Ajuda na interpretação de um assento...

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Ajuda na interpretação de um assento...

#147696 | MP | 12 mar 2007 23:21

Caros confrades,

Este é o assento que me suscita uma dúvida estranha...

Paróquia de Sabadim, Arcos de Valdevez.
«Helena, filha legítima de José Narciso Moreira de Carvalho e de D. Teresa da Rocha e Sousa, do lugar de Barro desta freguesia, neta paterna de Manuel José Moreira de Carvalho e de D. Teresa Cerqueira, da freguesia de Oriz, concelho de Pico de Regalados, e materna de António de Sousa Lima e de D. Francisca Maria da Rocha, do lugar de Barro, nasceu no dia dezassete do mês de Abril de mil oitocentos e trinta e oito anos etc. etc.»

Apelando à sabedoria dos mais experientes, a minha dúvida é a seguinte:

-De onde é o pai desta Helena? Em parte nenhuma se diz que os pais são naturais (insisto naturais) desta ou daquela freguesia... O que se afirma é q eles provavelmente habitam no lugar de Barro (freguesia de Sabadim, Arcos de Valdevez). Quanto à mae, creio que não haverá dúvidas em considerar que é desta mesma freguesia, uma vez que os seus pais também são... Mas e o pai? Será igualmente de Sabadim, Arcos de Valdevez, ou de Oriz, Pico de Regaleiros (actualmente concelho de Vila Verde)?

Agradeço muito a quem me puder ajudar...

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#147704 | rmfrp | 13 mar 2007 00:32 | Em resposta a: #147696

Caro(a) MP:

Como muito bem refere, em nenhum lugar se refere a naturalidade de nenhum dos ascendentes da criança. É uma situação muito frequente.

O meu palpite vai de encontro à sua opinião: atendendo ao que se diz dos avós, o pai será provavelmente da freguesia de Oriz e a mãe do lugar de Barro. No caso dos avós coloca-se uma dúvida séria: em cada um dos casais, serão ambos do lugar indicado? Só com estes dados é impossível saber.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira


NOTA: o irritante bug de que se vem falando no Fórum atacou desta vez do meu lado. Faço votos para que os responsáveis do site encontrem rapidamente a solução deste problema.

Resposta

Link directo:

RE: RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#147710 | MP | 13 mar 2007 00:46 | Em resposta a: #147704

Realmente este bug é bastante irritante e o pior é que há pelo menos uma ou duas semanas que isto por aqui assim anda......

Prosseguindo... Muito agradeço a sua opinião e o seu raciocínio faz bastante sentido. Mas, enfim, eu diria que assentos deste género só dão azo a especulações... Creio que vou ter de arriscar a pesquisa em duas frentes, primeiro tento uma das possibilidades e depois tento a outra, na eventualidade de a primeira não surtir efeito.

Uma vez mais o meu obrigado ;)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#147775 | gmg | 13 mar 2007 13:59 | Em resposta a: #147696

Caro MP,

Pelo que pude ler e aperceber-me nesta transcrição de um Registo de Baptismo, creio que o Pai da neófita será natural de Oriz.

Mas, para melhor saber essa mesma informação, porque não procura o Registo de Casamento dos Pais de HELENA, na freguesia de naturalidade da Mãe desta? Quando estas coisas acontecem (e são bastante frequentes) o caminho a seguir é por tentativas.

Deixo-lhe algumas sugestões:
1. A apontada em cima.
2. Procure um Registo de Baptismo de um(a) irmão(ã) de HELENA. Pode ser que o pároco tenha sido mais generoso quanto a informações noutros registos.
3. Procure o Registo de Baptismo do Pai de HELENA, nas freguesias que indicou.

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#147780 | salen | 13 mar 2007 14:11 | Em resposta a: #147696

Palpite:
- José Narciso, provavelmente de Oriz;
- Teresa, provavelmente de Barro;
- Pais de José e pais de Teresa: procure no casamento destes dois, que ter-se-á dado na terra da noiva, provavelmente em Sebadim/Barro. Começe um mês antes do nascimento de Helena (não é por mais nada, mas simplesmente porque - como diria o Carlos Pinto Coelho - acontece ...).
Cumprimentos, VF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#152185 | procha75 | 12 abr 2007 21:31 | Em resposta a: #147696

Caro confrade,

Infelizmente não tenho referência aos filhos do casal que apresenta. Contudo, na minha base-de-dados possuo os registos paroquais referentes à freguesia de Sabadim até ao início do século XIX.
Assim, pesquisando na base, encontro:
- Mariana da Conceição, n. lugar do Barro, 24-01-1789 e bp. 28-01-1789
- António Luís, n. lugar do Barro, 23-08-1791 e bp. 30-08-1791
- Teresa Maria, n. lugar do Barro, 29-08-1796 e bp. 04-09-1796
- Ana Maria, n. lugar do Barro, 15-02-1799 e bp. 23-09-1799
São todos filhos do casamento de António de Sousa Lima (filho de Luís de Sousa e de Josefa Maria Freire de Lima, cs. Sabadim, 14-03-1754) com Francisca Luísa Joaquina (tb. dita Francisca da Rocha ou Francisca Luísa da Rocha, filha de José Soares Gomes e de Rosa da Rocha, cs. Sabadim, 07-01-1751).
Desde já me disponibilizo, caso esteja interessado, para lhe fornecer a restante ascendência, na freguesia de Sabadim.
Ficarei agradecido se me puder transmitir a sua linha genealógica (penso que será a sua) já que eu sou 9º neto de Domingos Fernandes de Lima casado com Maria Gonçalves, que são bisavós do mencionado capitão António de Sousa Lima. E assim poderei enriquecer a minha base-de-dados com mais um ramo familiar.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#152193 | MP | 12 abr 2007 22:35 | Em resposta a: #152185

Caríssimo,

Devo dizer que muito me agradaram as suas palavras. Pelo que deduzo da leitura dos dados que apresentou na sua mensagem, devemos ser primos, ainda que bastante afastados :) De facto, o António de Sousa Lima que refere (bisneto de uns seus nonos avós - e provavelmente meus - Domingos Fernandes de Lima e Maria Gonçalves) deve ser o mesmo da minha ascendência (é meu sexto avô). No entanto, não estou ainda muito avançado nas minhas pesquisas e somente esta semana fiz um pedido ao Arquivo de Viana do Castelo com vista à localização do assento de baptimo da sua filha Teresa (minha quinta avó), que só chegará provavelmente na próxima terça-feira...

Certamente são as mesmas pessoas, uma vez que os nomes e as datas são coincidentes. Pedia-lhe então que esperasse até à proxima 3a ou 4a feira, pois nessa altura terei/teremos 100% de certezas de que são as mesmas pessoas e poderemos então trocar informações. Que acha?

Muitíssimos cumprimentos e obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#152204 | badim | 12 abr 2007 23:35 | Em resposta a: #152185

Caro Pedro Rocha

Venho pedir-lhe uma ajuda nos registos paroquiais de Sabadim,tenho Manuel Antonio de Brito,nascido +ou- em 1760,filho de João Antonio Barbosa e de Maria Teresa de Brito, mas não tenho datas de nascimento, agradeço a sua ajuda
Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#152217 | procha75 | 13 abr 2007 00:27 | Em resposta a: #152193

Prezado MP,

Fico então à espera que tenha novidades, ainda que tenha a certeza que, sendo descendente do casal que menciona, somos primos (afastados é certo) pelos ditos meus nonos avós.
Faço esta afirmação porque tenho levantados todos os registos paroquais de baptismo e casamento (só faltando uma parte dos óbitos) da freguesia de Sabadim, até meados de 1800-1810; e, naturalmente, encontrei os avós maternos mencionados no baptismo da sua Helena.

Um abraço,
Pedro Rocha

P.S.: Caso me queira contactar, sem ser através do Forum, o meu e-mail é procha_1975@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#152220 | procha75 | 13 abr 2007 00:59 | Em resposta a: #152204

Caro Victor Gomes,

Vamos ver se o posso ajudar.
Na minha base-de-dados que, como já deve ter lido, compreende grande parte dos registos paroquais de Sabadim, encontrei o seguinte, sobre o que menciona:
- Manuel António, n. lugar de Boavista, 05-11-1758, bp. 12-11-1758
- João Luís, n. lugar da Boavista, 03-06-1761, bp. 07-06-1758. Tirou IG Braga(João Luís Barbosa, proc. 23401, pasta 1057, 1783-05-16)
- Francisco José, n. lugar da Boavista, 11-06-1764, bp. 17-06-1764
Todos eles são filhos do casamento de João António Barbosa (tb. dito João António e João António Barbosa Lobo, filho de Manuel de Araújo e de Maria Barbosa, cs. Sabadim, 20-08-1731) com Maria de Brito Pereira (tb. dita Maria Pereira e Maria Pereira de Brito, filha natural de Filipa Marinho e neta materna natural de Madalena Gonçalves), celebrado em Sabadim, em 19-01-1758.

Acrescento ainda que tenho o seu Manuel António de Brito casado com Maria Teresa de Brito, natural de Senharei. E que ele tinha uma irmã (de que não achei o baptismo), Joana Maria Pereira de Araújo Lobo, casada com Joaquim Luís Cerqueira, em 12-01-1795, em Sabadim.

A minha única dúvida é o facto de dizer que a mulher de João António Barbosa se chama Maria Teresa de Brito e de não ter localizado esta designação para a mulher do mesmo. Mas atenção, porque também não encontrei o assento do seu baptismo que terá ocorrido na freg. de Aboim das Choças (de onde é dada como moradora a mãe) ou ainda na freg. de Moreira (de onde é dada como moradora a avó materna).

Por fim só lhe queria dizer que, sendo esta a ascendência (como penso que é), então somos primos afastados porquanto os pais de Maria Barbosa (casada com Manuel de Araújo) são os meus nonos avós, Bartolomeu Barbosa e Isabel Lopes, casados em Sabadim, em 22-03-1708.

Diga coisas,
Cumprimentos,

Pedro Rocha

PS: Caso me queira contactar fora do Forum o meu e-mail é procha_1975@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#152468 | recio | 15 abr 2007 19:17 | Em resposta a: #147696

Caro MP
A mim que estou habitada a ler registos o que me dá a entender é que eles são do lugar do Barro(Sabadim) veja se diz (recebidos) nesta Freguesia ou noutra,tente procurar o casamento em Sabadim antes de 1838 ai vai dizer a Freguesia dos noivos , no entanto o seu racocinio está bom , tente e verá que chega ao caminho certo.
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#153068 | Déa | 20 abr 2007 08:31 | Em resposta a: #152185

Olá,vejo que você tem registros paroquiais de Sabadim,se puder me ajudar agradeço.Bem,meu avô nasceu em Sabadim,conselho de Arcos de Valdevez,se chamava José Fernandes Galvão (nasceu em 27 de janeiro de 1906),filho de Antonio Fernandes Souza e Isilda da Luz Galvão,tinha três irmãos que se chamavam Olinda,Manuel (Manoel) e Julio.
Ficarei grata se puderes me ajudar,pois estou começando a pesquisar minha ascendência e estou um pouco perdida por aqui.
Desde já obrigado

Andréa Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de um assento...

#153153 | procha75 | 20 abr 2007 21:30 | Em resposta a: #153068

Prezada Andréa Galvão,

Eu a ajudaria com muito prazer, contudo eu só possuo os registos paroquiais de Sabadim que estão microfilmados, isto é desde que começaram a ser feitos até 1830-1850 (conforme se fale de baptismos ou de casamentos).
Contudo, estou disponível para lhe fornecer os dados que precisar para registos anteriores aquelas datas, pelo que lhe sugiro que faça a investigação até às mesmas (através do método tradicional - pedindo cópia dos registos junto da Conservatória do Registo Civil e do Arquivo Distrital de Vian do Castelo).

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Rocha

PS: Entre os registos de Sabadim, constam registos como os de Eusébio Fernandes Galvão (cs. 17-02-1773, com Maria Luísa de Brito) e de João Fernandes Galvão (cs. 08-10-1776, com Maria Rodrigues, sendo que o primeiro tem descendência em Sabadim.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 12:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen