heráldica militar

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

heráldica militar

#151489 | Morgadito | 05 abr 2007 21:42

Boa noite,
será que alguém me pode ajudar e fornecer alguma referência bibliográfica sobre heráldica militar portuguesa de todos os tempos?
Sou militar e tenho muito interesse na matéria, mas as obras que tenho consultado não me parecem muito aprofundadas. Por exemplo, gostaria de saber a tradução das frases, muito frequentemente latinas, que habitualmente acompanham os brasões de certas unidades militares, bem como os seus autores e as obras de onde foram extraídas.
Muito grato,
João V.

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#151534 | aeiou2 | 06 abr 2007 13:25 | Em resposta a: #151489

Caro João V.,

A pessoa indicada para lhe tirar todas as dúvidas será, Mestre Bénard Guedes. Talvez consiga o seu contacto através do I.Prtuguês de Herádica, cuja sede é no Convento do Carmo, em Lisboa
Cumprimentos

Maria M.

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#151567 | marco pereira | 06 abr 2007 19:36 | Em resposta a: #151489

Saudações Camarada
Informo-o de que em 2005 foi lançada uma colecção de brasões do Exército Português, e que até podia ser adquirida através das unidades,(eu tenho uma dessas colecções)se puder ajudar ou se estiver curioso em determinada unidade é pedir que tentarei saciar lhe a mesma.
Sem mais
Marco Pereira

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#151616 | rafael | 07 abr 2007 06:38 | Em resposta a: #151489

Bom dia!
Pode consultar o ARMORIAL DO EXÉRCITO PORTUGUÊS,obra relativamente recente, na TT. Sobre heráldica em medalhas ou gravadas noutro processo tenho conhecimento disso e vai sair, em breve livro sobre a matéria relacionada com armas familiares. Mas acabo de chegar de viagem e ainda não me deitei, por isso ficarei agora por aqui.
Boa Páscoa.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#151618 | aeiou2 | 07 abr 2007 08:07 | Em resposta a: #151616

Caro Rafael,

Agora que chegou de viagem, pode ver se encontra a quem pertencem as armas escudo partido, Ribeiros; Freires/Andrades, sobre o todo um escudete, com três aves arrumadas mas as duas superiores, parecem poisar numa asna reduzida aplanada.Timbre um das aves poisada num tronquinho, sobre o elmo a 3/4.

Para Morgadito:
Desculpe a intromissão no seu tópico, Heráldica Militar, com este recado, mas era só para recordar ao Sr Rafael Carvalho o meu pedido noutro tópico.

Boa Páscoa

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#151641 | Morgadito | 07 abr 2007 16:41 | Em resposta a: #151618

Boa tarde! Gostaria de agradecer a todos os que responderam ao meu repto.

Ao camarada Marco Pereira o meu bem haja. Deixe-me apenas acrescentar que, apesar de estar interessado em toda a heráldica militar, em virtude do meu ramo ser a Força Aérea, estou também interessado em adquirir mais informações sobre os brasões deste ramo. De qualquer forma, muito obrigado. Estou colocado nos Açores e assim que puder irei à unidade mais próxima do Exército procurar adquirir a obra que me recomedou!

À sra. Maria M. o meu muito obrigado também. No entanto fui informar-me sobre o instituto a que fez referência e fiquei com receio de ir incomodar o Mestre Bénard Guedes com um assunto que se prende apenas com o meu interesse e curiosidade pessoais. Terá ele disponibilidade para atender pedidos de informações de leigos como eu? Relativamente à intromissão, pela parte que me toca não tem que pedir quaisquer desculpas. Sou novo neste fórum e nem sei que etiqueta ou regras assistem a colocação de mensagens. Já agora: há processo de enviar mensagens individualmente a quem nos responde?

O meu muito obrigado ao Sr. Rafael Carvalho. Procurarei consultar a obra que me indicou, mas infelizmente não sei o que significa a sigla TT. Quanto ao livro que está para sair, ficarei atento às novidades.

Boa e Santa Páscoa a todos

João Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#151703 | aeiou2 | 08 abr 2007 06:59 | Em resposta a: #151641

Mestre Bénard Guedes é um encantador e simpático Senhor que tem atelier, não sei onde, mas não deve ser difícil de encontrar e ao que me pareceu sempre disposto a ajudar e com grande competência e erudição.

Quanto a "enviar mensagens individualmente a quem nos responde" se eu compreendi a sua dúvida, por exemplo se queria responder directamente ao Rafael Carvalho, clicava na resposta do Rafael do dia 7.4. e respondia no sítio certo.
O Senhor Rafael Carvalho é um pouco distraído e por vezes esquece-se do tópico onde fez a sua intervenção, mas é muito amigo de ajudar e muito delicado.

Mas há uma certa "indisciplina" e já vi, abrirem-se tópicos sobre um assunto, que depois serviu de troca de impressões sobre "coisas" completamente deiferentes.
TT=Torre do Tombo.

Muitas amêndoas

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#151728 | rafael | 08 abr 2007 19:57 | Em resposta a: #151703

Cara Maria

Pois é! A sua observação,infelizmente,é a realidade. Perco-me e ate´no mesmo tópico.Creia que são amêndoas que lhe agradeço,pela sua sinceridade. Fui (e agora indo para velho, pior; já não há remédio )sempre muito distraído.Também algumas vezes cometi o erro, levado pelo entusiasmo, ou por ficar melindrado, ter dito ou escrito coisas pouco agradáveis, desnecessariamente e, só depois,não a tempo de corrigi-las, ter dado por isso; e houve pessoa amiga que me chamou irreflectido (não sou assim tanto!), eufemismo que eu aqui emprego, claro.Mas a consideração amiga que se tem por alguém obriga, por vezes,a não parecermos simpáticos quando as corrigimos,por amizade.
Mas a minha distracção não me leva a esquecer de ir ver, como lhe prometi e ainda hoje, na obra -Loiça Brasonada, do Conde de Castro e Solla e, talvez amanhã, na Encyclopedia Contemporânea de Ex-Libris e em EX-Libris Portugueses Heráldicos de Sérgio de Avelar Duarte, se encontro algum brasão onde figurem as tais aves, ou semelhança que leve a alguma conclusão, de que darei conta.

A continuação de um bom DOMINGO DE PÁSCOA.
Rafael

(Rafael, gosto mais ser assim tratado,pelas pessoas que me estimam ou a quem eu dou consideração, e não " Senhor Rafael Carvalho" como na msg.anterior.

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#151833 | Morgadito | 09 abr 2007 18:25 | Em resposta a: #151703

Sra. Maria Oliveira Martins,

Muito obrigado por todos os esclarecimentos!

Votos de que tenha tido uma Feliz Páscoa,

João Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#222486 | Alves dos Santos | 28 fev 2009 18:12 | Em resposta a: #151489

Caro camarada,

Para ampliação dos conhecimentos sobre este assunto, sugiro-lhe a seguinte legislação:

- Regulamento de Heráldica do Exército (Portaria nº213/87 de 24 de Março – Diário da Republica nº 69, 1ª Série, de 24 de Março de 1987, pág. 1170 e seguintes).

- Normas Gerais da Emblemática Militar, Estado-Maior do Exército, Lisboa, 1983 (despacho de 20Jan83 do General Vice-Chefe do Estado Maior do Exército, comunicado pela nota nº752 de 08Fev83 do seu Gabinete).

- Normas Heráldicas do Exército – Regulamento da Simbologia do Exército, Gabinete de Heráldica do Exército, Lisboa, 1972 (Portaria nº 24107 de 3 de Junho de 1969 – Diário do Governo nº 131, 1ª Série, de 3Jun69, pág. 228 e seguintes).

No caso da Armada, consulte.
- Regulamento de Heráldica da Armada ( Portaria 722/72 de 14 de Dezembro).
No caso da Armada, existe mesmo um CD ROM com informação e imagens da sua heráldica.

Na Força Aérea
O site oficial contém toda a descrição heráldica dos seus brasões.

Com consideração


Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#304428 | Morgadito | 28 abr 2012 22:27 | Em resposta a: #222486

Caríssimo Alves dos Santos,

Muito obrigado pela sua mensagem muito útil com toda a legislação referente à matéria em que tinha dúvidas.


Cumprimenta,

Pedro Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: heráldica militar

#304542 | Alves dos Santos | 30 abr 2012 10:32 | Em resposta a: #304428

Caro Pedro Vasconcelos,

Não sei se já consultou, mas existe uma tese de doutoramento muito interessante sobre este tema, elaborada pelo doutor Paulo Jorge Morais Alexandre. Está disponível na página da Universidade de Coimbra:


estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/12166

Cumprimentos,

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 09:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen