Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#149053 | marcelaalmeida | 19 mar 2007 02:39

Gostaria de vossa ajuda se alguem souber como posso obter informacoes de:

1 - Antonio Marques Dias de Souza (nasceu????) em Portugal
Faleceu no dia 03/04/1904 em Fortaleza
2 - Filho de :
Manoel Marques Dias de Souza (português)
Residia em Sobradelo da Gama Pôvoa de Lanhoso

3 - Antônio Marques Dias de Souza

4 - teve uma filha Victoria Marques Cavalcante

5 - teve uma neta Maria Amélia Cavalcante

6 - teve uma bisneta Vitória Cavalcante Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#171192 | M.Ribeiro | 29 out 2007 16:07 | Em resposta a: #149053

Cara Marcela Almeida

Olhando as mensagens mais antigas deparei com a sua. Estou para pesquisar os dados de uma antepassada minha, Joaquina Dias de Souza, que casou com José Ferreira de Sá por volta de 1875, na Freguesia de Sobradelo da Goma, Concelho de Póvoa do Lanhoso, Distrito de Braga.

Você pode pedir por email a pesquisa de António Marques Dias de Souza no Arquivo Distrital de Braga ou na Conservatória do Registro Civil de Póvoa do Lanhoso, tendo pelo menos uma data aproximada do nascimento. Você também pode começar a pesquisa por Manoel Marques Dias de Souza, o pai do António.

Fortaleza, a que você se refere como local de falecimento é a cidade capital do Ceará, no Brasil, ou fica em Portugal?

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#175906 | M.Ribeiro | 10 dez 2007 17:54 | Em resposta a: #171192

Cara Marcela Almeida

Pesquisando tópicos relativos à freguesia Sobradelo da Goma, Concelho Póvoa do Lanhoso, encontrei novamente nossas mensagens, com datas tão distantes uma da outra.
Não sei se você ainda frequenta o fórum, mas vou insistir...
Consegui a data de nascimento de minha antepassada, Joaquina Dias de Souza, como sendo em 20/12/1841. Ela casou-se em 26/5/1874 com José Ferreira de Sá. O filho deles, também José Ferreira de Sá, nascido em 1876, veio para o Brasil em 1905. Joaquina Dias de Souza era filha de José Dias de Souza e de Ignácia Esteves, nascidos provavelmente por volta de 1820. Acredito que haja ligação com os seus António Dias de Souza e Manuel Dias de Souza, de Sobradelo da Goma, Póvoa do Lanhoso.

Conto com a sorte para ter uma resposta, caso você os tenha pesquisado.

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#175934 | M.Ribeiro | 10 dez 2007 19:54 | Em resposta a: #149053

Cara Marcela Almeida

Após a mensagem de 29/10/2007 estou enviando outra em 10/12/2007.
Suponho que seja neste espaço que eu tenha que escrever para que você receba um aviso do Geneall no seu email, já que fui eu que recebi um da minha própria mensagem, escrita mais abaixo.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#175935 | M.Ribeiro | 10 dez 2007 19:55 | Em resposta a: #149053

Repetindo a tentativa de aviso.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#175946 | marcelaalmeida | 10 dez 2007 20:21 | Em resposta a: #175906

Ola Marli,
Consegui a certidao de nascimento de Antonio Marques Dias de Souza (Povoa do Lanhoso, 1851) filho de Manoel Marques e Victoria Dias de Souza. Serah possivel que Victoria e Joaquina fossem parentes? (irmas, talvez?)
Antonio Marques Dias de Souza foi para o Brasil e deu origem a minha familia, falencendo em Fortaleza (Brasil) em 1904.
Atenciosamente,
Marcela Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#175952 | M.Ribeiro | 10 dez 2007 21:08 | Em resposta a: #175946

Oi, Marcela

Nem acredito que desta vez encontrei você por aqui tão prontamente!
Pelas minhas contas, dá entre elas uma diferença de talvez 10 anos, ou menos, já que a Joaquina nasceu em 1841 e a Victória em 1851 teve o António. Estranho o Marques não ser colocado depois do Dias de Souza. Será que queriam preservar a linha dos seus Dias de Souza? São conjecturas. Como poderemos esclarecer isto? Como já temos os nomes dos pais da Joaquina, seria interessante pedir a cópia da certidão da Victória, na Conservatória, mas não vi os nomes dos avós do António. Tenho conseguido fotocópias enviando 2 moedas de euros junto ao pedido, após confirmação por email de que foi encontrado o que se procurava. Na certidão do António Marques Dias de Souza deveria constar o nome dos avós, e não só os nomes dos pais, como era praxe. E aí o mistério estaria resolvido. Sem isto, acho que fica difícil esclarecer. Que pena!

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#175994 | marcelaalmeida | 11 dez 2007 01:20 | Em resposta a: #175952

Achei!
avos paternos: Bento Marques e Theresa de Affonseca Mattos
maternos: Antonio Manoel Dias e Antonia Joaquina De Sousa
Alguma pista?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias de Souza- Povoa de Lanhoso

#176002 | M.Ribeiro | 11 dez 2007 10:10 | Em resposta a: #175994

Oi, Marcela

Então os seus Dias de Souza vêm da junção do Dias do avô com o de Souza da avó do António. Agora ficou esclarecido.
Mas eu vou continuar a minha pesquisa para ver se isto também acontece com os meus.
Que bom que você achou os nomes dos avós. Agora é só contar uns vinte anos para trás, para cada geração, se quiser continuar a sua também, caso conste as respectivas freguesias dos quatro avós do António. Teoricamente, se o António nasceu em 1851, o casamento dos pais dele pode ser pedido como por volta de 1850. Depois o nascimento também dos pais, já que na certidão de casamento consta a idade dos noivos e que deverá ser por volta de 1830. E depois os casamentos dos avós e então os nascimentos, que deverão vir nas respectivas certidões, por volta de 1810. Normalmente, em cada certidão conseguida, de nascimento ou de casamento, consegue-se uma geração para trás, pelo lado paterno e pelo materno. Segundo aprendi aqui no fórum com o Lourval, que me ajudou nas pesquisas iniciais, o casamento costumava acontecer nas freguesias de nascimento das noivas.

A freguesia do meu pessoal continua a ser Sobradelo da Goma.

Boa sorte nas suas pesquisas.

Marli.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 05:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen