Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Brasil

Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149124 | shyanna | 19 mar 2007 14:39

Meu Nome é Ana De Sousa. Vivo na Suiça dsd 1981. Hà mais de 10 anos q procuro o pai do meu pai, que por volta de 1950 (altura em q nasceu o meu pai) foi para o brasil e nunca teve contacto com o meu pai. O nome dele é Manuel da Silva, pelo q sei é natural do distrito Penacova e talvez ja nem seja vivo. Mas talvez os filhos (meios-irmaos do meu pai) ou primos e primas tenham a mesma vontade q eu de nos conheçermos? Ficaria contentissima se finalmente encontras-se o resto da familia pq meu pai ja nao tem ninguem da familia dele q eu conheça.

Resposta

Link directo:

Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149146 | Lourval | 19 mar 2007 15:34 | Em resposta a: #149124

Cara Shyanna,

Quais são os nomes dos pais do Manuel da Silva?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149216 | Cristina C | 19 mar 2007 20:05 | Em resposta a: #149124

Cara Ana,

Obtenha primeiro a certidão de nascimento de seu pai. Isto porque, "Manuel da Silva" é o nome português mais comum. Existem muitos! Portanto, aconcelho-a a reunir mais dados para que então possa obter uma resposta mais satisfatória do lado brasileiro.

Com a certidão de nascimento que deverá pertencer à conservatória do local de nascimento, obterá os dados que depois a poderão dirigir ao passaporte, que indicará o ano de emigração, se tiver sorte, e daí solicita o registo de seu avô no Brasil, e quem sabe nesse documento vem uma morada.

Boa sorte.

CC

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149261 | shyanna | 20 mar 2007 08:43 | Em resposta a: #149216

Bom dia Cristina
Muito obrigada pela sua resposta. O problema é q o meu avô nao apareçe na certidao de nascimento do meu pai. Como ele nao era casado com a minha avó e logo que ela engravidou ele desapareceu. Ela nao deixou q se mencionas-se o nome dele em parte nenhuma. Assim q os unicos dados q tenho é o que contaram ao meu pai qd ele era ainda jovem. Eu sei q é muito dificil pois Manuel da Silva realmente é um nome mais q comum e calhando nunca o encontrarei.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149262 | shyanna | 20 mar 2007 08:46 | Em resposta a: #149146

Bom dia Lourval. Nao faço nem ideia. Ele deve ter agora uns 85 anos. O meu pai so conheçe o nome dele e pelo q lhe disseram ele era do distrito de Penacova. O problema é q ele nem aparece na certidao de nascimento do meu pai, pq nao era casado com a minha avó e assim q ela engravidou ele desapareceu para o brasil.
Eu sei q talvez nunca encontrarei.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149276 | Lourval | 20 mar 2007 12:06 | Em resposta a: #149124

Cara Ana de Sousa,

Eu pedi ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro pelo prontuário de Manuel da Silva, português, nascido em Penacova, morador na cidade do Rio de Janeiro e que chegou ao Brasil cerca de 1950. A sorte está lançada, agora é esperar.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149289 | Cristina C | 20 mar 2007 14:29 | Em resposta a: #149124

Cara Ana,
Bons dias.

Compreendo melhor a situação após a sua explicação. De facto, é uma agulha no palheiro! Mais ainda, por o parentesco ser-lhe atribuído de "ouvido", sem nada que lhe dê consistência. Por isso desejo-lhe já muita sorte. Estou a torcer para que possa facultar a seu pai um desfecho a respeito desse mistério.

"Conheço" o confrade Lourval de uma situação similar e espero que o Manuel por ele solicitado seja aquele que procura. ( O meu também é Manuel) Mas por tudo o que revelou, devo-lhe sugerir a possibilidade de, futuramente, considerar a possibilidade de realizar um exame de ADN para garantir qualquer parentesco com quem possa vir a descobrir. Sou fascinada por genética e este é um campo onde a sua aplicação seria bem aplicada e bem necessária.

Saiba que aqui em Portugal está alguém a torcer por si! :)

Cristina C

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janei

#149299 | shyanna | 20 mar 2007 15:55 | Em resposta a: #149276

Caro Sr. Lourval
Muito muito muito obrigado por tudo. Nao imagina qt ficaria feliz se realmente o seu esforço des-se resultado! Mais uma vez muito obrigado!
Cumprimentos
Ana De Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149301 | shyanna | 20 mar 2007 15:58 | Em resposta a: #149289

Cara Cristina C

Agradeço imensamente os seus esforços! O problema da ADN é que estou no estrangeiro e acho q sera minha ultima opçao. Este verao estarei de novo em portugal e tentarei saber mais e eventualmente consigo mais dados.
Mais uma vez muito obrigada!

Um abraço
Ana de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149324 | cverde | 20 mar 2007 18:27 | Em resposta a: #149124

Cara Ana

Caso nada consiga no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (estou torcendo para que tal não aconteça, acredite) outro caminho a tentar poderá ser um pedido de pesquisa ao Governo Civil de Coimbra (Penacova é um concelho do distrito de Coimbra) do documento comprovativo da emissão, por volta de 1950, de um passaporte para o Brasil em nome de Manuel da Silva natural do concelho de Penacova. Caso seja localizado certamente lhe daria novas pistas para pesquisar.

Boa sorte

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#149414 | shyanna | 21 mar 2007 09:11 | Em resposta a: #149324

Caro Luis
Muito obrigado. Ja é uma grande ajuda. é que ja nao sabia mesmo como seguir. mas vou tentar seguir o seu conselho. Mais uma vez muito obrigado.
um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Procuro meu avô Manuel da Silva - Rio de Janeiro

#277372 | jessyana | 31 mai 2011 16:38 | Em resposta a: #149414

ate ao dia de hoje, nada se conseguiu. é mesmo como procurar uma agulha num palheiro. :( estou desmotivada. :(

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 13:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen