Personalidades da Toponimia de Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Personalidades da Toponimia de Portimão

#151359 | nunoinacio | 04 abr 2007 22:48

Boa noite!

Encontro-me actualmente a realizar um trabalho sobre as personalidades da toponimia de Portimão, que conta desde já com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

No decurso deste trabalho tenho-me deparado com nomes sobre os quais não encontro qualquer referência, talvez por serem topónimos antigos.

É meu objectivo esgotar todas as hipóteses de busca de informação, pelo que, desde já, solicito aos utilizadores do fórum que me transmitam qualquer informação que eventualmente possuam sobre os seguintes individuos:

António Pedro da Silva Martins, com o topónimo Largo António Pedro S. Martins na localidade da Mexilhoeira Grande - Portimão

D. Teresa Augusta Castel Branco de Mendonça - com uma Rua com o mesmo nome na Mexilhoeira Grande

Dâmaso Rocha - Com o topónimo Largo Dâmaso Rocha, na Mexilhoeira Grande

Engº Sárrea Prado - com o topónimo Largo Engº Sárrea Prado, em Portimão.

Francisco António Maurício - com o topónimo Largo Francisco António Maurício, em Portimão

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152226 | melisa | 13 abr 2007 02:14 | Em resposta a: #151359

Caro Nuno Inácio

Infelizmente o meu conhecimento das gentes que viveram no nosso Algarve não é tão profundo quanto gostaria.

Tenho pesquisado em freguesias onde possuo antepassados, mas com excepção dos meus ramos, essa pesquisa por agora tem-se centrado mais no século XVII e primeira metade do século XVIII.

Da lista que enviou há muitas freguesias em que não fiz qualquer pesquisa.
De qualquer forma vou ficar atenta ao que me for surgindo.

O que para já tenho é o seguinte:

Em Monchique, em que apenas estou no início, tenho:

Matias Andrés, filho de Vicente Dias Andrés e de s.m.er Brites Dias moradores nos Casais, casou em 18/1/1706 com Margarida Lopes, também natural da freguesia de Monchique e filha de Nuno Martins e de s.mer Maria Águas.
Foram moradores nos Matos - Monchique.

Encontrei até agora como descendentes de:

1- NUNO MARTINS cc MARIA ÁGUAS, moradores nos Matos, pais de:

...2- JOÃO NUNES que casou em Mx - 13/6/1637 com Domingas de S.António, fª de luís Simões cc Maria de Jesus, moradores no Cabeço da Águia - Mx.

...2- CATARINA NUNES cc (9/9/1710 -Mx) Afonso de Arez Nobre, filho do 2º casamento do Capitão Bartolomeu Jorge Nobre com Isabel Luís Amada, neto paterno de Braz Luís Andrés cc Teresa Pereira.
Dispensados no 3º e 4º grau.

CN cc AAN foram pais de:

..........3- FRANCISCA NUNES cc ( Mx - 5/7/1739 ) com António Varela, filho de Diogo Varela cc Maria da Costa ( meus antepassados), moradores nas Quintas - Monchique.



...2- MARGARIDA LOPES (acima) cc Matias Andrés moradores nos Matos - Mx e já falecidos em 1735, foram pais de (pelo menos):

..........3- BRITES DUARTE cc José da Costa (em Mx -12/9/1735) fº de Domingos da Costa cc Isabel Rodrigues, moradores no Mellão(?)- Mx e à data já defuntos.
Foram moradores nos Matos.

..........3- DAMIÃO ANDRÉS cc Maria da Purificação (Mx 13/2/1741), irmã da esposa de seu tio João Nunes.
_________________________________

Descendentes (que encontrei até agora) de VICENTE DIAS ANDRÉS e de sua m.er BRITES DIAS, moradores nos Casais:

2- O referido MATIAS ANDRÉS.

2- BALTAZAR VICENTE cc (Mx- 2/2/1706) Isabel Furtada, fª de Gregório Lourenço cc Margarida Lopes, neta paterna de António Duarte Rebelo ( ou Rebolo) casado com Isabel Furtada (também meus ascendentes e que foram amplamente debatidos no tópico os Furtado de Monchique).
Foram moradores nos Casais. CG.

2-JOÃO CANELAS cc (Mx - 14/7/1722) Josefa Duarte, fª de Estevão Andrés Marques cc Josefa Duarte também da freguesia de Monchique.

2- MARIA CANELAS cc (Mx-14/2/1722) com Vicente Dias, filho de outro Vicente Dias Andrés cc Domindas Andresa, também moradores nos Casais.
Este casamento teve dispensa dado o parentesco de 3º grau dos noivos, o que se dará certamente pelos dois Vicente Dias Andrés, que serão certamente primos direirtos e talvez netos de um outro Vicente Dias Andrés ( que ainda não identifiquei).

Dos outros ( de Monchique)de imediato ainda nada tenho, até porque a Serra é bastante complexa pela frequência com que ocorre haver pessoas destintas exatamente com o mesmo nome e também às habituais variações com que são nomeadas consoante o gosto do padre que faz o registo.

Por exemplo tenho em fim de linha um Vicente Francisco casado com Maria Andrés, moradores nos Casais sendo já falecidos em 1748 e cujos filhos casam em1715, 1722 e 1729 que poderão ser ou não um casal com os mesmos nomes também moradores nos Casais e com filhos a casar em 1742 e 1748 na Senhora do Verde.
Um dos filhos (do 2º casal ) chama-se também Vicente Francisco e casa com Maria da Costa.
Poderão nada ter a ver com o seu casal do mesmo nome, mas ...

Vou ficar atenta à sua lista e à medida que for encontrando novos dados dir-lhe –ei.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152228 | mtt | 13 abr 2007 03:11 | Em resposta a: #152226

Caros Maria Elisa e Nuno Inácio
Em tempos lancei um tópico, de título "António de Abreu Couceiro - Portimão", que não obteve qualquer resposta.
Algum de vós possui informação sobre este antigo Presidente da Câmara da vossa terra?
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152237 | nunoinacio | 13 abr 2007 09:22 | Em resposta a: #152228

Bom dia, caro Manuel.

Vou ver o que encontro sobre o António de Abreu Couceiro.
A câmara de Portimão facultou-me uma lista de nomes com topónimos a atribuir e pode ser que tenha alguma referência sobre ele, uma vez que já vi por lá outros antigos Presidentes de Câmara.

Logo que tenha novidades, digo-lhe.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152238 | nunoinacio | 13 abr 2007 09:25 | Em resposta a: #152226

Bom dia, cara M. Elisa

Muito agradeço a sua resposta.
Á noite, quando chegar a casa verei com maior atenção os dados que me facultou.
Escrevo mais cedo para lhe dizer que, se quiser que faça alguma busca no Alferce para algum casal que tenha, está à vontade.
(Há muitos casais do Alferce com ligações a Monchique)

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152298 | S.João de Rei | 13 abr 2007 19:53 | Em resposta a: #151359

“Rua eng. Sarrea Prado”:
o antigo morgado de Donalda contiguo a Portimão é dos Sarrea, ou Sarrea Tavares. Pertença de Azevedos Coutinhos (de Soure) relativamente recente, desde o século XIX, na seqüência de casamento de um deles com senhora Sárrea e posterior compra a outra irmã (a herdeira). Penso que eram filhas de Fancisco de Paula Sarrea Tavares, nascido na Donalda (Portimão) que faleceu em Lisboa a 23 Set 1834.
Sanches de Baena trata dessa família e refere-se ao respetivo morgadio.
Dos Prado, de Portimão, existe referencia a Constantino Xavier d’Oliveira Prado.
Em 14 de Fevereiro 1835 a câmara municipal de Lagos, referiu-se a Constantino como perseguido pelo governo de D. Miguel e tendo tomado parte na defesa de Portimão contra as forças do “Remechido” (Miguelista).
“ Rua D. Teresa Augusta Castel Branco de Mendonça” :
no final de século XIX existia em Lagos a família Castel Branco, com laços de grande amizade com a minha.
Sanches de Baena também trata desta família.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152300 | nunoinacio | 13 abr 2007 20:12 | Em resposta a: #152228

Caro Manuel

Infelizmente não tenho boas notícias.
Estive a consultar a lista que a Câmara me deu com algumas biografias e não faz qualquer referência a António Couceiro.
Procurei nos livros Câmara, Nobreza e Povo em Vila Nova de Portimão (1755-1834), na Memória Monográfica de Portimão de 1911, na Revista Til que lançou uma enciclopédia sobre Portimão, Portimão, As Muralhas de Portimão - subsídios para o estudo da história local; Estudos Algarvios - Portimão e Portimão Seus Varões e Sua História e não encontrei qualquer referência a António de Abreu Couceiro.
Fiz uma pesquisa na NET e encontrei as seguintes referências:

http://www.cidehus.uevora.pt/gz1/gz1_onom/a.htm - Tem algo a ver com as Edições Colibri, talvez se refira a algum livro editado.

Na TT Online encontrei as seguintes referências a António de Abreu Couceiro:
PT-TT-RGM/03/4218 - 13.07.1700;
PT-TT-RGM/04/19831 - 01.11.1713;
PT-TT-RGM/04/19832 - 06.11.1713;
PT-TT-RGM/04/19833 - 15.11.1714;
PT-TT-RGM/04/19852 - 05.05.1718;
PT-TT-RGM/04/19853 - 18.05.1723;
PT-TT-RGM/04/379249 - 27.02.1711;
PT-TT-RGM/04/379253 - 10.03.1735;

Junto ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão encontra-se uma galeria com as fotos dos Presidentes da Câmara, bem como as datas de inicio e fim do mandado. Infelizmente estou a trabalhar em Lagos e não posso ir lá ver esses dados, mas se ligar para a Câmara e pedir a alguém do gabinete da cultura (que funciona nesse edificio), certamente lhe darão essa informação. Telefone: 282470700

Em todo o caso e uma vez que vou ter que fazer pesquisas noutros livros e documentos, porque há muitas figuras cuja existência apenas persiste no nome de uma rua, estarei atento e comunicar-lhe ei se encontrar mais alguma referência.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152303 | nunoinacio | 13 abr 2007 20:38 | Em resposta a: #152298

Boa tarde, caro José Coutinho

Muito agradeço a sua contribuição. A vantagem deste forum é o de podermos partilhar todo o tipo de conhecimentos, com vista ao enriquecimento cultural de todos.
Conheço a família Sárrea Prado e vários Sárrea Prado, nomeadamente os que são referidos por Sanches de Baena. O meu problema é que dos Sárrea Prado que conheço, nenhum é Engenheiro.
Não sei se conhece Portimão, mas o Largo Sárrea Prado é aquele jardim que fica próximo da Estação, em frente ao antigo Matadouro. Segundo informação do livro Portimão, de Graça Ventura e Graça Marques, tal local era um alagadiço até à construção do Jardim em 1947. Nesse ano, o largo foi baptizado com o nome de Largo Eng. Sárrea Prado.
Daqui resulta, na minha opinião, que o Engº Sárrea Prado teria sido uma figura ilustre da cidade do princípio do Séc. XX (neste caso posterior aos livros de Baena).
Fiz uma aprofundada pesquisa na Net e encontrei um Engº Sárrea Prado como deputado em várias legislaturas na segunda metade do Séc. XIX;
Encontrei várias referências a um Engº Sárrea Prado em África, onde seria responsável pela obra de canalização de água à capital de Angola.
Por coincidência, ou talvez não, a primeira empresa de canalização de água de Portimão, chama-se Sárrea Prado e Comandita.
Por mera intuição, considero que o Engº Sárrea Prado que esteve em África era o mesmo que realizou as obras de canalização em Portimão, sendo possível a sua naturalização portimonense. Neste caso, justificava-se a atribuição do seu nome a um dos poucos largos da cidade.
A não ser o mesmo, então o topónimo pode homenagear o Engº Sárrea Prado que era Deputado. Neste caso, o topónimo poderia ser uma homenagem pelo hipotetico esforço que esse Deputado teria feito para a construção da linha férrea até Portimão.
A ausência de nomes próprios não me permitem, neste momento, chegar a qualquer conclusão, pelo que tenho que apelar à "memória do povo" para poder elaborar um trabalho minimamente credível.

Renovando os agradecimentos
Apresento os melhores cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152305 | roberto lopes | 13 abr 2007 21:11 | Em resposta a: #151359

Caro Nuno Inacio:

Tenho alguma coisa sobre uma personalidade, cujo nome se encontra assinalado na toponimia de Portimão, trata-se de MANUEL DIAS BARÃO, espero que lhe interesse, muito mais coisas tenho, mas terei de procurar e logo enviarei.

BARÕES DE PORTIMÃO


1. Barão Dias, de Alte cc (talvez em Alte c. 1630) Constança Vaz, de Alte. Tiveram:
2. Manuel Dias Barão, de Alte (nome assinalado na Toponímia de Portimão), que segue

2. Manuel Dias Barão, de Alte cc (Portimão 30.07.1663) Maria Rodrigues Jorge, f.ª do
Capitão Lourenço de Ares e Inês Rodrigues, todos de Portimão. Tiveram:
3. Maria Rodrigues Constantina, de Portimão, que segue

3. Maria Rodrigues Constantina, de Portimão cc (Portimão 07.05.1674) Gaspar Vaz
Freire, f.º de Gaspar Vaz Freire e de Catarina Álvares Moreira. Tiveram:
4. (o filho ou neto) Capitão João Freire Barão
4. (a filha ou neta) Catarina Maria Barôa

4. (o filho ou neto) Capitão João Freire Barão cc Maria de Siqueira de Lima, de Albufeira. Tiveram:
5. Pe. Manuel Freire Barão
5. Brites de Siqueira Barôa, que segue

5. Brites de Siqueira Barôa cc o seu primo-irmão (Albufeira 02.08.1741) Capitão de
Auxiliares, Henrique da Silva de Macedo, de Albufeira, f.º de Diogo da Silva de
Macedo e Isabel de Siqueira de Lima, todos de Albufeira. Tiveram:
6. D. Doroteia Joaquina de Siqueira Barôa b. Albufeira 06.02.1747, que segue

6. D. Doroteia Joaquina de Siqueira Barôa b. Albufeira 06.02.1747 Casou em
(Alvor a 22.05.1773) com Manuel José Freire de Abreu, lavrador, Capitão de
Cavalos das Ordenanças, Sargento-mór, vivendo de suas fazendas, baptizado
em Alvor a 23.05.1736, filho de Manuel Fernandes Neto, dos Montes d`Alvor
e de Maria de Abreu, do Loubite, Silves, neto paterno de Vicente Freire
Cabral, de Alvor e de Brites Duarte da Mexilhoeira Grande e neto materno de
Luís Lourenço, de Silves e de Margarida de Jesus, de Alcantarilha.

4. (a filha ou neta) Catarina Maria Barôa, de Ptm cc (Portimão c. 1710) Francisco Moreira, de Odiáxere. Tiveram:
5. Gaspar Vaz Freire Barão, que segue

5. Gaspar Vaz Freire Barão, de Ptm cc (Portimão 29.05.1747) Francisca Martins Ferra, de Ptm, f.ª de Francisco Martins Ferro, mareante, de Estômbar cc (Portimão 29.04.1705) Ana Varela, de Ptm, neta pat. de Domingos Baião e Isabel Rodrigues e é neta mat. de Bartolomeu Afonso e de Isabel Varela. Tiveram:
6. Baltasar António Freire Barão, que segue
6. João Freire Barão b. Ptm 16.01.1766
6. Matilde b. Ptm 06.02.1770
6. Isabel Varela, que segue
6. José Freire Barão, que segue

6. Baltasar António Freire Barão cc (Portimão 22.05.1777) Inês Quitéria do Carmo, f.ª
de António Barbudo e Catarina Josefa Godinha, de Lagoa, neta paterna de José
Barbudo e Catarina Pacheca e é neta materna de Manuel de Sousa Bocarro e
Constança Vaz Figueira, ambos de Lagoa, os demais de Portimão. Foram padrinhos
desta gente o Cap. João Alistão, de Silves, o Alferes Felipe Alistão, de Silves e António
Luís Pargana, de Portimão.

6. Isabel Varela cc Felismino Antonio, f.º de Silvestre de Jesús e Maria de São João.
Tiveram:
7. Manuel Barão
7. António Barão, que segue

7. António Barão cc Maria dos Anjos, f.ª de Francisco de Azevedo e Francisca Teresa. Tiveram:
8. José Barão, que segue
8. António Barão

8. José Barão cc (Portimão 26.10.1847) Prudência de Santana

6. José Freire Barão cc (Portimão 07.10.1804) Ana Rosa, f.ª de Manuel Duarte e Brites
Maria, neta pat. de Manuel Duarte e Catarina de Jesus, e é neta mat. de Manuel dos
Santos e Inácia Maria, ambos de S. B. Messines. Tiveram:
7. Manuel Freire Barão, que segue

7. Manuel Freire Barão cc (Portimão 22.12.1841) Maria José





Em tempos encontrei um casamento na freguesia de Alte de um DOMINGOS DIAS cc (Alte 1626) CONSTANÇA VAZ, ele f.º de Rodrigo Anes, de Alte e de Maria Lourenço, de Paderne, ela f.ª de Luís Pires e Leonor Fernandes, ambos de Alte. Penso que se pode tratar do casamento dos pais da Constança Vaz cc Barão Dias, no entanto o casamento do Barão Dias não apareceu!

Tenho um outro casamento que não sei bem onde encaixa, trata-se de António Rodrigues Barão cc (Portimão 08.01.1803) Vitória da Conceição, ele f.º de Manuel Rodrigues e de Quitéria Joaquina Barôa, neto paterno de Francisco Fernandes e de Maria da Conceição , de Budens, é neto materno de Francisco Fernandes Barão e de Maria da Conceição; ela é f.ª de Manuel de Araújo, de Alvor e de Gracia Xavier, é neta paterna de Manuel de Araújo de (gecerda??? Talvez seja Lacerda) e de Maria Vitória, do Mourão, é neta materna de Manuel Figueira de Almeida e Felícia Maria, de Loulé, os restantes são todos de Portimão.


Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152306 | melisa | 13 abr 2007 21:14 | Em resposta a: #152303

Caro Nuno Inácio

Dado se encontrar a estudar a toponimia de Portimão saber-me-á dizer quem foi a D.Maria Luisa com rua do mesmo nome em Portimão?

Suspeito quem seja mas não tenho a certeza.

Relativamente à sua oferta sobre o Alferce irei certamente aproveitar, só que mais para a frente.

Antes tenho de desenvolver mais Monchique.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152319 | nunoinacio | 13 abr 2007 22:33 | Em resposta a: #152226

Boa noite, cara M. Elisa

Estive a fazer pesquisas no Alferce e tenho mais dados relativos ao Matias Andrez e Margarida Lopes, moradores em Matos, Monchique (está confirmado que o casal é o mesmo).
Os mesmos são pais de:
1 - António Duarte, morador no Alto na data do seu casamento (Alferce 12.12.1740) com Maria Alvares Duarte, da Portela Baixa, Monchique, filha de Domingos Duarte e Margarida Alvares. O António Duarte era viuvo de Caetana (ou Celina) de Sena.

Do primeiro matrimónio do António Duarte com Caetana de Sena, nasceram:
Maria Andreza e José Duarte

A Maria Andreza casou (Alferce 12.08.1765) com João Telo, de Monchique, filho de Domingos da Costa e Catarina Vaz (dos dados que tenho estado a passar para PAF ainda não encontrei filhos deste casamento no Alferce)

O José Duarte casou (Alferce 20.01.1769) com Perpétua Metela, do Alferce, filha de Domingos dos Santos e Maria Furtada

Do segundo matrimónio, nasceram:

Francisco Duarte (n. Alferce 10.06.1753), casado com Maria Antónia em 20.08.1782 (tiveram 5 filhos), filha de Amador Luís e Isabel Jorge (tiveram 4 filhos), de Monchique e neta paterna de Francisco Luís e Maria Marques (do Monte Velho - Monchique) e materna de Martinho Jorge e Catarina Vicente (da Portela de Pedro - Alferce, casal que teve 3 filhos todos com descendencia)

Inácia Duarte, casada em 30.01.1769, no Alferce, com Domingos dos Santos, filho de outro Domingos dos Santos e Maria Furtada (era irmão da Perpétua Metela) (ainda não encontrei descendencia)

António Duarte, casado em 16.04.1782, no Alferce, com Maria Afilhada, de Ourique, filha de Manuel Rodrigues e Maria Afilhada, de Ourique (ainda não encontrei descendencia)

Isabel Joaquina, casada em 04.06.1783, no Alferce, com Inácio Luís, do Alferce, filho de Manuel Luís e Catarina Fernandes (tiveram 9 filhos pelo menos 4 com descendencia) neto paterno de Lourenço Vaz e Bárbara Rodrigues ou Marreira, de São Marcos da Serra e materno de António Rodrigues e Antónia Fernandes, do Alferce (pais de 7 filhos, 4 deles com descendência)

O Afonso de Arez Nobre e Catarina Nunes (que tenho como sendo naturais do Alferce no assento de casamento do filho, mas que não encontrei o nascimento, pelo que é mais provavel que tenham nascido em Monchique), foram pais de:
Bartolomeu Jorge, casado em 19.02.1743, no Alferce, com Maria Andreza, do Monte Branco, Silves, filha de Domingos MAnuel e Catarina Andreza do Monte Branco. (ainda não tenho descendentes registados)

Relativamente aos seus António Varela e a Francisca Nunes foram pais de:
José Varela, caso em 01.12.1759, no Alferce, com Paula de Sequeira, da Fornalha, Alferce, filha de Manuel Jorge (de Silves) e Brizida Sequeira da Fornalha (foram pais de 4 filhos). Neta paterna de Manuel Jorge e Margarida da Conceição (não tenho os avós maternos, possivelmente porque os assentos estavam deteriorados e não consegui ler, ou então por ter sido exposta. Se tiver interesse nessa informação posso voltar a procurar nas fotos os assentos onde recolhi a informação. Se quiser, também lhe posso enviar as fotos dos assentos de nascimento e de casamento por email.

O casal José da Costa e Brites Duarte foram pais de:
José da Costa, casado com Isabel Maria (n. 15.01.1735), filha de Francisco Estevens e Maria Rodrigues (tiveram 7 filhos). O Francisco Estevens voltou a casar, depois de viuvo, em 29.04.1743 com Maria Vieira, viúva de Domingos Luís.
O José da Costa filho e a Isabel Maria, foram pais de:
Francisco da Costa, casado em 03.06.1794, no Alferce, com Angelina Maria, do Alferce, filha de Domingos Martins e Ana Gonçalves (ambos do Alferce, que tiveram 4 filhos), neta paterna de André Fernandes (alferce) e Joana Fernandes (S. Marcos da Serra, pais de 8 filhos) e materna de Manuel Fernandes e Vicencia Gonçalves (ambos do Alferce e pais de 9 filhos) e bisneto no ramo de Manuel Fernandes de João fernandes e Catarina Rodrigues.

Espero que estes dados lhe sejam uteis.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152320 | nunoinacio | 13 abr 2007 22:36 | Em resposta a: #152306

Boa noite novamente.

Tenho estado a seguir uma ordem alfabética das ruas e ainda não cheguei à D. Maria Luísa.
Logo que chegue lá, (já não falta muito) enviar-lhe-ei o que descobrir.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152321 | nunoinacio | 13 abr 2007 22:42 | Em resposta a: #152305

Caro Roberto

Fiquei muito contente com a sua ajuda. Obviamente que tenho o máximo interesse sobre os dados que me mandou.
Aproveito para abusar da sua boa vontade e perguntar se tem algum dado biográfico sobre Manuel Dias Barão.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152322 | roberto lopes | 13 abr 2007 22:58 | Em resposta a: #152321

Caro Nuno Inacio:

Fontes: ARQUIVO MUNICIPAL DE PORTIMÃO

30/09/1987 ANO XIII

Toponimia de Portimão

RUA MANUEL DIAS BARÃO

O terramoto de 1755, aqui em Portimão, originou um maremoto de ondas alterosas de que as águas saindo fora do seu leito invadiram as partes baixas junto ou próximo do mar.
Aqui, entrando pela vila adentro, com Sapal, penetraram à Rua Direita, de que a Igreja da Misericórdia – como nos diz um cronista – ali chegaram a atingir 12 palmos, de que morreram afogados quarenta pessoas “entre elas” conta-se Ursula Maria Baroa que era irmã de Manuel Dias Barão, nome assinalado na toponímia da cidade, nas traseiras da Misericórdia velha”.
Uma parte assinalada entre aspas, diz-nos o padre Vitorino que foi prior em Portimão durante mais de quarenta anos e falecido há uns dois ou três, no seu escrito “ Obras da Igreja Matriz” parte 3.ª publicado no jornal “Comércio de Portimão”, em 1971 em que Ursula Maria Baroa deixara em testamento em notas do tabelião Silvestre Fernandes Figueiredo, no qual instituía herdeira universal uma sua sobrinha do seu mesmo nome e que retirara estes apontamentos do livro Tombo Novo, da igreja, escrito pelo prior Duarte de Almeida, onde estava, e que à margem, no mesmo Tombo, lhe pareceu ser em letra do próprio prior.
“O produto destes bens foi aplicado para ajuda da restauração da Igreja Matriz desta Colegiada por decreto de sua Santidade o Papa Pio 6º. De uma missa pelas almas das testadoras no dia do seu falecimento, enquanto durar o mundo ditas pelos Párocos desta Colegiada”. “A sobrinha falecera em 31 de Dezembro de 1778.”
Pelo que vimos, Manuel Dias Barão vivia nesta rua com sua irmã e seria gente de bens, pois esta teria testamento na sobrinha com usufruto enquanto fosse viva e após falecimento reverteria para a igreja. Assim eu compreendo.
Ursula Maria Baroa, devia ter falecido em sua própria casa, que seria na parte mais baixa da rua, bem próximo à igreja da Misericórdia pois as águas com o maremoto ali subiram 12 palmos ou seja mais de 2,5 metros de altura.
Com o falecimento da sobrinha em 1778, e como a igreja ainda continuava por reparar, foi o remanescente daquela desapropriada para tal fim e que só em 1854, ou seja quase um século daquele terramoto que o benemérito Luis António Maravilhas a reconstruiria tal como está hoje.
Eis, pois, por poucas palavras, por nada mais sabermos desta figura portimonense que dera nome à rua que já possivelmente já no seu tempo ela assim fosse conhecida, pois era o povo tal o dado por pessoa destacada em bens ou qualquer outro atributo ou respeitabilidade no lugar.
Se não fora o testamento da sua irmã para a sobrinha e em anotado no livro do Tombo Novo, da igreja, donde o Padre Vitorino o foi descobrir e retirou apontamentos para seus escritos publicados a mais de 200 anos, e que eu também destes os aproveitei para este pequeno trabalho, o nome de Manuel Dias Barão ficaria no anonimato e não viria em “História” às ruas da nossa cidade.

S.

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152328 | roberto lopes | 13 abr 2007 23:30 | Em resposta a: #152321

Caro Nuno Inacio:

É uma questão complicada, sabemos onde e quando casou, assim como parte da sua descendencia ilustre, penso que a mulher do 1.º Visconde de Alvor ainda é destas familias apesar de não ter tido descendencia com o Visconde.

Este individuo até à data não se apresenta documentalmente com cargos de governança, a sua mulher não tem tratamento de dona, o seu sogro era Capitão o que já é significativo, mas pode ser que o personagem em questão fosse um descendente dele e esse sim já ter uma razão forte para pertencer a essa toponimia, se bem que não é regra obrigatória.

Existe também um homónimo deste que é meu antepassado, que nasce em Lagoa a 03.04.1616 filho de António Fernandes Barão e de Catarina Martins, mas não têm qualquer laço de parentesco, tratando-se por isso de individuos distintos.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152329 | JCC | 13 abr 2007 23:36 | Em resposta a: #152298

Meu caro Zé

Como vão os Brasis?

Esta D. T. Castel-Branco terá algo a ver com os meus Caldeira Castel-Branco?

Um abarço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152335 | nunoinacio | 14 abr 2007 00:00 | Em resposta a: #152328

Caro Roberto

Mais uma vez agradeço a atenção que dispensou.
Infelizmente a toponímia tem destas coisas... Figuras ilustres de um determinado tempo, tão ilustres que merecem a atribuição do seu nome a uma rua, caem no esquecimento ao ponto de não se conseguirem encontrar quaisquer referências à sua vida.
Isso não acontece só em topónimos antigos, mas também nos tempos modernos. Os topónimos da Mexilhoeira Grande, que segundo informação da Junta de Freguesia foram atribuídos durante o período do Estado Novo (há menos de 50 anos) são uma verdadeira incógnita, pois nem os funcionários dessa Junta sabem quem foram tais personagens.
Estou a pensar em ir para lá no Verão, conversar com os "velhotes", a ver se algum ainda tem memória fresca e conheceu algum dos homenageados.

No entanto, relativamente ao caso concreto do Barão e atento às informações que me deu, ocorre-me que tal topónimo não tenha sido atribuído por uma questão de homenagem pessoal.
Ao folhear os processos judiciais do arquivo antigo, encontro frequentemente a expressão: morador na rua das casas de...
Ora, no séc. XVIII as ruas não tinham os topónimos que conhecemos actualmente. Eram conhecidas pelo que de maior importância havia nessa rua. Assim, tinhamos a Rua da Cadeia, a Rua da Praça e, recordo-me, a rua das casas do Dr. Judice Biker.
Tendo o Manuel Dias Barão herdado a casa, (porventura a maior casa da rua), presumo que a rua, após o terramoto de 1755, fosse conhecido pela Rua das casas de Manuel Dias Barão, perdendo ao longo dos anos a expressão das casas para ser Rua Manuel Dias Barão, pois aparece já com este nome no afuramento de 1818.

Enfim, meras hipóteses. O que acha delas?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152354 | S.João de Rei | 14 abr 2007 01:44 | Em resposta a: #152329

Olá João

“Vão andando”... aqui em terra tupiniquim, portanto inócua em termos de antropofagia, no que rezam as crônicas quanto a hábitos da tribo local!
Talvez dê um salto “de passagem” por aí em breve.
Prometo que aviso deforma a podermos estar juntos.
È muito possível o parentesco, mas não tenho praticamente nada, em termos de fontes, “deste lado”.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152355 | S.João de Rei | 14 abr 2007 01:49 | Em resposta a: #152303

Caro Nuno Inácio

Uma “saltada” ás paroquiais seria penso, a forma de resolver o assunto, nomeadamente partindo do Prado que referi.
Uma vez mais, cumprimentos e boa sorte.

JdeACoutinho

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152358 | mtt | 14 abr 2007 04:59 | Em resposta a: #152300

Caro Nuno Inácio
António de Abreu Couceiro, que não sei onde nem quando nasceu, era filho do Doutor Tomé Couceiro d’Abreu, de Tentúgal, e casou com Brízida Cândida Carneiro Geraldes, do Porto.
Tal como digo no Tópico que lancei acerca dele, era jurista, destacado liberal e, como antigo bravo do Mindelo, desempenhou relevante papel durante a Patuleia, politicamente alinhado pela Junta do Porto.
Na década de 1860 vivia numa sua quinta, nos arredores de Portimão, onde era administrador do Contracto do Tabaco e terceiro maior contribuinte.
Foi nesta quinta que a mulher faleceu, aos 46 anos de idade, em 5 de Julho de 1861, sendo sepultada no cemitério de Ferragudo.
Em 1864 era presidente da Câmara Municipal.
Se vai lidar com listas de autarcas, decerto acabará por tropeçar neste, e se lhe surgir alguma informação que possa acrescentar algo a esta que aqui deixo, muito agradeceria que ma comunicasse. Até lá, desejo-lhe boa sorte nas suas pesquisas.
Manuel.
PS: os Antónios de Abreu Couceiro, seja o que surge na base de dados da TT, seja o dos manuscritos de Évora, serão apenas homónimos, talvez antepassados. Penso que este que me interessa terá nascido entre 1800 e 1810.

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152475 | nunoinacio | 15 abr 2007 19:57 | Em resposta a: #152355

Muito obrigado.

Vou iniciar as pesquisas paroquias para a minha família e tentarei obter a resposta e esse enigma e a outros.

Cumprimentos e agradecimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#152526 | roberto lopes | 16 abr 2007 11:36 | Em resposta a: #152335

Caro Nuno Inacio:

Não creio que sejam meras hipoteses, se o Manuel Dias Barão não era uma figura de destaque social, não era um homem da governanca, não vivia à lei de nobreza pelo que se sabe tudo aponta nesse sentido, as casas do Barão seriam varias ou uma grande daí a expressão a rua das casas de Manuel Dias Barão.

Abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#302725 | mjbp | 13 abr 2012 08:25 | Em resposta a: #151359

Embora tardiamente, já lá vão alguns anos, só agora li este pedido, ajudo esclarecendo que o Eng Angelo Sarrea Prado foi um dos percursores da captação de água potável para distribuição a Portimão e arredores. Foi efectuado um contrato com a C.M.de Vila Nova de Portimão em 1889, reinado de D.Luiz, que envolvia mais 2 engenheiros. Do contrato constava que a propriedade deveria ser dos próprios pelo que adquiriram o Barranco das Águas na Mexiolheira Grande e foi ali que se iniciaram os primeiros poços para a captação da água, filtragem a primeira distribuição das águas. Sou neta dum desses engenheiros e caso ainda haja interesse terei muito gosto em colaborar.

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#302752 | nunoinacio | 13 abr 2012 13:43 | Em resposta a: #302725

Boa tarde.

Tenho todo o interesse.
Criei um blogue de toponímia www.portimaoruaarua.blogspot.com, onde já consta o Largo Sárrea Prado.
Caso disponha de alguma informação adicional ou de alguma foto para complementar o trabalho, agradeço contacto para genealogiadoalgarve@gmail.com

Cumprimentos

Nuno Campos Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Personalidades da Toponimia de Portimão

#302908 | mjbp | 14 abr 2012 22:16 | Em resposta a: #302752

Caro Nuno Inácio,
Sei que o Engº Angelo Sárrea Prado era solteiro e viveu em Lisboa na Rua da Glória, 4 -1º. Foi gerente da Empresa de Abastecimento de Águas Sarrea Prado e Comandita juntamente com meu avô General Engº Jacintho da Cunha Parreira e Brito natural de Lagoa e com Joaquim de Almeida Negrão. A carta de lei no reinado de D.Luiz que aprovou este contrato com a CMVNP é datada de 13 de Julho de 1889 e tem o nº 154.
Como o clausulado não aprovava a cedência de terrenos do Estado ou da Fazenda para a instalação da Empresa que teria como missão captar as águas, seu tratamento para água potável e distribuição por Portimão e arredores compraram a Herdade Barranco das Águas na Mexilhoeira Grande. Pouco tempo depois da morte de meu avô que morreu em 1913, portanto no fim de 1915 estabeleceu com a CMVNP um escritura cuja cópia eu tenho em que cedia a utilizaçãode tudo o que fora construído pela Empresa e que na época muito teria beneficiado a população.
Deve ter sido este o motivo para a designação do Largo Engº Sárrea Prado.
Cumprimentos MJBP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 17:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen