Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#151194 | Francisco Queiroz | 04 abr 2007 00:25

Procuro a ascendência e irmãos de Maria Mendes da Veiga Veloso, que viveu em finais do século XVII (S. João da Pesqueira?) e foi casada com João da Silva Sampaio.
Obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#186608 | jaboo | 29 fev 2008 02:55 | Em resposta a: #151194

Caro Francisco Queiroz,

So agora reparei neste seu topico mas aqui vai.

Maria Mendes da Veiga Veloso casou em S. Pedro da Pesqueira a 24.4.1698 com João da Silva de São Paio, filho de outro João da Silva São Payo (tabelião de Ansiães) e Helena de Sousa. O assento de casamento não dá o nomes dos pais da Maria. No entanto ela casou por procuração de seu tio o Reverendo Manuel Veloso da Pesqueira, baptisado em S. Tiago da Pesqueira a 1.10.1627, filho de Francisco Veloso e de sua segunda mulher Maria Veiga. Neto materno de Francisco Gonçalves e Maria da Veiga (esta filha de João Gon♪5alves da Veiga da praça, e de sua mulher Joana Francisca Telo, que pode encontrar no Gayo nos titulos "Gonçalves de Anciaens" e "Veigas").

Francisco Veloso e Maria Veiga, baptizaram pelo menos 6 filhos na Pesqueira mas não sei de qual filho(a) terá a Maria Mendes da Veiga Veloso sido filha.

Descende desta Maria Mendes da Veiga Veloso? Ela baptizou pelo menos 7 filhos na Pesqueira ...


Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#186665 | FraQueiroz | 29 fev 2008 16:47 | Em resposta a: #186608

Muito obrigado.
Provavelmente não se lembrará, mas creio que já trocámos estes mesmos dados em privado. Eram destinados a complementar um livro que, por acaso, será lançado dentro de poucas semanas. Informa-lo-ei do lançamento por mensagem particular.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#186669 | jaboo | 29 fev 2008 17:11 | Em resposta a: #186665

Caro Francisco,

De facto, tinha completamente esquecido essa troca de dados. Mas encontrei de novo as mensagens que tinhámos enviado um ao outro ...

Desejo-lhe boa sorte com o lançamento do seu livro e aguardo a data da publicação.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#186674 | FraQueiroz | 29 fev 2008 17:47 | Em resposta a: #186669

OK

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#216240 | djabaf34 | 23 dez 2008 15:40 | Em resposta a: #186608

Caro João Braz

Seria possível dizer-me o nome dos filhos de Francisco Veloso e Maria Veiga, eu tenho dois irmãos Francisco da Veiga e Mécia ou Maria da Veiga de São João da Pesqueira, e as datas correspondem; a que me diz respeito é Mécia da Veiga que casou em Pinhel, com geração que segue o apelido Monteiro da Veiga. Segundo o processo do Padre Manuel Monteiro no TSO de Coimbra, eram da Nobre família dos Veigas de São João da Pesqueira, se tiver alguma informaçao adicional agradeço

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueir

#216250 | jaboo | 23 dez 2008 16:41 | Em resposta a: #216240

Caro Daniel,

Francisco Veloso e Maria da Veiga baptizaram pelo menos 7 filhos em S.Tiago da Pesqueira. Eu pensava que a Maria Mendes da Veiga Veloso (assunto deste Tópico) era neta deles mas tenho novos dados que indicam que deveria ter sido bisneta. Agora estou no laboratorio, mas depois logo a noite confirmo isso tudo com os meus dados. Mas deixo aqui uns apontamentos que por acaso encontrei no meu computador do laboratorio.

N5- MARIA DA VEIGA
Nascida possivelmente cerca de 1602, casou por volta de 1625 com FRANCISCO VELOSO, possivelmente viúvo de Isabel Monteiro, falecida em S. Tiago a 5.2.1618. Baptizaram os filhos na igreja de S. Tiago, Pesqueira.

Filhos
6- MARIA
Baptizada em data ilegível, mas entre 13.9 e 2.10 de 1626. Foram padrinhos Gaspar Vaz Ferraz e ilegível. Faleceu a 10.4.1627.
6- MANUEL VELOSO
Baptizado a 1.10.1627. Foram padrinhos Diogo de Moura e Luísa de Sequeira casada com Gaspar Vaz Ferraz.
6- FRANCISCO
Baptizado a 16.6.1630. Foram padrinhos o abade de S. Pedro António de Carvalho e Catarina Vaz, mulher de Gaspar Vaz Telo. S. m. n.
6- MARIA DA VEIGA »»» SEGUE
6- GASPAR
Baptizado a 29.8.1635. foram padrinhos o abade de Stª Maria Rodrigo de Azevedo e Maria de Sequeira, mulher de Manuel Pereira Bacelar. S. m. n.
6- JOÃO
Baptizado a 22.1.1638. Foram padrinhos o abade António de Carvalho e Beatriz da Veiga, sua cunhada, casada com o Carapuça de Pinho (sic). S. m. n.
6- ISABEL
Baptizada a 22.8.1640. Foram padrinhos o abade de António de Carvalho e Joana de Braga. S. m. n.


N6- MARIA DA VEIGA
Baptizada a 12.3.1632. foram padrinhos Jácome Rodrigues de Figueiredo e Isabel, solteira, filha de Maria da Veiga. Deve ser a Maria da Veiga que aparece em S. Joao da Pesqueira como madrinha com o seu filho o padre Manuel veloso. Nao sei com quem casou.
Filhos:
7- MANUEL VELOSO.
Como padre, testemunhou o casamento de sua sobrinha Maria Mendes da Veiga Veloso (abaixo).
7- NN. Deve ter casado com um N. MENDES.
Filha:
8- MARIA MENDES DA VEIGA VELOSO
Nascida cerca de 1675, sobrinha do reverendo Manuel Veloso. Pelo patronímico, deve ter sido bisneta de Francisco Veloso e Maria da Veiga, mas ignora-se de que filho ou filha. Casou na igreja de S. Pedro, Psqueira, por procuração de seu tio, o reverendo Manuel Veloso, a 24.4.1698, com JOÃO DA SILVA DE SÃO PAIO, ou DIOGO DE SÃO PAIO , natural de Linhares, Ansiães. Baptizaram os filhos na referida igreja de S. Pedro. Com geração.


Tenho muita ascendência da Maria da Veiga (descendia dos Telos da Pesqueira) casada com o Francisco Veloso (desse não conheco a filiação). Como vê eles tiveram de facto um filho de nome Francisco e uma filha de nome Maria. Mas nenhuma Mécia. Mas isso não quer dizer que a não tiveram. Esses foram os filhos encontrados nos paroquiais mas como sabe nos paroquiais dessa época ha muitos buracos.

Se tiver mais dados sobre a sua Mécia, diga ... so comparando os nossos dados chegaremos a uma conclusão. Também estou curioso em saber quem era esse Padre Manuel Monteiro. De onde vem o Monteiro? Curioso é o Francisco Veloso ter sido casado de primeiras nupcias com uma Isabel Monteiro (da qual houve descendencia mas que eu saiba sem o nome Veiga).

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#216280 | jaboo | 24 dez 2008 02:19 | Em resposta a: #216240

Caro Daniel,

Confirmei os dados em casa, e mando outra vez a descendência (Proxima) de Maria da Veiga cc Francisco Veloso, com alguns dados supplementares:

N5- MARIA DA VEIGA
Nascida possivelmente cerca de 1602, casou por volta de 1625 com FRANCISCO VELOSO, possivelmente viúvo de Isabel Monteiro (referidos no tto TÁVORA, § ?, no ?), falecida em S. Tiago a 5.2.1618. Baptizaram os filhos na igreja de S. Tiago, Pesqueira.

Filhos
6- MARIA
Baptizada em data ilegível, mas entre 13.9 e 2.10 de 1626. Foram padrinhos Gaspar Vaz Ferraz e ilegível. Faleceu a 10.4.1627.
6- MANUEL VELOSO
Baptizado a 1.10.1627. Foram padrinhos Diogo de Moura e Luísa de Sequeira casada com Gaspar Vaz Ferraz. Deve ser o Manuel Veloso, da Pesqueira, casado com Catarina Monteira, da Póvoa de Penela, falecida na mesma freguesia a 4.10.1674. S.m.n.
6- FRANCISCO
Baptizado a 16.6.1630. Foram padrinhos o abade de S. Pedro António de Carvalho e Catarina Vaz, mulher de Gaspar Vaz Telo. S. m. n.
6- MARIA DA VEIGA »»» Segue
Baptizada a 12.3.1632. foram padrinhos Jácome Rodrigues de Figueiredo e Isabel, solteira, filha de Maria da Veiga.
6- GASPAR
Baptizado a 29.8.1635. foram padrinhos o abade de Stª Maria Rodrigo de Azevedo e Maria de Sequeira, mulher de Manuel Pereira Bacelar. S. m. n.
6- JOÃO
Baptizado a 22.1.1638. Foram padrinhos o abade António de Carvalho e Beatriz da Veiga, sua cunhada, casada com o Carapuça de Pinho (sic). S. m. n.
6- ISABEL
Baptizada a 22.8.1640. Foram padrinhos o abade de António de Carvalho e Joana de Braga. S. m. n.


N6- MARIA DA VEIGA
Baptizada a 12.3.1632. foram padrinhos Jácome Rodrigues de Figueiredo e Isabel, solteira, filha de Maria da Veiga. Não se sabe com quem casou. No entanto aparece uma Maria da Veiga como madrinha em 1707 com o filho o Padre Manuel Veloso, ambos de S.Tiago. Já era viuva quando aparece novamente como madrinha em 1718, junta com o filho o Padre Manuel Veloso. Pela cronologia (ainda era viva em 1718 por isso não pode ter sido a Maria da Veiga casada com Francisco Veloso) e pelo patronímico, sugerimos que tenha sido filha de Francisco Veloso e Maria da Veiga.

Filhos:
7- MANUEL VELOSO.
Como padre, testemunhou o casamento de sua sobrinha Maria Mendes da Veiga Veloso (abaixo), em 1698.
7- N. DA VEIGA.
Casou possivelmente com N. MENDES.
Filhos:
8- ?MANUEL MENDES
Aparece em 1696 como padrinho “Manuel Mendes, e sua irmã Maria Mendes”. S.m.n
8- MARIA MENDES DA VEIGA VELOSO
Nascida cerca de 1678, sobrinha do reverendo Manuel Veloso. Pelo patronímico, deve ter sido descendente de Francisco Veloso e Maria da Veiga, mas ignora-se como. Casou na igreja de S. Pedro, Pesqueira, por procuração de seu tio, o reverendo Manuel Veloso, a 24.4.1698, com JOÃO DA SILVA DE SÃO PAIO, ou DIOGO DE SÃO PAIO1, natural de Linhares, Ansiães. Baptizaram os filhos na referida igreja de S. Pedro.

Aguardo os seus comentários.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#216452 | djabaf34 | 27 dez 2008 15:07 | Em resposta a: #216280

Caro João Braz

Muito obrigado pela sua resposta, ainda estou a analisar as informações que enviou; por acaso não tem referenciado Francisco da Veiga casado com Ana da Mouta, teriam casado cerca de 1600, ou se existe alguma família Mouta em São João da Pesqueira? muito obrigado mais uma vez.

Cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Mendes da Veiga Veloso (S. João Pesqueira?)

#216475 | jaboo | 27 dez 2008 20:13 | Em resposta a: #216452

Caro Daniel,

Não tenho nenhuma referência a Moutas na Pesqueira.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 06:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen