Familia O`Neill

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias

Familia O`Neill

#150959 | spes | 02 abr 2007 10:39

Carissimos

Pode alguem indicar-me alguma bibliografia contendo a geneologia da familia O`Neill ?

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151047 | tiagova | 02 abr 2007 22:04 | Em resposta a: #150959

Caro Fernando Figueirinhas,

Recomendo-lhe a leitura do livro Amigos da Dinamarca, de Pedro O' Neill Teixeira, edição Tribuna da História.

1 abraço,

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151087 | spes | 03 abr 2007 09:26 | Em resposta a: #151047

Caro Tiago Silva

Agradeço a ajuda


Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151131 | artur41 | 03 abr 2007 17:47 | Em resposta a: #151047

Caros Confrades,

Peço desculpa pela intromissão neste tópico. No entanto, como é sabido o assunto interessa-me sobremaneira.

Agradeço ao confrade Tiago Silva a referência.

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151290 | NBA | 04 abr 2007 16:50 | Em resposta a: #151131

Caro Fernando Figueirinhas


Há bastante informação sobre a família O'Neill. Supondo que já viu o que vem no GeneaPortugal (base de dados e fórum, onde encontra vários tópicos com informações), posso dar-lhe mais algumas indicações.

"Anuário da Nobreza de Portugal", vol. III, tomo III, p. 1391-1404.

Alves, Laurinda; Cruz, Teresa - «Rei por um dia». "O Independente", 26 Jun. 1992, p. III-44-46.

No website www.oneill-net.com tem vários artigos sobre a família, incluindo a genealogia.
Outros websites que tratam a genealogia desta famíia são:
http://www.araltas.com/features/oneill/
http://www.ronsattic.com/
http://www.100megsfree2.com/jjscherr/jacques/irish-links.htm
http://genforum.genealogy.com/oneill/

Há dois textos que copiei há alguns anos da net e que agora não consigo encontrar on-line. Tinham os títulos: "The Niall/O'Neill dynasty", que liga as origens à descendência portuguesa, e "The Decent of the O'Neill Mór" que liga à descendência espanhola.

Não falando dos livros do conhecido Alexandre O'Neill, será de referir o «Fabulario» escrito por Henrique O'Neill, Visconde de Santa Mónica, de que se publicou uma 2.ª edição em 1888, com o retrato do autor.

De interesse também será a leitura do livro de Hans Christian Andersen "In Spain and Portugal" (New York, 1870), que já teve outras edições e, salvo erro, já foi traduzido para português. Andersen foi colega de dois dos mais conhecidos irmãos O'Neill portugueses no séc. XIX, e visitou-os durante a sua viagem a Portugal, tendo ficado hospedado nas suas casas.

Também tenho no meu arquivo, fotografias de alguns membros portugueses desta família, tiradas nos anos 60 do séc. XIX.

Com os meus melhores cumprimentos,


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151306 | spes | 04 abr 2007 17:34 | Em resposta a: #151290

Caro Nuno Borges de Araújo

Muito agradeço a sua util informação que me enviou.

Sou descendente de Joana Carlota de Roure O `Neill (casada com João Eduardo de Brito e Cunha) e de sua mãe Maria João O`Neill (afilhada de D. João VI e casada com Jean Pierre de Roure) e de Carlos O`Neill (casado com Ana João Torlades).

Será que podia facultar-me cópia de algumas fotografias que eventualmente tenha destes meus antepassados ?


Melhores cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151308 | tiagova | 04 abr 2007 17:46 | Em resposta a: #151290

Caro Nuno Araújo,

Considerando-o um interessado neste ramo, porventura tem informações, ou elementos, de um João António de Amorim Vianna, casado com Maria Felizarda O' Neill (filha de Carlos O' Neill e de Anna João Torlade)? Conhece pormenores da sua vida?

Cumprimentos,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151319 | dvl | 04 abr 2007 18:28 | Em resposta a: #151308

Caro Tiago Silva,

Para informações sobre Amorim Viana veja:

SILVA, António Carlos Leal da, "Dados sobre a vida e obra de Amorim Viana", Temas Portugueses, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993.

Aqui vem a genealogia da família Amorim Viana.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151370 | NBA | 05 abr 2007 00:20 | Em resposta a: #151306

Caro Fernando Figueirinhas

Infelizmente não tenho o retrato de nenhum dos seus antepassados. Entre os que tenho desta família, ou relacionados com ela, encontram-se Henrique O'Neill, Visconde de Santa Mónica (c. 1888), Joaquim Francisco Torlades O'Neill, João Torlades O'Neill (1869), Carolina O'Neill (provavelmente Joana Carolina de Brito e Cunha, 1862), Guilherme O'Neill (1862), Jorge O'Neill, José [Pedro de] Groot [da Silva] Pombo, e Roberto de Roure.
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151371 | NBA | 05 abr 2007 00:23 | Em resposta a: #151319

Caro Tiago Silva

Lamento, mas não disponho de elementos biográficos sobre as pessoas em questão,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#151396 | tiagova | 05 abr 2007 09:04 | Em resposta a: #151319

Caro Duarte,

Por acaso tenho a obra que cita, no entanto existem factos atribuidos a este homem, ou a seu pai por ter o mesmo nome, que não consigo confirmar ou conhecer. Ou seja:

1 - como aparece ligado, ele ou o seu pai, à administração da Fábrica de Papel da Lousã;
2 - detalhes do ramo Amorim Viana de Viana do Castelo, nomeadamente saber se o pai, nascido na freguesia Santa Maria Maior em 15.2.1739, tinha irmãos.

Este homem, ou o seu pai, aparece referenciado como tio materno de Luis Manuel Gonçalves Viana, filho de Matias António Gonçalves e Teresa Maria de Jesus do Espirito Santo Amorim, mas não me é permito chegar a essa conclusão através da obra que menciona.

Mto obrigado e Boa Páscoa,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#217572 | abribas | 06 jan 2009 16:09 | Em resposta a: #151306

Caro Fernando,
Tem conhecimento de uma composição, para Flauta e Piano, de José Maria Ribas, editada em Londres cerca de 1835, e dedicada a João Eduardo de Brito e Cunha?

“8th Fantasia for the Flute with Accompaniment of Piano Forte. Composed and dedicated to J E de Brito e Cunha Esq. by J M Ribas. This Fantasia has been performed by the author at his Public Concerts in Lisbon & London. London. J Alfred Novello.”

Irá ser executada, entre outras, num ciclo de conferencias musicais intitulado "Do Romantismo Portuense", na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, no dia 16 de Janeiro às 21h30, no auditório, conferencia esta dedicada á família Ribas (http://ribas.musicos.googlepages.com/home).

Abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#217575 | spes | 06 jan 2009 16:45 | Em resposta a: #217572

Caro António,


Agradeço muito a sua mensagem, que, para mim, é absoluta novidade e tem o maior interesse.

João Eduardo de Brito e Cunha é meu 4º avô e consta aqui na base de dados.

Depois do enforcamento bárbaro de seu Pai, António Bernardo (meu 5º avô), por ter participado na malograda revolta do Porto de 1828, João Eduardo emigrou em 1829 com o seu irmão para Inglaterra e França.

Na Embaixada de Portugal em Londres, perante o Ministro do Brasil, João Eduardo e seu irmão fizeram o solene juramento de fidelidade à Junta do Porto, juntamente com os Marqueses de Palmela e Valença e ao Condes de Saldanha, Ficalho, Vila Real, Alva, Linhares e Almeida Garrett, entre outros.

Os irmão só voltaram a Portugal com e exército libertador de D. Pedro, tendo João Eduardo sido um dos Bravos do Mindelo, havendo quem defenda que foi ele que propôs o local do desembarque das tropas liberais ("História do Porto" de Luis de Oliveira Ramos)

Mais uma vez, muito obrigado pela informação
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#217580 | abribas | 06 jan 2009 17:38 | Em resposta a: #217575

J M Ribas era irmão do meu 4º avô, João António Ribas, e apesar de ambos espanhóis, vieram para o Porto em 1808/9, envolveram-se politicamente na década de 20, tendo que emigrar em 26 o JM para Londres, e em 28 o JA para Espanha após a Belfastada.
Esta composição, a Oitava Fantasia, é uma das mais conhecidas de JM Ribas, da qual possuo uma gravação editada em Cd em Espanha.
Abç
António

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#217654 | spes | 07 jan 2009 08:55 | Em resposta a: #217580

Caro António


Já fiz a devida divulgação relativamente ao dia 16 de Janeiro junto dos meus primos do Porto.

Mais uma vez, muito obrigado e uma abraço
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#323425 | roquettem | 18 fev 2013 20:53 | Em resposta a: #151370

Boa tarde sou descendente de Roberto de Roure, meu bisavô materno. Não tenho qualquer fotografia do meu bisavô e gostaria de ter. Poderá facultar-me?
Muito obrigado
Alvaro Roquette Morais

Resposta

Link directo:

RE: Familia O`Neill

#324774 | ab2012 | 05 mar 2013 22:09 | Em resposta a: #151047

Caro Fernando Figueirinhas,

Sobre a família O`Neill recomendo o roteiro do Museu de Castro Guimarâes (casa construida por Jorge O`Neill), bem como a consulta do arquivo do Cemitério dos Prazeres - onde existe um jazigo desta família. Outro ramo des família fixou-se em Setúbal e no arquivo distrital deve haver documentação.

Cordialmente,

António Brás

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 19:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen