Livro dos Índices, de Corrêa, Manuel de Melo

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Bibliografia

Livro dos Índices, de Corrêa, Manuel de Melo

#151234 | aeiou2 | 04 abr 2007 07:41

Caros amigos,

Quem possuir a obra em Tópico/Assunto, poderá sff ver se existe a descrição da seguintes armas e a quem elas foram dadas?

Escudo partido em pala,1ª Ribeiros(esquartelado 1º e 4ºRibeiros;2º e 3º Vasconcelos), ;2ª Freires/Andrades;sobre o todo um escudete com três aves bem arrumadas mas parecendo que as de cima estão poisadas num tronco,ou numa asna reduzida aplanada ou no corte do escudete.Timbre uma das aves poisada num tronco sobre o elmo a 3/4.

Os interessados agradecem muito a vossa resposta após a consulta do livro do Manuel Corrêa, e desejam-vos uma Santa Páscoa

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livro dos Índices, de Corrêa, Manuel de Melo

#151712 | aeiou2 | 08 abr 2007 12:12 | Em resposta a: #151234

Caros Amigos,

Como me disseram oralmente e um pouco baixinho o nome do livro, saiu Índices em vez de Hintzes.Peço desculpa pela imperfeição..., parece que estou a ficar um pouco mouca.
Hintze, uma família dos Açores que deu os Hintze Ribeiro.
Alguém me sabe dizer sff as armas dos Hintze?
Muito obrigada

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livro dos «Hintzes», de Corrêa, Manuel de Melo

#151719 | JCALD | 08 abr 2007 18:23 | Em resposta a: #151712

Cara Maria:

As armas referidas vêm publicadas a cores num extra-texto a cores na página anterior à n.º 27, com a seguinte legenda:
«ARMAS DE D. ESTELA ANJOS JARDIM
casada com António Hintze Ribeiro
(§ 2.º, n.º 6)
conforme as usou seu pai, o I.º Conde de Valenças
De uma aguarela pertencente a sua cunhada a Senhora D. Isabel Cabral
de Moura Coutinho de Vilhena Jardim, 2.ª Condessa de Valenças»
Não traz descrição heráldica nem na gravura nem no referido parágrafo.

De acordo com a gravura, há diferença em relação às armas do 1.º Conde de Valenças tal como descritas na «Nobreza de Portugal».
A diferença está precisamente no escudete, que eu descreveria assim:
«Cortado nebulado (ou seja, o nebuly dos ingleses, uma espécie de ondeado com ascurvas mais pronunciadas e reentrantes) de prata e azul (neste caso celeste, mas deve ser liberdade artística), carregado de 3 pássaros de sua côr (?), 2 sobre a prata e 1 sobre o azul.»
Parecem armas estrangeiras, mas não podem ser de Hintzes, pois foram usadas pelo 1.º Conde de Valenças.

No mesmo livro, na página seguinte à 10, há um desenho das armas de Gabriel David Hintze, retiradas de 2 sinetes de ouro, de difícil descrição heráldica.
Poderei tentar digitalizar as duas gravuras e enviá-las por correio electrónico, se o desejar.
Retribuo os votos de Boa Páscoa.

José Caldeira

Post scriptum: Quando se deu o terrivel desastre da Ponte Hintze Ribeiro, houve um jornalista da televisão que também lhe chamou «Ponte Índice Ribeiro». Na verdade, o som é muito parecido.

Resposta

Link directo:

RE: Livro dos «Hintzes», de Corrêa, Manuel de Melo

#151726 | jpcmt | 08 abr 2007 19:46 | Em resposta a: #151719

Senhora Dona Maria Oom e Caro José Caldeira:
O Ex-libris do 1º Conde de Valenças, contém as armas acima mencionadas.
No livro "Ex-libris Portugueses Heráldicos" de Sérgio Avelar Duarte, são assim descritas:
Escudo partido: I -Ribeiro, II-Freire, sobre-o todo Page. Coronel de Conde; T. Ribeiro. Em redor do escudo o colar da Ordem de S. Tiago de Espada.
Se pretenderem a gravura, também a posso enviar.
Com os melhores cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Livro dos «Hintzes», de Corrêa, Manuel de Melo

#151737 | aeiou2 | 08 abr 2007 21:49 | Em resposta a: #151719

Caro José Caldeira,

Muito obrigada pela descrição. Se não lhe der muito trabalho muito agradecia o envio das imagens dos sinetes, aliás todas estas perguntas começaram com um sinete de uma Dama Misteriosa.Um dia conto-lhe a "estória".

Não sei se sabe que a Delmira teve um AVC e está há dois ou talvez três anos em Tomar. Não fala, por vezes conhece as pessoas, outras vezes não.
Se não tiver o meu endereço elctrónico faça o favor de o pedir ao Moderador.
Agradeço mais uma vez.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Livro dos «Hintzes», de Corrêa, Manuel de Melo

#151740 | aeiou2 | 08 abr 2007 22:29 | Em resposta a: #151726

Caro J.de Castro e Mello Trovisqueira,

Ora, trate-me sff por Maria. Muito obrigada pela sua descrição do Ex-Libris do 1º conde de Valenças.
Até que enfim que me dizem "Page". Corresponde às armas de um Page, três aves (arrumadas) duas parecendo poisadas num tronco ou asna reduzida e aplanada e a outra em baixo, e uma de Timbre?
Será da família da mulher inglesa, Mrs.Ignez Francis Hudson, do Cipriano Ribeiro Freire*1729 que deixou uma grande fortuna, do qual foi herdeiro seu sobrinho neto ou bisneto, o Cipriano Leite Ribeiro Freire, que também herdou as armas do Tio?
Se a gravura for igual ao do Livro dos Hintzes - Corrêa, Manuel de Mello já tenho muito obrigada. se fôr diferente muito agradecia o envio.
O Dr. José Caldeira ficou de me enviar os sinetes com as armas do Hintze.

Agora parece que estou a perceber porque é que na GEPB, aparecem umas armas para os condes de Valenças e que afinal são o Ex-Libris do 1º conde, e no ANP aparecem outras armas, sem o sobre o todo, estas iguais aos dos Ciprianos seus ancestros.
É que, na verdade o conde de Valenças só teve alvará do título de conde e nunca de armas.Um mistério está descoberto.
Agora o Mistério Maior, é o PAGE. Quem são?
Quanto ao colar também o tinha identificado com sendo da ordem de S.Tiago, pois esse brasão de armas. está num jazigo no cemitério da Conchada em Coimbra onde está sepultado o Cipriano Leite Ribeiro Freire sobrinho, houve quem disse que era de Cristo, mas eu só vi uma fotografia e um pouco esborratada, mas fiquei um pouco duvidosa, mas não sou expert em Ordens Militares.
Mas o mistério está nas três aves.

É que temos um anel de sinete de uma Dama Mistério, escudo partido Ribeiro e Freire/Andrades, sobre o todo, um escudete com as três aves já anteriormente descritas.Timbre uma das aves poisada num tronquinho sobre o elmo.Não sei as cores.

Só difere no timbre em relação ao Ex-libris do conde

Com os melhores cumprimentos
Maria O O Martins

Resposta

Link directo:

RE: Livro dos «Hintzes», de Corrêa, Manuel de Melo

#152000 | JCALD | 11 abr 2007 03:48 | Em resposta a: #151737

Cara Maria Oom:

Pedi imediatamente o seu endereço ao moderador, mas, até agora ainda não o recebi.
Se quiser escrever-me para jcald arroba vizzavi ponto pt, enviar-lhe-ei na volta as imagens digitalizadas.

Sinto muito saber o estado de saúde da Dra. Delmina. Ainda há pouco tempo estive para lhe telefonar a propósito de um tópico que apareceu neste forum sobre a família do dramaturgo Marcelino de Mesquita. É que eu tenho ideia que ela escreveu qualquer coisa sobre essa família num dos seus livros, mas não consigo encontrar onde.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Livro dos «Hintzes», de Corrêa, Manuel de Melo

#152007 | aeiou2 | 11 abr 2007 08:02 | Em resposta a: #152000

Caro Dr José Caldeira,

Muito obrigada por disponibilizar o seu contacto aqui no Fórum. A mim tem-me acontecido o mesmo.Quando peço um contacto nada.

Vou procurar e ver se encontro algo do dramaturgo Marcelino Mesquita, mas deve estar no livro qualquer coisa árvore forndosa.

Foi por várias tentativas de telefoner à Delmira quer para Lisboa quer para Portalegre e sem gravador que comecei a achar tudo estranho.
Escrevi-lhe uma carta e nada.
E então resolvi ir ao Ninho das Andorinhas onde ela almoçava e tive conhecimento do que lhe tinha acontecido e onde estava e de outras "estórias"

Até já

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 03:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen