Origem do nome Sabença alguém me ajuda?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Origem do nome Sabença alguem me ajuda?

#149226 | 08061966 | 19 mar 2007 21:57

Caros amigos ,
tive a grande alegria de encontrar primos no Brasil, ora eles me pediram a origem do nome Sabença e não sou capaz de responder sò sei que quer dizer sabedoria, saber, mais falta o resto de onde vem ;Eu que sou principiante pensei que até pudesse vir do nome Sà sera que alguem me ilumina?
Desde de jà agradeço .
Cumprimentos e uma boa Pascoa a todos
Fernanda Martins

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Sabença alguem me ajuda?

#149667 | 08061966 | 22 mar 2007 14:26 | Em resposta a: #149226

volto a reiterar este topo ,porque estou um pouco(muito) perdida com este nome não consigo obter informações em lado nenhum ,onde posso mais procurar ?

Cumprimentos
Fernanda Martins

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Sabença alguem me ajuda?

#150681 | 3888 | 30 mar 2007 12:38 | Em resposta a: #149667

Cara Senhora:

O Dicionário da Lingua Portuguesa, de J.
Almeida Costa e outro, 6ª ediçâo, da "Porto Editora", dá para "sabença", forma popular com o significado de "sabedoria e erudição", derivada do latim "sapientia".
No Alto Douro, há cerca de 60 anos, as crianças do povo pediam aos seus pais, padrinhos, tios, padres e antepassados mais velhos a "Sabença", ou seja a corrupção de "Sua Benção", muitas vezes seguida do beija-mão.
A promiscuidade educativa que se generalizou fez esquecer estes costumes. Não sei se noutras regiões este costume era comum e a expressão a mesma.
Os meus cumprimentos. António Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Sabença alguem me ajuda?

#150781 | safira | 31 mar 2007 16:25 | Em resposta a: #150681

Estou perfeitamente de acordo com a opinião do 3888; sou Ribatejana, de Pontevel,uma vila do concelho do Cartaxo, e era comum.pedir-se a Benção aos pais, avós. padrinhos, etc.Era de um modo geral uma saudação matinal,em relação aos familiares mais próximos, com quem se vivia ou aos mais distantes, quando se encontravam:" Dê-me a sua benção padrinho" depois, Sabenção padrinho?" e por fim só "sabença mê pai?. "sabença nhã mãe?" etc....

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen