Aranhas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões

ARANHAS

#149015 | joseantonioreis | 18 mar 2007 19:55

Caros amigos,

O neto de Gaspar Aranha Coutinho, Cavaleiro Fidalgo e M. da Real Câmara em 1584, Baltasar da Mota Teixeira, nasceu a 10.12.1642, na fregª de Pacinhos, concº de Penafiel e emigrou para o Brasil, onde se estabeleceuem Inhambupe da Praia (Baía) e onde vivia de suas fazendas em 1696, conforme consta do processo para FSO que se iniciou em 1676, tendo casado na Baía com Dona Isabel da Rocha, filha de Domingos Rodrigues da Rocha, FSO e de sua mulher, Catarina Correa de Brito.

Algum dos companheiros de lista terá notícias deste casamento e eventual descendência no Brasil?

Cumprimentos

José António Reis

Porto-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: ARANHAS

#149029 | Rui Jesuino | 18 mar 2007 20:58 | Em resposta a: #149015

Caro José,

Em relação à descendência do casamento que falou não tenho conhecimento. Em relação à família Aranha se tiver interessado tenho notícia de Francisco Xavier do Rego Aranha, advogado estabelecido em Elvas no início do séc. XIV.

Resposta

Link directo:

RE: ARANHAS

#149184 | Marco | 19 mar 2007 17:36 | Em resposta a: #149029

Caro Rui Jesuino,

Obrigado, mas de momento estou a estudar os "Aranhas" do Porto, Penafiel, Marco, Baião...
De qualquer modo sabe a naturalidade desse advogado?
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: ARANHAS

#149201 | Rui Jesuino | 19 mar 2007 18:42 | Em resposta a: #149184

Caro José António Reis,

A informação que possuo acerca deste advogado em Elvas nesta data prende-se com um documento que só fala da sua existência sem mais detalhes. Não sei por isso qual seria a sua naturalidade embora tenha deixado descendência na cidade.

Resposta

Link directo:

RE: ARANHAS

#175223 | Jorge75 | 04 dez 2007 16:46 | Em resposta a: #149015

Caro José António Reis,

Não existe a freguesia de Paçinhos em Penafiel.
Terá existido? Qual é o nome actual?

Também teno algum interesse em perceber a ascendência e descêndenia dos Aranhas e dos Fonsecas Coutinhos...

Haverá algo em comum?

Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: ARANHAS

#175224 | Jorge75 | 04 dez 2007 16:49 | Em resposta a: #149184

Caro José António Reis,

Se me enviar os dados que tiver sobre os "Aranhas" de Penafiel, eventualmente posso ajuda-lo.

Recordo-lhe que estes tiveram e ainda têm familiares em Fonte Arcada, Lagares e Ordins (Lagares).

Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: ARANHAS

#175255 | Marco | 04 dez 2007 22:41 | Em resposta a: #175223

Caro Jorge:

A freguesia de São Miguel de Pacinhos encontra-se, hoje anexada à freguesia de Boelhe. Américo Costa regista conjuntamente as freguesias de Boelhe e Pacinhos, P. Marques regista-as separadamente e F. Mattos regista Pacinhos como uma povoação da freguesia de Boelhe. Pertenceu ao extinto bispado de Penafiel. Arcediagado de Penafiel (século XII). Comarca eclesiástica de Penafiel - 2º distrito (1856; 1907).
História custodial
Incorporações efectuadas pelo Arquivo de São Vicente e pela Conservatória do Registo Civil de Penafiel, em 15 de Julho de 1940, 29 de Abril de 1951, 22 de Dezembro de 1958 e em 29 de Outubro de 2001. Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto, o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel. Em 2005 a descrição passou a estar disponível a partir da aplicação de descrição arquivística DigitArq.

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: ARANHAS

#175271 | Jorge75 | 05 dez 2007 00:06 | Em resposta a: #175255

Caro José António Reis,

Muito obrigado pelo esclarecimento...

É certo que da forma que estava me criou confusão, sendo eu um conhecedor mediano das freguesias de Penafiel e, está claro, um mau conhecedor da história das suas freguesias... (mea culpa)

No sentido de cultivar/aprofundar estes meus conhecimentos, sempre que lhe ocorra/surga algo ligado a Fonte Arcada, muito apreciarei se tiver a amabilidade de me enviar.

Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen