Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#151176 | Fernando Secco | 03 abr 2007 22:21

Gostaria que ajudassem na origem dessa Familia. São descendentes mesmo da Figueira da Foz?
Atenciosamente.
Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#151221 | AQF | 04 abr 2007 01:22 | Em resposta a: #151176

Caro Fernando Secco,

Não sei qual a origem desta família, se é que há uma origem única, mas posso informá-lo que tenho encontrado bastantes pessoas, e alguns parentes com este apelido na região de Vila Nova de Poiares e Lousã, que como saberá são concelhos do distrito de Coimbra, a que a Figueira da Foz também pertence.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#151365 | Fernando Secco | 04 abr 2007 23:36 | Em resposta a: #151221

Caro Ângelo.
Obrigado pela informação e aguardo para ver se novos contactos serão feitos. O que tenho conhecimento é que meu avô materno era de Bizorreiro do Paião, também Figueira da Foz, porisso a minha indagação para ver se encontro mais parentes com esse apelido.

Fraterno abraço.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#151502 | sakawimbi | 05 abr 2007 23:21 | Em resposta a: #151176

Caro Confrade
Vivi na Figueira da Foz nos anos 1937, 1938 e 1939. Em 1938 e 1939 frequentei o Liceu Doutor Bissaia Barreto e lá conheci um colega de nome João Sêco. Andava um ano à minha frente e era Chefe da sua Turma. Tinha uma mentalidade mais avançada do que os da sua idade. Como em 1940 vim para Lisboa com 14 anos, ignoro se ele teria ido estudar para Coimbra ou se teria passado ao Ensino Particular na então chamada "Academia da Figueira".
Sugiro que consulte os Arquivos do actual "Liceu".
António de Sampaio pinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#151570 | Fernando Secco | 06 abr 2007 20:09 | Em resposta a: #151502

Caro Antonio.
Agradeço as suas informações e consultarei os arquivos do Liceu.
Abraço.
Fernando Secco.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#151631 | AQF | 07 abr 2007 11:51 | Em resposta a: #151365

Caro Confrade,

Já depois do meu post, falei com o Confrade José Caldeira que me indicou Penacova como a possível origem dos Seccos (ou Secos), pelo que aqui fica mais esta informação.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#151659 | Fernando Secco | 07 abr 2007 19:50 | Em resposta a: #151631

Caro Ângelo.
Grato pela informação.

Agora vamos esperar que alguém de Penacova se pronuncie.

Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Penacova

#155520 | AQF | 09 mai 2007 03:30 | Em resposta a: #151659

Caro Fernando,

Descobri recentemente que, aparentemente, os meus Sêcos de Poiares (actual V. N. de Poiares), terão vindo de Penacova, o que abona a favor da origem indicada pelo Confrade José Caldeira.

Abaixo encontra uma pequena árvore de descendentes dos meus Sêcos de Poiares (actual V. N. de Poiares).

Domingos Sêco Cercosa † & Maria Ferreira †
1. Francisco Sêco Ferreira † &1773 Maria de Figueiredo e Queiroz 1754-1816
1.1. Ana de Figueiredo e Queiroz Ferreira 1774
1.2. Maria de Figueiredo e Queiroz 1776-1850 &1822 João Ferreira de Carvalho Montenegro, Tenente de Milícias †
1.3. António Ferreira Sêco de Figueiredo e Queiroz 1778-1858
1.4. Antónia Ferreira de Figueiredo e Queiroz ca 1780-1847
1.5. Francisco Sêco Ferreira de Figueiredo e Queiroz, Capitão 1785-1853 &1829 Maria Delfina Correia da Costa †
1.5.1. João Ferreira de Carvalho 1830-1881
1.5.2. José Ferreira Sêco de Figueiredo e Queiroz 1833-1896
1.6. Bernardo Ferreira Sêco de Figueiredo e Queiroz, Dr. 1787-1842
1.7. José Ferreira Sêco de Figueiredo e Queiroz, Dr. 1789-1861 & Balbina Rita Xavier de Queiroz ca 1788-1863
1.7.1. José Ferreira Sêco de Figueiredo e Queiroz, Dr. 1825-1889
1.7.2. Maria Leonor de Figueiredo e Queiroz ca 1829

A novidade é que o meu avoengo Domingos Sêco, o Sêco mais antigo até ao momento, embora sendo natural da Ferreira, fregª de Sto. André de Poiares,
era casado com Maria Ferreira natural do Castro, na antiga fregª de Santa Marinha de Oliveira de Cunhedo (actual Oliveira do Mondego), concº de Penacova, e curiosamente, aparece nos registos dos netos como Domingos Secco Sercoza, e este último apelido coincide com o nome de uma localidade Cercosa, cerca de Oliveira do Mondego, Penacova, como poderá ver no Google maps: "http://maps.google.com/?hl=EN&ie=UTF8&ll=40.258569,-8.252106&spn=0.217461,0.406494&z=11&om=1"

Isto leva-me a pensar que o apelido Cercosa terá sido acrescentado para fazer a distinção de outros homónimos na região, indicando ser dos Sêcos de Cercosa.

Logo que possa irei ver os registos de Penacova para confirmar esta minha suspeita da origem dos meus Sêcos.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#155533 | MariaDavid | 09 mai 2007 10:07 | Em resposta a: #151176

Caro confrade

Dê uma olhadela pelos paroquiais da Covilhã, Penamacor, Fundão.....encontrei bastantes Secco. Portanto, na Beira Baixa, também há ramos . Qual a origem destes, não sei.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#155542 | ffarrajota | 09 mai 2007 11:20 | Em resposta a: #151659

Caro Fernando:
Os meus Secos são de Paços de Baixo-Gouveia, não sei se terão alguma ligação aos Secos das outras Beiras. Manuel Marques Secco, de Paços de Baixo-Gouveia cc. Madalena João, e três filhos Manuel nasc. 14/3/1685, Mamede 15/6/1689 e José 29/3/1692. O José cc. Maria Simões, de Lagarinhos e tiveram Maria 1712, José 1719, Joana 1721, Domingos 1725, Josefa 1727 e o João, soldado cc. Maria Rodrigues, de Paços e tiveram Agueda 1766 e José 1770. A minha linhagem vem do José Marques Simões (perdeu o apelido do pai) nasc. 29/6/1719 cc. Maria dos Reis, 9/5/1739 e os descendentes tenho-os como Reis.
Encontrei uma Catarina Marques Secco, de Paços de Baixo cc. Manuel Martins Tinoco e um filho Manuel nasc 21/7/1685, penso que terá ligação com os meus mas ainda não tenho qualquer pista.
Gostaria que estes dados pudessem ajudar.
Os neus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#155584 | mc | 09 mai 2007 15:21 | Em resposta a: #151176

Caro Confrade
Meu 8ºavô tinha o apelido Seco e era natural de uma freguesia do concelho de Cantanhede, muito próximo da Figueira da Foz:
Manuel Francisco Seco
n. 1650-80, lugar do Olho, freg.Cadima, conc.Cantanhede
cc Maria Francisca, n. no mesmo local
Tiveram 4 filhos, p.menos:
1-Maria Francisca
Cc Manuel Francisco Faim, lugar Lagoa do Grou, freg. Cadima, conc. Cantanhede
2-Isabel
3-Manuel
4-Úrsula

Ainda não sei de quem ele é filho. No meu ramo da família o apelido Seco ficou pelo caminho.

Espero ter dado alguma pista útil.
Cumprimentos
MC

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#170016 | nevesa | 14 out 2007 14:26 | Em resposta a: #155542

Cara Fernanda Farrajota:
Nas minhas pesquisas, tenho:
Francisco Rodrigues Seco (1745), filho de João Rodrigues Seco (1716) e de Francisca Lopes Freguesia de mangualde da Serra - Gouveia, neto paterno de Francisco Rodrigues Seco, natural do Lugar de Paços , freguesia de São Miguel e de Maria Rodrigues, freguesia de S. Cosme.
Pergunto se estes nomes são familiares na suas pesquisas?
Cordiais cumprimentos
Antonio neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#170034 | ffarrajota | 14 out 2007 21:31 | Em resposta a: #170016

Caro António Neves:
Nenhum dos Secos que indica os tenho na minha base de dados. No entanto, estou convencida que eles terão ligação, porque os meus são de Paços-Gouveia. Agradeço veja os dados fornecidos ao Sr. Fernando no dia 9 de maio . Também encontrei Secos em Sta.Marinha -Seia. Se tiver mais novidades, agradeço me informe. Neste momento estou um pouco parada com pesquisas nas Beiras.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#186201 | seccaria | 25 fev 2008 21:45 | Em resposta a: #151570

Caro Fernando Secco :
Gostaria de por à sua consideração se o apelido secca/seca terá a vr com o seu ( secco/seco).
Eu pertenço a esta família e também faço longas pesquisas e muitas vezes me interroguei sobre este assunto. É bem verdade que os seccas são oriundos de Trás os Montes enquanto que os seus são da zona da Beira Baixa, mas.....

Com os meus cumprimentos
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#186220 | jschaves | 26 fev 2008 01:39 | Em resposta a: #170034

Caro Confrade

Terá eventualmente na sua BD, referência a Fernando Álvaro Seco, o principal cartógrafo português, do sec. XVII?

José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#192636 | secco | 15 abr 2008 17:04 | Em resposta a: #151365

Caro Fernando

Descobri recentemente que andava à procura de outros parentes com apelido Secco.
Também eu tenho como apelido Lopes Secco e o meu tetra-avô também era do Bizorreiro, Figueira da Foz.
Pequena árvore de descendentes

José Secco Lopes (Tetra-avô)e foi casado com Maria Pereira
Filhos
Manuel Lopes Secco, (Bisavô), nascido em 1861
António, nascido em 1863
Maria José, nascida em 1867
Rodrigo, nascido em 1869
José, nascido em 1872
Manuel Gomes Lopes Secco (Avô)

Espero ter dado algumas pistas sobre este assunto.
Com os melhores cumprimentos

Mário Secco

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#210504 | tusecco | 14 out 2008 03:44 | Em resposta a: #155584

Prezados,
meu avô e pai eram de Miranda do Corvo distrito de Lamas perto de Coimbra, vieram para o Brasil e aqui ficando somente o meu pai Armindo Joaquim Secco

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#210552 | cacalmei | 14 out 2008 18:44 | Em resposta a: #210504

Caro (a) confrade,

Não vá um dia necessitar de qualquer documentação, vamos pôr tudo no seu lugar: Distrito de Coimbra, Concelho de Miranda do Corvo, Freguesia de Lamas.
Todos os documentos anteriores a 1908, deverão estar no Arquivo da Universidade de Coimbra, que funcina também como Arquivo Distrital de Coimbra.
Cumprimentos.
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#235338 | Filipe Manuel | 30 jul 2009 18:55 | Em resposta a: #155584

Carissimo MC

Jà là vao dois anos desta sua ultima mensagem.

Tenho conhecimento de um Manuel Francisco Faim cc. Maria Francisca a 9 Out 1713 sendo a Maria filha de Manoel Francisco Seco e de Maria Francisca, naturais do Olho, Cadima.

O Manuel Francisco Seco é meu 11° avô.

Conseguiu apurar esta linha ?

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Penacova

#235369 | tfp | 31 jul 2009 01:43 | Em resposta a: #155520

Caro Ângelo,

O meu mais antigo é um Bernardo Sêco, natural de Santo André, e casado com Catarina de Oliveira, também de Santo André.

Os seus netos foram baptizados apartir de 1792 em Santo André.

Um filho casou em 1791 na Arrifana.

Ora assumindo que o filho casa com uma idade média de 20 anos, terá nascido por volta de 1771, o que coloca o Bernardo como tendo nascido por volta 1740-50.

Esperemos pelos paroquiais de Poiares que continuam a penar longe dos scanners.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#237787 | DAlmeida | 29 ago 2009 17:10 | Em resposta a: #235338

De muito próximo de Cadima, também tenho alguns Seco.
.
1. Francisco Rodrigues casou em 1692 em Santo Varão com Esperança Lopes.
…. Francisco era filho de João Rodrigues seco e de Isabel Jorge, moradores em Arazede (Montemor o Velho).
. Há baptismos entre 1655 e 1665 em Arazede, de filhos de João Roiz seco X Isabel Jorge.
. .Tenho procurado o assento deste casamento , de 1672 para trás, sem resultado.
.
2. Aparece um outro João Rodrigues seco, mais antigo , casado com Anna Jorge e com filhos entre 1641 e 1645,
........em Arazede. Casaram em 1639.
. Poderá ser o mesmo que – casou em Arazede em 1617 – com Maria Francisca candea de alcunha – e há filhos.
. Este João era filho de Manoel Matheus o sequo, de Arazede.
. E há um óbito de João Roiz seco em 1648 – poderá ser este mesmo

3 ….. seco , sequo … ou outra grafia esquisita que vem nos Baptismos em Arazede :
- em 15 Março 1605 – o Padrinho é Manoel Roiz soueko?? – e a Madrinha ?
- em 3 Maio 1605 o nome do Pai é João Roiz soueko??
- em 5 Agosto 1602 o Pai é Francisco Jorge soueko??
.
Quem ajuda a resolver os meus pontos 1 e 3 ?
Agradeço a vossa ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#240661 | ihintza | 29 set 2009 19:57 | Em resposta a: #192636

Caro Mário,

Também eu tenho parentes com o apelido Secco. Será que tem alguma coisa a ver com os Secco deste forum?

Bartholomeu Gonçalves Secco nasceu em 06.04.1821 na freguesia de São Julião, concelho de Portalegre, e casou na propria freguesia com Arcénia Maria em 22.09.1852. É filho de João Militão Gonçalves Secco, natural de Valencia de Alcántara, Espanha, e Joaquina Maria Botelheiro, natural de São Salvador de Aramenha, concelho de Marvão. O casamento dos pais foi na freguesia de São Julião em 14.02.1820. Neto paterno de Manuel Gonçalves Secco e Izabel Gonçalves Castanha, ambos naturais de Valencia de Alcántara, na Espanha.

Obrigada.
Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#240665 | Filipe Manuel | 29 set 2009 20:47 | Em resposta a: #237787

Carissimo Dalmeida,

mande a ligaçao do assento para tentar resolver o ponto 3 que expõe.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#240889 | DAlmeida | 01 out 2009 23:35 | Em resposta a: #240665

Senhor Filipe Manuel
Desculpe mas não compreendi o seu pedido, pode explicar ?

Na minha pesquisa sobre Secos, no´Livro de Baptismos de Arazede (conc. Montemor o Velho), encontro em baptismos naquelas datas essas palavras que considerei estranhas . Podem ser lidos no etombo.

Agradeço a sua colaboração
Dalmeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#240923 | mc | 02 out 2009 12:26 | Em resposta a: #235338

Caro Filipe Manuel
Manuel Francisco Seco casado com Maria Francisca, naturais do Olho, Cadima, que são seus 11ºs avós, são meus 8ºs avós.
Fico satisfeita por encontrar parentes, graças às investigações que vamos fazendo.
Sobre esse casal ainda não consegui obter dados certos. Não sei quando casaram (no Olho, talvez entre 1670-1700), não sei quem são os respectivos pais, sei que tiveram muitos filhos (a minha Maria Francisca casada com Manuel Francisco Faim, Isabel, Manuel Francisco, Úrsula, Clara, Caetana, Gaspar e seu gémeo Eurédio, Florencia, Brizida, José, e talvez ainda uma Ana e um João).
Se tiver mais dados sobre este casal Manuel Francisco Seco e Maria Francisca, agradeço que mos transmita. De que filho/a deles é que descende?
Eu descendo da Maria Francisca casada com Manuel Francisco Faim, que são meus 7ºs avós.
Fica a aguardar as suas notícias com muito interesse.
Cumprimentos
Maria Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#240991 | Filipe Manuel | 02 out 2009 19:24 | Em resposta a: #240665

Carissimo Dalmeida,

Antes de mais, trate-me por Filipe.
Relativamente à minha anterior mensagem, sugeri que mandasse a ligação da(s) pàgina(s) que mencionam os assentos do AUC em linha, de modo a tentar resolver a questão exposta no ponto 3. Seria uma forma de poupar tempo, aceder directamente em vez de andarmos à procura da referida pàgina (ainda que com datas indicadas) e, nao menos importante, resolver problemas com màxima eficiência e celeridade.

Relativamente aos outros pontos, jà tinha tido conhecimento deste seu caso desde julho, pelo que tenho estado a par aquando da minha pesquisa.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#240995 | Filipe Manuel | 02 out 2009 19:44 | Em resposta a: #240923

Carissima Maria,

é com muito agrado e gratidao que recebo tao boa noticia como a sua. Efectivamente, Manoel Francisco Seco cc. Maria Francisca são meus 11° avos. Apurei esta linha no verão passado, durante as minhas férias.

Descendo de uma filha do casal, a Maria Francisca/Maria João Francisca. Num assento aparece como Maria Franscisca e noutro assento como Maria João. Efectivamente, o que sei é esta Maria Franscica ter-se casado com Manoel Francisco Faim a 9 Outubro 1713, natural da Gesteira. O manoel Francisco Faim é filho de João Francisco Faim e de Maria Francisca.
Pelo que li na sua mensagem, depreendo que seja a mesma Maria Francisca da qual descendemos.
De entre os numerosos filhos do casal Manuel Francisco Faim cc. Maria Francisca, descendo da Florência Maria, que se casou com José Ribeiro a 9 Outubro 1735, natural da Gesteira. Por acaso nao sei a data de nascimento dos filhos deste casal, nem sequer da Florência, da qual descendo.
De qual filho do casal é que descende?
Ando a ver se consigo subir nestes ramos, principalmente nos Faim Seco e Ribeiro. Entristece-me bastante haver hiato nos casamentos de Cadima ...
Mal disponha de mais dados, mantê-la-ei a par, naturalmente

é muito provàvel termos mais ascendentes em comum, principalmente se tiver mais ramos para além destes acima mencionados naturais de Cadima, ou concelho de Cantanhede.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#240997 | Filipe Manuel | 02 out 2009 19:52 | Em resposta a: #240995

Maria Manuel,

Esqueci-me de mencionar um facto importante que pode ajudar-nos a subir no casal Manuel Francisco Faim cc. Maria Francisca : ambos foram dispensados em 3° e 4° grau de consaguinidade.
Muito provavelmente jà deve saber ? pode ajudar-nos a subir, com sorte.

Poderia indicar, se nao for abuso, as datas de nascimento/baptismo dos filhos deste casal ? De qual filho é que descende ?

Se puder retribuir em retorno, por favor, nao hesite.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#241080 | DAlmeida | 03 out 2009 23:30 | Em resposta a: #240991

Caro Filipe
Sem dúvida, aqui vão as informações. A referência Tif que envio é o número da página de pesquisa do etombo - será assim que se usa ?
.
Arazede - Livro Mistos 1 - Baptismos
.
I
- Em 15/3/1605 –--------- Tif 31 = Folha 29 do Livro original
…………………….Baptismo de Jorge, filho de Jorge Pires e mulher Maria Guomes, moradores em Vila Franca …... os nomes dos Padrinhos e Madrinha são os que não consigo ler totalmente.
II
- Em 3/5/1605 --------- Tif 31 = Folha 29 do Livro original
…………………… Baptismo de Joam, filho de Joam Roiz soueko ? e de Ana Martins, moradores em Vila Franca …… o resto lê-se.
III
- Em 5/8/ 1602 --------- Tif 29 = Folha 27 do Livro original
…………………… Baptismo de Augustinho, filho de Francisco Jorge soueko ? e de Maria sua molher ……. O resto lê-se.
Obrigada pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#242294 | mc | 19 out 2009 18:39 | Em resposta a: #240997

Caro Filipe Manuel
Obrigada pelas suas mensagens e desculpe o atraso na resposta. Com esta troca de dados poupamos umas horitas de investigação. Aqui vai o que sei sobre os nossos antepassados e as inúmeras interrogações que tb tenho.
Aproveito para lhe perguntar se sabe alguma coisa da família Machado, de Cantanhede, que teve um ramo, do qual descendo, que no século XIX foi residir para Lemede e posteriormente para Cadima. Eu já tenho bastantes dados, mas tb tenho lacunas que gostaria de preencher. Agradeço antecipadamente as suas informações.

1-João Francisco Faim - meu 8º avô (seu 12º avô), n. 1630-60 ? na Lagoa do Grou, Cadima - f. talvez após Out. 1713;
Filho de ? - talvez filho de Manuel Francisco Faim o Velho (f.9-12-1724) da Lagoa do Grou.
Talvez tenha casado 2 vezes ?;
Cc Maria Francisca,-n. 1630-60 ? na Lagoa do Grou – f. talvez antes 17 Nov.1688, na Lagoa do Grou;
Filha de ?
Casamento ?

-Tiveram descendência (ainda só encontrei 3 filhos), nascida no lugar da Lagoa do Grou, freg. Cadima:
1.1-Maria Francisca (será daqui ?), n.16??
cc Tomé Francisco Rodrigo.
Casamento a 17-11-1688 em Cadima.

1.2-João Francisco Faim o moço (será daqui ?), n.16??
cc Ana Tomé
Casamento a 12-02-1708.

1.3-Manuel Francisco Faim o moço – meu 7º avô (seu 11ºavô), n.1660-87 ? na Lagoa do Grou – f. talvez 09-09-1756 na Gesteira; pelo menos após o 1º casamento foi residir para a Gesteira;
1º cc Francisca Maria, da Gesteira - f. 03-06-1713;
Casamento a 14-11-1702 na Gesteira, de que houve descendência;
2º cc Maria Francisca, n.16?? no Olho (de quem o Filipe Manuel e eu descendemos), filha de Manuel Francisco Secco e Maria Francisca do lugar do Olho (estes ver adiante);
Casamento a 09-10-1713 na Gesteira (sei que eram primos, mas ainda não sei como);
Tiveram descendência: (eu descendo da Caetana Maria n.23-12-1725, o Filipe descende, pelo que me informou, da Florencia Maria n.16??)

Deste 2º casamento, nasceram:
1.3.1- Isabel Francisca, n. 06-01-1715 na Gesteira;
cc Manuel Francisco, a 29-01-1731 na Igreja de Cadima;
1.3.2-Manuel Francisco Faim (filho), n. 25-10-1719 na Gesteira;
cc Estefânia Jorge, a 12-10-1746 na Igreja de Cadima;
1.3.3- Úrsula Maria (será aqui ?), n.23-04-1722 – f. 18-06-1804 na Gesteira;
cc Bernardo Gomes;
1.3.4-Caetana Maria, n. 23-12-1725 na Gesteira, freg. Cadima - minha 6ª avó
cc. João Francisco Teixeira, filho de António Jorge Coentro e de Ana Francisca Cantarinha, do Cazal dos Netos;
Casamento a 13-11-1748 na Igreja de Cadima;
1.3.5-João Faim, n. 21-03-1729 (terá casado 2 vezes?)
1º cc Barbora de Oliveira
2.º cc Maria Francisca

Quanto a Manuel Francisco Secco (meu 8ºavô, seu 11º avô), n. 1650-80 ? lugar do Olho, Couto de Cadima - f. 17??;
cc Maria Francisca, n. 1650-89?? lugar do Olho, Couto de Cadima - f. após 1721;
Casamento 16??
Tiveram vários filhos, nascidos no lugar do Olho:
1-Maria Francisca – minha 7ª avó
n. 1692-1700 ?
Cc Manuel Francisco Faim
2-Isabel, n. ?
3-Manuel Francisco, n. 1692-1700 ?
4-Úrsula, n. ?
5-Clara, n.12-08-1706;
6-Caetana, n.15-08-1709;
7-Gaspar (gémeo de Eurédio), n..06-01-1712;
8-Eurédio (gémeo de Gaspar), n. 06-01-1712;
9-Florência, n.15-04-1714;
10-Brízida, n..27-04-1716;
12-José, n.17-02-1718.

Cumprimentos e até breve.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247451 | a.seco | 10 jan 2010 05:30 | Em resposta a: #210504

Prezado,

Meu nome é Alexandre Seco, tenho 35 anos, sou médico, nasci e moro no Brasil. Estou muito feliz por ter encontrado este forum. Sua mensagem chamou-me muito a atenção.
Meu avô chamava-se Adjucto Seco, nascido em Coimbra em 1898. Morava em Miranda do Corvo, sendo casado com Maria de Jesus, nascida em 1904 em Miranda do Corvo.
Ambos vieram para o Brasil na década de 1940. Tiveram 5 filhos nascidos em Portugal e no Brasil.
A partir do mais velho:José Seco (falecido em 1992)
Antonio Seco (falecido em 1996)
Lourenço Seco (falecido em 1986)
Hilário Seco (MEU PAI, VIVO, ATUALMENTE COM 75 ANOS)
Armando Seco (MEU TIO, VIVO)

Acredito que você possa ser meu parente, visto que a região é a mesma. Não conheço os termos usados para determinar as regiões em Portugal, mas meu pai fala dos seguintes locais nos arredores de onde ele morava: Miranda do Corvo, Rio de Vide e Pedreira. Sei também que o pai de minha avó (Maria de Jesus), chamava-se José Martins.

Se você tiver alguma informação ou confirmação, ficarei muito feliz, pois sempre quis saber mais acerca da família Seco e como nasci no Brasil nunca consegui informações maiores do que essas que relatei acima.

Atenciosamente,

Alexandre.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247510 | Filipe Manuel | 11 jan 2010 16:18 | Em resposta a: #242294

Carissima Maria,

Muito agradecido pela sua mensagem. Desculpe o atraso. Lembrei-me hoje de voltar à pesquisa e encontrei o casamento de um Manoel Francisco Seco mas nao tive mais tempo para ler com calma. Pelo que percebi, terà tido casado anteriormente com Ana. Mas serà mesmo o casamento do Manoel Francisco com a Maria Francisca que nos interessa ?

http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=714&NodeID=_61976

folio verso, 1° assento

Cumprimentos,
Bom ano !

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247520 | Pedro França | 11 jan 2010 19:44 | Em resposta a: #237787

Caro "Dalmeida":

Sou descendente directo desse João Rodrigues Seco e de Isabel Jorge, moradores em Arazede, por via de seu filho Francisco Rodrigues Seco baptº em Arazede a 10.04.1665/ f. 30, o qual casou em Santo Varão a 13.01.1692/f. 211 com Esperança Lopes, baptª a 08.07.1665/f. 136, filha de Atanásio Mourão (oriundo de Aveiro) e de Margarida Francisca/Lopes, de Santo Varão.
Daquele primeiro casal nasceu Isabel Rodrigues, baptª a 24.11.1699/ f. 46, para Santo Varão, constituindo parte da árvore de meu avô paterno.
Para trás de João Rodrigues Seco também não tenho nada mas ainda não desisti.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247522 | Pedro França | 11 jan 2010 20:02 | Em resposta a: #237787

Caro "Dalmeida":

Já respondi aqui noutra intervenção mas queria esclarecer que Cadima e Santo Varão não são assim tão próximas:
Cadima pertence ao comcº de Cantanhede e Santo Varão ao de Montemor-o-Velho, embora este limite aquele, a sul, juntamente com o da Figª da Foz.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247525 | Pedro França | 11 jan 2010 20:24 | Em resposta a: #240995

Caros Filipe e Maria:

Em matéria de Secos e Fains:
Descendo de Manuel Francisco Faim casado com Ana Fernandes moradores na Giesteira (ou Gesteira), Cadima.
Tiveram um filho, Manuel Francisco "o moço" que casou a 27.11.1684/f. 138-138v., Cadima, com sua parente em 4º grau, Maria Francisca, filha de Francisco Jorge Rodrigo e de Maria Francisca.
Daqui houve a António Francisco Faim, que casou a 28.05.1708/f. 10, Cadima, com Mariana Francisca, filha de Manuel Francisco Seco, serrador, e de Ana Francisca (recebidos estes a ?.02.1678/f. 132, Cadima), sendo esta filha de Manuel Fernandes Sardão, do Olho/Cadima. Sei que este casal "Seco"apresenta mobilidade geográfica para Guímara//Olho//Aljuriça.
De António Francisco Faim e sua mulher nasceu Josefa Maria, baptª a 07.04.1718/f. 123v., de Entre Águas/Cadima, que casou a 03.02.1743/f. 103, em Cadima, com Manuel Francisco "Balseiro", de quem eu descendo por via de meu avô paterno.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247536 | Pedro França | 11 jan 2010 22:21 | Em resposta a: #247510

Caro Filipe:

Como já respondi atrás, eu descendo deste casal - Manuel Francisco Seco e Ana Francisca.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247538 | Filipe Manuel | 11 jan 2010 23:07 | Em resposta a: #247525

Carissimos,

Descendo da florência Maria, filha de Manoel Francisco Faim e de Maria Francisca (segunda esposa, a julgar pelo assento que mencionei no meu post anterior?). A Florência Maria cc. José Ribeiro
Descendo igualmente de um Rodrigo, mas nao sei se serà parente do seu Francisco Jorge Rodrigo que o Pedro menciona.
O meu é Francisco Jorge Rodrigo cc. Madalena Francisca da giesteira - cadima. Tiveram um filho, Manoel Francisco Rodrigo nascido a 18 Feb 1683 na Gandara - Arazede.

Relativamente ao Manoel Francisco Seco cc. Maria Francisca (julgo que segunda esposa?) encontrei um assento de obito do Manoel Francisco Seco para 19 Oct 1702 mas a ser confirmado. nao tenho o folio à mao para copiar aqui.

Pedro, grato pelas informaçoes fornecidas. Fico felicissimo por termos um ascendente em comum, finalmente !
Julgo que também descendo do Balseiro, mas jà sem certeza.

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247542 | Pedro França | 11 jan 2010 23:58 | Em resposta a: #247538

Caro Filipe:

Como vai?
Queria dizer-lhe que o Manuel Francisco Seco e a Ana Francisca eram já falecidos ambos em 1708, ano do casamento da minha antepassada Mariana Francisca com o Antº Fr:co Faim.
Tenho na minha ascendência um António Francisco Rodrigo baptº a 06.02.1710/f. 24 em Cadima (Feitoso), casado em Arazede, filho de Manuel Francisco Rodrigo e de Maria da Conceição, recebidos em Cadima a 22.09.1701/f. 169.
Este Manuel Francisco Rodrigo foi baptº a 18.02.1683/f. 48v. em Cadima (Giesteira) - referido pelo Filipe - mas era filho de outro Manuel Francisco Rodrigo e de Madalena Francisca (esta confere) que viveram na Giesteira. Não haverá aí alguma confusão entre Manuel Francisco Rodrigo e Francisco Jorge Rodrigo? Pode conferir isso?
Não sei qual é o parentesco deste último Manuel Francisco Rodrigo com o Francisco Jorge Rodrigo igualmente meu antepassado, por sua filha Maria Francisca, casada com o Faim "o moço"...
Diga coisas.
Parentes então?... Veja lá do "balseiro" também. Este teve uma filha - Maria dos Santos - baptª a 11.11.1743/f. 19, na Azenha, Cadima, e casou em 06.08.1764/f. 229, Cadima, com Álvaro Domingues, da Lagoa Alta, meus ascendentes...

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247562 | Filipe Manuel | 12 jan 2010 10:28 | Em resposta a: #247542

Carissimo Pedro,

fiz confusao que passo jà a corrigir :
efectivamente o "meu" é Manoel Francisco Rodrigo cc. Madalena Francisca.
encontrei obito desta Madalena Franscisca para 18 Fev 1688 cadima.

Tenho na minha ascendência Manuel Francisco (neste aparece jà com Pagaimo e nao Rodrigo) filho de outro Manuel Francisco Rodrigo e de M.a da Conceiçao. Este "meu" Manuel Francisco Pagaimo, irmao ao que parece do "seu" Antonio Francisco Rodrigo, cc. Leonor da conceição a 24 Feb 1724 filha de andré Gaspar cc. Isabel antonia 15 Ago 1703.

Estou jà a fugir muito ao tema deste topico, dedicado aos Seco/Faim e por existir jà um topico sobre os Pagaimo/rodrigo onde publiquei notas, deixo aqui a ligaçao
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234825

Por acaso ando à procura de batismo e/ou casamento da Maria Antonia Cavaleira, cc. Gaspar Francisco, avôs paternos do André Gaspar que nasceu a 6 Dez 1676 Mira Corredoura. Se souber de alguma coisa desta Maria Antonia Cavaleira de Mira, sem pretender abusar, ficaria muitissimo grato.

é tudo o que se me oferece dizer neste momento,

Melhores cumprimentos,
Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247584 | mc | 12 jan 2010 17:27 | Em resposta a: #247525

Caros Pedro e Filipe
Que surpresa agradável tê-los como parentes e que grande ajuda !!
Raramente investigo e por isso ando com os meus dados muito atrasados, neste caso em relação aos Faim e aos Seco, que são imensos e com nomes quase iguais, pelo que tenho de avançar com muito cuidado para não me enganar no ramo a que pertenço. Para já detectei antepassados em comum com o Filipe. Vou analisar com atenção estes novos dados do Pedro, para confrontar com os meus.
Ainda que o meu ramo já tenha perdido esses apelidos há várias gerações, ainda continuamos ligados a Cadima.
Abraço
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247971 | a.seco | 18 jan 2010 13:05 | Em resposta a: #247584

Caríssima Maria Carneiro

Meu nome é Alexandre Seco, tenho 35 anos, sou médico, nasci e moro no Brasil. Estou muito feliz por ter encontrado este forum.
Meu avô chamava-se Adjucto Seco, nascido em Coimbra em 1898. Morava em Miranda do Corvo, sendo casado com Maria de Jesus, nascida em 1904 em Miranda do Corvo.
Ambos vieram para o Brasil na década de 1940. Tiveram 5 filhos nascidos em Portugal e no Brasil.
A partir do mais velho:
José Seco (falecido em 1992)
Antonio Seco (falecido em 1996)
Lourenço Seco (falecido em 1986)
Hilário Seco (MEU PAI, VIVO, ATUALMENTE COM 75 ANOS)
Armando Seco (MEU TIO, VIVO)

Não conheço os termos usados para determinar as regiões em Portugal, mas meu pai fala dos seguintes locais nos arredores de onde ele morava: Miranda do Corvo, Beira, Rio de Vide e Pedreira. Sei também que o pai de minha avó (Maria de Jesus), chamava-se José Martins.

Observando o forum percebi que além de ti, Pedro e Filipe também tem participado mais ativamente deste. Ficarei muito feliz se vocês tiverem alguma informação, pois sempre quis saber mais acerca da família Seco e como nasci no Brasil nunca consegui informações maiores do que essas que relatei acima.

Atenciosamente,

Alexandre.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247975 | fmcarita | 18 jan 2010 14:10 | Em resposta a: #247971

Secos do Louriçal(Leiria):

José Francisco Seco filho de Manuel Francisco Seco e de Josefa Maria, natural da Silveirinha, casou em 27.3.1818 no Louriçal com Ana Rodrigues, natural da Silveirinha.

Gostaria de obter informações sobre estes Secos do Louriçal.


Atenciosamente
Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247981 | mc | 18 jan 2010 15:44 | Em resposta a: #247971

Caro Alexandre
Ainda não encontrei qualquer informação sobre os seus antepassados que refere. Os Seco que investigo são de épocas anteriores e de outras freguesias. Mas, se por acaso eu vier a encontrar alguma coise que lhe interesse, não deixarei de o informar.
Cumprimentos
MC

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#247982 | Filipe Manuel | 18 jan 2010 16:38 | Em resposta a: #247971

Caro Alexandre,

As familias que cita nao foram por mim estudadas. Os secos que estudo sao oriundos do concelho de Cantanhede e Montemor-O-Velho e nao Miranda do Corvo. Nao estudei Miranda do Corvo mas pode fazê-lo pela net pois pelo que vi, dispoe de dados suficientes para prosseguir a pesquisa.

Veja
Arquivo Universidade de Coimbra
1 - http://www.uc.pt/auc
2 - http://193.137.201.197/pesquisa/default.aspx?page=listShow&searchMode=bs&sort=level&order=DESC

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#248018 | a.seco | 19 jan 2010 11:07 | Em resposta a: #247982

Filipe,

Muito agradecido pelas referências. Sei que serão muito preciosas à minha pesquisa.

Cordialmente,

Alexandre.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#248019 | a.seco | 19 jan 2010 11:09 | Em resposta a: #247981

Prezada Maria,

Muito obrigado por sua pronta resposta e interesse.

Atenciosamente,

Alexandre.

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#248299 | DAlmeida | 22 jan 2010 23:47 | Em resposta a: #247520

Caro Pedro França
De acordo com a sua informação de dia 11/1 , tenho muito prazer em lhe comunicar que é primo do meu marido – ele descende duma irmã de Isabel Rodrigues .
- Foi sua 7ª avó - Francisca Rodrigues , baptizada em Santo Varão em 11 /8/ 1692 – Folha 16 ; casou com Domingos Dias , em Santo Varão em 6 /1/ 1710 – tif nº 410 ,etombo.
Este ramo passou a Verride, Família Guardado e no séc.XIX, com outros apelidos, a Lisboa.
………………………………..
Para mim, Cantanhede, sendo contíguo a Montemor, representa proximidade, enquanto há “secos” até das Beiras. De facto tem sido difícil a pesquisa do casamento dos Pais de Francisco.
…........................
Encontrei em Carapinheira um casal , em que não vejo referência a “seco”mas que me atraiu:
- Em 2 /6/ 1652 Casaram na Carapinheira– tif 290 - João Rodrigues , filho de Francisco Rodrigues e de Antonia Marques X Izabel Rodrigues, de Vila Franca, Arazede, e filha de Thome Rodrigues e de Izabel Jorge ou Marques .
- Deste casamento não encontrei filhos até 1658 na Carapinheira.
- Os pais Thome Rodrigues e Izabel Jorge ou Marques , casaram em Arazede em 10 /5/ 1594 , tif. 268

- Todavia parece ser esse João Rodrigues o mesmo que teria casado na Carapinheira em primeiras núpcias em 18 /11/ 1624 – tif.268 .
- Os nomes em vários assentos de óbito trazem a confusão.
Muito lhe agradecia que desse opinião.
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#248329 | Filipe Manuel | 23 jan 2010 15:12 | Em resposta a: #247542

Carissimo Pedro,

Localizei um Manoel jorge Rodrigo que se casou nos Covões mas oriundo da Fervença (Cadima) logo muito provàvel ter parentesco com os Rodrigo de Cadima.

Nao sei se terà alguma utilizaçao, veja, nao vi datas deixo a ligaçao
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1911&NodeID=_159764

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#259377 | clover779 | 26 jul 2010 18:50 | Em resposta a: #247584

Meus caros,

têm aqui mais um familiar, também eu tenho na minha árvore o casal Manoel Francisco Seco cc Maria Francisca, do Olho, freguesia de Cadima, descendo da sua filha Izabel Francisca, nascida a 6 de Abril de 1697, cc Euzébio da Costa (Cavaleiro) do Escoural, freguesia da Tocha, a 10 de Maio de 1722.

O Manoel Francisco Seco está no 10º nível da minha árvore, tendo a sua neta depois casada com um Tabanez dos quais faço pesquisa também, sem desistir.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#260937 | mc | 24 ago 2010 11:18 | Em resposta a: #259377

Caro Primo Nuno Silva
Obrigada pela sua informação. Gosto muito de encontrar mais membros desta grande família. A sua 9ª avó Isabel Francisca era irmã da minha 7ª avó Maria Francisca cc Manuel Francisco Faim.
Sobre a sua Isabel Francisca encontrei em tempos estas referências:
A 6.1.1715 na Gesteira-Cadima, Isabel foi madrinha de baptismo de sua sobrinha Isabel Francisca, filha de sua irmã Maria Francisca (minha 7ª avó) (AUCoimbra-Lv.B1 Cadima,fl.72).
A 24.2.1718 no Olho-Cadima, ainda solteira, Isabel foi madrinha de baptismo de seu irmão José (AUCoimbra-Lv.B1Cadima,fl.121v).
Como se chamava a neta que refere que casou com um Tabanez e dos quais descende?
Cumprimentos.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#260946 | clover779 | 24 ago 2010 13:43 | Em resposta a: #260937

Boa tarde estimada Maria,

somos todos uma grande família, no meu caso praticamente todos ainda da região Gandareza.

Agradeço a informação e tomei a liberdade de a usar para actualizar o meu programa de Genealogia no que refere à Isabel Francisca.

A Isabel Francisca casou com Euzébio da Costa Cavaleiro em 10/5/1722, na freguesia da Tocha. Eu descendo da filha deles, Joanna da Costa, baptizada a 1/9/1725, e que casou com Manoel Francisco Tabanez, a 10/2/1745, no lugar do Escoural (Cadima). Essa Joanna é a tal neta do M. F. Secco que casou com o Tabanez do qual descendo.

Já encontrou mais alguma ascendência do Manoel Francisco Secco ou da sua esposa Maria Francisca?

Cumprimentos,
Nuno Silva
http://gesteira-sanguinheira.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#260951 | mc | 24 ago 2010 15:32 | Em resposta a: #260946

Caro Nuno Silva
Obrigada pela sua nova informação. Infelizmente ainda não consegui encontrar os pais de meus 8ºs avós Manuel Francisco Secco e Maria Francisca (seus 10ºs avós), ambos do lugar do olho, Couto de Cadima.
Será que os pais dele eram Manuel Francisco Secco mais velho do Olho cc Ana Francisca, estes já defuntos a 28-05-1708 ? Encontrei referencia a este casal e para já tenho-o apenas como hipótese.
Cosultei o seu blogue que é muito interessante e com informação muito variada. O meu ramo da família também continua ligado às Gândaras, mas para férias.
Até breve.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#260959 | clover779 | 24 ago 2010 18:15 | Em resposta a: #260951

Boa tarde de novo,

Também tenho alguma informação ainda não processada, no couto de Cadima, tenho todos os baptismos de 1573 até 1620, e mais alguns ...

Quanto aos secos, faz todo o sentido pois no assento de baptizado da minha ascendente ele aparece como Manoel Francisco Seco o moço (indiciando que seu pai teria o mesmo nome...), mas ainda vou levar alguns meses para descobrir!

Obrigado por ter visitado o blog, continue a visitar, em breve colocarei lá um estudo sobre a toponimia da freguesia da Sanguinheira (parte do antigo couto de Cadima).

Cumprimentos,
Nuno Silva
http://gesteira-sanguinheira.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#260966 | clover779 | 24 ago 2010 18:59 | Em resposta a: #260959

Só para complementar:

esse Manoel Francisco Seco (que parece ser mais velho), casou com a Anna Francisca em Fevereiro de 1678, ele dado como viúvo da Guimara, ela como filha de Manoel Fernandes Sardão e Maria Francisca do Olho.

Há ainda um registo de óbito que me parece ser desse mesmo Manoel Francisco Seco, que faleceu em Aljuriça, a 29 de Outubro de 1702. Faz sentido pois Aljuriça fica mesmo ao lado do Olho, onde viviam.

Só me falta provrar que tenha tido um filho Manoel que encaixe no "nosso" Manoel Francisco Seco, mas suspeito que possa ter sido do anterior casamento deste M. F. Seco aqui apresentado.

Cumprimentos,
Nuno Silva
http://gesteira-sanguinheira.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#260996 | mc | 25 ago 2010 11:13 | Em resposta a: #260966

Caro Nuno Silva
O registo que encontrei que refere o dito Manuel Francisco Seco cc Ana Francisca, identifica-o de facto como “mais velho no Olho”.
Eu ainda não consegui a data de nascimento da minha Maria Francisca (irmã da sua Isabel Francisca) filha Manuel Francisco Secco e de Maria Francisca do lugar do Olho, Cadima.
Esta minha Maria Francisca foi a 2º mulher de Manuel Francisco Faim, nascido na Lagoa do Grou (filho de João Francisco Faim e Maria Francisca da Lagoa do Grou) que após o 1º casamento (com Francisca Maria) foi viver para a Gesteira, ali enviuvou e voltou a casar. Também dele e do pai dele não consegui registos de baptismo. É que há vários Manuel Francisco Faim. Não consigo recuar na investigação sem ter a certeza qual é o meu Manuel Francisco Faim.
Com paciência, e cuidado, lá chegaremos, a não ser que não haja livros !
Acha que Fernando Alvares Seco, autor do antigo mapa da Lusitânia será dos nossos Seco?
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#260998 | clover779 | 25 ago 2010 11:50 | Em resposta a: #260996

Estimada Maria Carneiro,

se eu conseguir os dados que lhe faltam comunico, há períodos de tempo em que faltam registos no couto de Outil, portanto esses estarão perdidos para sempre. Mas tenho a certeza de que com os assentos que cou registando e um pequeno software que estou a desenvolver para resolver inconsistências conseguirei a maioria dos registos de Cadima.

Com certeza que o Francisco Alvares Seco não será nosso parente, é que o apelido "Seco", começou por ser alcunha em várias regiões de Portugal, e depois se tornou apelido, portanto devem existir imensas famílias Seco.

Cumprimentos,
Nuno Silva
http://gesteira-sanguinheira.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#261001 | clover779 | 25 ago 2010 12:23 | Em resposta a: #260998

Estimada Maria Carneiro,

a sua ascendente Maria não será a que foi baptizada a 27 de Novembro de 1694?

27.11.1694: baptizado de Maria, filha de Manoel Francisco Secuo o moço e de sua mulher Maria Francisca.
Padrinhos: Francisco Jorge e Esperança de Macedo. (Página 99 do livro de baptizados de Cadima 1573-1719).


Cumprimentos,
Nuno Silva
http://gesteira-sanguinheira.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#272561 | mc | 15 mar 2011 14:53 | Em resposta a: #261001

Caro Nuno Silva
Peço desculpa pelo atraso no agradecimento da informação enviada, sobre o assento de baptismo de Maria, filha de Manuel Francisco Seco e de Maria Francisca, do Olho. Eu não tinha este dado, mas julgo que é ela, pois a filiação, localidade e data batem certo com o registo que procuro.
Não tenho investigado, mas logo que o faça e encontre dados novos, não deixarei de o informar.
Obrigada
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#320000 | carloseco | 01 jan 2013 19:21 | Em resposta a: #151176

Viva

Chamo-me Carlos Alberto Antunes Sêco, vivo na Lousã, concelho do distrito de Coimbra, e nesta vila são muitas as famílias com este apelido. No meu caso, o apelido Sêco (escrevia-se Secco) tem origem num lugar chamado Padrão (concelho da Lousã, mas perto de Miranda do Corvo). Daquilo que pude investigar, o familiar mais antigo com este apelido é José Simões Secco, nascido em 1888. Foi casado com Maria da Piedade (nascida em 1876). José Simões Secco era filho de António Simões Secco e Joaquina Secco. Deixo aqui estes dados, na esperança de que possam ser úteis a alguém. Se alguém estabelecer alguma ligação com este meu ramo da família Sêco, estejam à vontade para me dar novidades. obrigado. Cumprimentos.

Carlos Alberto Antunes Sêco (Lousã)

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#320837 | Hermínio | 16 jan 2013 11:08 | Em resposta a: #320000

Sou Hermínio Seco Monteiro
Pertenço a uma familia Seco natural do Minho do Almoxarife, Freguesia de Samuel, Conmcelho de Soure. Sei que a minha avó Conceição Seco parece que tinha família no Bizorreiro de lavos

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#322343 | DAlmeida | 03 fev 2013 17:29 | Em resposta a: #151176

Caro confrade

Pareceu-me haver uma mensagem sua para o mim , aqui neste Tópico, no dia 17/Jan., data do apagão pirata.

Se for este o caso, Importa-se de repetir o texto ?

Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#322345 | DAlmeida | 03 fev 2013 17:36 | Em resposta a: #322343

Caro confrade FERNANDO SECCO

Pareceu-me haver uma mensagem sua para o mim , aqui neste Tópico, no dia 17/Jan., data do apagão pirata.

Se for este o caso, Importa-se de repetir o texto ?

Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#322384 | Pedro França | 04 fev 2013 11:24 | Em resposta a: #320837

Caro Hermínio:

Tenho andado a trabalhar com essa freguesia (ente outras) e noto que há vários "Secos" em Lavos, sim.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#335356 | secco | 18 set 2013 16:22 | Em resposta a: #320837

Caro Hermínio

Só agora é que vi a sua mensagem. Se me puder dar mais informação sobre a sua avó, agradecia

Mário Secco

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#335365 | maria 49 | 18 set 2013 21:12 | Em resposta a: #151631

Caro confrade

O trisavô do m/ marido era casado com Ana Secco. Os Seco da m/ árvore, são todos de; Carvalhais, Bizarreiro ou bizorreiro, Lavos/ Figueira da Foz.
Cumprimentos
Mª. Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#335366 | maria 49 | 18 set 2013 21:23 | Em resposta a: #322345

Caro confrade Fernando Secco

O trisavô do m/ marido era casado com Ana Secco. Os Seco da m/ árvore, são todos de; Carvalhais, Bizarreiro ou bizorreiro, Lavos/ Figueira da Foz.
Cumprimentos
Mª. Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#335371 | DAlmeida | 18 set 2013 22:43 | Em resposta a: #335366

Cara MAria

Informo que a sua missiva para Fernanndo Seco em 18/9, veio dirigida para o meu endereço , por engano.

Cumprimentos
Diná Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#335393 | maria 49 | 19 set 2013 12:05 | Em resposta a: #335371

Cara Diná Almeida

Obrigada pela informação
Cumprimentos
Mª. Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#335394 | maria 49 | 19 set 2013 12:12 | Em resposta a: #335356

Caro confrade Mário Secco

O trisavô do m/ marido era casado com Ana Secco. Os Seco da m/ árvore, são todos de; Carvalhais, Bizarreiro ou bizorreiro, Lavos/ Figueira da Foz.
Cumprimentos
Mª. Fernanda

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Padrão

#377662 | M.C. Santos | 08 fev 2017 18:34 | Em resposta a: #320000

Viva!
Acabei de ler a sua (já antiga) mensagem e achei interessante porque eu sou neta de Eugénio Simões Seco que era irmão gémeo de José Simões Seco. Meu avô Eugénio viveu sempre no Padrão e teve 6 filhos que também sempre viveram lá. Eu estou em Lisboa, mas ainda mantenho a casa dele.
Nunca tive contacto com a restante família do meu avô, mas sei que pelas redondezes há vários "Seco".

Boa tarde

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#377783 | Maria Sêco | 14 fev 2017 21:15 | Em resposta a: #151176

Boa noite, descobri este tópico (e este site) ao pesquisar no Google pela origem do apelido Sêco.
Foi-me hoje dito, por um professor de português, que o meu apelido não deveria ter acento circunflexo.
Ora, como sempre o escrevi assim e, antes de mim, o meu pai, confesso que não aceitei de bom grado o comentário. :)
O que eu pedia, caso fosse possível, é que alguém me esclarecesse se, de facto, o apelido pode levar acento ou se deve prescindir dele.
Grata pela atenção.

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#377784 | rfmc | 14 fev 2017 21:51 | Em resposta a: #377783

Boa noite,
Como está escrito Seco na sua cédula pessoal?
Rf.

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#377788 | carloseco | 14 fev 2017 22:08 | Em resposta a: #377662

Boa noite

Pelo que me conta, somos seguramente descendentes dessa família Secco. De facto, o pai do meu avô chamava-se José Simões Secco, que por sua vez era irmão gémeo de Eugénio Simões Secco, ambos nascidos a 05/04/1888. O meu avô viveu numa casa isolada no Alto do Padrão. Chamava-se António Sêco. Tenho estado a fazer pesquisas e a construir a minha árvore genealógica. Consegui recuar umas quantas gerações. Tem fotos dos seus antepassados? Posso partilhar consigo aquilo que já consegui descobrir. Deixo-lhe o meu mail para, caso queira, trocarmos informações.
carloseco@gmail.com

Com os melhores cumprimentos

Carlos Alberto Antunes Sêco
(Lousã)

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#377789 | Maria Sêco | 14 fev 2017 22:22 | Em resposta a: #377784

Na minha Cédula Pessoal está escrito Sêco.

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#377790 | Maria Sêco | 14 fev 2017 22:34 | Em resposta a: #151176

Já agora, "os meus 2 cêntimos", como diriam os ingleses, para o tópico em questão: a minha família também provém da Beira Baixa (zona da Covilhã).

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#377792 | rfmc | 14 fev 2017 23:37 | Em resposta a: #377790

Deve escrever o seu nome conforme está Reg. Civil,
Sêco.
Rf.

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#377797 | Maria Sêco | 15 fev 2017 14:17 | Em resposta a: #377792

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#377799 | a.seco | 15 fev 2017 15:03 | Em resposta a: #151176

Prezados,

Meu nome é Alexandre Gonçalves Seco, tenho 42 anos.

Meu avô paterno chamava-se Adjucto Seco, nascido na Freguesia de Semide, Concelho de Miranda do Corvo, Distrito de Coimbra, em 1898.

Minha avó paterna chamava-se Maria de Jesus Amaro, nascida na Freguesia de Rio de Vide, Concelho de Miranda do Corvo, Distrito de Coimbra, em 1904.

Tiveram 5 filhos:

José Seco (falecido em 1992)
Antonio Seco (falecido em 1996)
Lourenço Seco (falecido em 1986)
Hilário Seco (meu pai, vivo, atualmente com 82 anos)
Armando Seco (meu tio, vivo, atualmente com 79 anos )

Embora este Forum seja destinado à pesquisa dos Seco em Figueira da Foz, se alguém tiver alguma informação acerca dos Seco em Miranda do Corvo, ficarei imensamente agradecido.

Meus melhores cumprimentos,

Alexandre Gonçalves Seco.

Resposta

Link directo:

Família Secco (ou Seco) em Figueira da Foz.

#389559 | ffcristo_210218 | 24 fev 2018 18:24 | Em resposta a: #247451

Ola! eu sou da freguesia de semide e rio de ride
e gostava de o ajudar a "procurar" familiares da sua familia daqui !
eu ando a fazer uma enorme arvore genealogica daqui da freguesia de semide que no fundo une as familias e origens todas daqui !
por favor contacte me
o meu facebook é :
www.facebook.com/ffcristo
meu email é ffcristo@gmail.com

abraço portugues!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 12:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen