Guilherme Henriques de Carvalho, Cardeal, Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Guilherme Henriques de Carvalho, Cardeal, Coimbra

#148722 | jamador | 16 mar 2007 18:22

Guilherme Henriques de Carvalho foi o 9º Cardeal Patriarca de Lisboa.

No entanto nasceu em Coimbra a 1 de Fevereiro de 1793. Era filho de José Ribeiro dos Santos e de Ana Joaquina da Soledade.

Pretendo encontrar o respectivo registo de baptismo. Talvez alguém saiba onde ...


Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

Para Jorge Amado Rodrigues

#148727 | Pedro França | 16 mar 2007 19:13 | Em resposta a: #148722

Caro Jorge:

Quer que eu lhe veja isso p'rá semana ou nem pouco mais ou menos?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para Pedro Fran‡a

#148925 | jamador | 18 mar 2007 10:35 | Em resposta a: #148727

Caro Pedro Fran‡a,

Obrigado pela disponibilidade. Se obtiver alguma informa‡Æo sempre agrade‡o.

Quando tiver tempo.

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

Para Pedro França

#149321 | jamador | 20 mar 2007 18:09 | Em resposta a: #148727

Caro Pedro França,

Da leitura de um registo posso supor embora sem qualquer certeza que Guilherme Henriques de Carvalho se possa ter baptizado em S.Tiago.

O que para mim é importante é no entanto conhecer o nome dos avós (se constar).

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

Para o Jorge Amado Rodrigues

#149591 | Pedro França | 21 mar 2007 21:45 | Em resposta a: #149321

Caro Jorge:

Encontrei o processo de ordenação sacerdotal de Guilherme Henriques de Carvalho, Coimbra, S. Tiago, ano de 1816, cxª 552.
Foi baptº na fregª de S. Tiago/Coimbra, a 10.02.1793, tendo nascido a 01.02 desse ano.
Era filho de José Ribeiro dos Santos e de Ana Joaquina, naturais e moradores na dita freguesia.
Era neto patº de João Ribeiro dos Santos, mercador, natural de S. Martinho de Medelo//Arcebispº de Braga, e de Maria Ribeira(o), de Ourentela, Cordinhã/Cantanhede (senão Ourentã/Cantanhede), moradores em S. Tiago/Coimbra.
Era neto matº de José de São Bento, serigueiro, de S. Tiago/Coimbra, e de Bernarda Joaquina, de Ponte de Mucela/S. Martinho da Cortiça/Arganil.
Os padrinhos foram o tio materno, o Reverendo Bacharel Bento José Henriques de Carvalho, opositor em Cânones e abade de S. Miguel de Papízios/Carregal do Sal, e a madrinha, Angélica Rosa da Purificação.

D. Guilherme Henriques de Carvalho saiu licenciado em Cânones na UC a 18.07.1815.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para Pedro França

#149618 | jamador | 22 mar 2007 10:21 | Em resposta a: #149591

Caro Pedro França,

Mais uma vez obrigado.
Ajudou-me a resolver mais um.

Ao dispor

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Guilherme Henriques de Carvalho, Cardeal, Coimbra

#220983 | chartri | 11 fev 2009 18:45 | Em resposta a: #148722

Lançamento do livro OS PATRIARCAS DE LISBOA
26 Fevereiro 2009, 18:30h | Sacristia nobre do mosteiro de S. Vicente de Fora

Iniciativa do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa, a presente obra, organizada por ocasião do 30º aniversário episcopal de D. José da Cruz Policarpo, visa o estudo biográfico dos Cardeais Patriarcas de Lisboa, desde D. Tomás de Almeida a D. António Ribeiro. Publicação pioneira no panorama da historiografia religiosa em Portugal, a sua qualidade científica é assegurada pela colaboração de um prestigiado leque de investigadores nacionais.

Autores :
António Filipe Pimentel, António Matos Ferreira, D. Carlos A. Moreira Azevedo, Celina Bastos, Filipe Folque de Mendóça, Henrique Pinto Rema, OFM, João Soalheiro, Luís Salgado de Matos, D. Manuel Clemente, Maria Lúcia Brito Moura, Nuno Saldanha, Paulo Fontes, Rui Ramos, Sandra Costa Saldanha, Teresa Ponces, Zília Osório de Castro

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: estou interessado no Frei Doutor D. Patrício da Silva, 7º Cardeal Patriarca de Lisboa e meu tio

Resposta

Link directo:

livro OS PATRIARCAS DE LISBOA

#221000 | jamador | 11 fev 2009 21:10 | Em resposta a: #220983

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Muito grato pela informação recebida.

Vou consultar o livro assim que tenha oportunidade. Estou demasiado longe para assistir ao lançamento.

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Sobrinho do Cardeal Patriarca Guilherme henriques de Carvalho

#264129 | joão reis | 20 out 2010 11:37 | Em resposta a: #221000

Caro Jorge


O Cardeal Guilherme Henriques de Carvalho é de meu especial interesse por ser descendente de uma família por mim estudada (Cunhas da Cortiça ou das Bouças/ S. Martinho da Cortiça).

Na obra "Revelações da Minha Vida" de Simão Luz Soriano, é citado que se concedeu um título de Visconde a um sobrinho do falecido Cardeal, por relevantes serviços prestados por este.

Ora a minha dúvida é exactamente esta: sabe de que sobrinho e título se trata??? tem mais algumas informações adicionais?

Já agora o caro confrade tem alguma relação de parentesco com o referido cardeal?


Diga qualquer coisa.


Cumprimentos

João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Sobrinho do Cardeal Patriarca Guilherme henriques de Carvalho

#264301 | jamador | 24 out 2010 19:39 | Em resposta a: #264129

Caro João,

Peço desculpa mas só agora posso responder.
Quanto à sua questão nada sei que o possa ajudar.
Na verdade não investiguei muito o referido Cardeal.
Interessou-me saber um pouco mais da sua genealogia dado que ele - ainda no início de carreira - foi padrinho de baptismo do meu trisavô, o qual quando adulto passou a usar o nome do padrinho. E assim ficou.
Não consegui encontrar nenhuma relação familiar ou outra, que era o que procurava.

Se puder ajudar em alguma coisa diga sempre.

Cumprimentos
Jorge Amado Rodrgues

Resposta

Link directo:

RE: Sobrinho do Cardeal Patriarca Guilherme henriques de Carvalho

#264897 | joão reis | 06 nov 2010 15:50 | Em resposta a: #264301

Caro Jorge

Agora sou eu que lhe peço desculpa, mas não lhe pude responder antes.

O caso do seu trisavô, suscita-me curiosidade - por acaso ele utilizou os apelidos Henriques de Carvalho, de onde ele era ?(Coimbra, São Martinho da Cortiça, Lavegadas, Fríumes ou Tondela?)

Diga-me qualquer coisa,

Com os melhores cumprimentos


João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Sobrinho do Cardeal Patriarca Guilherme Henriques de Carvalho

#265084 | jamador | 10 nov 2010 12:37 | Em resposta a: #264897

Caro João,

Só por um acaso aqui vim parar de novo, uma vez que não recebi informação de que me tinha deixado uma mensagem. E nem percebi porquê.

De facto o meu trisavô a partir de certa altura - após casamento - passou a utilizar o nome do seu padrinho, Guilherme Henriques de Carvalho.
E foi o nome que ficou, nomeadamente o que é referido em registos posteriores de filhos e netos.
Pelo menos um dos filhos manteve também estes apelidos no seu próprio nome.
Tanto quanto julgo saber viveu numa zona de Coimbra que pertencia a Santa Cruz e mais tarde integrada em Santo António dos Olivais.
Só conheço o rasto de dois filhos. Um ficou em Coimbra o outro foi para Lisboa.

Espero ter respondido. Disponha sempre.

Cumprimentos
Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Sobrinho do Cardeal Patriarca Guilherme Henriques de Carvalho

#265243 | joão reis | 13 nov 2010 19:54 | Em resposta a: #265084

Caro Jorge


O facto de o seu trisavô herdar o nome do padrinho, deixa-me curioso quanto ao parentesco com o cardeal.

O cardeal Guilherme Henriques de Carvalho, deve os seus apelidos à sua avó materna Bernarda Joaquina, filha de Bernardo Henriques de Carvalho, de Friúmes e de Maria da Serra, da Ponte da Mucela (meus 7ºs avós).

Esta Maria da Serra é também bisneta de Bento da Cunha, dos Cunhas da Cortiça (meu 10º avô, duas vezes) de cuja descendência eu me ocupo pormenorizadamente. Por esta razão me interesso tanto pelo seu trisavô, que pode constituir mais uma linha de descendencia dos Cunhas, que desconheço.

Os avós maternos do cardeal viveram em Coimbra, dos seus filhos apenas conheço o padre Bento Henriques de Carvalho e Ana Joaquina (mãe do cardeal), mas é mais que provável que tenham havido outros, provavelmente algum deles é progenitor do seu trisavô.

Caso queira desenvolver melhor este assunto, diga qualquer coisa.

Um abraço

João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

Guilherme Henriques de Carvalho, Cardeal, Coimbra

#410170 | jamador | 02 dez 2018 19:01 | Em resposta a: #265243

Caro João,
Não sei se este assunto ainda tem interesse para si.
Hoje, por mero acaso, aqui vim parar de novo e lembrei-me de que tenho um documento que talvez lhe possa interessar.
Trata-se do testamento do Cardeal D.Guilherme que consegui obter com a ajuda de um primo.
Se lhe interessar deverá deixar-me o seu endereço de email.
O meu é "rodrigues ponto amado arroba gmail ponro com".

Um abraço
Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 06:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen