Pesquisa de Certidão no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Formação

Pesquisa de Certidão no Brasil

#151125 | oli | 03 abr 2007 15:53

Gostaria de saber se alguém me poderá ajudar sobre a forma de obter uma certidão de nascimento de uma cidadâ portuguesa nascida na freguesia de Irája no Rio de Janeiro no ano de 1899.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#151154 | pachancho | 03 abr 2007 20:53 | Em resposta a: #151125

Contacte o arquivo nacional do brasil:

Arquivo Nacional Brasileiro - http://www.arquivonacional.gov.br/

Paula

Resposta

Link directo:

Pesquisa de Certidão no Brasil

#151157 | Lourval | 03 abr 2007 21:03 | Em resposta a: #151125

Caro (a) Oli,

Muito embora ela possa ter tido um registo civil de nascimento, a maior probabilidade é de que não tenha tido mas somente o batismo. Se ninguém que more no Rio de Janeiro se habilitar a auxiliá-lo (a), acho que a melhor saída é consultar os microfilmes da Igreja dos Mórmons.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#151175 | pachancho | 03 abr 2007 22:17 | Em resposta a: #151157

Lourval,

Como é que posso ter acesso aos microfilmes da Igreja dos Mórmons. Moro em Braga, será que existe cá alguma igreja Mormom?

Obrigado
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#151201 | ksaraujo | 04 abr 2007 00:29 | Em resposta a: #151175

Olá, Paula. Existe, sim, uma Igreja Mórmom em Braga. Fica na Freguesia de São Victor, na Rua Luis António Correia, entre a Makro e a Bracalândia. Não sei se eles possuem um Centro de História da Família. Sempre que passo por lá, a Igreja está fechada e não há indicativo dos horários de funcionamento. Se calhar, só funciona aos domingos. Caso tenha sucesso em contactar algum funcionário dessa Igreja, por favor, me informe pois também pretendo fazer algumas consultas em microfilmes se eles disponibilizarem mesmo esse serviço. Boa sorte e melhores cumprimentos. Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#151244 | pachancho | 04 abr 2007 09:48 | Em resposta a: #151201

Kelson,

Ontem depois de enviar a mensagem estive a falar com um amigo de Braga, dono de uma agência funerária, ele diz que conhece o Pastor desta Igreja e que vai contactar com ele para marcar um encontro com ele. Agora só depois da Páscoa. Quando souber alguma coisa eu comunico aqui para este fórum.
Obrigado pela colaboração
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153462 | lbecari | 23 abr 2007 20:19 | Em resposta a: #151125

se ainda não encontrou a certidão, aí vai uma dica: Os cartórios no Brasil são numerados por idade, ou seja, quanto menor o número do cartório, mais antigo ele é. Nessa época de 1899 você deve procurar um dos primeiros cartórios do Rio e ligar por telefone. Eles normalmente acham na hora e te dão o número do livro, folha e etc do registro da pessoa procurada. Se eu achar uma lista de cartórios eu aviso e posso procurar pra você. Mande por favor o nome da pessoa que procura e o máximo de dados que tiver.

Lbecari

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153535 | pachancho | 24 abr 2007 08:09 | Em resposta a: #151201

Kelson,

O conttacto do Pastor da Igreja Mormom de Braga é:

tlm - 966305582 - Sr. Miguel Veira

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153536 | pachancho | 24 abr 2007 08:14 | Em resposta a: #153462

Olá,

Perdoe-me o atrevimento mas será que dá para procurar para mim um certidão de nascimento da minha trisavó?

Honorina de Araujo
Nasceu- 27.07.1879 , São João Baptista d'Alagoas-Rio Janeiro
Filha de:
Pai: Francisco Lúis de Araújo
Mãe: Carolina Luisa de Araújo

Ponho-me ao dispôr para o que precisar do arquivo de Braga.
Muito Obrigado
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153548 | ksaraujo | 24 abr 2007 10:20 | Em resposta a: #153535

Prezada Paula,

Obrigadíssimo pela informação. Farei contacto com ele assim que for possível.
Melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153581 | lbecari | 24 abr 2007 14:04 | Em resposta a: #153536

Cara Paula,
vou tentar entrar em contato com o cartório de lá. O problema é que se trata de uma localidade fora do Rio, e é difícil encontrar o telefone deles pela Internet. Além disso, eu estou em São Paulo, que fica a seis horas de distância da capital do Rio. Mas vou ver o que consigo, ok? Depois entro em contato.

Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153584 | lbecari | 24 abr 2007 14:19 | Em resposta a: #153536

Cara Paula,
vou tentar entrar em contato com o cartório de lá. O problema é que se trata de uma localidade fora do Rio, e é difícil encontrar o telefone deles pela Internet. Além disso, eu estou em São Paulo, que fica a seis horas de distância da capital do Rio. Mas vou ver o que consigo, ok? Depois entro em contato.

Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153585 | lbecari | 24 abr 2007 14:23 | Em resposta a: #153536

Cara Paula,
Não existe a cidade de São João Batista d'Alagoas, pelo menos não consta em lugar nenhum que pesquisei. Se esse é o nome da paróquia, então precisa saber em que cidade fica, pois o Rio de Janeiro é muito grande e tem centenas de paróquias. Se fica na cidade do Rio, então tem que saber em que bairro. Se descobrir, me avise. Em todo caso, vou procurar no arquivo nacional e ver se eles acham alguma coisa por lá.

Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153617 | pachancho | 24 abr 2007 16:53 | Em resposta a: #153585

Luiza,

Muito obrigado por responder ao meu pedido. Na verdade já pedi informações para o Arquivo Nacional, à mais de 1 mês e até hoje aínda não responderam (dizem só que estão a procurar).
Essé é o local que aparece na certidão de nascimento da minha avó (esta nasceu cá em Portugal), minha bisavó casou com um Português e veio para cá e faleceu cá. Inclusivé a madrinha tb era brasileira e o local é o mesmo.

Muito obrigado
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153623 | lbecari | 24 abr 2007 17:42 | Em resposta a: #151175

paula, você pode ter alguma ajuda pelo site da igreja:
www.familysearch.org
lá dá pra pesquisar alguma coisa, ou pelo menos para tentar descobrir o Centro de História da Família mais perto de você, onde você poderá pesquisar os microfilmes. Eu descobri que o local do nascimento da sua trisavó é, na verdade, uma igreja-- Igreja de São joão Batista da Lagoa, ou pelo menos foi o único local com esse nome que eu achei. Vou continuar pesquisando e te falo.
luiza

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153628 | lbecari | 24 abr 2007 17:57 | Em resposta a: #153617

Paula, o endereço da paróquia é este:

Igreja São João Batista da Lagoa
Rua Voluntários da Pátria - número 287 (em frente a Rua da Matriz)
Botafogo - Rio de janeiro - RJ - CEP.: 22270-000 - Telefone: (0xx21) 2538 2926

Não sei se dá pra acessar algum arquivo escrevendo para este endereço, mas dá pelo menos pra perguntar em que cartório se encontram os registros para poder mandar dar uma busca. Vale à pena você telefonar e tentar pedir esta informação. Se encontrar o nome do cartório, responde a esta mensagem que eu entro em contato com o cartório pra você, se isso ajudar.

Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153647 | pachancho | 24 abr 2007 20:42 | Em resposta a: #153628

luiza,

Muito obrigado. Se precisar de alguma coisa de Braga diga.


Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153717 | oli | 25 abr 2007 10:44 | Em resposta a: #153462

Muito obrigado pela sua colaboração. O nome da pessoa é Maria Emilia Loureiro, nascida em 12-05-1899 na freguesia de Irajá - RJ, filha de Francisco Leandro Loureiro e Ana Gertrudes Henriques. Os meus agradecimentos antecipadamente por toda a ajuda que me possa dar.
Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153764 | lbecari | 25 abr 2007 19:12 | Em resposta a: #153717

Nuno,
liguei pra um monte de cartórios no Rio de Janeiro e, infelizmente, parece que a má vontade é uma coisa geral por lá. Teve um que até desligou o telefone!Consegui a informação que a pessoa você procura deve estar registrada no seguinte cartório:
12ª Circunscrição
R. Ernani Cardoso 21 Loja D
Cascadura, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2289-6210
Fax: (21)2593-7189
Este é o cartório mais perto de Irajá.
Eles cobram uma taxa para dar a busca, além do fato de estarem em outra cidade e, por isso, é o mesmo se eu pedir daqui ou você daí de Portugal. Uma sugestão, peça a certidão pelo seguinte site:
http://www.cartorio24horas.com.br
Eles dão a busca e enviam pra você aí em Portugal.
Espero que isso ajude. Boa sorte!
Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153811 | pachancho | 26 abr 2007 07:13 | Em resposta a: #153548

Kelson,

Tentei entrar em contacto com o Pastor Miguel mas não consegui. Consegui depois falar com outra pessoa ligada a esta Igreja e as informações que me deu foram as seguintes:

Os telefones são:
253215809 - 253257027 - 253619520 -
Horário de atendimento:
segundas e quintas - das 15h às 17horas

Os microfilmes são pedidos para a Alemanha e o preço é:
aluguer por 3 mêses 2 euros/filme
6 mêses 5 euros /filme


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153814 | ksaraujo | 26 abr 2007 08:53 | Em resposta a: #153811

Prezada Paula,

Informações preciosas! Obrigadíssimo!
Melhores cumprimentos, Kelson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153825 | oli | 26 abr 2007 11:22 | Em resposta a: #153764

Obrigado Luiza,
Vou aproveitar o seu conselho. Os meus sinceros agradecimentos.
Cumprimentos
Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no ...como fazer?

#153856 | sfreitas2004 | 26 abr 2007 16:32 | Em resposta a: #151201

Olá,

Estou a procura de registros dos meus bisavôs maternos. Cerqueira de Freiras de Pedro do Rio no rio de Janeiro e registro de nascimento do meu avô, Luis Rocha do Amaral. Os pais dele eram de Porutgual e o pai da minha vó era portugues.
Desde ja agradeço.
sandro

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#153880 | Andre_86 | 26 abr 2007 18:35 | Em resposta a: #151154

Caros amigos,

Procuro a certidao de óbito do meu bisavo Agostinho Ribeiro da Silva Leitao, falecido em 1944, em Campo Grande, estado do Rio de Janeiro. Faleceu talvez entre setembro e outubro. Era natural da freguesia de S. Mamede de Recesinhos, concelho de Penafiel, Portugal.

Grato por quaisquer informaçoes
André Leitao de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#158886 | ivang33 | 09 jun 2007 04:13 | Em resposta a: #151157

Senhor Lourval, poderia dar-me uma informação?

Uma senhora de 87 anos, filha de português residindo no Brasil, pretende dar entrada no pedido de atribuição de cidadania portuguesa e deseja saber se após tirar nova certidão de nascimento aqui no Brasil, legalizá-la no consulado, pode demorar quanto tempo (com esta certidão na mão), até conseguir dar entrada do pedido na Conservatória dos Registros Centrais, em Lisboa? Tem prazo ?

Desculpe entrar na conversa, interrompendo o senhor. Mas seria de grande ajuda eu vossa ajuda nesta informação.
Mui grato,
Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#297240 | FlavioKerr | 15 fev 2012 09:29 | Em resposta a: #153717

Nuno, passei por aqui e li sua mensagem. Sei que já faz um bom tempo, mas caso você ainda não conseguiu a certidão de MARIA EMILIA, eu consegui. Se quiser eu posso passar os dados por aqui (em texto) ou, se me disser seu E-Mail, posso lhe enviar cópias do original como anexo (duas imagens). Não lhe custará nada!
Para sua futura referência, aqui, a certidão se encontra em:
REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO
Rio de Janeiro - 12ª Circunscrição
Livro 12 (de 23 Fev 1899 ao 14 Set 1899); Nº241; p76-76v;
Um abraço forte,
Flavio

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#297247 | oli | 15 fev 2012 14:18 | Em resposta a: #297240

Boa tarde Flavio,

Excelente notícia. Os meus sinceros agradecimentos.

Peço-lhe que envie as copias para para o seguinte e-mail:

nuno.oliveira@lusoatlantica.pt

Fico ao dispor.

Um abraço e uma vez mais os meus agradecimentos.

Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#297288 | FlavioKerr | 15 fev 2012 19:15 | Em resposta a: #297247

Saudações, Nuno!
Enviei-lhe cópias, como pediu, neste instante!
Abraços,
Flavio

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de Certidão no Brasil

#297326 | FlavioKerr | 16 fev 2012 06:44 | Em resposta a: #153536

Saudações, Paula:
passei por aqui e li sua mensagem. Como faz um bom tempo, não sei se já conseguiu o que queria. De qualquer forma, gostaria de lhe informar que encontrei o BATISMO de sua HONORINA ARAUJO. Se ainda estiver procurando, posso lhe passar o registo completo por aqui (em texto) ou, se me disser seu E-MAIL, posso enviar-lhe cópia do original (anexada, 1 página). Não lhe custará nada.
Para sua futura referência, aqui, o batismo se encontra em:
REGISTROS DE BATISMO da (Igreja Católica) PAROQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA DA LAGOA, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL
HONORINA - (filha de) Fancisco Luiz de Araujo (e Carolina Luisa)
LIVRO Nº8; Pág.163; Batizada em 09-AGO-1878 (nascida em 27-JUL-1877)
Um abraço forte,
Flavio
PS. Caso ainda não saiba, isto não é uma certidão, mas um batismo, de acordo com o costume dos registos da época feitos pelas paróquias.
PSS. Note que sua data com ano de 1879 está equivocada. Honorina nasceu em 1877 e foi baptizada em 1878--e o nome do pai que é usado no índice, junto ao da filha. Estes detalhes podem dificultar as buscas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 14:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen