Família Mergulhão - Teixoso
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos
Banco de dados
Caros confrades
Encontrei alguns registos de baptismo ligados às famílias Mergulhão (digo no plural, já que parecem ter várias origens). Antes de vir aqui colocar as ditas informações, tive o cuidado de pesquisar o tópico sobre o nome Mergulhão. Acontece que fiquei sem saber em que mensagem colocar os ditos dados, na medida em que foram imensas as intervenções.
Lembrei-me, então, que em tempos foi sugerido um tópico onde pudessemos inserir informações que qualquer um de nós fosse encontrando fora dos locais mais obviamente esperados e já conhecidos. Portanto, as minhas desculpas por abrir mais um tópico já anteriormente trabalhado sobre esta família.
Assim, a quem possa interessar, deixo aqui os ditos registos que apanhei sobre o apelido Mergulhão, na vila do Teixoso, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, inseridos no microfilme 210, item 1, Livro 3 de Baptismos:
- Maria - Filha de Francisco Mendes Mergulhão e de Maria Branca desta freguesia de Nª Sª dos Coros e do primeiro matrimónio, nasceu aos seis dias do mês de Fevereiro da era de mil seiscentos e noventa e dois e foi baptizada aos quinze dias do dito mês e era acima, por mim Pe. Manuel Dias Alvares nesta dita freguesia, foram padrinhos Sebastião martins e Maria de Amaral, todos desta freguesia e por necessidade fiz este termo que assinei e mais estas abaixo assinadas, dia, mês, era ut supra
O Pe.João Nunes Dias e Pe.Manuel Dias Alvares e José Pereira Mendes Pinheiro, da Aldeia do Souto.
Registo fl.20
- António - outro filho do mesmo casal, nasceu em 12.09.1694, baptizado em 26.09.1694, registo fl.69, cujo padrinho foi o Sargento Mor António da Costa, assistente em Aldeia Nova das Donas; Prior Barnabé da Costa Vaz; Pe.João Nunes Dias e outro nome pouco legível.
Este registo vem na continuação do item mas parece tratar-se de um novo livro, com nova arrumação, pois o item termina na fl. 144 e recomeça nova numeração sem mudar de item.
- Josefa - outra filha do mesmo casal, nasceu em 19.03.1699, baptizada em 01.04.1699, registo fl.37v.
Padrinhos Agostinho Antunes Lopes e sua mulher Isabel Antunes; Testemunhas Pe. António fernandes e Manuel Botelho de Mendonça.
Espero que estes dados possam ter ajudado alguém, com ancestrais longe dos locais esperados.
Bom fim de semana!
Maria
PS: Se acharem alguma utilidade no tópico, vamos inserindo nele registos encontrados fora das regiões já conhecidas. Talvez assim possamos colmatar algumas falhas de informação.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 12:10