Dom Afonso III e Sua Descendência - Reconhecimento

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Dom Afonso III e Sua Descendência - Reconhecimento

#148503 | gustavo35 | 16 mar 2007 00:23

Prezados Senhores,

Consulto aos mais doutos para que me esclareçam uma dúvida de ordem teórica.

Supondo ser possível comprovar através do que consta em diversas publicações especializadas e de renome, inclusive pelo que consta da base de dados do próprio Genea, que certa pessoa é descendente direta, ainda que separada por vários séculos, de Dom Afonso III Rei de Portugal, teria essa pessoa direito a ver reconhecida certa condição?

Refiro-me ao que se pudesse pleitear junto ao Instituto da Nobreza Portuguesa, só para citar um exemplo.

Claro, não me refiro a nada parecido como reclamar o trono português, ou qualquer outra idéia que possa beirar o ridículo.

Sinceramente, também não sei exatamente qual condição ver reconhecida, por isso a pergunta que ora se faz, objetivando saber a opinião de diversos tão ilustres conhecedores do assunto.

Em caso positivo, sendo possível, qual seria essa condição que poderia ostentar um descendente distante, porém direto de Dom Afonso III ?

Bem sei que o referido Monarca deve ter hoje uma descendência vastíssima, mas acredito que poucos, dentre milhões, talvez, tenham essa linhagem definida, mapeada ao longo dos séculos, e estampada em livros especializados.

Agradeço desde já àqueles que possam contribuir, compartilhando seu conhecimento.

Cordialmente,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Dom Afonso III e Sua Descendência - Reconhecimento

#223439 | chardon | 11 mar 2009 16:22 | Em resposta a: #148503

Excelente pergunta. Alguém sabe? Tenho a mesma dúvida.

Resposta

Link directo:

RE: Dom Afonso III e Sua Descendência - Reconhecimento

#223442 | cacalmei | 11 mar 2009 17:13 | Em resposta a: #148503

Carissimo,

Salvo melhor opinião, está estudado, está documentado e constitui tão somente mais um dado da ascendência. Se fôr mais atrás, vai ter a Maomé. Outra coisa interessante.
Cumprimentos
fpa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 13:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen