Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Porto

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Porto

#151379 | ksaraujo | 05 abr 2007 01:50

Caros Confrades,

Encontrei uma referência à pessoa de Margarida Rosa de Jesus, nome de minha trisavó, numa página de Internet localizada em: http://fsi18501859.com.sapo.pt/ onde consta uma referência de número 2673 como assento de casamento entre os anos 1850 - 1859, na Freguesia de Santo Ildefonso - Porto. Contudo, uma pesquisa feita no Arquivo Distrital em causa não identificou a existência desse assento. Uma mensagem enviada ao responsável pela dita página não obteve resposta para a clarificação do assunto e/ou obtenção de mais informações. Será que algum confrade possui alguma ideia adicional para solução deste "mistério"? Cumprimentos a todos, Kelson dos Santos Araújo, Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Porto

#151384 | mtt | 05 abr 2007 03:38 | Em resposta a: #151379

Caro Kelson dos Santos Araújo
Também contactei o mentor da página e, tal como lhe sucedeu, não obtive resposta.
Penso que se engana quando presume que o código, que aparece à frente dos nomes, aponta para um número de página. Conheço vários casais que lá constam e os noivos têm códigos diferentes.
Os códigos devem corresponder a um ID de base de dados.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#151401 | ksaraujo | 05 abr 2007 10:47 | Em resposta a: #151384

Prezado Manuel,

Grato pelas informações. Já que os números devem corresponder a um ID de base de dados particular, não têm mesmo nada a ver com os assentos paroquiais. Contudo, presume-se que o casamento ocorreu mesmo naquele intervalo de anos e na Freguesia de Sto. Ildefonso, Porto. O problema reside numa consulta que já feita aos assentos de casamento no Arquivo Distrital e que não deu resultado em localizar a Margarida com base nessas informações. Infelizmente, o mentor da página parece que a abandonou junto com o e-mail indicado. O "mistério" continua...
:(
Melhores cumprimentos,
Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#151424 | mtt | 05 abr 2007 16:47 | Em resposta a: #151401

Caro Kelson dos Santos Araújo
Não vejo a coisa como um mistério. Quem se deu ao trabalho de listar os nubentes, quis ser útil a quem os procura. Certamente deve ter um código que não publicou, por irrelevante, ligando os nubentes um ao outro, e campos com a informação suplementar, quanto mais não seja a data do casamento. Penso que o ID consta lá apenas por causa das sempre possíveis homonimias.
Não tenha dúvidas sobre se a lista corresponde ao que é proclamado no título. Conheço um número suficiente de casamentos com presença dos nubentes confirmada, para poder afirmar-lhe que a lista é boa, e tem todo o ar de ser exaustiva.
Claro que o normal seria que o autor, tal como sugere no final da página, enviasse a informação sobre o casamento, quando esta lhe fosse solicitada. Por qualquer razão não o faz, ou melhor, não o fez. Talvez existam motivos pessoais para o não ter feito. Pode estar doente ou fora do país, ou em qualquer circunstância igualmente impeditiva.
Vai ver que, um destes dias, receberemos resposta.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#151429 | ksaraujo | 05 abr 2007 17:09 | Em resposta a: #151424

Prezado Manuel,

Sim, claro. Utilizei mal o termo "mistério", porém, sem conotação negativa. Se calhar, deveria ter utilizado "interrogação" que essa sim ficou no ar. Pelo vosso testemunho, de facto, a lista é bastante útil. Pena não ter sido confirmada a existência do assento da pessoa sobre quem foi feita a pesquisa para mim por pessoa confiável na Freguesia de Santo Ildefonso. Estou com falta de sorte mesmo, porém, sim, a esperança é a última que morre. Vamos aguardar a resposta do autor desejando que ele/ela esteja bem de saúde e sem outro impedimento para nos fornecer as informações solicitadas. Grato mais uma vez por vossa colaboração. Melhores cumprimentos,
Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#182213 | LimaSousa | 27 jan 2008 15:17 | Em resposta a: #151429

Boa Tarde,

Embora muito tarde, aqui esta a explicacao para o "misterio". Escrevo sem

acentuacao porque estou, de facto, ausente, na Irlanda. Primeiro, a explicacao para

o meu silencio:

Num dos frequentissimos "crashes" do computador, perdi o correio todo e o

conteudo das bases de dados que possuo, incluindo tambem o acesso a pagina

fsi18501859. Outra razao, ou outras razoes, as constantes deslocacoes para

Espanha e Inglaterra.

Coloquei codigos em cada um dos nomes ate poder confirmar que se tratava de

pesquisas pessoais sem interesses financeiros. Tento evitar que pessoas mal

intencionadas tenham acesso aos dados que compilei, para os

venderem mais tarde, como aconteceu mais de uma vez.

Quanto a Margarida Rosa de Jesus, casou em Santo ildefonso com Joaquim Jose

Gomes em 24 de Junho de 1859, registo no 40 a folhas 385.

Nao sei se de facto corresponde a pessoa que procura. Espero bem que sim.

Mais alguma coisa, ja estou ao dispor a partir de 2 de Fevereiro, em Portugal.

Vou a 29 de Janeiro para Inglaterra e depois regresso.

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#182237 | Marco | 27 jan 2008 18:23 | Em resposta a: #182213

Caros amigos,
É só para comprimentar o meu amigo LimaSousa, desejar-lhe uma boa viagem até Portugal e lembrar aos confrades este site com informações interessantes que interessam aos genealogistas!

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#182239 | ksaraujo | 27 jan 2008 18:33 | Em resposta a: #182213

Prezado Sr. Lima Sousa,

De todas as maneiras, muito agradecido por vossa preocupação em responder-me na condição de uma pessoa assaz atarefada.

De lá para cá, felizmente, já consegui localizar a "minha" Margarida Rosa de Jesus com a ajuda de uma prestativíssima e mui amiga senhora do Porto, colaboradora deste fórum, a qual localizou com sucesso os assentos de nascimento, casamento e óbito dos meus familiares portugueses, entre eles, a Margarida Rosa de Jesus que se casou com o meu trisavô, Francisco dos Santos Reis, em 27 de Janeiro de 1856, em Guifões, antigo Concelho de Bouças (hoje, Matosinhos).

Tiveram o meu bisavô paterno, Joaquim dos Santos Reis em 07 de março de 1864 e, a partir daí, já estabeleci toda a linha da minha ascendência por este ramo.

Com os meus melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#186542 | NRP | 28 fev 2008 15:59 | Em resposta a: #182239

Prezado companheiro de buscas...
Me chamou a atenção o nome da "sua Margarida Rosa de Jesus" porque estou buscando dados sobre minha familia de Vila do Conde e minha avó se chamava Ludovina Rosa de Jesus, nascida na freguesia de Salvador d'Arvore do Conselho deVila do Conde , filha de Joaquina Rosa de Jesus e Antonio Gomes Sobral (em um livro encontrei como doador de um terreno para o cemiterio do lugar com o nome de Antonio da Costa Braga e sua mulher Joaquina Rosa de Jesus). Você teria algum dado que me possa ajudar? quem são os pais, avós ou filhos da sua Margarida?
Muito obrigada por sua ateção e qualquer ajuda que possa me enviar.
Nanci Rodrigues Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#186546 | ksaraujo | 28 fev 2008 16:56 | Em resposta a: #186542

Prezada Sra. Nanci,

Os dados da minha trisavó Margarida Rosa de Jesus são os seguintes:

Ascendência: nasceu na Freguesia de Fajões da Feira, Concelho de Oliveira de Azeméis, Distrito de Aveiro, filha de Domingos de Almeida e de Joaquina Rosa de Jesus (ambos da mesma Freguesia supracitada ou de S. Pedro de César, mesmo Concelho). Avós paternos: António de Almeida e Clara Marques (da Freguesia de Ul (Ulle), mesmo Concelho). Avós maternos: Francisco José e Maria Joana (da Freguesia de S. Pedro de César).

Descobri um irmão de Margarida Rosa de Jesus, Manoel de Almeida, que casou aos 31 de Março de 1856, em Águeda, Aveiro, com Anna da Silva, filha de António Lopes e Maria da Silva.

Margarida Rosa de Jesus casou aos 27 de Janeiro de 1856, na Freguesia de Guifões, Concelho de Bouças (Matosinhos), Distrito do Porto, com Francisco dos Santos Reis, filho de Manoel dos Santos Reis e de Anna Oliva de Jesus, neto paterno de Manoel dos Santos e Leonarda Maria de Jesus (ambos da Freguesia de Custóias, mesmo Concelho supracitado) e materno de Manoel Francisco dos Santos (de Leça da Palmeira) e de Maria Francisca (de Guifões).

O casal Margarida Rosa de Jesus e Francisco dos Santos Reis tiveram os seguintes filhos:

1) Manoel dos Santos Reis (nasceu aos 9 de Julho de 1856)

2) António dos Santos Reis (nasceu 1858-1860 ?, emigrou para o Brasil e não sei mais nada sobre ele)

3) Joaquina Rosa de Jesus (nasceu a 1 de Fevereiro de 1861, em Custóias, casou em Matosinhos com Manoel da Silva aos 6 de Novembro de 1892)

4) Outro Manoel dos Santos Reis (nasceu aos 7 de Fevereiro de 1862, em Guifões, casou com Anna Joaquina dos Santos e tiveram os filhos:

4.1) Licínio dos Santos Reis (nasceu aos 20 de Novembro de 1889, Lugar da Senhora da Hora, Matosinhos, e faleceu aos 9 de Novembro de 1943, em Paranhos, Porto;

4.2) Domingos dos Santos Reis (nasceu aos 26 de Julho de 1891, Senhora da Hora, casou aos 3 de Janeiro de 1910 com Emília Gomes dos Reis (nascida aos 31 de Dezembro de 1889, Freguesia de S. Vicente de Pereira, Ovar, Aveiro, falecida aos 27 de Maio de 1973, Freguesia da Glória, Aveiro). Tiveram:

4.2.1) Outro Manoel dos Santos Reis, nasceu aos 9 de Outubro de 1910 em S. Vicente de Pereira, casou com Maria dos Anjos aos 15 de Fevereiro de 1930, na Freguesia de Esgueira, Aveiro, e faleceu aos 28 de Setembro de 1975, na Praia de Jequiá, Rio de Janeiro, Brasil

4.3) Maria dos Santos Reis (ou Maria Joaquina dos Santos), nasceu aos 4 de Janeiro de 1893, Lugar da Senhora da Hora.

5) Joaquim dos Santos Reis (meu bisavô paterno), nasceu aos 7 de Março de 1864, no Lugar de Tourães, Freguesia de S. Martinho de Guifões, Concelho de Bouças (Matosinhos), Distrito do Porto, casou aos 13 de Outubro de 1888, em Matosinhos, com Anna Joaquina da Silva, filha de Manoel dos Santos e de Maria Joaquina da Silva, neta paterna de Hilário dos Santos e de Jerónima Maria de Jesus, e materna de Joaquina Maria, avô incógnito.

O apelido "Rosa de Jesus" é mesmo muito facilmente encontrado. Infelizmente, nenhum dos membros da minha árvore são de Vila de Conde, o que poderia contribuir para maiores possibilidades de relações de parentesco mútuo.

Contudo, tal como eu, não desista em sua busca pelos seus que, em breve, há de aparecer alguma informação adicional.

Melhores cumprimentos,
Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#186555 | NRP | 28 fev 2008 18:19 | Em resposta a: #186546

Muitssimo obrigada pelas suas informações e pela presteza, como ainda estou começando a minha pesquisa vou guardar os dados pois pode ser que mais tarde possa confronta-los com outros. Vou tentar descobrir os pais da minha bisavó Joaquina Rosa de Jesus e assim posso confrontar com os dados da "sua". É um trabalho muito interessante e estou me apaixonando por ele.
Meus melhores agradecimentos,
Nanci Rodrigues Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#204987 | Sousa-Tavares | 07 ago 2008 20:39 | Em resposta a: #186546

Caro Kelson,

Tenho alguns dados sobre Almeidas de Fajões. Não sei se poderão ter alguma ligação com os seus, e são um pouco mais recuados que as datas que refere, mas penso que vale a pena ver:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=616341

Será o seu António de Almeida o mesmo filho deste Ventura?

Cumprimentos,

H Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#204988 | ksaraujo | 07 ago 2008 21:19 | Em resposta a: #204987

Caro H Sousa Tavares,

Consultei a referência indicada e penso que, sim, há boas hipóteses dos vossos Almeidas de Fajões terem alguma ligação com os meus.

Os factos relativos aos Almeidas de que disponho são os seguintes:

Manoel de Almeida, casou com Anna da Silva em 31 de Março de 1856, no Concelho de Águeda, Aveiro.

O Manoel de Almeida foi irmão de Margarida Rosa de Jesus, minha trisavó paterna.

Ainda estou para descobrir quando a Margarida nasceu, mas o primeiro filho dela com o meu trisavô, Francisco, filho este chamado Manoel dos Santos Reis, nasceu em 1856.

Portanto, a Margarida pode ter nascido por volta de 1830 (contados uns 25 anos para trás).

Continuando: os irmãos Manoel de Almeida e Margarida Rosa de Jesus foram filhos do casal Domingos de Almeida e Joaquina Rosa de Jesus (daí os apelidos de um e do outro terem ido, respectivamente para o varão e a varoa).

Prosseguindo com os Almeidas, se a Margarida foi a primeira filha do casal em 1830, é provável que o Domingos de Almeida tenha nascido por volta de 1800-1805.

Facto: o Domingos foi filho de António de Almeida com Clara Marques, esta última da freguesia de Ul (Ulle), Oliveira de Azeméis.

Com esta linha de raciocínio, o "meu" António de Almeida pode ter nascido antes ou por volta de 1775. Como o "vosso" António de Almeida foi nascido em 1764 (diferença do cálculo de apenas uns 10 anos), há boas hipóteses de serem as mesmas pessoas e, portanto, ambos teríamos progredido bastante mais em nossa árvore com tais dados novos para ambas as partes!

Penso que há a necessidade de confirmar se os nomes dos cônjuges dos Almeidas que indiquei coincidem com os nomes dos cônjuges dos "vossos" Almeidas que, porventura, já saiba para podermos ter uma identificação inequívoca.

Porém, em termos de datas, eu só tenho mesmo o casamento do meu tio-trisavô, Manoel de Almeida com Anna da Silva, esta última filha de António Lopes e Maria da Silva (tenho também os nomes dos avós da Anna), ocorrido em 31 de Março de 1856, em Águeda.

Espero sinceramente que tenhamos uma ligação estabelecida...

Fico na expectativa.
Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#205019 | Sousa-Tavares | 08 ago 2008 15:28 | Em resposta a: #204988

Caro Kelson,

Sim, é possível que sejam as mesmas pessoas.
Não tenho indicação de com quem terá casado esse António de Almeida. Só encontrei o registo de baptismo. Para confirmar se é o mesmo terá de se encontrar o casamento. Como a noiva é da freguesia de Ul, é aí que devem ter casado.
Não sei se tem disponibilidade de ir ao Arquivo de Aveiro, mas se tiver é uma pista que vale a pena seguir.

Cumprimentos,

H Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Por

#205073 | ksaraujo | 09 ago 2008 21:38 | Em resposta a: #205019

Prezado H Sousa Tavares,

Grato por vossa resposta.
Irei ao Arquivo de Aveiro assim que me for possível.
Cumprimentos e até breve,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

Margarida Rosa de Jesus - Sto. Ildefonso - Porto

#391875 | vicente.antunes | 08 mai 2018 16:47 | Em resposta a: #186546

Prezado Kelson dos Santos Araújo,

Creio que há boas hipóteses de sermos aparentados.

Minha trisavó Margarida Rosa de Jesus casou-se com Francisco dos Santos Reis e tiveram uma filha chamada Maria Rosa de Jesus. Esta casou-se com António Manoel de Oliveira e, juntos com seu primeiro filho Palmiro, emigraram para o Brasil. São as informações que constam na certidão de nascimento de minha avó Margarida Rosa de Oliveira (nascida aos 12 de Junho de1903 em Cantagalo, Rio de Janeiro).

Fazendo uma busca nos registros do Arquivo Distrital do Porto, localizei uma filha de Francisco dos Santos Reis e Margarida Rosa de Jesus de nome Maria Rosa, nascida aos 8 de Maio de 1868, em Guifões, Bouças (Matosinhos). Também localizei o registro de casamento de Maria Rosa de Jesus com António Manoel de Oliveira, ocorrido aos 12 de Abril de1890, em Guifões, bem como o registro de nascimento do filho primeiro do casal, Palmiro de Oliveira, nascido aos 17 de Dezembro de1890, em Guifões.

Se confirmadas minhas hipóteses, creio que sua genealogia pode iluminar a minha.

Melhore cumprimentos,
Vicente Freitas Antunes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 18:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen