Livro Famílias Transmontanas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

Livro Famílias Transmontanas

#14541 | Vasco Jácome | 20 dez 2001 23:16

Recentemente, as “Edições Carvalhos de Basto, L.da” enviaram um mailing anunciando a vinda a público de novas obras. Este será já do conhecimento de muitos, mas, provavelmente, não de todos os potenciais interessados.
Julgo que a melhor maneira de apresentar o que aí é dito, é fazer a transcrição do texto:

“Pensando ir ao encontro dos interesses de V. Ex.ª, vimos anunciar-lhes mais uma das nossas edições: a obra inédita de Francisco Xavier de Moraes Sarmento, FAMÍLIAS TRANSMONTANAS.
Obra de pura investigação genealógica de grande fôlego, em que o autor, mercê dum aturado trabalho de mais de 4 décadas, parte dum tronco bem definido dos primórdios do séc. XVI, o histórico Francisco de Moraes, Palmeirim, trazendo a sua descendência até à actualidade, baseado documentalmente nos arquivos da região e sobretudo no da Torre do Tombo, abrangendo a descendência que não regressou a Trás-os-Montes e se fixou pelo centro do país, bem como família que se ligaram por casamentos e outras, entre as quais se destacam os ramos de MORAIS SARMENTO, ROCHA SARMENTO PIMENTEL, AMARAL, FIGUEIREDO SARMENTO, CAMPILHO, MORAES E CASTRO, MAGALHÃES ANTAS, COLMIEIRO, PORTO CARRERO, FERREIRA SARMENTO, MARIZ, PINTO GUEDES...
Pôde, assim, preencher um grande e sentido vazio nos nossos nobiliários impressos e abrir caminhos novos às origens de muitas famílias daquela vasta região nortenha, que tantas figuras notáveis tem dado à nossa história.
Por isso, pela dimensão da área explorada, dificuldade de acesso às fontes documentais, novidade e raridade dos dados revelados, bem como pela titularidade das famílias tratadas e qualidade gráfica e das ilustrações que encerra, ela impõe-se como obra genealógica fundamental para a região e como indispensável nas nossas bibliotecas públicas e particulares.
No seu todo, abrange 2 grossos tomos, com o total de 1100 páginas, cuja aquisição poderá ser feita através do talão abaixo pelo preço indicado.”

Assina pelos Editores M Antonino Fernandes.

Famílias Transmontanas

Chamo também a atenção para o tópico “Publicação das MATRICULAS DE BRAGA

Vasco Jácome

NOTA: não tenho qualquer interesse comercial nesta obra. A minha atitude é unicamente a divulgação da informação, no meu entender, um dos grandes objectivos deste Fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#16005 | DSarmento | 18 jan 2002 20:57 | Em resposta a: #14541

Caro Vasco comprei o livro e felizmente tambem trata da minha arvore o que facilita muito mais as coisas.
Com amizade
David Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#68949 | Nath | 05 jul 2004 23:24 | Em resposta a: #14541

Exmo. Senhor Vasco Jacome,
Mas que alegria! descendente da Familia Morais Sarmento de Tras Os Montes, vivendo em Paris (França) e nao tendo nenhuma documentaçao, a sua informaçao é de uma grande e preciosa utilidade. Terei, a partir de hoje noite, ter de saber como encomendar esta Obra, jà que nao vivo em Portugal e que tenho muito interesse em obtê-lo e o ler.
Obrigada pela sua ajuda,
Melhores cumprimentos,
Natalia Ilda Sarmento
sarmento.natalia@wanadoo.fr

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#68985 | Vasco Jácome | 06 jul 2004 09:20 | Em resposta a: #68949

Cara Natalia Ilda Sarmento

Como deve saber, existem inúmeros ramos de Morais Sarmento. Talvez fosse boa ideia colocar aqui no fórum o que conhece sobre os seus para que alguém verifique se já há alguma referência a eles nalgum livro.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#69096 | Samuel de Castro | 07 jul 2004 17:12 | Em resposta a: #16005

Estimado David Sarmento,

Se não lhe for difícil, peço-lhe a gentileza de informar, APENAS, o início da ancestralidade mais antiga, citando algumas gerações iniciais do ramo Moraes e Castro, que consta no livro em referência. Gostaria de confrontá-los com minha base de dados dos Castros e ver se encaixam em algum ponto.
Podendo aqui constá-los ou, transmitir diretamente para meu e-mail castro.genealogia@bol.com.br
Deixo meu muito obrigado. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#70111 | Nath | 22 jul 2004 22:55 | Em resposta a: #68985

Caro Vasco Jacome,

Refiro-me aos Morais Sarmento de Moimenta da Beira Tras Os Montes. Nao tenho o livro e parece-me tudo tao dificil. Preciso saber se existem algumas referencias a Familia Teixeira Sarmento (Torre da Dona da Chama, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais?). Ajudaria-me bastante a pelo menos localizar o meu avo.
Obrigada.
Natalia Sarmento
sarmento.natalia@wanadoo.fr

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#70114 | victória | 22 jul 2004 23:30 | Em resposta a: #70111

Caros Confrades

Seria possível informarem-me se no citado livro são referidas famílias de Chaves, passo a citar: Fontouras Couraça, Fontouras de Chaves, Morgados de Casas Novas, Gomes, Sousas, etc e de Vila Pouca de Aguiar, Sousas, Sousas Machado.

Desde já grato pela atenção prestada.
Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Ferreira de Sá Sarmento, Vinhais

#70204 | Vasco Jácome | 25 jul 2004 00:03 | Em resposta a: #70111

Cara Natália Sarmento

Numa rápida vista de olhos, em Vinhais encontro uns Ferreiras de Sá Sarmento. Mas sem saber o nome dos seus familiares, não sei se tem qualquer relação parental.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#70206 | Vasco Jácome | 25 jul 2004 00:32 | Em resposta a: #70114

Caro Eduardo Domingues

De facto no tomo I, pg. 375 aparecem uns Fontouras, de Chaves. Mas sobre esta família aconselho também um trabalho de Luís de Melo Vaz de São Payo, publicado na “Raízes & Memórias” Nº 13 – Outubro de 1997, que, além de outras famílias flavienses, fala precisamente de Fontouras (pg. 132) e de Fontouras Couraça (pg. 137).

A que Morgados de Casas Novas se refere? Se é aos Morais Calvão o seu estudo, feito por Calvão Borges, foi publicado na “Raízes & Memórias” Nº 10 – Outubro de 1994.

Os Sousa Machado (serão os mesmos?) foram estudados e publicados por Manuel Abranches de Soveral. Se consultar o site do autor, encontra lá o livro “Machado de Vila Pouca de Aguiar”.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Sá Sarmento, Vinhais

#70208 | victória | 25 jul 2004 00:50 | Em resposta a: #70204

Caro Vasco

Os estudos por si citados, são já por mim conhecidos, e foi graças a eles que cheguei aos Fontoura Couraça. Neste momento queria 'ir mais alem'. Agradeço a atenção prestada.
Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#96988 | gmg | 30 jul 2005 15:05 | Em resposta a: #14541

Caro Sr. Vasco Jácome,

Sabe dizer-me informações sobre o seguinte casal:

- D. JOANA DOUTEL, natural da freguesia de Cabanelas, concelho de Mirandela, f.ª de António Manuel e de D. Joana Doutel, casada no dia 8 de Julho de 1815 na freguesia de Miradezes, concelho de Mirandela com JOSÉ MANUEL (PIRES), natural de Miradezes, f.º de Manuel Bernardo (Pires) e de Antónia Luísa (Pereira)???

Gostava de saber mais sobre a Ascendência do referido Casal, especialmente sobre o José Manuel (Pires). Sabe de alguma coisa? Estes nomes dizem-lhe algo?

Obrigado e cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#96989 | gmg | 30 jul 2005 15:06 | Em resposta a: #16005

Caro Sr. David Sarmento

Sabe dizer-me mais informações sobre o seguinte casal:

- D. JOANA DOUTEL, natural da freguesia de Cabanelas, concelho de Mirandela, f.ª de António Manuel e de D. Joana Doutel, casada no dia 8 de Julho de 1815 na freguesia de Miradezes, concelho de Mirandela com JOSÉ MANUEL (PIRES), natural de Miradezes, f.º de Manuel Bernardo (Pires) e de Antónia Luísa (Pereira)???

Gostava de saber mais sobre a Ascendência do referido Casal, especialmente sobre o José Manuel (Pires). Sabe de alguma coisa? Estes nomes dizem-lhe algo?

Obrigado e cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#96990 | gmg | 30 jul 2005 15:07 | Em resposta a: #69096

Caro Sr. Samuel de Castro,

Sabe dizer-me informações sobre o seguinte casal:

- D. JOANA DOUTEL, natural da freguesia de Cabanelas, concelho de Mirandela, f.ª de António Manuel e de D. Joana Doutel, casada no dia 8 de Julho de 1815 na freguesia de Miradezes, concelho de Mirandela com JOSÉ MANUEL (PIRES), natural de Miradezes, f.º de Manuel Bernardo (Pires) e de Antónia Luísa (Pereira)???

Gostava de saber mais sobre a Ascendência do referido Casal, especialmente sobre o José Manuel (Pires). Sabe de alguma coisa? Estes nomes dizem-lhe algo?

Obrigado e cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#96995 | Samuel C O Castro | 30 jul 2005 18:22 | Em resposta a: #96990

Estimado Luís Murta Gomes,

Por pesquisar exclusivamente sobre os Castros, não tenho dados do casa informado. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#96996 | gmg | 30 jul 2005 18:27 | Em resposta a: #96995

Caro Samuel de Castro,

Obrigado pela resposta!

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#97014 | feraguiar98 | 31 jul 2005 00:24 | Em resposta a: #96988

O Vasco Jácome faleceu inesperada e prematuramente há mais de um ano.
Era uma pessoa excepcional a ajudar todos, por isso não quiz que ficasse com a ideia de que ele não ligara ao seu pedido.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#97047 | gmg | 31 jul 2005 15:54 | Em resposta a: #97014

Caro Sr. Fernando Aguiar,

Obrigado pela sua resposta.

Atenciosamente,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#97051 | gmg | 31 jul 2005 16:00 | Em resposta a: #70114

Caro Sr. Eduardo Domingues,

Veja, se fizer o favor, o tópico D. Joana Doutel - José Manuel (Pires) e diga-me se possui alguma informação.

Obrigado e cumprimemtos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#97078 | manelsp | 01 ago 2005 01:13 | Em resposta a: #97047

Caro Luis
ia-lhe dar aqui uma resposta que incluia a que lhe mandou Fernando Aguiar, por isso sobre essa parte mais não lhe digo (R.I.P.).
No respeitante aos Douteis, sei que no livro - que possuo - vêm lá alguns mas agora não sei quais serão. Infelizmente não o poderei ajudar agora (vou de férias daqui a umas horas) mas quando voltar vou ver o que posso fazer.
Um abraço
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#118113 | AAF | 06 mai 2006 01:50 | Em resposta a: #97078

Caro Manuel Pizarro,

Poderia dizer-me se no livro em questão se faz referência às famílias Pires Querido, Álvares Barroso e Pereira, do concelho de Montalegre (freguesias de Viade, Salto, Negrões) ?

Antecipadamente grato.

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#118148 | manelsp | 06 mai 2006 20:48 | Em resposta a: #118113

Caro António
de momento não disponho do livro em questão, mas se bem me lembro nao me parece que inclua qualquer referência aos apelidos que me refere. Desde já desculpe por não saber ajudar mais nem melhor.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#118161 | AAF | 06 mai 2006 23:12 | Em resposta a: #118148

Caro Manuel Pizarro,

Agradecido, de qualquer modo.

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#213204 | Kodiak | 13 nov 2008 21:24 | Em resposta a: #118161

Caro António Franco,

Tenho procurado, com alguma dificuldade, ligações de vários apelidos da zona de Tras-os-Montes, muito particularmente dos concelhos de Chaves, Valpaços, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar quanto aos Teixeiras, Magalhães, Ferreiras, Caldas respectivamente, e outros.

Se o confrade me puder ajudar neste trabalho com algumas dicas, fico-lhe muito grato pois sou apenas um amador entusiasmado.

Mas aquilo que me deu uma boa oportunidade para lhe digir a palavra foi precisamente o seu apelido de Franco poque eu também sou Franco.

O meu Franco vem de Tavira e de Faro.
Terá alguma ligação a estes meus Francos?

Cumprimentos
António Franco Coelho
(que muitas vezes assino como António Coelho)

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#213206 | Kodiak | 13 nov 2008 21:48 | Em resposta a: #70206

Caro Eduardo Domingues,

Perdoe-me o tratamento ligeiro mas, parece-me que a sua disponibilidade demonstrada em mensagens suas me parece distanciar-se destes pormenores.

O que me trouxe ao seu encontro foi o facto de me ter parecido que possui o trabalho de Luís de Melo Vaz de São Payo, publicado na “Raízes & Memórias” Nº 13 – Outubro de 1997 e nele poder informar-me se existem referencias a Magalhães Caldas, Dias, Ferreira Caldas e Magalhães Costa de Montalegre, bem como a Amorins e Teixeiras de Chaves e Valpaços.

Ficaria grato se me desse essa informação até para ver se valeria a pena adquirir esse trabalho.

Cumprimentos
António Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#213237 | AAF | 14 nov 2008 12:21 | Em resposta a: #213204

Caro António Franco Coelho,

Nenhum dos apelidos que refere faz parte do meu pequeno acervo de pesquisas.

O "meu Franco" tem origem no Baixo Alentejo.

Cumprimentos,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#213347 | Kodiak | 16 nov 2008 12:01 | Em resposta a: #213237

António Franco,
Bom domingo!


O seu "Franco" tem origem no Baixo Alentejo.
O meu "Franco" tem origem recente em Tavira; Faro.

Quer ter a bondade de dar uma olhadela para o tópico "Franco, de Dom Marcelino Franco, Bispo do Algarve"?
ou ainda
"Família Franco d'Almeida Coelho"

Diga-me por favor para este último tópico se algo encontra nos seus dados.
Antecipadamente grato
Cumprimentos
António Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#214862 | ihintza | 06 dez 2008 18:14 | Em resposta a: #16005

Caro David Sarmento,

Seria possivel conhecer algum indice de Famílias, Freguesias ou concelhos mencionados neste livro?
Estou a pensar em compra-lo mas gostaria antes de saber mais alguma coisa sobre ele.

Obrigada.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Livro Famílias Transmontanas

#219965 | gmg | 30 jan 2009 15:27 | Em resposta a: #14541

Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?

Muito obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Livro FAMÍLIAS TRANSMONTANAS

#219966 | gmg | 30 jan 2009 15:27 | Em resposta a: #213204

Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?

Muito obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Sá Sarmento, Vinhais

#219967 | gmg | 30 jan 2009 15:28 | Em resposta a: #70208

Alguém tem notícia de algum Manuscrito Genealógico referente à Família MEDEIROS, da região de Valpaços que esteja depositado na BNL ou na Biblioteca Municipal Pública do Porto?

Alguém possui informações sobre os MEDEIROS da região de Valpaços e arredores? Algum dos Exmos Senhores tem algum manuscrito respeitante a esta Família?

Será que nesse Manuscrito, se existir, consta a ascendência do seguinte casal: BRITES DE MEDEIROS - MATIAS GONÇALVES, casados entre 1680 - 1700?

Muito obrigado.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 14:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen