Origem do apelido Bonaparte

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Origem do apelido Bonaparte

#149220 | Bonaparte | 19 mar 2007 20:21

Olá a todos!
O meu nome é Nuno Bonaparte, e sempre tive curiosidade em saber a origem do meu apelido, uma vez que que se trata de um apelido bastante conhecido.
Todas as pesquisas que efectuei até agora (não foram muitas, verdade se diga) foram desembocar apenas a duas famíllias, sendo que uma estará ligada, claro, ao famoso Imperador francês, Napoleão Bonaparte.
A minha familia paterna, que eu tenha conhecimento, será toda da zona do Porto.
Será que alguém me poderá elucidar sobre a possibilidade de algum Bonaparte poder ter vindo para portugal e por cá deixar descendência?
Obrigado desde já a todos os que possam ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Bonaparte

#149233 | safira | 19 mar 2007 22:37 | Em resposta a: #149220

Bonaparte
Tente fazer a árvore genealógica da sua mãe, o que não será certamente muito trabalhoso, pois não precisa de ir além do tempo de Bonaparte
Vá "mãos à obra"
Safira

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Bonaparte

#149269 | francandrade | 20 mar 2007 11:21 | Em resposta a: #149233

Caro Nuno Bonaparte,

Eu também estou muito interessado no seu caso. A genealogia da(s) Família(s) Bonaparte interessa-me muito. Daquilo que conheço, penso que nenhum dos descendentes de Carlos Bonaparte e Leticia Ramolino terá vivido em Portugal (apenas que o Príncipe Luciano Bonaparte, irmão do Imperador Napoleão I, chegou a ser Embaixador em Madrid e teve influência directa nos assuntos portugueses - mas não tenho conhecimento que tenha deixado filhos em Espanha).
Daquilo que se conhece, a Família Bonaparte tem origem na Córsega e em Itália. Parece que há dois ramos da família em Itália, um com origem em Sarzane e outro com origem em San Miniato. Há mesmo uma acesa disputa entre estas duas terras, pois ambas reclamam ser a origem da Família Imperial Francesa. Penso que a linha apresentada aqui no Genea Portugal reflecte a genealogia apresentada pelos Bonapartes de Sarzane. Mas eu tenho um artigo publicado na revista do "Souvenir Napoleonien" (associação cultural francesa que se destina ao estudo do 1º e 2º Impérios Napoleónicos e a tudo que diga respeito aos Bonapartes e à sua herança histórica, cultural, política), da autoria de uma Srª Elena Pinori, que apresenta uma genealogia da Família Bonaparte, com base nos estudos de San Miniato e que é substancialmente diferente daquela que aparece aqui no Genea Portugal. Neste momento, estou à espera de um livro, que encomendei através da Net, precisamente sobre os Bonapartes de Sarzane. Quero comparar as duas linhas com outros dados e tentar perceber até que ponto o estudo de Sarzane aparece bem documentado.
Para além, desta divergência (Sarzane e San Miniato) posso-lhe referir que, na árvore apresentada por Elena Pinori aparece ainda um ramo Bonaparte que se terá estabelecido na cidade italiana de Lucca, a partir de 1428 e que terá tido descendência.
Não sei se a sua família terá origem portuguesa ou se terá vindo de fora (de França ou de Itália). Na sua família nunca foi comentada qualquer possível origem francesa ou italiana do vosso nome? Sei que existe também em Portugal uma família Napoleão. Penso que não existirá qualquer relação entre estas 2 famílias...mas, nunca se sabe. Por acaso, já alguma vez contactou com alguém dessa família?
A sua família Bonaparte viveu sempre no Porto? Em que freguesias? Acho que devia começar pelo registo de nascimento de seu Pai, tentando descobrir qual a freguesia de nascimento de seu Avô. A partir daí podería tentar descobrir qual a freguesia de nascimento de seu Bisavô, e por aí fora. (os registos de casamento e de óbito também poderão interessar). É um trabalho demorado...e nem sempre fácil. Mas, se a família viveu sempre na mesma freguesia, torna-se relativamente fácil chegar até ao séc. XVIII. Por outro lado, se a sua família tiver origem estrangeira, também esses registos o poderão indicar.
Penso que os registos do distrito do Porto estão a começar a ser disponibilizados on-line, através do site do Registo Civil mas, de momento, ainda há pouquíssimas freguesias disponíveis.

Vamos mantendo o contacto. Logo que eu receba o tal livro sobre os Bonaparte de Sarzane, dir-lhe-ei qualquer coisa.

Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Bonaparte

#150872 | francandrade | 01 abr 2007 11:45 | Em resposta a: #149269

Caro Nuno Bonaparte,

Recebi finalmente o tal livro de que lhe falei na minha última mensagem (Federico Galantini, Napoléon et Sarzane - les origines italiennes des Bonaparte, Éditions Michel de Maule, 2004). De acordo com o autor deste livro o apelido Buonaparte é comum a muitas famílias italianas, que não terão necessariamente qualquer ligação entre si. É um apelido que significa tão só aqueles que estão do bom lado ou que são do bom partido - no caso do ramo Bonaparte mais conhecido na história a origem deste apelido prender-se-à com as guerras medievais entre o poder imperial e o papa, entre guelfos e gibelinos. Mas poderão existir outros ramos sem qualquer relação familiar com este. Federico Galantini refere a existência de Bonapartes em Treviso, Bolonha, Florença, Lucca, San Miniato e Sarzane. Parece até que haverá uma origem comum florentina dos Bonapartes de Sarzane e de San Miniato (as duas cidades que mais consistentemente se reclamam como sendo a origem da Família Imperial). De todo o modo, também Elena Pinori, no artigo "Les origines des Bonaparte à San Miniato" (publicado na Revue du Souvenir Napoleonien de Abril-Maio de 2006) refere um ramo Bonaparte de origem florentina que se terá estabelecido em Lucca durante o séc. XV.

De todo o modo, parece não restar qualquer dúvida de que o apelido Bonaparte é de origem italiana, constando de inúmeros documentos da época medieval em várias cidades italianas. O afrancesamento do nome (que passou de Buonaparte para Bonaparte) só se dá com próprio Napoleão I e sua Família que, ao estabecerem-se em França, adoptam definitivamente a grafia francesa do nome.

De momento é o que lhe posso dizer,
Já tem conhecimento das freguesias de nascimento de seu Pai e Avô? Sabe há quantas gerações existem Bonapartes em Portugal? Era interessante estabelecer a genealogia Bonaparte em Portugal e a partir do primeiro Bonaparte português tentar perceber qual a origem da V/ Família.

Se tiver mais novidades escreverei neste Fórum,
Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Bonaparte

#150887 | Pedro França | 01 abr 2007 15:32 | Em resposta a: #150872

Caro Francisco:

Como é da tradição onomástica portuguesa, muitos apelidos têm sua origem em alcunhas. Já considerou a hipótese desse apelido ter surgido em Portugal por força de uma alcunha? Ainda para mais centrada na cidade do Porto, uma das localidades que mais sofreu com as invasões francesas (em especial a 2ª)? Sabe qual a posição adoptada pelos antepassados do Nuno Bonaparte perante os franceses, numa altura em que Portugal ainda era pré-liberal?
Sabe, bonapartistas sempre os houve, mesmo em Portugal. Por isso entendo que, para lá da lógica da origem numa linha imperial, também deveria ser considerada esta outra possibilidade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Bonaparte

#150932 | francandrade | 01 abr 2007 22:35 | Em resposta a: #150887

Caro Pedro França,
Agradeço a sua contribuição. É claro que, nestas questões, há que colocar sempre a possibilidade de um determinado apelido começar pelo uso ou atribuição de uma alcunha. E neste caso é até uma séria possibilidade a ter em conta. O que não invalida o interesse em analisar o aparecimento do apelido Bonaparte a partir das cidades italianas do Medioevo.
O meu interesse principal, não o vou negar, prende-se com a genealogia dos Bonapartes que deram origem à Família Imperial. Mas, de todo o modo, ainda que a sua possibilidade de origem deste apelido em Portugal (com base numa alcunha) fosse a real, não deixaria de haver aqui um caso interessante de influência napoleónica em Portugal. Reparou concerteza que, numa das minhas anteriores mensagens, me referi à existência de uma (ou várias) famílias portuguesas que usam o nome Napoleão. Creio que em alguns destes casos (ou até em todos) poderá realmente o apelido ter tido origem numa alcunha, provavelmente dada a alguém que mostrava alguma simpatia pela figura ou pelas ideias do Imperador Napoleão I (ou até do Imperador Napoleão III, agora menos conhecido entre nós mas que chegou a desfrutar de bastante simpatia entre os portugueses do séc. XIX). Basta ler Pinheiro Chagas e o seu "Major Napoleão", ou até Almeida Garret e as "Viagens na minha terra", ou reparar na fantástica aventura da Legião Portuguesa ao serviço de Napoleão, para se perceber que os Imperadores despertaram alguma simpatia em Portugal durante o século XIX.
A hipótese alcunha é uma fortíssima possibilidade. A hipótese de haver alguma relação com a Família Imperial é uma remotíssima possibilidade (na qual sinceramente não creio). Mas existe uma terceira hipótese, a de algum Bonaparte, de outras cidades italianas que não Sarzane nem San Miniato (as que estão melhor estudadas), ter em algum momento passado a Portugal.
De todo o modo, penso que caberá ao Nuno Bonaparte encetar uma investigação acerca dos seus antepassados Bonapartes. Se eles viveram sempre na cidade do Porto, não seria dificil localizar os antepassados do Nuno Bonaparte, pelo menos até ao início do séc. XVIII. Se nos registos aparecer algum dos seus antepassados como filho de quem não usa o nome Bonaparte, a hipótese alcunha ganha consistência. Mas se nos registos aparecer um antepassado natural de outro país da Europa (França ou Itália) então o caso muda de figura.
Cabe a palavra ao Nuno Bonaparte. Eu confesso que sempre senti curiosidade pela existência de pessoas com apelido "Bonaparte" em Portugal.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Bonaparte

#150962 | NBA | 02 abr 2007 11:13 | Em resposta a: #150932

Caro Nuno Bonaparte

Recomendo-lhe o mesmo que os outros colegas. Faça uma busca nos registos paroquiais do Porto. Além disso, devo dizer-lhe que conheço no Porto um sr. de nome Eduardo Napoleão Coelho, e que no século XIX ali viveu Artur Napoleão dos Santos, pianista de reputação que fez carreira internacional, iniciada na sua infância, o que fez com que o designassem de criança-prodígio. Se for ao website da Biblioteca Nacional Digital (www.purl.pt) e fizer uma busca pelo seu nome, encontrará um retrato deste artista feito quando ainda era criança.
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Bonaparte

#151381 | Bonaparte | 05 abr 2007 03:31 | Em resposta a: #150962

Caros amigos,
Agradeço a contribuição de todos.
No entanto, não me é particularmente fácil, conseguir dirigir-me às conservatórias onde os meus antepassados poderão estar registados, uma vez que actualmente resido no sul do país e torna-se dificil deslocar-me ao Porto para encetar uma busca pormenorizada sobre os meus antepassados.
O único dado de que disponho é que o meu pai é natural da freguesia de Cedofeita no Porto, mas a partir daí, será muito complicado apurar mais dados.
Pena não ser ainda possivel efectuar consulta ou mesmo pedido de certidões dos nossos familiares através da Internet.
Talvez um serviço que poderá passar a estar disponivel daqui a alguns anos.
Obrigado a todos!

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Bonaparte

#151437 | NBA | 05 abr 2007 17:36 | Em resposta a: #151381

Caro Nuno Bonaparte

Com o nome completo, data e a freguesia de nascimento do seu pai, pode dirigir-se à Conservatória do Registo Civil da localidade onde vive e solicitar o registo de nascimento narrativo completo do seu pai. As conservatórias fazem este serviço para pessoas que não se podem deslocar facilmente, como é o seu caso. Pode pedir cópia do registo original ou transcrição. Se explicar à funcionária ou funcionário qual é o objectivo da certidão, em princípio, o valor a cobrar por este serviço é muito acessível.
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

Origem do apelido Bonaparte

#371461 | Patricia Bonaparte | 04 jul 2016 02:53 | Em resposta a: #149220

eu tambem sou bonaparte!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 23:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen