01:45 | Em resposta a: #148268

caro rui Correia,

Se pedir o meu e-mail ao moderador do Fórum, eu envio-lhe a fotografia da pedra de armas a que faço referência e que julgo está num jazigo em Coimbra, mas posso saber mais promenores, sei que é de uns descendentes de uma Ribeiro Freire
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#148431 | RCCORREIA | 15 mar 2007 17:49 | Em resposta a: #148273

Cara Maria

Já lhe enviei o meu endereço e terei muito gosto em receber a sua foto (que depois poderei confirmar in loco).

Ando deveras intrigado com as 3 pombas (ou outras aves parecidas).

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#148450 | aeiou2 | 15 mar 2007 20:06 | Em resposta a: #148431

Caro Rui Correia,

Muito obrigada pelo seu interesse, eu é que promovi as três aves a Pombas, pois assim o parecem.

Logo que receber o seu contacto envio a foto, mas só será decerto amanhã, pois vou fechar o PC, cedinho.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de armas 3

#148881 | aeiou2 | 17 mar 2007 19:51 | Em resposta a: #147951

Caro Rafael Carvalho,

Veja s.f.f. a mensagem, colocada por mim, Dúvidas em heráldica. hoje 17 3 2007 às 19 h 51
Desde já agrdeço a sua atenção

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 07:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen