Família Santos Pato

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões

Família Santos Pato

#149454 | IsabelFont | 21 mar 2007 12:51

Caros Confrades,
Encontrei e comprei a revista nº27 da Aqua Nativa, donde consta um artigo escrito por Luis Seabra Lopes, que julgo ser o mesmo conhecido genealogista participante neste forum, sobre a família Santos Pato nos séculos XVI a XX.
Estou tentando encontrar pistas para elaborar árvore genealógica de família por afinidade - exactamente SANTOS PATO.
O ascendente mais antigo Santos Pato de que tenho conhecimento é o avô de meu ex-marido, Álvaro dos Santos Pato (não sei se o nome está completo), que terá nascido na Curia, pelos finais dos anos de 18xx e que casou com Ernestina Pita Cunha (dos Santos Pato). Este senhor, salvo erro foi juíz, esteve/viveu em Moçambique, e teve vários filhos deste casamento.
Fui uma vez ao Troviscal, nos idos anos 70 para conhecer alguém da família, que penso que foi o Engº Mário dos Santos Pato.
Será que alguém me consegue dar pistas para a elaboração desta árvore?
Grata por qualquer informação

Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#149492 | CesarPaulo | 21 mar 2007 15:28 | Em resposta a: #149454

Cara Maria Isabel

Tenho pesquisado a mesma região, porém, não da mesma família. Gostaria de ler este artigo que menciona da revista, teria como enviar-me uma cópia por e-mail? Se puder fico-lhe imensamente agradecido, meu e-mail: c e s a r p a u l o 2 5 ( arroba ) h o t m a i l . c o m , tudo junto sem espaços como escrevi aqui.
Caso eu encontre algo dos Santos Pato te inofrmo. Com cumprimentos,

César Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#149497 | IsabelFont | 21 mar 2007 16:02 | Em resposta a: #149492

Caro César Paulo,
Infelizmente não posso enviar o artigo porque não está digitalizado; comprei a revista mesmo - está em papel e é grande. É a revista nº 27 Aqua Nativa (custa 7,5€), cujo director é o Dr. Carlos Alegre. Na altura encontrei um site na Internet e um contacto por telemóvel. Mas pode comprá-la á cobrança pedindo/escrevendo para Aqua Nativa, apartado 117, 3780-205, Anadia.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#149654 | IsabelFont | 22 mar 2007 12:36 | Em resposta a: #149454

Caros confrades,
Renovo o tópico:
Estou tentando encontrar ajudas para elaborar árvore genealógica de família por afinidade - SANTOS PATO.
O ascendente mais antigo Santos Pato de que tenho conhecimento foi o avô de meu ex-marido, de seu nome Álvaro dos Santos Pato (não sei se o nome estará completo), que terá nascido na Curia, pelos finais dos anos de 18xx e que casou com Ernestina Pita Cunha (dos Santos Pato). Este senhor, salvo erro foi juíz, esteve/viveu em Moçambique, e teve vários filhos deste casamento.
Fui uma vez ao Troviscal, nos idos anos 70 para conhecer alguém da família, que penso que foi o Engº Mário dos Santos Pato.
Será que alguém me consegue dar pistas para a elaboração desta árvore?
Grata por qualquer informação
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#149805 | Alvares | 23 mar 2007 11:07 | Em resposta a: #149654

Cara Isabel Foutoura,

alertaram-me para o seu pedido de ajuda.

Sobre os seus Santos Pato, não tenho mais informação do a que consta da introdução do meu artigo, que aqui transcrevo:

"Um outro grupo de famílias que usam/usaram a conjugação de apelidos Santos-Pato tem o seu foco na freguesia bairradina da Mamarrosa. Facilmente consegui localizar a presença desta gente no lugar de Caneira, Mamarrosa, já na segunda metade do século XVIII. [Em nota:] Um Teodósio dos Santos Pato, dali natural, casou e foi morar para a Mamarrosa, sendo seu filho Manuel dos Santos Pato, ordenado sacerdote em 1839 (AUC, Ordenações Sacerdotais, Manuel dos Santos Pato, Mamarrosa, 1839). Alguns destes Patos ficaram bem conhecidos na região. É o caso do Eng. Mário dos Santos Pato, do Troviscal, n. 1891, engenheiro agrónomo e grande enólogo português (Pato, 1991), o comandante de mar e guerra Jaime dos Santos Pato, também do Troviscal, mas com casa construida em Barrô na década de 1920 (Fernandes, 2004, p. 189-192 e 100-103), ou o Eng. Luís Pato, prestigiado produtor-engarrafador de vinho Bairrada, morador em Óis do Bairro."

Talvez encontre informação adicional em:
M.L. Pato, Mário Pato: o Homem e a Obra, 1991.
Armor Pires Mota, Mamarrosa Milenária, 1993.

De resto, é uma questão de procurar os registos (paroquaial/civil) do seu Alvaro dos Santos Pato e ir recuando no tempo. Estou convencido que o acabará por entroncar nos da Mamarrosa.

Interessante seria saber se os Santos Pato da Mamarrosa entroncam nos que eu estudei, que estão documentados em Sangalhos deste finais do século XVI. Se descobrir alguma coisa, gostaria que me informasse.

Os melhores cumprimentos,
Luís Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#149858 | IsabelFont | 23 mar 2007 14:58 | Em resposta a: #149805

Caro Confrade Luís Seabra Lopes,
Muito obrigada pelas suas informações.
Vou então começar pelos pedidos de assento de nascimento. Por acaso não sabe se este Engº Agrónomo Mário dos Santos Pato, teria irmãos? onde nasceu - msmso no Triviscal? Ou quem foram os Pais? Talvez fosse um bom ponto de ajuda / início de pesquisa. Se souber e puder dar-me esses dados, agradeço.
Sobre qualquer evolução nas minhas pesquisas, e se os entroncar nestes da Mamarrosa, dar-lhe-ei concerteza conhecimento.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#150038 | Alvares | 25 mar 2007 19:56 | Em resposta a: #149858

Cara Isabel,

os dois livros que lhe citei (de Maria Leocádia Pato e de Armor Pires Mota) são as fontes onde penso que poderá encontrar pistas, quer sobre a família próxima do Eng. Mário Pato, quer sobre outras pessoas da mesma família. Em particular tenho ideia que o livro de Maria Leocádia Pato, precisamente sobre Mário Pato, tem bastante informação do tipo da que procura. Infelizmente não tenho nenhum dos livros que referi. Penso que numa biblioteca de depósito legal encontrará qualquer deles.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#150058 | IsabelFont | 26 mar 2007 11:53 | Em resposta a: #150038

Caro confrade,
Muito obrigada pelas suas informações.
Infelizmente, parece-me que tenho que seguir os meios tradicionais, pois já averiguei na BN e o livro que mais me pode interessar de Mª Leocádia Pato, só está na numa biblioteca cooperante. Eu não vivo em Lisboa, mas vou tentar saber até que ponto o posso ler lá (na BN), e quando.
Obrigadíssima.
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#150064 | Alvares | 26 mar 2007 13:54 | Em resposta a: #150058

Cara Isabel,

se tiver dificuldades em consultar o livro da Maria Leocádia Pato na BN, pode tentar contactar a autora (começando pela lista telefónica, ...). Em último caso, poderei tentar localizar o livro dela e dar-lhe alguma informação extra.

Cumprimentos,
Luís S. Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#150068 | Alvares | 26 mar 2007 13:56 | Em resposta a: #150058

Isabel,

acabo de verificar que o livro da Maria Leocádia Pato existe na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Não sei se isto ajuda ...

Cumprimentos,
Luís S. Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#150905 | IsabelFont | 01 abr 2007 18:08 | Em resposta a: #150068

Caro confrade Luís S. Lopes,
Muitíssimo obrigada, porque nem calcula como as suas pistas me ajudaram.
1º. Descobri o Livro de Maria Leocádia Pato online.
2º. Li-o quase todo e até gostava de contactar a autora para confirmar alguns pormenores, e dizer-lhe do quanto apreciei a sua obra e quanto me ajudou, mas não sei bem como?!
3º. O referido enólogo Mário dos Santos Pato é quem eu pensava - tio bisavô dos meus filhos.
4º. Curiosamente este enólogo era natural do Passadouro - haverá mais do que um no mesmo concelho - Oliveira do Bairro?
5º. A mãe - trisavó dos meus filhos - chamava-se Rosa Pinhal e era do Barrô - desculpe a ignorância, mas não sei se é vila ou freguesia?
Posto isto vou continuar a pesquisar, mas acredito que deve haver ligação entre os seus Santos Pato e estes.
Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#150941 | Mavasc | 01 abr 2007 23:15 | Em resposta a: #150905

Cara Isabel

O Passadouro , onde havia, ou há ainda, as Caves do Passadouro, é junto a Oliveira do Bairro.
Barrô é aldeia, ao pé de Águeda.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#150988 | IsabelFont | 02 abr 2007 16:28 | Em resposta a: #150941

Cara Maria Benedita,
Obrigada pela sua informação - este é o resultado de quem conhece mal o País!
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#151097 | CesarPaulo | 03 abr 2007 10:44 | Em resposta a: #150905

Cara Mª Isabel,

Poderia inofrmar-me o site onde encontrou o livro on-line?

Grato

Cesar Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#151106 | IsabelFont | 03 abr 2007 12:03 | Em resposta a: #151097

Bom dia caro confrade Cesar Paulo,
Concerteza - o site foi-me indicado pelo Museu de S. Pedro da Palhaça (http://www.museusaopedro.jb.pt/ ) mas é da Câmara de Aveiro -> http://www.cm-aveiro.pt/bibria/Forms/Highlights.aspx, escolha Monografias/Livros e vá até á página 27. Lá encontrará a referida obra.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#197304 | IsabelFont | 20 mai 2008 19:51 | Em resposta a: #151097

Boa tarde Confrade Cesar Paulo,

Estando ainda a investigar este ramo da família que agora se está a mostrar muito complicada, e como me parece que lhe interessava também este conjunto de apelidos, pergunto: Chegou a alguma conclusão sobre os Santos Pato?
Tem alguma informação já do século XVIII, que me possa passar?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208486 | RosaPatto | 16 set 2008 20:30 | Em resposta a: #197304

Boa tarde Maria Isabel
Estou muito longe de Portugal mas meu avô é José dos Santos Pato e nasceu em Anadia, viveu em Sangalhos e veio para o Brasil antes de 1920.
Se você tiver alguma informação a respeito eu agradeceria.

Atenciosamente
Rosa Maria S.Patto Goes

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208539 | Alvares | 17 set 2008 09:42 | Em resposta a: #208486

Cara Rosa,

o seu avô nasceu em alguma localidade específica da freguesia de Sangalhos? Sabe informar o nome dos pais dele?

Cumprimentos,
Luís S Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208767 | IsabelFont | 20 set 2008 12:41 | Em resposta a: #208486

Boa tarde
Cara confrade Rosa Pato

Desculpe só responder agora, mas estive ausente de férias.

Tenho todo o interesse em a ajudar. Estando eu a estudar o ramo Santos Pato, ascendentes de meus filhos e netos, também Santos Pato, gostaria de entroncar todos os Santos Pato que encontre, porque tenho um "feeling" de que todos se cruzam, mais tarde ou mais cedo.
Os meus "Santos Pato" são do Troviscal, Malhada - Mamarrosa.

Mas, como isto da genealogia, não se faz por "feelings" precisaria de saber um pouco mais para a ajudar; nomeadamente;
- sabe em que data nasceu o seu avô José dos Santos Pato?
- sabe o nome da sua avó?
- sabe o nome dos seus bisavós, pais de José dos Santos Pato?

Com esses dados poderei pedir asentos de baptismo ou nascimento e ajudá-la.

Fico a aguardar a sua resposta.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208771 | henrdias | 20 set 2008 14:12 | Em resposta a: #208767

Cara Maria Isabel,

por acaso tem alguma informação acerca de Simões Pato?

Trata-se de Agostinho Simões Pato c.c. Conceição Dias Coelho (minha tia-avó) em Cantanhede a 11.10.1922 e falecido em 23.10.1927, tendo deixado dois descendentes Dias Pato.

Qualquer informação é benvinda, pelo que desde já agradeço,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208796 | IsabelFont | 20 set 2008 19:21 | Em resposta a: #208771

Caro Henrique Dias,

Não tenho qq.informação sobre Simões Pato.
Contudo, se andar um pouco para trás - pedidndo a certidão de casamento desse casal, em Cantanhede, talvez entronque naqueles que estou estudando, já que tenho:

Manuel dos Santos Pato, nascido em 16 de Junho de 1851, em Malhada, freguesia dos Covões - Cantanhede.

Pode ser que haja irmãos deste Manuel, também nascidos em Cantanhede que nos conduzam a Agostinho Simões Pato.

Não posso ir mais além.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208803 | henrdias | 20 set 2008 20:02 | Em resposta a: #208796

Cara Maria Isabel,

estou grato pela sua resposta.
É pois, muito provável que haja relação, atendendo à proximidade geográfica, embora (devo confessar) não se trate de uma prioridade nas minhas pesquisas actuais.
Mas se porventura algum confrade se cruzar com este Agostinho, agradeço desde já que me informe, O.K.?

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208935 | RosaPatto | 22 set 2008 15:36 | Em resposta a: #208767

Bom dia

Cara confrade Isabel

Fico muito contente por encontrar alguma luz num assunto que eu já estava
quase desistindo de procurar, até porque eu estou muito longe de Portugal.
o que torna qualquer pesquisa mais complicada.
O meu avô se chamava José dos Santos Pato, nasceu em 30 de outubro de 1893 na freguesia de (Saima)Sangalhos, conselho de Anadia e Distrito de Aveiro.
Era filho de Rosa de Jesus Palmeira.
Ele deve ter vivido sempre em Saima pois no passaporte consta que sua última residência era lá.
Desembarcou no Porto de Santos, aqui no Brasil, em 30 de maio de 1912 num navio de nome Asturias.
Aguardo resposta e desde já te agradeço.

Atenciosamente
Rosa Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208937 | IsabelFont | 22 set 2008 16:04 | Em resposta a: #208935

Cara Rosa Maria,

Boa Tarde,

Como estou em diálogo com o ADVR sobre esta família, um bocado moroso e lento é certo, mas que devagarinho vai dando os seus frutos, já pedi o assento de baptismo de seu avô; muito embora, conviesse que indicasse o nome do seu bisavô. Não vem no passaporte? Faleceu aí no Brasil? Não tem sua certidão de óbito, que possa fornecer mais elementos?

Mas vamos ver se são simpáticos e me dizem qualquer coisa.

Se o receber esteja descansada que lhe digo qq. coisa: ou o transcrevo aqui ou digitalizo-o e mando-lhe por e-mail.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#208940 | RosaPatto | 22 set 2008 16:53 | Em resposta a: #208937

Cara Isabel

Nos documentos do meu avô não consta o nome do pai mas segundo informação de um tio (que também já faleceu) o nome de meu bisavô era Julio dos Santos Pato (não posso te dar toda certeza)

Atenciosamente
Rosa Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#210090 | IsabelFont | 07 out 2008 21:49 | Em resposta a: #208940

Cara Rosa Maria:

Passo a transcrever o assento de baptismo que recebi, mas que para os seus intentos e para os meus (nome do bisavô) não adianta muito.

" Aos vinte e dois dias do mes de Novembro do anno de mil oitocentos e noventa re tres nesta Igreja parochial de Sam Vicente de Sangalhos, concelho de Anadia, Diocese de Coimbra baptisei solenemente um individuo do sexo mascolino a quem dei o nome de Jose , e que nasceu no logar de Saima desta freguesia pelas nove horas da noite do do dia 30 do mes d'Outubro proximo findo; filho ilegitimo de Rosa de Jesus Palmeira, solteira, agricultora, natural e parochiana desta freguesia e moradora no dito logar de Saima, neto materno de Faustino Henriques da Costa e de Margarida de Jesus. Foi Padrinho Jose da Costa, solteiro, agricultor e madrinha Joaquina Maria das Neves, solteira, costoreira, as quais todos sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de ser lido conferido perante os padrinhos o assigno com o padrinho, e não assigna a madrinha por não saber escrever. Era ut supra.
O Padrinho »» assinatura
O coadjutor Joaquim Augusto Reis Pereira"

Ficamos sem confirmar o mome do bisavô nem o dos trisavós.!
E precisamente o que me interessava eram os Santos Pato!

Mas, pode ser que outro confrade que leia esta mensagem, tenha algum conhecimento desse seu palpite de o seu bisavô ser Júlio dos Santos Pato.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#213891 | Alvares | 24 nov 2008 14:33 | Em resposta a: #210090

Cara Isabel,

esse Júlio dos Santos Pato pode muito bem ser o indivíduo a que se refere em outra mensagem:

"- também no inventário orfanológico, por morte de sua mulher Rosa da Conceição Pinhal atrás referida em 5. se verifica que os bens do casal são situados nesta comarca (a do Troviscal) e Cantanhede; e ao longo do processo menciona José dos Santos Pato, casado, lavrador da Mamarroza e Júlio dos Santos Pato, casado, proprietário na Amoreira da Guandara (estes primos)."
( http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165491 )

É de notar que na época Amoreira da Gândara fazia parte da freguesia de Sangalhos. Amoreira da Gândara e Saima (de onde saiu o avô da Rosa Pato) são localidades próximas.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#213892 | Alvares | 24 nov 2008 14:34 | Em resposta a: #208940

Cara Rosa Pato

sobre esse Júlio dos Santos Pato, veja a mensagem que acabo de enviar à confrade Isabel.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213891#lista

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Pato

#213933 | IsabelFont | 24 nov 2008 23:41 | Em resposta a: #213891

Caro confrade
Luis Seabra,

Obrigada pela dica; já não me lembrava daquele relacionamento: "primos".
Vou tentar, mas estou com algumas dificuldades, em encontrar o fio á meada.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Família Santos Pato

#369695 | clover779 | 23 mai 2016 14:22 | Em resposta a: #213933

Cara Maria Isabel,

não sei se ainda continua a procurar algumas informações sobre os Santos Pato (nomeadamente Mário dos Santos Pato), tenho algumas informações sobretudo da sua esposa que gostaria de confirmar e aprofundar. Se responder a esta mensagem poderemos trocar algumas informações.

Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Família Santos Pato

#370135 | IsabelFont | 31 mai 2016 14:02 | Em resposta a: #369695

Boa tarde
Confrade Nuno Silva !

Ainda bem que aparece mais alguém interessado neste tópico, pois que ainda não o acabei; é claro que nunca acaba!
Em que posso ajudá-lo?
Em que ponto vai, se não é indiscrição?
Mário dos Santos Pato, que julgo ter conhecido, nasceu em 15 de Outubto de 1891 no Lugar do Passadouro na Freguesia do Troviscal do Concelho de Oliveira do Bairro, se não fiz o levantamento errado. E faleceu em 1974.
De que esposa fala? Ele casou 3 vezes ("viver com" = casamento, na minha optica) ao que julgo saber.
Descende de algum destes casamentos?
Conhece ascendentes de Maria da Silva, que teria sido talvez a 1ª esposa? É claro que estou interessadissima.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Família Santos Pato

#370740 | clover779 | 14 jun 2016 13:29 | Em resposta a: #370135

Boa tarde,

vou ter de lhe responder quando regressar a Portugal.

Eu tinha um documento que mencionava a esposa de Mário dos Santos Pato (ou pelo menos uma delas) por esta estar relacionada com umas familiares da minha esposa que viveram em Lisboa (e aí faleceram).
Como tive um azar com o PC agora terei de recolher essa documentação novamente, mas assim que tiver lhe escreverei.

Se pretender contactar-me directamente peço que o faça para npsilva74 @ gmail . com.

Obrigado,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Família Santos Pato

#370743 | clover779 | 14 jun 2016 14:40 | Em resposta a: #370135

Boa tarde de novo.

Já consegui recuperar o documento que prentendia. A esposa de Mário do Santos Pato que me interessa é Maria de Jesus Dias de Figueiredo dos Santos Pato, feita herdeira em propriedade (usufruto) de Mariana Urbano de Castro Kuckenbuck Vilar (sua madrinha de baptismo) em Dezembro de 1946 de um prédio na Rua de São Bento, em Lisboa.

Mais tarde, em 1962, já residente em Troviscal, Oliveira do Bairro, foi retirado o usufruto do apartamento à irmã da sua Madrinha, Filomela, por demência, Maria de Jesus também era usufrutuária vitalícia e passou a ter o usufruto face à renúncia do mesmo por parte de Filomela, declarado pelo tribunal.
Pagaram nessa altura um montante significativo de imposto sucessório, havendo mesmo procuração do Engº Mário dos Santos Pato, morador na Póvoa do Carreiro, Toviscal, com a sua assinatura e impressão digital a conferir poderes de decisão à sua esposa (Maria de Jesus).

Tenho igualmente cópia do assento de batismo de Maria de Jesus, que nasceu em 1898.


Tenho também registo de
A) António dos Santos Pato, pároco da freguesia de Arada, concelho e distrito de Aveiro:
1913-05-15: Averiguações acerca do padre António dos Santos Pato, pároco da freguesia de Arada, concelho e distrito de Aveiro, acusado de ter declarado excomungados os indivíduos que compõem a Associação Cultural Paz e Progresso. Lateralmente em dois documentos, existem anotações a lápis que referem: «Não vejo motivo jurídico para castigar o padre» e «Está pendente a amnistia, por isso deve parar este processo», pelo que se desconhece se foi sentenciado.

1915-07-10: Processo disciplinar contra António dos Santos Pato, pároco da freguesia de Arada, concelho e distrito de Aveiro, de que não resultou culpa alguma, tendo o mesmo sido arquivado.

1922-05-13: Pedido de aposentação de António dos Santos Pato, pároco colado da freguesia de São Pedro dos Arados, concelho e distrito de Aveiro.

B) Jaime dos Santos Pato:
1912-07-01: Pensão por condecorações militares solicitada pelo próprio.

Resposta

Link directo:

Família Santos Pato

#370771 | IsabelFont | 15 jun 2016 11:36 | Em resposta a: #370743

Caro Nuno Silva,

Obrigada por toda a sua informação, já que nada sabia ácerca desta esposa de Mário dos Santos Pato. Nem sequer sei se teve filhos.
Não tenho na minha BD qq referência a António dos Santos Pato - era filho ??
Sobre Jaime dos Santos Pato, penso que essas pensões são naturais, porque ele Cursou a Marinha de Guerra, e salvo erro deve ter-se reformado como Capitão de Mar e Guerra (será assim que se diz?). Quais foram as suas fontes? Familiares? Embora ás vezes me esqueça, gosto de mencionar as fontes nos apontamentos que tomo.
Só ainda não percebi a ordenação dos casamentos.

Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Família Santos Pato

#370777 | clover779 | 15 jun 2016 15:20 | Em resposta a: #370771

Boa tarde,
mais uma vez, para não variar, ao recebi aviso da sua resposta.

foi esquecimento meu de não ter colocado as fontes, aqui vão:

1. Maria de Jesus
http://purl.sgmf.pt/419707

2. António dos Santos Pato
http://purl.sgmf.pt/urn/arquivoID/hierarquia/html?id=174307&agente=arquivo.sgmf.pt&purlCheck=true
http://purl.sgmf.pt/urn/arquivoID/hierarquia/html?id=127870&agente=arquivo.sgmf.pt&purlCheck=true
http://purl.sgmf.pt/urn/arquivoID/hierarquia/html?id=127871&agente=arquivo.sgmf.pt&purlCheck=true

Pode ver ainda aqui: http://www.jf-aradas.pt/index.php?p=aradas&d=30
que de 1901 a 1910 o mesmo foi presidente da junta de freguesia d Aradas.

Aqui há um resumo de documentos em arquivos referentes ao mesmo: http://arquivosparoquiaisaveiro.blogspot.it/p/aveiro.html


3. Jaime dos Santos Pato
http://purl.sgmf.pt/urn/arquivoID/hierarquia/html?id=515060&agente=arquivo.sgmf.pt&purlCheck=true

http://arquivo.presidencia.pt/details?id=129584&ht=tenente
http://memoria-africa.ua.pt/Catalog.aspx?q=AU%20pato,%20jaime%20dos%20santos


Não sei se esarão ainda relacionados com os "Santos Pato" aqui referidos:
http://www.prof2000.pt/users/hjco/aderav/patrimonios/Patrim07_097.htm

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen