Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#150032 | IsabelFont | 25 mar 2007 19:13

Caros confrades,
Ao fazer a pesquisa para a minha árvore genealógica, do meu lado paterno - teóricamente Fontoura - "embatuquei" em Gaspar de Araújo Chaves, já viúvo aquando do casamento de seu filho André de Araújo Chaves. Este Gaspar de Araújo Chaves foi bisavô de meu Tetravô Justiniano. A minha dúvida e a minha pergunta: já algum dos confrades "se encontrou" com este personagem? Poderá ser um Gaspar de Araújo Chaves, que casou com Isabel Ferraz Mourão, nos idos anos de 166x?? ou antes ??
Muito obrigada por alguma ajuda,
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#150264 | IsabelFont | 27 mar 2007 17:42 | Em resposta a: #150032

Renovo o tópico!
Para quem tiver "encontrado" este personagem, Gaspar Araújo Chaves, talvez na 1ª metade do século XVII, agradeço informação.
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#164371 | pachancho | 04 ago 2007 11:30 | Em resposta a: #150032

Isabel,

já pesquisou no site da torre do tombo on-line? Contém alguns documentos de alguns Fontoura, Araujo chaves, para além dos documentos que cito em baixo, existem outros.

CódigoReferência - PT-ADVRL-FTH/B/B/007/493
Título - Dote de casamento
Datas - Chaves, 1672/01/05
NívelDescrição - Documento Simples
DimensãoSuporte - Papel; 307 x 212 mm; 2 f.
CotaOriginal - 237
NomeProdutor - Manuel de Reboredo Guedes, tabelião
ÂmbitoConteúdo - João Rodrigues Homem e Francisco de Araújo Chaves, em 1665/11/09, fazem dote para os casamentos de seus filhos Nicolau Ferraz Mourão com Jerónima de Morais e Gaspar de Araújo Chaves com Isabel Ferraz Mourão.

EntidadeDetentora - Arquivo Distrital de Vila Real
CaracterísticasFísicas - Documento em mau estado de conservação.
Documento incompleto.

---------------------------------------------------------------------------------------
CódigoReferência PT-ADVRL-FTH/A/005/008
Título Certidão de registo de baptismo
Datas Chaves, 1748/01/20
NívelDescrição Documento Simples
DimensãoSuporte Papel; 306 x 213 mm; 3 f.
CotaOriginal 262
NomeProdutor António Pires, escrivão

ÂmbitoConteúdo Registos de baptismo de:
- Francisco Xavier de Barros Morais Araújo Teixeira Homem, filho de João de Barros Pereira do Lago e de Jerónima de Morais, nascido em Samaiões a 1719/10/10;
- Jerónima, filha de Nicolau Ferraz Mourão e de Jerónima, baptizada em Chaves a 1691/03/10;
- Jerónima, filha de Francisco de Araújo e de Filipa de Morais, nascida em Chaves a 1656/05/17;
- Filipa, filha de Gaspar de Magalhães e de Maria Teixeira, baptizada em Chaves a 1637/08/23;
- Maria filha de Leonardo Teixeira Homem e de Beatriz de Araújo, baptizada em Chaves a 1657/12/04.
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Vila Real

-----------------------------------------------------------------------------------

CódigoReferência PT-ADVRL-FTH/A/006/008
Título Certidão de registo de casamento
Datas Chaves, 1748/01/20
NívelDescrição Documento Simples
DimensãoSuporte Papel; 306 x 213 mm; 3 f.
CotaOriginal 262
NomeProdutor António Pires, escrivão

ÂmbitoConteúdo Registos de casamento de:
- João de Barros Pereira, filho de Pedro Rodrigues de Morais e de Maurícia de Barros Pereira; com Jerónima, filha de Nicolau Ferraz Mourão e de Jerónima de Morais, celebrado em Chaves a 1717/08/26;
- Nicolau Ferraz Mourão, filho de João Rodrigues Homem e de Maria Ferraz; com Jerónima de Morais, filha de Francisco de Araújo e de Filipa de Morais, celebrado em Chaves a 1668/06/03;
- Francisco de Araújo com Filipa Teixeira, celebrado em Chaves a 1651/06/25,
- Leonardo Teixeira Homem, filho de Gaspar de Magalhães Fontoura e de Maria Teixeira; com Beatriz de Araújo, filha de Jerónimo de Araújo Chaves e de Maria de Araújo, celebrado em Chaves a 1651/06/25.
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Vila Real


------------------------------------------------------------------------------------------

Este jerónimo pode se familiar:

CódigoReferência PT-ADVRL-FTH/B/A/001/054
Título Processo judicial
Datas Chaves, 1640/06/01 - 1640/08/01
NívelDescrição Documento Simples
DimensãoSuporte Papel; 286 x 205 mm; 14 f.
CotaOriginal 188
NomeProdutor Sebastião Álvares da Silva, escrivão

ÂmbitoConteúdo Processo em que é autor Jerónimo de Araújo Chaves, e ré Maria Teixeira, relativo à partilha dos bens que ficaram por morte de António de Araújo.
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Vila Real

------------------------------------------------------------------------------------
CódigoReferência PT-ADVRL-FTH/B/A/001/056
Título Certidão de sentença
Datas Chaves, 1642/01/25
NívelDescrição Documento Simples
DimensãoSuporte Papel; 284 x 190 mm; 8 f.
NomeProdutor Miguel de Coura de Vasconcelos, escrivão

ÂmbitoConteúdo Processo em que é autor Jerónimo de Araújo Chaves, contra Gaspar de Magalhães Fontoura.
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Vila Real

-------------------------------------------------------------------------------------

CódigoReferência PT-ADVRL-FTH/B/B/002/309
Título Declaração de venda
Datas Seixo, 1708/04/10
NívelDescrição Documento Simples
DimensãoSuporte Papel; 310 x 213 mm; 1 f.
CotaOriginal 414
NomeProdutor Francisco Rodrigues

ÂmbitoConteúdo Paulos Gonçalves e sua mulher Maria Teixeira, vendem a Gaspar de Araújo Chaves, metade de um lameiro no lugar do Seixo.
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Vila Real

Declarações de venda a Gaspar Araujo Chaves, existem mtas.

---------------------------------------------------------------------------------

CódigoReferência PT-ADVRL-FTH/D/L
Título Gaspar de Araújo Chaves
Datas 1693 - 1744
NívelDescrição SubSecção
DimensãoSuporte 008 doc.; papel
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Vila Real

--------------------------------------------------------------------------------------

CódigoReferência PT-ADVRL-FTH/D/L/B/001/888
Título Alvará de reforma
Datas Lisboa, 1705/10/12
NívelDescrição Documento Simples
DimensãoSuporte Papel; 300 x 210 mm; 2 f.
CotaOriginal 225
NomeProdutor Dom Pedro II, rei de Portugal

ÂmbitoConteúdo Dom Pedro II, rei de Portugal, concede reforma a Gaspar de Araújo Chaves, com o soldo do posto de ajudante de cavalaria da província de Trás-os-Montes.
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Vila Real

existem + doc.
-----------------------------------------------------------------------------------------

CódigoReferência PT-ADVRL-FTH/D/L/B/007/892
Título Certidão de mérito militar
Datas Chaves, 1693/03/03
NívelDescrição Documento Simples
DimensãoSuporte Papel; 310 x 215 mm; 2 f.
CotaOriginal 221
NomeProdutor Luís Álvares de Távora

ÂmbitoConteúdo O conde de São João atesta o bom comportamento militar do soldado Gaspar de Araújo Chaves.
EntidadeDetentora Arquivo Distrital de Vila Real


existem mais
--------------------------------------------------------------------------------------



cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#164378 | IsabelFont | 04 ago 2007 14:14 | Em resposta a: #164371

Boa tade Paula Peixoto,
Desde já obrigada pela dica.
Há já algum tempo que ando pesquisando este fundo (FTH) e não tinha visto os últimos 2 registos que menciona. A questão é que o assento de batismo de que pedi cópia ao ADVRL (já que moro bem longe de Vila Real), está quase ilegível e eu gostaria de ter uma prova de que este Gaspar de Araújo Chaves, é o Pai de André de Araújo Chaves e, este mesmo Gaspar. é também o filho de Francisco de Araújo Chaves, administrador do vínculo dos Araújos nascido cerca de 1611!
Isto porque nalguns livros há referências a mais do que um Gaspar de Araújo Chaves.
E, como já pedi e já recebi alguns documentos que afinal não comprovam o que eu quero, não gostaria de arriscar muito mais.
Por acaso a Paula é dessa região? Terá acesso fácil a estes documentos?
Se frequenta o ADVRL e se por acaso o puder fazer, talvez algum dos 2 últimos de que fala, mencionem a filiação; e nesse, caso eu pedirei copia ao ADVRL.
A outra questão é que pode ser que ele tenha casado 2 vezes, tendo filhos dos dois casamentos. E, eu gostaria de conhecer os 2 casamentos - um acho que é: Vitória Carreira ou Urémia Carneiro (não consegui decifrar o documento correctamente); o outro, não sei qual será?!

Obrigada pela sua atenção!
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#164398 | pachancho | 05 ago 2007 00:24 | Em resposta a: #164378

Mª Isabel,

infelizmente não a posso ajudar pois também moro longe de Vila Real. No entanto já contactei o A.de V.Real várias vezes por telefone e todos os funcionários são extremamente simpáticos e prestáveis. Digo isto, porque a Mª Isabel poderia contactar o arquivo, por telefone, pedir para falar com o Sr. que faz as pesquisas, explicar-lhe o que se passa e pedir para verificar se nos tais documentos se encontra a filiação. Concerteza que ele a ajudará.

Ao dispor
cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#164412 | IsabelFont | 05 ago 2007 12:07 | Em resposta a: #164398

Bom dia Paula,
Pois que assim mo aconselha, vou tentar o contacto telefónico., com Vila Real.

Já agora, pesquisando outros tópicos, percebi que é da zona de Braga.
Tenho uma situação para pesquisar em Braga, de um dos meus lados maternos, mas que não consigo prosseguir. Será que me pode ajudar?
Transcrevo aqui o tópico que lancei sem qq. resposta.
Tenho que:
1. João Belmiro Araújo Regallo, nasceu em 1/Novº/1818, filho de
2. Manuel José Araújo Regallo, nascido cerca de 1783, e que casou em 1816 no Mosteiro do Bouro, com
3. Inês da Silva Carvalho
4. José António Barros Araújo Lanhoso, que casou com
5. Maria Teresa Gonçalves Regallo (Bisneta de André de Aregall (Aragão) ?
e não consigo prosseguir; no entanto, tenho uma pista de que os Pais de 4. podem ser Manuel de Araújo Lanhoso, Capitão Mor e cavaleiro da Ordem de Cristo que teria casado com Josefa Rodrigues Navio de Barros. Mas é só um palpite.
Existe um IG (Processo 16906 Pasta:734 Data: 1773-08-26) de Manuel José de Araújo Lanhoso, mas em que o Pai tem este nome (Manuel de Araújo Lanhoso), mas a Mãe não é a mesma.

Por outro lado disseram-me que este lado da família se liga ao Padre João Navio de Barros como ascendente; consultei Felgueiras Gayo, onde encontrei o referido Padre, contudo sem descendência; será que me pode ajudar de algum modo?
Pelo menos, ajudando-me a recuar alguns anos, naquela ascendência!
Grata por qualquer ajuda, fico aguardando as suas notícias.
Cumprimentos de
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#166680 | IsabelFont | 06 set 2007 15:33 | Em resposta a: #164398

Olá Paula,

Só para lhe dizer um muito obrigada, pq. pedindo um dos documentos do FTH, o do dote, conseguiu-se provar a filiação que eu queria.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#171739 | IsabelFont | 04 nov 2007 21:00 | Em resposta a: #164398

Boa noite Paula,
Volto ao seu contacto com este assunto, pois que não sei se chegou a receber esta mensagem minha.

Tenho uma situação para pesquisar em Braga, de um dos meus lados maternos, mas que não consigo prosseguir. Será que me pode ajudar?
Transcrevo aqui o tópico que lancei sem qq. resposta.
Tenho que:
1. João Belmiro Araújo Regallo, nasceu em 1/Novº/1818, filho de
2. Manuel José Araújo Regallo, nascido cerca de 1783, e que casou em 1816 no Mosteiro do Bouro, com
3. Inês da Silva Carvalho
4. José António Barros Araújo Lanhoso, que casou com
5. Maria Teresa Gonçalves Regallo (Bisneta de André de Aregall (Aragão) ?
e não consigo prosseguir; no entanto, tenho uma pista de que os Pais de 4. podem ser Manuel de Araújo Lanhoso, Capitão Mor e cavaleiro da Ordem de Cristo que teria casado com Josefa Rodrigues Navio de Barros. Mas é só um palpite.
Existe um IG (Processo 16906 Pasta:734 Data: 1773-08-26) de Manuel José de Araújo Lanhoso, mas em que o Pai tem este nome (Manuel de Araújo Lanhoso), mas a Mãe não é a mesma.

Por outro lado disseram-me que este lado da família se liga ao Padre João Navio de Barros como ascendente; consultei Felgueiras Gayo, onde encontrei o referido Padre, contudo sem descendência; será que me pode ajudar de algum modo?

Será que me consegue alguns dados de batismo de Inês da Silva Carvalho e de José António Barros Araújo Lanhoso ?
Bem como o essencial daquela I.Genere - Processo 16906 Pasta:734 Data: 1773-08-26?

Grata por qualquer ajuda, fico aguardando as suas notícias.
Cumprimentos de
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#171785 | casadorego | 05 nov 2007 13:34 | Em resposta a: #164371

Ex.mo Sr.
Apresentando os melhores cumprimentos, venho solicitar-lhe alguma eventual informação sobre:

Martinho Teixeira Homem, filho de Francisco de Magalhães (da Rua Nova, Chaves), que em 16.3.1760 era Alferes de Cavalhos e testemunhou o casamento de meus antepassados António Álvares de Carvalho com Ana Maria de Magalhães (esta filha de António de Magalhães e mulher Maria Álvares, noradores na Travessa do Postigo, em Chaves).

Se tiver qualquer informação sobre estes Francisco de Magalhães e António de Magalhães (que suponho fossem primos ou irmãos e originários de Alhariz) agradeço imenso...Reparei que nas informações que fornece há várias referências a Magalhães e Teixeira Homem.

Grato pela atenção
Atentamente
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#172013 | João Mamed | 07 nov 2007 18:27 | Em resposta a: #171785

Cara confrade Isabel Fontoura,

gostaria de saber se nas suas pesquisas sobre a familia Fontoura encontrou alguma Isabel Gomes da Fontoura nascida por volta de 1800, em Chaves, casada com Domingos Oliveira também de Chaves. Eu sei que é pouco, já solicitei ao Arq. de Vila Real a cópia do Assento de Baptismo do filho.
Agradeço desde já a sua atenção,

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#172054 | IsabelFont | 08 nov 2007 00:31 | Em resposta a: #172013

Boa noite João Mamede,

Embora o Genea não me tenha notificado da sua mensagem, passei por aqui agora e vi-a. Infelizmente não tenho esse nome nos meus apontamentos; nem Isabel Gomes da Fontoura nem Domingos de Oliveira.
Aliás, é engraçado que nunca vi o apelido Gomes aliado ao Fontoura.
Boa sorte e pergunte sempre.
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#172140 | João Mamed | 08 nov 2007 22:54 | Em resposta a: #172054

Cara Isabel,
De qualquer modo agradeço.
Meus cumprimentos,
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#172163 | manelsp | 09 nov 2007 08:53 | Em resposta a: #172054

Cara Isabel, e demais confrades
cá vão algumas notas
sobre fontouras:
1- D. Francisca de Magalhães (filha de Baltasar de Magalhães Caldas e de s.m. D. Antónia da Fontoura, neta paterna de Francisco Pires Velho, FCR do Couto de Ervededo, e de s.m. D. Francisca de Magalhães, e materna de João Carneiro da Fontoura e de s.m. D. Leonor Mendes Nogueira) e de seu 2º marido, António Teixeira de Araújo, de Vila Real, e também viúvo, filho de João Teixeira de Macedo e de s.m. D. Catarina de Araújo, neto paterno de Gaspar Vaz Velho, de Chaves, e de s.m. D. Branca Teixeira, e materno de Fernando Árias de Araújo, fidalgo Galego, morador em Chaves, e de s.m. D. Catarina Pequeno Chaves, e neta paterna de Baltasar de Araújo, Senhor do Paço de Verim, e de s.m. D. Catarina de Castro

2 - Luís Teixeira de Magalhães, FCR, (filho de António Teixeira de Araújo Fontoura, e de D. Francisca de Magalhães, neto de Jerónimo Teixeira de Macedo, bisneto de Gregório Vaz Velho e D. Branca Teixeira, filha de João Teixeira de Macedo, Senhor da Honra de Teixeira) e de D. Maria Couceiro Rebelo (filha de António Couceiro Rebelo e s.m. D. Filipa Machado, Senhora da Quinta de Louceiros em Castela).

3 - António Luís Gomes Pereira nasceu em Serapicos, e faleceu em Santo Estêvão com Testamento a 12 de Setembro de 1821. Casou a 21 de Outubro de 1777 na capela de Dadim, anexa da freguesia de Cimo de Vila da Castanheira, termo do extinto concelho de Monforte do Rio Livre e hoje do de Chaves, com D. Rosa Maria da Fontoura Chaves, nascida em Dadim a 23 de Maio de 1752 e falecida antes de 20 de Janeiro de 1788 em Santo Estêvão, filha do Dr. Pedro António da Fontoura, e de s.m. D. Úrsula Maria Teixeira Chaves, neta paterna de Domingos Gonçalves da Fontoura e de s.m. D. Maria Domingues, e materna de Domingos Alvares Chaves e de s.m. D. Úrsula de Vaz Teixeira. (Famílias Transmontanas, tomo 1, p. 375: Domingos Gonçalves da Fontoura, natural de Mairos, falecido a 7 de Julho de 1705 em Dadim, casou com D. Maria Domingues, de Dadim (falecida a 17 de Julho de 1733), e tiveram entre outros filhos a Pedro António da Fontoura, que nasceu em Dadim a 18 de Agosto de 1704, onde faleceu a 16 de Novembro de 1767, Bacharel em Cânones, administrador do vínculo instituído por seu irmão, casou em Santo Estêvão a 3 de Junho de 1744 com D. Úrsula Maria Teixeira Chaves, natural de Santo Estêvão, aí falecida a 25 de Setembro de 1800, filha de Domingos Álvares de Chaves e de s.m. D. Úrsula de Vaz Teixeira, neta paterna de Sebastião de Chaves e de s.m. D. Maria Álvares, a qual depois de viúva se tratava por “Donna Viúva”, e neta materna de Francisco Vaz Teixeira e de s.m. D. Maria (Ana) Fernandes. Tiveram estes, entre outros filhos, a D. Rosa Maria Fontoura Chaves

Ainda há cá muito sobre Araujos e outros nomes aqui referidos
Sem mais, com os melhores cumprimentos
Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#173132 | mpinto | 16 nov 2007 23:57 | Em resposta a: #172163

Caros COnfrades,

Algum de vós se cruzou com António Bernardes de Faria, de Chaves, nascido em emados do Sec. XIX? Agradeço desde já qualquer ajuda.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#173155 | IsabelFont | 17 nov 2007 13:08 | Em resposta a: #173132

Caro confrade Maurício,

Só com esses dados não estou a visualizar ninguém com esse nome. Não sabe mais nada sobre a referida pessoa?

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#202014 | Al.Cunha | 01 jul 2008 16:24 | Em resposta a: #173155

Prezado confrade Mª Isabel

Por acaso visitei este site e acho que terão muita resposta em:
"Familias de Chaves" da autoria de Luiz de Mello Vaz de São Paio.

Sei que o trabalho começou a ser publicado no Nº 12 - Junho de 1996 de "Raízes & Memórias" que é o orgão periódico da Assocoação Portuguesa de Genealogia e que a publicação se estende por quatro(?) números.

Fora desta publicação não sei onde possa ser consultado.

Felicidades na consulta.

Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#202031 | IsabelFont | 01 jul 2008 18:08 | Em resposta a: #202014

Caro Confrade Cunha,

Consultei esses números da "Raízes e Memórias" e penso que já absorvi o máximo possível.
Infelizmente sobre "Araújo Chaves" há poucas ou nenhumas informações.

Obrigada pela dica.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#205465 | amoura | 16 ago 2008 02:21 | Em resposta a: #150032

Cara Maria Isabel Fontoura,

deixo aqui o que pode ser uma pista ou não......
D. Jerónima de Moraes e Castro Teixeira Homem, irmã de Nicolau Ferraz Mourão, filha de Nicolau Ferraz Mourão Homem e neta materna de Francisco de Araújo Chaves e de sua mulher D. Filipa de Moraes e Castro Teixeira Homem de Magalhães .......


Com os meus cumprimentos,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#205478 | IsabelFont | 16 ago 2008 11:03 | Em resposta a: #205465

Carra confrade Alexndra Moura

Obrigada pela pista, mas neste momento já tenho constatado/provado que:

1. Gaspar de Araújo Chaves (irmão de Jerónima de Moraes (de Castro), era filho de
2. Francisco de Araújo Chaves, e de
3. Filipa de Morais Teixeira, neto paterna de
4. Jerónimo de Araújo Chaves, e de
5. Maria de Araújo, neto materno de
6. Gaspar de Magalhães Fontoura , e de
7. Maria Teixeira de Morais

Obrigada de qq. modo
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#231948 | gmg | 15 jun 2009 14:30 | Em resposta a: #205465

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#232150 | gmg | 17 jun 2009 22:46 | Em resposta a: #202014

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?
_______________________________________________________________________________

MEDEIROS


Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?
_______________________________________________________________________________


PINHEIROS


Gostava de poder encontrar informação Genealógica sobre a Família PINHEIRO da Casa da Fonte em Vale de Telhas. Gostava de poder saber mais sobre a Ascendência do Padre ANTÓNIO PINHEIRO, filho de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges, ambos referenciados como "naturais de Vale de Telhas".

Nesta Família houve uma carta de armas para Pinheiro e Cardosos, sendo Passada a Francisco Rodrigues Pinheiro de Aguiar, na 2ª metade do séc. XVIII.

Alguém possui alguma informação sobre o dito Padre António Pinheiro?

Todas as informações serão bem-vindas! Ajudemo-nos uns aos outros nesta Província magnífica que é Trás-os-Montes e Alto Douro!

Procuro novidades!

Cumprimentos a todos os interessados em ajudar,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#232151 | gmg | 17 jun 2009 22:47 | Em resposta a: #202014

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#232152 | gmg | 17 jun 2009 22:48 | Em resposta a: #172140

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#232153 | gmg | 17 jun 2009 22:48 | Em resposta a: #173132

No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#232154 | gmg | 17 jun 2009 22:49 | Em resposta a: #172013

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?
_______________________________________________________________________________

MEDEIROS


Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?
_______________________________________________________________________________


PINHEIROS


Gostava de poder encontrar informação Genealógica sobre a Família PINHEIRO da Casa da Fonte em Vale de Telhas. Gostava de poder saber mais sobre a Ascendência do Padre ANTÓNIO PINHEIRO, filho de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges, ambos referenciados como "naturais de Vale de Telhas".

Nesta Família houve uma carta de armas para Pinheiro e Cardosos, sendo Passada a Francisco Rodrigues Pinheiro de Aguiar, na 2ª metade do séc. XVIII.

Alguém possui alguma informação sobre o dito Padre António Pinheiro?

Todas as informações serão bem-vindas! Ajudemo-nos uns aos outros nesta Província magnífica que é Trás-os-Montes e Alto Douro!

Procuro novidades!

Cumprimentos a todos os interessados em ajudar,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#232155 | gmg | 17 jun 2009 22:49 | Em resposta a: #173132

COELHO DE MELLO e TEIXEIRA


I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, diz que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência. Também não consegui estabelecer relação de parentesco com os Fontoura, de Chaves, apesar de Sto. Estêvão ficar muito perto de Chaves...


Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).


Alguém tem conhecimento da ascendência destes COELHO DE MELLO, FONTOURA e TEIXEIRA?
_______________________________________________________________________________

MEDEIROS


Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?
_______________________________________________________________________________


PINHEIROS


Gostava de poder encontrar informação Genealógica sobre a Família PINHEIRO da Casa da Fonte em Vale de Telhas. Gostava de poder saber mais sobre a Ascendência do Padre ANTÓNIO PINHEIRO, filho de Miguel Pinheiro e de D. Maria Borges, ambos referenciados como "naturais de Vale de Telhas".

Nesta Família houve uma carta de armas para Pinheiro e Cardosos, sendo Passada a Francisco Rodrigues Pinheiro de Aguiar, na 2ª metade do séc. XVIII.

Alguém possui alguma informação sobre o dito Padre António Pinheiro?

Todas as informações serão bem-vindas! Ajudemo-nos uns aos outros nesta Província magnífica que é Trás-os-Montes e Alto Douro!

Procuro novidades!

Cumprimentos a todos os interessados em ajudar,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Chaves e arredores...

#233039 | gmg | 30 jun 2009 21:28 | Em resposta a: #202014

Isto é tudo o que eu sei sobre os COELHO DE MELLO e TEIXEIRA, que se unem aos FONTOURA (perto de Chaves, de uma freguesia a cerca de 2km de Chaves - berço dos Fontoura em Portugal e que por inexistência de livros Paroquiais, não consegui estabelecer a ligação com os Fontoura estudados pelo Exmo Senhor Prof. Doutor Luiz Vaz de São Payo)


• A linha documental que possuo sobre os COELHO DE MELLO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.


• No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.



• Relativamente à CAPELA DE SÃO BARTOLOMEU, (supõe-se perto de Alpande, Ervões, Valpaços) e a ligação ao Padre António Coelho de Mello (ou Pires de Mello)?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233045 | Al.Cunha | 30 jun 2009 22:41 | Em resposta a: #233039

Prezado Confrade Luis GMG

O que junto a seguir é o resumo (possivel) de vários documentos, alguns deles
com dados contraditórios. Não se admire por encontrar contradições.

Não conheço a naturalidade do Pe João Carneiro da Fontoura aqui indicado e muito menos se é o que lhe possa interessar.

4 - Diogo Carneiro da Fontoura
Ignoro com quem casou, mas sei que teve, pelo menos, a:
(Casou duas vezes: A primeira com Isabel Gonçalves, irmã do Pe Domingos, Prior da Colegiada de Chaves e que mandou fazer a Capela Mor dela. A segunda vez com Anna Capela, filha de Maximo Capela, senhor da Quinta de Anantelo(?) e de sua mulher Joana de Mello.)
5 - Francisco (Domingos) Carneiro da Fontoura, que segue
(Doc “Refontoura” dá-lhe, sempre, o nome de Domingos)
* Catarina Gonçalves, filha do prior de Chaves, Domingos Gonçaves.

5 - Francisco (Domingos) Carneiro da Fontoura
(Filho do 1º matrimónio) Casou em (a 25 de Fevereiro de 1601 na Matriz de) Montalegre com sua prima Antonia Fontoura de Magalhães, filha de Bras de Magalhães Fontoura, neta paterna de Gaspar de Magalhães Fontoura (não) e de sua mulher Francisca da Fontoura.
* Não indica data mas esta deve estar errada. Antonia da Fontoura.
Tiveram:
6 - Diogo Carneiro da Fontoura
Foi porteiro da Camara de Sua Magestade. Casou com sua prima D. Catarina da Fontoura, de quem teve uma filha D. Luisa, que casou em Lisboa com João Correa de Lacerda, fidalgo da Casa Real. Nasceram-lhe duas filhas: D. Isabel e D. Catarina, esta solteira. Quanto a D. Isabel casou duas vezes: a 1ª com seu primo Luis Francisco Correa de Lacerda, de quem teve Manoel Joaquim Correa de Lacerda, Morgado do Rato. Casou 2ª vez com D. Rodrigo de Lencastre, filho de D. João de Lencastre, que foi Governador de Baía. S.m.n.
6 - José Carneiro de Magalhães
Fidalgo da Casa de D. Afonso VI, seu Moço de chaves e Guarda Roupa, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Comendador e Alcaide Mor da Vila de Ourem. Solteiro
6 - João Carneiro da Fontoura
Abade de Covas de Barroso, no concelho de Montalegre.
6 - Ana Carneiro da Fontoura
* Só aparece no Doc “Refontoura” onde diz ter casado com Gregório de Penna da vila de Ruyvães, morgado e não tiveram filhos.
6 - Maria Carneiro da Fontoura, que segue

Espero que estes daqdos tenham algum proveito para si.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233050 | gmg | 30 jun 2009 23:58 | Em resposta a: #233045

Caro Al. Cunha,

Muito obrigado pelos dados que me enviou.

Fico muito confuso com os mesmos, confesso-lhe.

Fala-me de "Refontoura"? Isso é o quê? Um documento?

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Chaves e arredores...

#233052 | gmg | 30 jun 2009 23:59 | Em resposta a: #173132

Isto é tudo o que eu sei sobre os COELHO DE MELLO e TEIXEIRA, que se unem aos FONTOURA (perto de Chaves, de uma freguesia a cerca de 2km de Chaves - berço dos Fontoura em Portugal e que por inexistência de livros Paroquiais, não consegui estabelecer a ligação com os Fontoura estudados pelo Exmo Senhor Prof. Doutor Luiz Vaz de São Payo)


• A linha documental que possuo sobre os COELHO DE MELLO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.


• No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.



• Relativamente à CAPELA DE SÃO BARTOLOMEU, (supõe-se perto de Alpande, Ervões, Valpaços) e a ligação ao Padre António Coelho de Mello (ou Pires de Mello)?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puderem dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233056 | Al.Cunha | 01 jul 2009 00:17 | Em resposta a: #233050

Prezado Luis MGM

Refontoura é o nome que dou a um documento

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233057 | gmg | 01 jul 2009 00:20 | Em resposta a: #233056

E que documento é esse? Posso saber onde está?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233078 | Al.Cunha | 01 jul 2009 12:26 | Em resposta a: #233057

Manuscrito na posse de um particular.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233090 | gmg | 01 jul 2009 15:42 | Em resposta a: #233078

Caro Al. Cunha,

Obrigado pela sua resposta.

Não tem nada relacionado com os COELHO DE MELLO e TEIXEIRA e a instituição da Capela de São Bartolomeu?

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233094 | Al.Cunha | 01 jul 2009 16:43 | Em resposta a: #233090

Prezado Luis GMG

Nada relecionado com os nomes que indicou

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233098 | gmg | 01 jul 2009 17:08 | Em resposta a: #233094

Pena...

Não conhece ninguém que possa eventualmente ter algum documento, alguma investigação, sobre os nomes que lhe apontei e sobre a referida Capela?

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233105 | Al.Cunha | 01 jul 2009 19:02 | Em resposta a: #233098

Prezado Luis GMG

Não conheço

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#233113 | gmg | 01 jul 2009 19:44 | Em resposta a: #233105

Caro Al. Cunha,

Muito obrigado pela sua intervenção no tópico e pela sua tentativa em ajudar-me.

É pena que não haja documentação ou alguém conhecido para desvendar este "mistério"!

Mais uma vez, muito obrigado.

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#234404 | gmg | 17 jul 2009 01:53 | Em resposta a: #171785

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#234405 | gmg | 17 jul 2009 01:53 | Em resposta a: #233078

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#234838 | gmg | 23 jul 2009 18:48 | Em resposta a: #150032

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#234839 | gmg | 23 jul 2009 18:48 | Em resposta a: #164398

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#234840 | gmg | 23 jul 2009 18:48 | Em resposta a: #171785

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#234841 | gmg | 23 jul 2009 18:48 | Em resposta a: #172163

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#234842 | gmg | 23 jul 2009 18:48 | Em resposta a: #173132

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#234843 | gmg | 23 jul 2009 18:49 | Em resposta a: #233105

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#234844 | gmg | 23 jul 2009 18:49 | Em resposta a: #233056

Caros Confrades,

Afonso Álvares Fontoura, foi casado com Catarina Fernandes. Deve ter nascido por volta de 1600 - 1610.

Afonso Álvares Fontoura foi pai de João Álvares Fontoura e avô de Filipe Coelho Fontoura, casado com D. Joana Carneiro, e Familiar do Santo Ofício.


Qual a sua ligação aos Fontoura de Chaves?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#234908 | IsabelFont | 24 jul 2009 13:12 | Em resposta a: #234838

Caro Confrade Luís GMG,

Que eu saiba não conheço esta ligação dos seus parentes qui mencionados, aos "nossos" Fontouras" de Chaves.
Nas vou tentar investigar.
Qual a data provavel do casamento e em que freguesia? Não sabe ou não encontrou? Pediu ao ADVRL? Não há livros dessa altura?
Muito agradeço + alguma informação!
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#234912 | gmg | 24 jul 2009 13:56 | Em resposta a: #234908

Cara Senhora D. Isabel,


Não sei, mas numa altura deparei-me que ele (Afonso Álvares Fontoura) seria natural de Outeiro Seco (Chaves), mas também poderá ter ido casar noutra freguesia limítrofe. A mulher é referida como natural de Santo Estêvão.

No ADVRL não há livros.

O Afonso Álvares Fontoura deve ter nascido entre 1590 - 1610. Deve ter casado entre 1620 - 1645. Teve um filho: João Álvares Fontoura, casado com D. Maria Coelho de Mello e foi Avô de Filipe Coelho Fontoura, FSO em 1696.

Agradeço toda a sua ajuda!

No manuscrtito do P.e Manuel Quiroga Fontoura não há dados sobre este Afonso Álvares Fontoura?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#234914 | gmg | 24 jul 2009 13:58 | Em resposta a: #234908

Tem, por curiosidade, o manuscrito digitalizado?

Se tiver, será que podia enviar? O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#235046 | IsabelFont | 26 jul 2009 12:13 | Em resposta a: #234914

Caro confrade Luís,

Infelizmente não tenho aquele manuscrito, nem nunca tive oportunidade de o ver.
Tenho ideia de ter lido ou ouvido dizer ue aquele manuscrito se encontraria na Biblioteca do Porto.
Não sei se é assim?!
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

Brasão dos FONTOURA

#235135 | gmg | 27 jul 2009 11:33 | Em resposta a: #235046

Cara Maria Isabel,

Tem, por acaso, o brasão dos FONTOURA, vectorizado e a cores que me possa enviar?

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos FONTOURA

#235138 | IsabelFont | 27 jul 2009 11:56 | Em resposta a: #235135

Caro Confrade Luís GMG,

O brasão que temos não é o dos Fontoura; é um brasão herdado por outra linha que não a dos Fontoura's.

É um brasão composto de 4 famílias: Cardoso, Barreto, Salgado e Peixoto, salvo erro; não tenho de memória.

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#235152 | gmg | 27 jul 2009 15:10 | Em resposta a: #205465

Tem, por acaso, o brasão dos FONTOURA, vectorizado e a cores que me possa enviar?

Obrigado.

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#235153 | gmg | 27 jul 2009 15:11 | Em resposta a: #172013

Tem, por acaso, o brasão dos FONTOURA, vectorizado e a cores que me possa enviar?

Obrigado.

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#235154 | gmg | 27 jul 2009 15:11 | Em resposta a: #173132

Tem, por acaso, o brasão dos FONTOURA, vectorizado e a cores que me possa enviar?

Obrigado.

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#235155 | gmg | 27 jul 2009 15:11 | Em resposta a: #164371

Tem, por acaso, o brasão dos FONTOURA, vectorizado e a cores que me possa enviar?

Obrigado.

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS e FONTOURAS...

#240737 | gmg | 30 set 2009 18:10 | Em resposta a: #164371

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS e FONTOURAS... Agradecia a sua ajuda!

#240738 | gmg | 30 set 2009 18:11 | Em resposta a: #233045

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS...

#240739 | gmg | 30 set 2009 18:12 | Em resposta a: #172140

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS... e FONTOURAS

#240740 | gmg | 30 set 2009 18:12 | Em resposta a: #173132

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

FONTOURAS e FONTOURAS....

#240742 | gmg | 30 set 2009 18:13 | Em resposta a: #171785

- JOÃO ÁLVARES FONTOURA, natural de Santo Estêvão de Faiões (como costuma vir mencionado nos documentos coevos), nasceu cerca de 1625 - 1645. Era casado com D. Maria Coelho de Mello.

- Ele era filho de Afonso Álvares Fontoura e de D. Catarina Fernandes.

- Não se sabe quando morreu a mulher; tornou-se Padre depois de viúvo, talvez (suponho ???) depois de 1670.

- Teve um filho: Filipe Coelho Fontoura, que foi Soldado de Cavalo e FSO.

- Qual a ligação deste JOÃO ÁLVARES FONTOURA, com irmãos Frades e Sacerdotes, aos FONTOURA de Chaves?

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Chaves e arredores...

#266092 | InterCidades | 29 nov 2010 23:21 | Em resposta a: #233056

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, e

#266093 | InterCidades | 29 nov 2010 23:22 | Em resposta a: #173132

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Agradeço qualquer informação:
pistas
livros paroquiais
fontes documentais/ bibliográficas

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

Trás-os-Montes

#266148 | InterCidades | 30 nov 2010 18:35 | Em resposta a: #172140

Procuro informações sobre a ascendência de:

-MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes. Francisco Diniz era filho de Domingos Diniz e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio).


-LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.


-JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).

Cumprimentos,
Miguel

Resposta

Link directo:

Famílias de Chaves: Araújo Chaves, Fontoura, etc..

#424007 | anabcosta | 07 mai 2020 15:36 | Em resposta a: #233045

Por volta de 1750/60...
Teresa Teodora Fontoura Carneiro, natural da Vila de Montalegre, filha legítima do Capitão de Infantaria Duarte Rodrigues da Fonseca (natural de Lisboa) e de D. Maria Fontoura Carneiro (natural de Montalegre); neta materna de João Machado Magalhães (…"diz-se baptizado na Freguesia de St. Maria de Pitões/Montalegre, por aí viverem seus pais em sua quinta no Lugar de Sobrado") e de D. Maria da Fontoura Carneiro, de Montalegre.
Casou Teresa supra referenciada com António José Mendonça Furtado de Magalhães (n. Lugar do Pontido, S. Salvador de Telões, Vila Pouca Aguiar), militar, Cavaleiro da ordem de Cristo, filho do cirurgião-mor de Infantaria de Chaves de nome Manoel Dias de Mendonça Furtado (nascido na Freguesia de S. Paulo/Lisboa).

Alguém possui mais dados e ou familiares?
Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 07:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen