Sobrado - Concelho de Arouca

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Sobrado - Concelho de Arouca

#149763 | ojuaras | 23 mar 2007 00:46

Sou brasileira,neta de portugueses e sonho encontrar um dia algum descendente de meus avós. Fui informada que meu avô nasceu em Sobrado, Concelho de Arouca. Em que região de Portugal fica este lugar? Como posso localizar Sobrado? Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#149874 | roz | 23 mar 2007 16:18 | Em resposta a: #149763

Cara Ojuaras

Ponha no google "freguesia sobrado" e aparece logo varios sites sobre Sobrado. Cliquei logo no primeiro e diz que e' concelho de Castelo de Paiva e nao Arouca mas como fica perto creio que e' o mesmo. De qualquer forma e' do Distrito de Aveiro. Tem mapa e portanto pode ver bem onde e'.

Espero que isto lhe ajude.

Roz

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#149911 | ojuaras | 23 mar 2007 20:07 | Em resposta a: #149874

Amigo ou amiga: Cada vez que consigo alguma informação meu coração se enche de alegria. Tenho 59 anos, nasci no Rio de janeiro e vivo há 20 anos em Belo HOrizonte, Minas Gerais. Sou professora da rede pública. Aprendi a amar Portugal,mesmo sem conhecer, através de meus queridos avós. Ouço músicas portuguesas, adoro bacalhau, pasteis de belém, Fernando Pessoa, etc. Sou filha única e poucos dados tenho sobre meus antepassados. Como documento só possuo uma fotocópia de uma carteira de estrangeiro de meu avô. Nessa carteira consegui além das informações que passei no fórum estas outras: Manoel Regadas Vieira, filho de Maria Joaquina Vieira e Nicolau Regadas, nascido em 21 de março de 1893 natural de Sobrado, concelho de Arouca.. Continuarei pesquisando e quem sabe, encontro alguém. Obrigada. Abraços da co-irmã brasileira.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#149917 | roz | 23 mar 2007 20:53 | Em resposta a: #149911

Cara Ojuaras

Se 'e parentes vivos que procura sugiro que ponha um pedido aos confrades de Arouca/Castelo de Paiva se podem procurar nas listas telefonicas locais por pessoas com o apelido Regadas Vieira. Principalmente como "Regadas" e' fora do vulgar sera' mais facil encontrar. Eu vivo em Inglaterra e portanto nao tenho facilidade em fazer essa busca.

Boa sorte nas suas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#149934 | ojuaras | 24 mar 2007 01:15 | Em resposta a: #149917

Obrigada pelo seu interesse. Já segui o seu conselho. Ando planejando conhecer Portugal no ano de 2008 e até lá espero já ter descoberto alguma coisa pois pretendo começar minha viagem pela terra de meus avós. Só precisarei cuidar-me pois a emoção será tanta que poderei sofrer um desmaio ao pisar em terras portuguesas. Abraços amigos.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#150092 | António Forjó | 26 mar 2007 19:46 | Em resposta a: #149934

Cara Colega

A freguesia de Sobrado localiza-se na zona Norte de Portugal a cerca de 5 km a Sul da margem esquerda do rio Douro e para Oeste a 30 km do mar. Pertence ao concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, tem a superfície de 5,33 km2 e 2921 habitantes (Censo de 2001).

Faço-lhe duas sugestões:
1-enviar um e:mail ao Arquivo Distrital de Aveiro com as indicações referentes a seu pai (nome, nome dos pais, data e freguesia de nascimento) pedindo que lhe enviem cópia do seu assento de baptismo. Tem o endereço em www.iantt.pt
Em alternativa consultar o microfilme da freguesia de Sobrado na “estaca” dos Mormons mais perto de sua casa, que pode conhecer em www.familysearch.org
Com este assento na mão ficará a saber de onde eram os seus avôs paternos e quem eram os pais destes; repetindo este processo para trás conhecerá os seus antepassados portugueses.

2-escrever à Junta de Freguesia de Sobrado perguntando se têm conhecimento de pessoas com os sobrenomes que lhe interessam. A morada da Junta é: Rua José Estêvão 117, 4550-135 Castelo de Paiva.
Numa freguesia tão pequena talvez não seja difícil localizar familiares seus, se ainda lá viverem.

Espero que tenha sucesso nas suas pesquisas.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#150105 | ojuaras | 26 mar 2007 22:08 | Em resposta a: #150092

Prezado Sr. António: Não pode imaginar a alegria que me deu com sua cuidadosa resposta. Não sei já leu em alguma sala do forum a minha história. Sou brasileira, nascida no Rio de Janeiro, casada, moro há 20 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, com meu marido e filhos(4). Na verdade somente 1 casal de filhos mora aqui. Duas moças casadas moram em Brasília. Sou única filha de um casal já falecido. Por ser de uma pequena família há muito tempo não tenho mais parentes por perto. Só me resta vivo um tio, que mora no Rio de Janeiro, irmão de minha mãe.
Entretanto, meu amados avós maternos, me deixaram maravilhosas lembranças. Aprendi a amar Portugal com eles. Quando pequena, nossos Natais eram com muita rabanada, bolinho de bacalhau, vinho do Porto. Meu avô foi o primeiro grande amor de minha vida. Era um português tranquilo e que me mimava. Minha avó uma portuguesa bem baixinha que nunca abandonou as roupas e alguns hábitos de sua terra natal. Andava com longas saias, avental, tamancos e argolas nas orelhas. Tinha lindos xales da ilha da Madeira embora nunca tivesse voltado.
Sempre ganhava presentes de seus compatriotas.
Por estes e outros motivos, sonho em um dia ao visitar Portugal tentar chegar exatamente onde viveram. Gostaria também de tentar encontrar algum descendente para ter a alegria de abraçá-los. Procurei informaçõs daqui e dali mas nunca tive nada de tão concreto apesar de já estar nesta procura há mais ou menos 5 anos. É verdade que só faço isso nas horas vagas e com muito amadorismo. Felismente a internet tem facilitado as coisas.
Hoje, recebo esta notícia. Ontem telefonei para o tal tio que ainda tenho, filho desses meus avó; ele já é bem velhinho mas sempre que posso tento arrancar-lhe alguma informação. Ontem ,surpreendentemente , contou-me que meu avô d dia que o pai era guarda de fronteira e que eles ouviam os galos cantarem na Espanha e que minha avõ morava em Beira Alta-Fonte Arcada e que lá existia uma devoção a N.S da Lapa. Contou-me que o pai da vovò era um grande tamanqueiro do lugar. Enquanto falava eu fazia anotações. Só deixei que falasse expontaneamente´pois tenho medo que se emocione.
Sr. Antonio
Achei importante relatar-lhe essa história para que sentisse o quanto lhe serei eternamente grata por estas valiosas informações. Quem sabe um dia ainda poderei agradeceer-lhe pessoalmente. Estou planejando uma viagem a Portugal em 2008. Precisamos economizar euros pois meu marido é engenheiro e eu modesta professora da rede pública em Minas Gerais, mas um sonho que se sonha sózinho é só um sonho mas um sonho que se sonha em conjunto já´é uma realidade. Obrigada mais uma vez. Abraços Sueli

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#150362 | António Forjó | 28 mar 2007 00:38 | Em resposta a: #150105

Cara Sueli

Agradeço a sua mensagem e creia que entendo muito bem a sua emoção, que todos nós genealogistas já sentimos.
Temos algo em comum pois também o meu avô materno, António Francisco da Silva, nasceu num Sobrado, embora outro no concelho de Castro Daire, que dista escassos 30 km do "seu" Sobrado; emigrou também para o Brasil cerca de 1861 tendo-se fixado de início no Rio Grande do Sul.
Vou tentar ajudá-la a partir de Lisboa onde vivo. Para tal pedirei aos moderadores deste Forum que lhe comuniquem o meu e:mail para mais fácil contacto e no entretanto vá pensando em todos os detalhes relacionados com o seu avô pois por vezes são estes detalhes que fazem a diferença.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#150749 | ojuaras | 31 mar 2007 00:46 | Em resposta a: #150362

Sr. António. Conforme sua orientação já escrevi uma carta para a junta de Sobrado. Devagarzinho vou construindo um pouco de minha hisória. Estar em contato com um compatriota de meus avós já me dá bastante alegria. Conversei domingo passado com meu único tio vivo já bem velhinho e que mora no Rio de janeiro, e ele me disse que meu bisavô, Nicolau Regadas, era guarda de fronteira e que ouviam os galos cantarem na Espanha. Achei lindo esse relato. Conforme deve notar sou extremamente sentimental. Outro detalhe que consegui : meu avô chegou ao Brasil em junho de 1903. Obrigada e abraços. Sueli Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#150763 | António Forjó | 31 mar 2007 12:33 | Em resposta a: #150749

Cara Sueli

Por favor ponha de parte o "Sr". Aqui no Forum somos todos mais informais.
Vou pedir aos Mormons, aqui em Lisboa, o microfilme do Sobrado e pesquisar o baptismo e nascimento do seu avô pois certamente me será mais fácil que a si.
Vamos a ver o que encontro.
Quando receber a comunicação de meu e:mail sff entre em contacto directo comigo.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#151135 | ojuaras | 03 abr 2007 19:35 | Em resposta a: #150763

Agradeço a gentileza. Ainda não recebi seu email. Abraços. Sueli Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#151189 | António Forjó | 03 abr 2007 23:38 | Em resposta a: #151135

Cara Sueli

Estive hoje nos Mormons à procura do microfilme do Sobrado mas as notícias não são boas, para já.
Os baptismos mais modernos aí existentes são de 1883, portanto anteriores ao nascimento do seu avô. Mas não desanime pois há outras alternativas.
Veremos.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#151213 | ojuaras | 04 abr 2007 00:42 | Em resposta a: #151189

Antonio: mas já que ele nasceu em 1893 , 10 anos depois, não deveria também haver o tal microfilme? ou será que não entendi direito o que me informou. Obrigada. Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#151247 | António Forjó | 04 abr 2007 11:32 | Em resposta a: #151213

Sueli

Os microfilmes mais recentes são os de 1883. Não há posteriores mas não é razão para desistir de imediato.
Vou saber junto do Arquivo Distrital de Aveiro o que lá existe referente ao Sobrado.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#151354 | ojuaras | 04 abr 2007 22:28 | Em resposta a: #151247

obrigada mais uma vez. Abraços Sueli

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#154010 | António Forjó | 27 abr 2007 13:35 | Em resposta a: #151354

Cara Sueli

Encontrei o assento de baptismo de seu avô Manuel que transcrevo a seguir:
"Aos três dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos noventa e três nesta Igreja paroquial de Santa Maria de Sobrado do concelho de Paiva diocese do Porto baptisei solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Manuel e que nasceu nesta freguesia no lugar da Rua às onze horas da noite do dia vinte e dois do mês de Maio do ano de mil oitocentos e novente e três filho legítimo de Nicolau Regadas, empregado do Real d' Água e Maria Joaquina, governo de sua casa naturais e recebidos na freguesia de Malpartida, concelho de Almeida diocese da Guarda, paroquianos e moradores desta freguesia de Sobrado no lugar da Rua, neto paterno de José Regadas e Antónia Lameira, e materno de José Vieira e Maria Jacinta. Foi padrinho Manuel Pereira, recebedor e Adília Albertina da Maia Romão, solteiros, os quais todos sei serem os próprios. E para constar, lavrei em duplicado este asento, que, depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo o assinaram. Era ut supra."
Como pode ver há incompatibilidade entre as datas indicadas para o baptismo e o nascimento o que certamente resultará de lapso de quem escreveu o assento.
A freguesia de Malpartida faz fronteira com Espanha o que explica o facto de houvirem os galos cantarem em Espanha.
O Real d' Água era um imposto especial, lançado em Lisboa para pagamento da obra das Águas Livres e que depois se estendeu a todo o país.
Fica-lhe aqui mais alguma informação sobre os seus antepassados portugueses.
Quando vier a Portugal recomendo-lhe vivamente que visite a vila de Almeida, sede do concelho em que se insere Malpartida.
É uma antiga fortificação militar que contem dentro das muralhas toda a povoação que se encontra muito bem consrvada.
Um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#154106 | ojuaras | 27 abr 2007 22:10 | Em resposta a: #154010

Caro Amigo: É chorando que leio esta sua mensagem. Nem posso acreditar que de um momento para o outro vc. aparece em minha vida e me transporta a um passado tão longinquo e tão querido. Tomar conhecimento desses outros nomes para mim já é uma maravilha. Muitas vezes, andei pedindo ao meu avô que me ajudasse nessa busca. Sou católica fervorosa mas creio que os nossos que já se foram possam ajudar-nos. Espero um dia ter a satisfação de agradecer-lhe pessoalmente. Casei duas filhas no ano passado e a mais nova casa-se agora no mês de setembro. Precisaremos depois refazer nossas economias e aí então planejar minha tão sonhada viagem. Afinal de contas ,para nós brasileiros de classe média, uma viagem internacional precisa ser bem projetada.
Tenha certeza que serei eternamente grata e o colocarei sempre em minhas orações. Abraços. Sueli

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#154839 | António Forjó | 03 mai 2007 19:44 | Em resposta a: #154106

Sueli

Agradeço-lhe a sua simpática mensagem e creia que entendo bem a sua emoção e alegria. Também já a senti.
Estou a tentar saber mais alguma coisa relacionada com a freguesia de Malpartida.
Vamos a ver o que conseguirei.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#156217 | António Forjó | 15 mai 2007 17:43 | Em resposta a: #154106

Sueli


Recebi do Arquivo Distrital da Guarda mais três assentos:

• Baptismo de Nicolau Regadas
• Baptismo de Maria Joaquina
• Casamento de Nicolau e Maria Joaquina

A seguir os transcrevo:

“Aos quatro dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e cinquenta, e seis, baptizei solenemente a Nicolau, nascido no dia vinte e dois de Janeiro próximo pretérito, parto singelo, e primeiro Matrimónio da parte de ambos o pais, filho legítimo de José Monteiro Reigada, natural da Vila, e Praça de Almeida, e de Antónia Gomes, natural desta Freguesia de Malpartida: neto paterno de António Monteiro Reigada, natural de Cinco Vilas, Prelatura de Tomar, e de Ana Gomes, natural da dita Vila e Praça de Almeida e pela parte materna, neta de Francisco Rodrigues Lameiras, natural da mesma Vila e Praça, e de Joana Gomes natural desta referida Freguesia de Malpartida. Foram padrinhos Nicolau José Pereira de Mesquita e sua mulher Maria de Jesus, residentes nesta Freguesia. E para constar fiz este assento, que escrevi e assinei. Dia, mês e ano ut supra.”

Arquivo Distrital da Guarda. Registos Paroquiais de Almeida, Malpartida, Livro de Baptismos de 1856, flº 130, caixa 17.

“Aos vinte e sete dias do mês de Agosto de mil oitocentos e cinquenta, e quatro, baptizei solenemente a Maria Joaquina, nascida no dia dezoito do corrente mês, e ano, parto singelo, e primeiro matrimónio de ambas as partes, filha legítima de José Vieira da Fonseca, natural da Vila e Praça de Almeida; e de Maria Jacinta, natural desta freguesia; neta paterna de José da Fonseca e de Francisca Gomes esta natural de Gamelas e aquele natural de Almeida; e materna, neta de Manuel Valente e de Maria Clara; ambos naturais desta freguesia. Foi padrinho José Ribeiro solteiro, natural de Almeida. E para constar fiz este assento, que escrevi e assinei; Malpartida dia, mês e ano ut supra.”

Arquivo Distrital da Guarda. Registos Paroquiais de Almeida, Malpartida, Livro de Baptismos de 1854, flº 121, caixa 17.

“Aos vinte e sete dias do mês de Novembro do ano de mil oitocentos setenta e oito, nesta Igreja Paroquial de Malpartida do concelho de Almeida, Diocese de Pinhel, na minha presença compareceram os nubentes Nicolau Reigada e Maria Joaquina, os quais sei serem os próprios, com todos os papéis do estilo correntes, e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento; ele de idade de vinte e dois anos, solteiro, jornaleiro, natural, baptizado e morador desta freguesia, filho de José Reigadas e de Antónia Gomes, aquele natural de Almeida, e esta desta freguesia, e ela de idade de vinte e quatro anos, solteira, natural, baptizada e moradora desta freguesia, filha legítima de José Vieira natural de Almeida e de Maria Jacinta, desta freguesia; os quais nubentes se receberam por marido e mulher, e os uni em Matrimónio, procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes, que sei serem os próprios, José Ribeiro, lavrador, e sua mulher Maria Francisca, moradores no Arrabalde do Poço, freguesia de Almeida. E para constar lavrei em duplicado este assento, que, depois de ser lido e conferido perante os cônjuges e testemunhas, somente o cônjuge o assinou por os mais não saberem escrever. Era ut supra.”

Arquivo Distrital da Guarda. Registos Paroquiais de Almeida, Malpartida, Livro de Casamentos nº8, flº 4, caixa 17-A.


Fica assim claro que os antepassados de seu avô Manuel Regadas Vieira eram todos, com uma excepção, do concelho de Almeida embora ele tenha nascido em Sobrado de Paiva. É provável que os pais para aí se tenham deslocado por razões profissionais.
Fica também a conhecer os seus antepassados portugueses até à 6ª geração.
Um abraço

António

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#156229 | ojuaras | 15 mai 2007 20:05 | Em resposta a: #156217

Veja vem: Uma pessoa que somente conhecia o nome de seus avós maternos agora toma conhecimento da identidade de tantos antepassados. Jamais poderá ter a dimensão do quanto sonhei com isto. As vezes tinha a sensação que nem teriam existido tão remota era a idéia de saber seus nomes.
Antonio, meu marido é de uma família de 12 irmãos e eu os adotei como meus mas posso garantir-lhe que por ser filha única, e minha mãe também ter sido a única mulher filha de meus avós ,tive 4 filhos para que nunca sentissem-se só como eu. Quando recebo estas suas noticias, imprimo-as e fico lendo e relendo até que os dados se gravem em minha memória. percebo que preciso de um tempo para introjetá-las como parte de minha história.
Para medir a felicidade que me proporciona, conto-lhe que no domingo, dia 13, comemoramos o dia das mães e dentre os muitos presentes , recebi um guia turistico. de Portugal. Muito lindo! Nele encontro desde o clima durante todo o ano ,como fotos lindíssimas(1200) de diversos lugares inclusive uma com as fortificações de Almeida e ainda um mapa rodoviário de como chegar-se até lá.
Acredito ser a a mesma Almeida de meus antepassados. Diz ainda o guia que há nessa cidade uma igreja paroquial do século 17 e a igreja da Misericórdia da mesma época. É claro que tenho lido muito sobre Lisboa, suas atrações e seus lindos bairros. Tenho acesso a um mapa com todas as ruas.
Como meus filhos sabem da minha vontade de conhecer Portugal e de como aprecio um bom livro acertaram em cheio no presente.
Acho que aos seus olhos já devo estar parecendo uma velhota que não tem mais nada para fazer. Entretanto, digo-lhe que ainda não estou aposentada, sou funcionária da rede pública de ensino em Minas Gerais e há bem pouco tempo terminei um curso de 3 anos na área de educação na melhor faculdade do estado.
Espero poder voltar a falar-nos. Gostaria de disponibilizar-lhe meu email:sueliojuara@yahoo.com.br. Abraços e lembre-se do que já lhe disse: tenho-o diariamante em minhas orações. Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrado - Concelho de Arouca

#158961 | svcosta | 10 jun 2007 11:57 | Em resposta a: #151189

Prezado Confrade,

Cordiais Saudações.

Ao ler a troca de mensagens entre o Sr. e D. Sueli, me interessei pelo assunto, pois estou tentando descobrir dados de meu bisavô materno, também nascido em Portugal.
Sou brasileiro, de terceira geração, sendo que todos os meus antepassados são portuguêses e atualmente estou residindo em Nova Zelândia, o que torna esse tipo de pesquisa um pouco mais complicado. Assim, que me resta a utilização pela internet e as consultas aos microfilmes dos Mórmons.
Muito pouco sabemos sobre meu bisavô, de nome: FRANCISCO PINTO MONTENEGRO:
- Em 10/05/1867, já morando no Rio de Janeiro, adquiriu um título de sócio da Sociedade de Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro (documento encontrado).
- Transferiu residência em época desconhecida para o interior do Estado do Rio de Janeiro (Eng. Paulo de Frontin) e lá se estabeleceu como comerciante, comprando extensas áreas de terras, lá casou, têve 4 filhos (dois homens e duas mulheres, uma delas minha avó materna).
- Lá também faleceu (22/02/1926) com 77 anos (como consta em seu registo de óbito) e lá foi e está sepultado.
- No registo de nascimento de minha avó consta que seus avós paternos eram: Antonio Augusto de Araujo e Maria Emilia Montenegro. (dados conseguidos através dos microfilmes dos Mórmons).

Não sabemos:
- local e data de seu nascimento.
- local onde ele viveu em Portugal.
- local de onde provêm seus pais.
- data de chegada ao Rio de Janeiro.
- em que navio empreendeu a viagem para o Rio.

Como ele guardava um jornal recebido de Portugal, (e do qual tirei cópia, apesar de não se encontrar em bom estado) intitulado "O Progresso de Paiva", no. 16, 1o. Anno, datado de 08/12/1895. Este jornal, editado no Castelo de Paiva é dedicado inteiramente a homenagear o Conde de Castelo de Paiva, daí pensarmos que ele provavelmente era cidadão de lá ou das proximidades. Minha avó também dizia que esse Conde era da família, mas não sabia precisar o grau de parentesco.

Por isto, comecei a pesquisar a árvore do Conde e também a de Caetano Pinto de Miranda Montenegro (que deixou geração em Portugal, antes de vir para o Brasil) através dessa Genea Portugal e posteriormente através de um livro publicado por Sonita C. Montenegro Osorio de F. Alves ("Marquês da Vila Real da Praia Grande"). Mas não consegui achar nenhuma indicação, que pudesse mostrar alguma relação nem com um nem com outro.
Isto me faz pensar que ou se tratava de algum filho natural de algum ramo desses Montenegro, ou então que a ligação com o Conde fosse apenas afetiva, tipo afilhado/padrinho. A primeira hipótese talvez seja a mais viável, uma vez que se está certo o que consta no Registo de Nascimento de minha avó, o Montenegro é proveniente de sua mãe, e não do pai (que era Araujo).
Se isto está correto, acredito que possa ser mais difícil ainda se conseguir mais informações de seus genitores.

Por outro lado, os filhos de meu bisavô, ganharam nomes que indicam que houve intenção de homenagear a memória de seus pais, o que demonstra conhecimento da existência do pai:
O filho primogênito recebeu o nome de Antonio, assim como o pai, e minha avó, recebeu o nome de Emília (da mãe Maria Emília).

Já tentei descobrir o que há sobre registos de imigrantes portugueses no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, mas já me informaram e os arquivos dos Mórmons confirmam que não existem esses registos entre os anos de 1843 e 1876, período em que meu bisavô teria chegado ao Rio de Janeiro.

Pensei pesquisar em algum Arquivo Distrital de Portugal para ver se localizo algum registo que possa ser de interesse. Mas sem saber o local onde nasceu esse meu bisavô, é como procurar uma agulha no palheiro.

Pelas referências que temos sobre o Castelo de Paiva, certamente que valeria à pena, pesquisar no Arquivo Distrital de Aveiro. Vi que este arquivo já está disponibilizando dados digitalizados, porém as tentativas que tenho feito são desanimadoras, pois não acho consistência nas entradas que faço. Entrando-se com os mesmos dados, no mesmo local, o que é disponibilizado não necessariamente se repete. Por exemplo: havia encontrado uma lista de registos de uma paróquia e quando entrei novamente, não mais apareceu a lista que havia visto. Provavelmente, não estou sabendo como manusear a página. Já escrevi para lá, mas não obtive resposta até agora.

Por outro lado, a pesquisa à página dos Mórmons indica que para a localidade de SOBRADO (CASTELO DE PAIVA) os registos de batismos abrangem os anos de 1564-1620, 1658-1737-1833, o que exclui a possibilidade de encontrar algo sobre meu bisavô. Saberia informar aonde podem ser encontrados os anos seguintes?

No entanto, nessa sua mensagem à D. Sueli, o Sr. menciona que os arquivos de batismos dos Mórmons vão até 1883. Se isto é verdade, a pesquisa naqueles arquivos seria possível. Ou terá havido erro de digitação em sua mensagem?

Pesquisar em Sobrado seria uma primeira tentativa, mas como não se sabe se meu bisavô nasceu lá, se nada for encontrando em Sobrado, teria de continuar a procurar por outras paróquias nas redondezas.
A página dos Mórmons indica os registos das seguintes Paróquias quando se procura por CASTELO DE PAIVA:
- Igreja Católica de São Pelágio (FORNOS) - Batismos de 1647-1837
- Igreja Católica de Santa Marinha (REAL) - Batismos de 1600-1836; 1856-1870
- Igreja Católica de São Miguel (BAIRROS) - Batismos de 1630-1647; 1654-1827
- Igreja Católica de Santa Eulália (PEDORIDO) - Batismos de 1619-1672; 1676-
-1853
- Igreja Católica de Santa Maria (SARDOURA) - Batismos de 1623-1834
- Igreja Católica de São Pedro (PARAÍSO) - Batismos de 1636-1852.
- Igreja Católica de São João Batista (RAIVA) - Batismos de 1642-1811.

Como pode ver, essas paróquias cobrem (com a exceção da de Sobrado que não sei porque razão está à parte), todas as Freguesias do Concelho de Castelo de Paiva e delas, as únicas paróquias que contemplam o período provável do nascimento que procuro (1849) são a de Santa Eulália em Pedorido e a de São Pedro em Paraíso. Infelizmente a paróquia de Santa Marinha em Real apesar de cobrir o período de 1600 a 1870 lhe falta o período de 1836-1856, justamente o que me interessaria. (Estaria a paróquia mencionada de SARDOURA englobando tanto as Freguesias de Santa Maria de Sardoura como a de São Martinho de Sardoura, ou estaria esta faltando?)

Aqui também faço a pergunta: alguma idéia onde encontrar os anos que faltam?

Será que seria mais certeiro fazer essa pesquisa no Arquivo Distrital de Aveiro?

Com sua experiência, o senhor concorda com esse raciocínio, ou teria outra idéia para me passar?

Vou seguir o vosso conselho dado à D. Sueli e escrever para a Junta da Freguesia do Sobrado para iniciar tal busca. E tentarei descobrir o endereço das Juntas das demais Freguesias do Concelho.

Assim, depois de narrar toda essa estória, fico na esperança de que o caro Confrade ou alguém mais do fórum possa fazer algum comentário pertinente e/ou me dar alguma pista de como melhor prosseguir.

Desde já agradeço o que puder me aconselhar.

Atenciosos Cumprimentos.

Sergio Torres da Costa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen