Origens família Barata

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Origens fam’lia Barata

#151532 | ana Duque | 06 abr 2007 13:22

Exmos, Srs,

Procuro dados sobre as origens dos Barata, em particular os da Pampilhosa, sŽculo XVI.

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151535 | FIGUEIRA | 06 abr 2007 13:30 | Em resposta a: #151532

Cara Ana Duque,

Podia ser mais específica, nomeadamente, dar nomes. Tenho alguns elementos.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151536 | ana Duque | 06 abr 2007 13:37 | Em resposta a: #151535

Caro Nuno Figueira,

Obrigada pela resposta t‹o r‡pida. Procuro um 'Manuel Barata' da Pampilhosa, filho de Fern‹o de Anes e Catarina Barata. As datas dos documentos consultados e onde constam estes dados remetem para o ano de 1572.

melhores cumprimentos
anaduque

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151537 | FIGUEIRA | 06 abr 2007 13:53 | Em resposta a: #151536

Cara Ana Duque,

Tenho elementos sobre esse casal, embora desconhecesse que ele tivesse filho, até porque por essa altura o único Manuel Barata que tenho na Pampilhosa da Serra é um padre e a filiação é outra.

Antepassados de Catarina Barata:

1 - Catarina Barata †

2 - Sebastião Barata †
3 - Brites Pires Rebelo

4 - Gonçalo Esteves Barata ca 1475
5 - N N
6 - Pedro Anes - Pedros Anes †
7 - Catarina Fernandes Rebelo

8 - Estevão Barata †
9 => 5

Antepassados de Fernando Anes:

1 - Fernando Anes †

2 - Fernando Anes †
3 - Ana Antão †

Descendo várias vezes de António Barata, irmão desta Catarina Barata.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151540 | ana Duque | 06 abr 2007 14:05 | Em resposta a: #151537

Caro Nuno Figueira,

Obrigada pela informa‹o!
Fern‹o de Anes e Catarina Barata tendo como filho este Manuel Barata, aparece num registo de matr’cula da Universidade de Coimbra. Estes dados est‹o editados num artigo, de uma revista acerca da hist—ria do livro, portuguesa.
Estou a iniciar um estudo sobre as origens dessa pessoa, Manuel Barata. Esse padre ao qual se refere, tambŽm Manuel Barata, qual Ž a filia‹o? Perdoe a pergunta mas como consegue documentar estes dados?

Desculpe a minha curiosidade
melhores cumprimentos,
anaduque

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151543 | ana Duque | 06 abr 2007 14:22 | Em resposta a: #151537

Caro Nuno Figueira,

Mais uma vez, perdoe a curiosidade. Se quiser saber mais dados sobre a minha pessoa, e quais as minhas inten›es na pesquisa das origens familiares Barata, por favor esteja ˆ vontade e pergunte.

obrigada
anaduque

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151546 | FIGUEIRA | 06 abr 2007 14:44 | Em resposta a: #151543

Cara Ana Duque,

O outro Manuel Barata que referi, também nasceu na Pampilhosa da Serra, onde veio a falecer aos 04 de Agosto de 1583. Foi padre, tendo sido mestre-escola do Príncipe D. João, filho do Rei D. João III.
Aqui vai a sua filiação:

1 - Manuel Barata, Padre †1586

2 - Baltazar André †1588
3 - Brites Rebelo Barata †1583

6 - António Barata ca 1512
7 - Catarina Simões ca 1517

12 - Sebastião Barata
13 - Brites Pires Rebelo

24 - Gonçalo Esteves Barata ca 1475
25 - N
26 - Pedro Anes
27 - Catarina Fernandes Rebelo

48 - Estevão Barata
49 - N

Também neste caso sou sobrinho do Padre Manuel Barata, pois descendo de dois irmãos dele, Beatriz Barata e o Capitão Paulo Afonso Barata.

Sou inúmeras vezes descendente de Estêvão Barata, o primeiro Barata que se conhece e que terá vivido em Oleiros pelos anos de 1450. Nalguma linhas já cheguei até ele, noutras não, aliás , já criei/intervim em vários tópicos aqui sobre Baratas, tenho um grande interesse neles, e também em famílias da Pampilhosa da Serra e região envolvente (o apelido Barata ainda chegou ao meu pai, sendo que ambos os meus 4 avós, além de serem da Pampilhosa da Serra, todos eles descendem do dito Estêvão).

Os dados que lhe forneci, constam no site do meu primo Ângelo Queiroz da Fonseca, (confrade AQF), através dos contributos de vários primos e de bibliografia (neste caso em concreto convém mencionar o Manso de Lima e o Cândido Teixeira).

Agradeço-lhe qualquer informação que me possa dar sobre os Baratas (e sobre outras famílias da região).

Também é descendente destes Baratas?
O seu estudo está a ser feito para alguma publicação?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151547 | ana Duque | 06 abr 2007 15:14 | Em resposta a: #151546

Caro Nuno Figueira,

O meu nome Ž Ana Lœcia Pinto Duque, vivo no Porto, sou docente, e n‹o tenho tanto quanto sei, qualquer liga‹o ˆ fam’lia Barata.

Tenho uma enorme admira‹o e fasc’nio pela obra de caligrafia de Manuel Barata (Exemplares de diversas Sortes de letras...) e estou a iniciar uma investiga‹o acadŽmica, acerca de caligrafia do sŽculo XVI portuguesa.

Tenho muitas dœvidas acerca da vida de Manuel Barata; suposto mestre de escrita do filho de D.Jo‹o III (ainda n‹o tenho confirma‹o documental).

Intriga-me que haja dois Manuel Barata, um padre Manuel Barata, que veio a falecer na Pampilhosa, e segundo alguns autores, viveu e teve escola aberta em Lisboa, e outro inscrito em Coimbra em 1572.

Estes dados biogr‡ficos n‹o constituem a matŽria principal da minha investiga‹o. O que me importa, verdadeiramente Ž a obra impressa.
No entanto, n‹o posso deixar de lhe dizer, que a pessoa que est‡ por detr‡s daquele trabalho, tambŽm me fascina. Gostava de reconstituir o seu percurso de vida...o que o levou a fazer letras, o seu trajecto neste mundo enfim..

Uma vez que me apresentei, agradeo todos os dados que j‡ me forneceu e os que me possa facultar, com a certeza que servir‹o para um trabalho que ser‡ feito com a devida dignidade seriedade que Mnauel Barata merece.

melhores cumprimentos
anaduque

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151548 | CCS1953 | 06 abr 2007 15:40 | Em resposta a: #151547

Caro Nuno Figueira,

Desculpe-me a intromissão, mas já lhe tinha falado em tempo dos meus. Por acaso tem alguns elementos sobre os meus que descendem de Manuel Barata e de Isabel Mendes, ambos de Álvaro e residentes em Alcains? Estou a fazer a compilação de todos os elementos para fazer a minha árvore.

Informo que os meus Baratas se cruzam com os Costa Riscados e que os meus avós acabam sendo primos.

Os meus primos Manuell Rolão, António Pereira e Lourval têm-me ajudado.

Muito lhe agradecia, caso tenha elementos nos seus arquivos, sobre os meus, que mos debitasse neste Fórum.

Aguardo com desejos de uma Páscoa Feliz,


Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151551 | FIGUEIRA | 06 abr 2007 16:19 | Em resposta a: #151547

Cara Ana Duque,

Vou ver se o Cândido Teixeira tem alguma coisa sobre o "seu" Manuel Barata no 2.º Volume.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151552 | FIGUEIRA | 06 abr 2007 16:22 | Em resposta a: #151548

Cara Celeste Correia Saraiva,

Sobre os Baratas de Alcains nada tenho, o que lamento.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151554 | FIGUEIRA | 06 abr 2007 16:29 | Em resposta a: #151548

Cara Celeste Correia Saraiva,

Aconselho-a a consultar o meu primo Ângelo Queiroz da Fonseca (Confrade AQF), talvez ela consiga ajudá-la!

Votos duma Páscoa feliz!

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151575 | Cau Barata | 06 abr 2007 21:14 | Em resposta a: #151537

Prezado Nuno Figueira,

Li a sua frase, em resposta à Sra Ana Duque: == Tenho elementos sobre esse casal, embora desconhecesse que ele tivesse filho, até porque por essa altura o único Manuel Barata que tenho na Pampilhosa da Serra é um padre e a filiação é outra == .

Espero não estar comentendo enganos, mas tenho anotado que o casal Fernando Anes e Catarina Barata, tiveram, pelo menos dois filhos:

I - Manuel Barata, nasc. cerca de 1542, na Vila da Pampilhosa, e casado com Catarina Barata Cabral Veloso (Doc. Manso Lima, titº BARATAS, pág. 237, § 9, N.76 - que os remete ao titº BELOS, de Landroal, N.5).

II - Antonio Barata, nasc. cerca de 1544, e fal. em 1595, na Vila de Alvaro - inventário aberto a 23.11.1595 (Doc. Manso Lima, titº BARATAS, pág. 238, § 9, N.77).

Por favor, se eu estiver me corrija caso eu tenha anotado errado estes dados.

Abraço
Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

Para o Senhor Cau Barata

#151577 | gustavo35 | 06 abr 2007 21:47 | Em resposta a: #151575

Senhor Cau Barata,

Venho tentando entrar em contato com senhor. Deixei uma mensagem para o senhor através do tópico "Descendência da Casa Torre de Garcia D'avila".

Gostaria muito de manter um contato consigo, visto que tenho dúvidas acerca de assuntos relacionados à genealogia.

O senhor poderia entrar em contato?

Meu email é: gadalmeida ( arroba ) gmail.com

Aguardo sua resposta.

Cordialmente,

Gustavo Dutra

Resposta

Link directo:

RE: Para o Senhor Cau Barata

#151584 | Cau Barata | 06 abr 2007 22:21 | Em resposta a: #151577

Gustavo,

Já enviei meu contato para o seu e-mail.
Abraços
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151586 | FIGUEIRA | 06 abr 2007 22:26 | Em resposta a: #151575

Caro Cau Barata,

Estou com o livro do Cândido Teixeira à minha frente (baseado no Manso de Lima), mas que faz correcções.
Cândido Teixeira, no Título XXIX Baratas de Oleiros § 4.º diz-nos o seguinte:

10 = Catarina Barata, viveu e casou na Pampilhosa da Serra com Fernando Anes, o novo, filho de Fernando Anes, o velho, e de sua mulher Ana Antão. Vivia em 1568, e teve,

13 Manuel Barata, que segue.
14 António Barata, § 5.º

13 = Manuel Barata,, viveu em Álvaro onde casou com Maria Simões, como consta do inventário da dita maria Simões, feito no juízo dos órfãos da mesma vila a 27-I-1626, e teve:

15 António Barata, que segue
16 Manuel
17 Luísa, morreram meninos

15 = António Barata, viveu em Álvaro onde casou a 31-I-1649, com Emereciana de Andrade, filha de Pedro Lopes e de sua mulher, Maria Godinho (...)

O casal teve esses filhos mas não com essas datas e com esse casamento.

O Manuel Barata que menciona casado com Catarina Cabral Belo vem no § 10.º.

O 1.º Manuel Barata está entroncado em Estêvão Barata, o 2.º não.

Caso deseje posso digitalizar estas páginas e enviar-lhe por email.

Já tinha tentado entrar em contacto consigo para tentar desenvolver algumas das minhas costelas Baratas, nomeadamente os meus ramos Barata de Almeida, Barata Figueira, Mendes Barata, Barata de Lima, Barata Cutella, Barata de Mendonça e Barata Salgueiro.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151597 | Cau Barata | 06 abr 2007 23:43 | Em resposta a: #151586

Prezado Nuno Figueira,

Acabas de deixar o meu banco de dados um pouco enlouquecido, isto se eu não enlouquecer antes.

Ficou confuso estes entrelaçamentos, comparando Teixeira e Manso de Lima. Confesso que a proposta do Cândido Teixeira me deixa um pouco inseguro, quando ele assume que Antonio Barata casou a 31-I-1649, com Emereciana de Andrade, passados 23 anos depois da morte da mãe dele, Maria Simões cujo o inventário corre em 27-I-1626.

Possível ?? Sim, é possível. Mas ainda não estou de todo seguro no que está escrevendo Cândido Teixeira sobre este ramo.

Seria Antonio Barata (de Emerenciana), um recém-nascido quando do falecimento da mãe ? Pode ser....., mas seu pai estaria com bastante idade.

Vou procurar nos meus apontamentos alguma direção para esta questão; e checar o Manso de Lima, para ver se andou pelo mesmo caminho. A quantidade de homônimos - Manuel Barata, Francisco Barata e Antonio Barata, neste período é de derrubar qualquer genealogista. Pena que não tenha existido, pelo menos na Família Barata, nos séculos XV, XVI e XVII, as composições Barata de Almeida, Barata Figueira, Barata Freire, Mendes Barata, Barata de Lima, Barata Cutella, Barata de Mendonça e Barata Salgueiro. Ajudaria muito em diminuir aqueles homônimos.

Manuel Barata, entre 1500 e 1700, tenho anotado 12 nomes; Francisco Barata, no mesmo período anoto 9; e, Antonio Barata, 13 n omes, fora outros 3, que não consegui datar, e outros 6, entre 1700 e 1800.

Há muito que estou afastado da genealogia, pois tenho me dedicado a escrever sobre a História do Rio de Janeiro.

Se me permitir, penso em recuar algumas gerações neste ramo, e postar aqui, a genealogia deste tronco, para que possamos, juntos, revisar, e checar com os documentos que vem sendo, cada vez mais, investigados por você e outros muitos genealogistas deste fórum. Pode ser ???

Seria uma forma interessante de corrigirmos esta cadeia genealógica; para ser mais correto, corrigir os meus dados que parecem estar um pouco embaralhados.

Meu pai, com ajuda minha, tem um trabalho sobre a genealogia dos Baratas, pronto para publicar. Possivelmente ainda neste ano. Depois de alguns anos de pesquisa, tive que parar devido ao trabalho e, meu pai, então, resolveu se dedicar aos estudos da Família Barata, nas horas vagas. Foi a forma que encontrou de não deixar o meu trabalho esquecido nas estantes. Naõ me deixou parar e, hoje, tem um trabalho pronto sobre a Família Barata, sobretudo nas suas origens, entre os séculos XV e XVII.

Manso de Lima cita um Pedro Barata, do século XII (se não me falha a memória) e, em seguida, apresenta a cadeia genealógica, a partir do final do século XV, até o seu tempo (ELE MESMO ERA BARATA, daí o seu interesse direto na família). No entanto, por ezemplo, D. Antonio Caetano de Souza, na sua monumental obra da História Genealógica da Casa Real Portuguesa, cita duas Damas da Corte, da Família Barata, que antecede ao período erm que Manso de Lima principiou esta família. Outros nomes obtive, no período anterior, porém na Espanha.

E, se realmente ela um dia foi francesa, muita coisa evantei em Paris, há cerca de 20 anos. Lembro-me que foi atrás da tal Família Baratte, de Canteloup, cujas Armas são iguais a dos Baratas, de Portugal, e deparei-me, em Versailles, na casa de um importante genealogista, que tentou me ajudar, em vão, nesta pesquisa. Era um apartamento muito grande, com magnífica biblioteca genealógica, que não permitia ver a cor da parede. Tudo muito escuro. Naquela ocasião havia me dito que Joana D´Arc era descendente dos Barates da Normandia. Confesso que achei a indicação muito interessante, porém com os pés no chão, preferi ficar no eixo Portugal-Brasil, onde muito aionda tem que ser desvendado.

Enfim, se for interessante áquela cadeia genealógica, só conseguirei postar na segunda-feira.

Um forte abraço,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151599 | FIGUEIRA | 07 abr 2007 00:00 | Em resposta a: #151597

Caro Cau Barata,

Se possível, gostaria de enviar-lhe alguma informação via e-mail.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151623 | ana Duque | 07 abr 2007 10:12 | Em resposta a: #151551

Ficaria muito agradecida,

Boa P‡scoa!

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151627 | AQF | 07 abr 2007 11:23 | Em resposta a: #151597

Prezado Confrade Cau Barata,

É sempre uma alegria voltar a vê-lo por esta 'casa', onde deixou tantas sementes genealógicas e saudades, mas que infelizmente, por razões de trabalho, como diz, se viu afastado há mais de 2 anos.

Eu fui um dos 'orfãos' que já não consegui contar com a sua douta opinião, para esclarecer alguma dúvidas de avoengos comuns, e que por isso vou arragar a ocasião para lhe pedir que dê uma olhadela nos seguintes links:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=83392#lista

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=91615#lista

Ficando desde já agradecido pela sua resposta, aproveito para enviar os melhores cumprimentos e desejar-lhe uma Boa Páscoa.

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correcção

#151632 | AQF | 07 abr 2007 11:57 | Em resposta a: #151627

Caro Cau Barata,

Leia-se .... agarrar ....

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151645 | camac 41 | 07 abr 2007 17:30 | Em resposta a: #151575

Caro Cau Barata

Folgo que tenha regressado a este fórum pois temos notado a sua ausência.
Agadecia que me contactasse para camac(arroba)clix.pt pois tenho dados sobre os Carneiro Leão que não sei se lhos cheguei a enviar

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151815 | Cau Barata | 09 abr 2007 16:14 | Em resposta a: #151599

Prezado Nuno Figueira,

Minha direção: caubarat (arroba) (ponto) com.br

Atenciosamente
Cau Barata

Resposta

Link directo:

Origens família Barata p/ Angelo Fonseca

#151862 | Cau Barata | 09 abr 2007 23:01 | Em resposta a: #151627

Prezado Angelo Fonseca,

Minhas desculpas pela demora de quase 3 anos. Vi sua mensagem recente no outro tópico dos Baratas, que me remeteu a uma segunda mensagem que, agora, me remeteu a esta terceira.

Em fim, tres anos desaparecidos, e uma mensagem por ano a caça desta Barata sul-americana.

Vamos à sua pergunta:

Existem, quase no mesmo período, tres Leonor Barata, o que atrapalha muito a construção genealógica, Com relação a uma sendo filha do Gonçalo, a cita Manso de Lima no título dos Baratas, e outra, sendo irmã do dito Gonçalo, cita o mesmo Manso de Lima, no título dos Lameira, e a terceira obtive por outras fontes, assim, o princípio de quase todos os Baratas existentes em Portugal, pode ser assim traçado:


Descendencia de N... Barata

N... Barata, nasc. por volta de 1388. Casado com N...
Pais de:

I-1. LEONOR BARATA, nasc. por volata de 1411. Casada por volta de 1432, com Afonso Anes Lameira, nasc. por volta de 1408 - seu patronímico o indica como filho de um provável de um João Lameira. Viveu na Vila da Certã.
Pais de:

.... II-1. Alvaro Afonso Lameira, nasc. por volta de 1433. Viveu em Oleiros.
Casado com N...
.... Pais de (entre outros):

.... .... III-1. Alvaro Afonso Lameira, nasc. por volta de 1468, e fal. antes de 1528. Viveu em Oleiros. Casado cerca de 1492, com sua prima LEONOR ESTEVES BARATA I, nasc. por volta de 1470. Filha de Estevão Barata – citado adiante.

.... II-2. Luis Afonso Lameira, nasc. por volta de 1440. Vivia em Oleiros - Fidalgo da Casa Real. Casado em 03.01.1466, em Oleiros, com Catarina Fernandes, nasc. cerca de 1444 - há possibilidades desta Catarina pertencer à Família THEMUDO.
Pais de (entre outros):

.... .... III-1. Luis Afonso Lameira, nasc. por volta de 1475. Viveu em Oleiros - Cavaleiro Fidalgo da Casa d ´ El Rei D. Manuel. Casado cerca de 1500, com sua prima LEONOR ESTEVES BARATA II, nasc. por volta de 1480, e fal. cerca de 1520, com testamento, aberto em Oleiros a 16.05.1520. Documentados erm escrituta de compra em Sarzedas, a 10.06.1501; e, em Pedrogão Grande, em 17.04.1507. Filha de Gonçalo Esteves Barata – citado adiante.

.... II-2. Gil Afonso Lameira, nasc. cerca de 1441. Viveu na Sertã onde casou, com Isabel-da Mota, nasc. cerca de 1443.

.... II-3. João Afonso Lameira, nasc. cerca de 1445.

I-2. Estevão Barata (nome hipotético tomado dos patronímicos dos irmãos Gonçalo Esteves Barata e Leonor Esteves Barata).
Pais de:

.... II-1. Gonçalo Esteves Barata, nasc. cerca de 1458. Viveu em Oleiros. Casado com N...
Pais de:

.... .... III-1. Leonor Esteves Barata, nasc. cerca de 1480, e fal. cerca de1520, com testamento, aberto em Oleiros a 16.05.1520. Casada com seu primo Luis Afonso Lameira – citados acima, em III-1.; de II-1; de I-1. Com geração.

.... .... III-2. Sebastião Barata, nasc. cerca de 1482. Viveu na Vila de Alvaro. Casado em 01.09.1511 (Escritura de dote nas notas de Pedro Leal, tabelião da vila de Alvaro), com Brites Pires Rabelo, nasc. cerca de 1490. Com geração.

.... .... III-3. Brites Barata, nasc. cerca de 1485, e ainda vivia em 1553. Foi testemunhaa na partilha dos bens de Ines Barata, em Oleiros, em 17.07.1553. Casada em Oleiros, com Lourenço Leitão, nasc. cerca de 1481. Viveu em Oleiros. Filho de Antonio Gonçalves Leitão e de Catarina Leitão. Com geração.

.... .... III-4. João Barata, nasc. cerca de 1487, e fal. depois de 1524. Vivia em Oleiros, onde foi tabelião de notas em 1524.

.... .... III-5. N... Barata, nasc. cerca de 1490. Casada, com geração.

.... II-2. Leonor Esteves Barata, nasc. cerca de 1470. Casada com seu primo Alvaro Afonso Lameira, nasc. cerca de 1468, e fal. antes de 1528. Viveu na vila de Olieros. Filho de Alvaro Afonso Lameira, e neto de Afonso Anes Lameira e de Leonor Barata – citados acima. Com geração.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata p/ Angelo Fonseca

#151895 | AQF | 10 abr 2007 03:40 | Em resposta a: #151862

Prezado Cau Barata,

Felizmente que o dito português "o que está vivo sempre aparece" também se verificou consigo. Muito obrigado pela sua detalhada resposta.

Relativamente à pergunta que eu tinha feito em 2004, a posterior leitura do Manso Lima, do Cândido Teixeira e de um trabalho particular duns descendentes do Manuel José da Fonseca Barata (de apelido Tovar), já me tinham permitido clarificar grande parte da questão, e de modo muito semelhante ao agora indicado por si.

Com efeito, como poderá ver no meu site, eu tinha chegado a que:

Leonor Bernardes & Afonso Anes Lameira †
1. Luís Afonso Lameira, EFCR † &/1466 Catarina Fernandes
1.1. Luís Afonso Lameira †/1582 & Leonor Esteves Barata
1.2. Vasco Lourenço Lameira
2. Gil Afonso Lameira † & Isabel Mota
2.1. Simão da Mota, CCR
2.2. Martim da Mota
2.3. Jorge da Mota, Padre
2.4. João da Mota, Padre
2.5. Domingos da Mota, FCR †1563/
2.6. João Afonso da Mota †1547/
2.7. António da Mota †1563/
2.8. Filipa da Mota
3. Álvaro Afonso Lameira †/1582 & Leonor Esteves Barata
3.1. Henrique Álvares Lameira †1548
3.2. Jorge Álvares Lameira †1566/
3.3. Álvaro Afonso Lameira
3.4. João Álvares Lameira
3.5. Miguel Álvares Lameira
3.6. Leonor Álvares Lameira
3.7. Catarina Álvares Lameira
4. Luís Alvares Lameira †
5. Gonçalo Afonso Lameira †
6. Rodrigo Afonso Lameira †

e ainda que

Estevão Barata † & N N
1. Gonçalo Esteves Barata ca 1475 & N N
1.1. Leonor Esteves Barata & Luís Afonso Lameira †/1582
1.1.1. Luís Afonso Lameira
1.1.2. Pedro Barata
1.1.3. Fernão Afonso Lameira
1.1.4. Brites Afonso Lameira
1.1.5. N Afonso Lameira
1.1.6. N Lameira
1.1.7. Leonor Manso
1.2. Sebastião Barata † &1511 Brites Pires Rebelo
1.2.1. Pedro Barata
1.2.2. António Barata ca 1512
1.2.3. Isabel Barata †
1.2.4. Leonor Barata
1.2.5. Catarina Barata †
1.3. João Barata ca 1487
1.4. Fulano Barata ca 1494
2. Leonor Esteves Barata & Álvaro Afonso Lameira †/1582
2.1. Henrique Álvares Lameira †1548 &/1524 Filipa Pinto †1574/
2.1.1. Margarida Henriques Lameira
2.1.2. Isabel Henriques Pinto 1523
2.2. Jorge Álvares Lameira †1566/
2.3. Álvaro Afonso Lameira
2.4. João Álvares Lameira
2.5. Miguel Álvares Lameira
2.6. Leonor Álvares Lameira
2.7. Catarina Álvares Lameira

e portanto da comparação com o que diz na sua resposta, e à parte as datações, apenas encontro as seguintes diferenças:

1) Seguindo o Cândido Teixeira, eu indico uma Leonor Bernardes cc Afonso Anes Lameira, a qual na sua resposta se chama Leonor Barata e seria irmã do Estevão Barata.
Curiosamente no trabalho dos Tovar também a encontrei como Leonor Barata sem que eu saiba qual a fonte deles, pelo que tinha curiosidade em saber qual a sua fonte.

2) Também seguindo o Cândido Teixeira, eu indico um tio e um sobrinho, Álvaro Afonso Lameira e Luís Afonso Lameira, casados respectivamente com uma tia e sobrinha, ambas Leonor Barata, enquanto na sua resposta as indica casadas com dois primos direitos Álvaro Afonso Lameira e Luís Afonso Lameira. Isto é, o seu Luís é o mesmo que eu indico, mas o seu Alvaro é o filho do Álvaro que eu indico.

3) Nos filhos do Gonçalo Esteves Barata indica mais uma filha, Brites Barata, casada em Oleiros, com Lourenço Leitão, relativamente ao que indica o Cândido Teixeira.

Agradecia-lhe portanto os seus comentários às diferenças encontradas e indicação das suas fontes ou estudos cronológicos, que nos permitam chegar a uma análise tão próxima da realidade quanto possível, o que seguramente agradará aos Baratas dos dois lados do Atlântico !

Com os meus melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#151980 | camac 41 | 10 abr 2007 23:44 | Em resposta a: #151815

Caro Cau Barata

Não consigo entrar em contacto consigo para este endereço.
O meu é camac(arroba)clix.pt

Atenciosamente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Origens família Barata p/ Angelo Fonseca

#152558 | Cau Barata | 16 abr 2007 15:32 | Em resposta a: #151895

Prezado Ângelo da Fonseca,

respondo no corpo da sua mensahem>

1) Seguindo o Cândido Teixeira, eu indico uma Leonor Bernardes cc Afonso Anes Lameira, a qual na sua resposta se chama Leonor Barata e seria irmã do Estevão Barata. Curiosamente no trabalho dos Tovar também a encontrei como Leonor Barata sem que eu saiba qual a fonte deles, pelo que tinha curiosidade em saber qual a sua fonte.

============== A Fonte é do próprio Manso de Lima, no Título dos LAMEIRAS OUTROS, Paraágrafo 1, N 1, folha 131, da edião Perry; e folha 167 do original: “Afonso Annes Lameira, f.º de ... viveu nesta vila da Certã. C.c. Leonor Barata”

2) Também seguindo o Cândido Teixeira, eu indico um tio e um sobrinho, Álvaro Afonso Lameira e Luís Afonso Lameira, casados respectivamente com uma tia e sobrinha, ambas Leonor Barata, enquanto na sua resposta as indica casadas com dois primos direitos Álvaro Afonso Lameira e Luís Afonso Lameira. Isto é, o seu Luís é o mesmo que eu indico, mas o seu Alvaro é o filho do Álvaro que eu indico.

============== É tio e sobrinho, ou seja:

============== Segundo Manso de Lima, no Título dos LAMEIRAS OUTROS, Paraágrafo 1, N 1, folha 131, da edião Perry; e folha 167 do original: “Afonso Annes Lameira, f.º de ... viveu nesta vila da Certã. C.c. Leonor Barata”
E teve:

2. Luiz Afonso Lameira, q segue
3. Gil Afonso Lameira, q. C.c.Izabel da Mota, f.º de João da Mota n.º1, § 1 em tit. De Motas, c.g.

4. Alvaro Afonso Lameira, § 10 (que é o tio)
5. João Afonso

2. Luiz Afonso Lameira, f.º deste Afonso Annes vivia em Olieiros. C.c. Catherina Fernandes em 3 de Janeiro de 1466 em q. fez uma compra por escriptura feita em pergaminho por Fernandes Ayres tabelião na vila de Pedrogão Grande a Diogo Roiz.
Foi fid. Da cvasa del Rey, como se vê da justificação de seu bisneto Antonio Manso.
E teve:

6. Luiz Afonso Lameira, q segue (que é o sobrinho)
7 Leonor... (etc.)


============== Folha 138 do manuscrito original:

6. Luiz Afonso Lameira, f.º deste Luiz Afonso Lameira viveu tambem em Oleiros. Foi cavaleiro fid. Da casa del Rey D. Manboel e foi chamado o Velho, por distinção de seu f.º
C.c. Leonor Esteves Barata (etc.)
Fez Leonor Esteves testamento q. foi aberto ... (etc.)em 16 de Maio de 1520

============== (folha 132 da versão Perry; e 172 do original):

f.ª a ditas Leonor Esteves Barata de Gonçalo Esteves Barata.


============== Folha 142 da versão Perry, e 190 do manuscrito original:

§ 10

4. Alvaro Afonso Lameira, f.º de Afonso Annes Lameira, n.º 1, § 1, viveu em Olieors.
C.c....... (naõ indica o nome, mas tenho anotado ser uma possível Leonor Barata):
E teve:

104. Alvaro Afonso Lameira, que segue
105. Luiz Alz. Lameira s.g.
106. Rodrigo Afonso Lameira, § 17
107 Joçao Afonso Lameira

104. Alvaro Afonso Lameira, f.º deste Alvaro Afonso Lameira, viveu na Vila de Oleiros e era já falecido no ano de 1528, como se vê do instrumento abaixo citado.
C.c. Leonor Esteves Barata, IRMÃ de Gonçalo Esteves Barata, q. parece f.º de Estevão Barata, n.1, § 2 em ti. De baratas.

ETC.


3) Nos filhos do Gonçalo Esteves Barata indica mais uma filha, Brites Barata, casada em Oleiros, com Lourenço Leitão, relativamente ao que indica o Cândido Teixeira.

Desculpas..... aqui eu deveria dizer que é uma hipótese, baseado na descendência e na cronologia.

Forte abraço

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Uma bomba nos Baratas ?

#152877 | AQF | 18 abr 2007 20:08 | Em resposta a: #152558

Prezado Cau Barata,

Muito obrigado pela sua resposta.

Deste modo, aparentemente, apenas resta a diferença da Leonor Barata vs. Leonor Bernardes irmã ou não do Esteves Barata.

Mas para baralhar um pouco mais as coisas, tefonou-me o parente António Rei dizendo ter encontrado um tópico aqui no Genea de 2001, que ficou sem resposta, onde o Estevão, com o nome de Estevâo Peres Barata aparece casado com Isabel Rodrigues Refoios (ver Bomba !!! em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=3811).

A cronologia parece certa e Oleiros não está longe daqueles locais, restando apenas o problema das diferenças sociais que não sei se estariam ao alcance do Estevão.

O que é que diz disto ?

Infelizmente o autor do tópico já faleceu, mas pode ser que outros Confrades nos ajudem a clarificar este puzzle.

Um forte abraço,

ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Uma bomba nos Baratas ?

#152908 | Cau Barata | 18 abr 2007 23:43 | Em resposta a: #152877

Prezado amigo Ângelo da Fonseca,

Acho que a dita "Bomba", deixa dúvidas se deve, ou não, explodir.

Tenho dúvidas com relação a cronologia daquela sequencia genealógica, da outra seção, à qual você me conduziu:

== Rui Vasques de Refoios filho de Vasco Annes de Refois e de Maria Annes de Briteiros cc I Olhala Peres da Maia filha de Pero Esteves da Maia cs II com Leonor Dias de Sousa filha de Álvaro Dias de Sousa e de Maria Telles de Meneses cs III com Lenor Ávares Pereira filha de D.Álvaro Gonçalves Pereira cs:
== Filhos do I casamento:

== -Mem Rodrigues de Refoios o Velho cc Leonor Lopes de Sousa cs;
== -Leonor Rodrigues de Refois cc I Álvaro Fernandes Viegas cs II com Álvaro àlvares Pereira filho de D.Álvaro Gonçalves Pereira cs.

== Filhos do II casamento:
== -Leonor ou Brites Rodrigues de Refoios cc João Vasques da Costa cs;
== -Inês Rodrigues de Refoios cc Martim Gil de Athaide filho de Gil Martins de Athaide e de Teresa Vasques de Resende cs;
== -Mem Rodrigues de Refoios o Mosso cc I Constança Afonso do Casal cs II Leonor Gil de Carvalho filha de Gil Fernandes de Carvalho cs.

== Filhos do III casamento:
== -Isabel Rodrigues de Refoios cc Estevão Peres Barata cs;
== -Elvira Rodrigues de Refoios cc Pedro Afonso Peres cs ;
== -Inês Rodrigues de Refoios cc Diogo Pais Delgado;
== -Constança Rodrigues de Refoios cc Lopo Dias Arriscado cs.

Não vejo contemporaneidade entre este Estevão Peres Barata, cujo patronímico sgere que seja filho de um Pedro Barata, com o nosso já conhecido e hipotético Estevão Barata, nascido pelos idos de 1425, ou pouco mais.


O dito Rui Vasques de Refoios filho de Vasco Annes de Refois, e casado tres vezes, scedeu no Morgado do Ladoeiro que lhe foi confirmado pelo Ri D. João I no ano de 1431, e ainda vivia no ano de 1445, quando lhe deu, o dito Rei, 500 libras de renda de dinheiro.

Se colocarmos 35 anos (no mínimo) separando-o de Estevão Peres Barata, que foi casada com uma filha DO TERCEIRO CASAMENTO, de Rui Vasques, o remetemos a cerca de 1480, o que poderá situá-lo na linha dos filhos de Gonçalo Esteves Barata, e o hipotético Pedro Barata, na linha da irmandade do dito Gonçalo.

Por fim, apenas por curiosidade, Pedro Barata é, no momento, o nome mais antigo que temos no uso deste apelido, em Portugal, segundo Manso de Lima, que o situa no século XIII, mais precisamente, em 1258, e que foi possuidor de um Casal no termo de Folgosela de Cima, comarca de Viseu.

Depois dele, surgem no século XV, Gonçalo Esteves Barata, sua irmã Leonor Esteves Barata, o hipotético pai Estevão Barata e, contemporaneo deles, Beatriz Barata, Moça da Camara da Casa da Rainha D. Joana, aa Excelente Senhora [1475-1481].

Atenciosamente
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Uma bomba nos Baratas ?

#152950 | AQF | 19 abr 2007 12:43 | Em resposta a: #152908

Prezado amigo Cau Barata,

Será que a "Bomba" rebenta ou não ?

Analizemos a situação:

a) Quando eu fiz a minha primeira análise cronológica, por falta de tempo, apenas utilizei as datações aqui presentes no Genea e realmente as coisas pareciam ajustar-se.

De facto, usando um meio irmão do Estevâo Peres Barata, seria

1- Mem Rodrigues de Refoios, senhor de Sarzedas * c. 1380

2- Rui Vasques de Refoios
3- N

e extrapolando para o Estevão Peres Barata poderia ser

1- Estevão Peres Barata c. 1400-1410 (estimado)

2- Rui Vasques Anes de Refoios (id=145664)
3- D. Leonor Álvares (Pereira) * c. 1350-60 (id=236506 ?)

4- Vasco Anes de Refoios (não está no Genea)
5- Maria Anes de Briteiros (não está no Genea)
6- D. Álvaro Gonçalves Pereira * c. 1310 (id=39285)
7- NN

12- D. Gonçalo Pereira, arcebispo de Braga * c. 1280 (id=39286)
13- Teresa Peres Vilarinho * c. 1285 (id=140373)

Nota: Os id's são os números de identificação no Genea podendo-se ir à respectiva página usando: genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=...


b) Entretanto lendo a sua mensagem verifiquei que as mercês indicadas, a estarem bem datadas, puxavam o nosso Estevão mais para a frente.

Como não sabia qual era sua fonte (agora penso que seja o Felgueiras Gaio), fui averiguar as datações pelo lado dos Pereiras, partindo do Gonçalo Pereira, arcebispo de Braga.

Assim, consultando a obra HIERARCHIA CATHOLICA - MEDII AEVI, PER CONRADUM EUBEL, S. THEOL. DOCT., MONASTERII MDCCCCXIII., encontra-se a seguinte nomeação do bispo:
Bracharen . (Braga) in Lusitania. metrop. (6000 fl.)
ob. Joa. (1325 Maii 1) - Gundisalvus (Pereira), ep. ULxbon. (cf. 1. c. ep. 808) - 1326 Febr. 27 - Jo. XXII a. 10 (t. 80) ep. 793

Ora este facto parece validar a data de nascimento indicada pelo Genea (c. 1280), pois sendo nomeado em 1326, teria 46 anos de idade nessa altura o que é aceitável.

A partir do Bispo as restantes datas dos descendentes também me pareceram aceitáveis, pelo que aparentemente havia duas 'forças' divergentes a puxarem pelo nosso Estevão: os seus dados do pai a puxarem para cima e os dados da mãe a puxarem para baixo !

c) Face a isto telefonei ao António Rei (também um descendente Barata), por ter sido o confrade que descobriu o tópico 'Bomba' (ao pesquisar por Refoios) e por ser Prof. de História especializado na idade média, para ajudar a resolver o dilema.

Nesta altura já sei como é que se resolve o dilema, mas como ele me prometeu vir aqui deixar a sua análise, vou deixar ficar mais algum tempo em 'suspense' a pergunta inicial: a "Bomba" rebenta ou não ?


Um forte abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Uma bomba nos Baratas ?

#152994 | ajrei | 19 abr 2007 19:25 | Em resposta a: #152908

Caro Cau Barata,

Quero começar por o saudar, pois conheço alguma da sua contibuição neste Forum e sei que é um genealogista de longo fôlego; e também porque é um Barata !

Pegando no assunto em causa, eu creio que tudo se resolve e torna plausível, mais: provável, se atendermos a que as datas que aparecem no Gayo ainda se encontram na datação juliana, à qual se torna necessário subtrair 38 anos, para ficarmos na actual datação.
Não faz muito sentido que D. João I fosse dar a Rui Vasques de Refoios o morgado que pertenceria por direito a seu irmão, que seguira o partido castelhano, quase meio século depois (1431) de se ter tornado rei, em 1385; sendo uma recompensa pela fidelidade de Rui Vasques, faz todo o sentido que tenha sido pouco depois de 1385; se retirarmos 38 anos, teremos 1393,o que se torna mais consentâneo com aquela realidade;

quanto à data de 1445, seria então, esta, impossível, pelos desígnios divinos, ao Rei de Boa Memória, pois o mesmo faleceu em 1433; nem sequer seria no reinado de D. Duarte, falecido em 1438; seria durante a regência de D. Pedro,já no reinado de D. Afonso V.
Mas se retirarmos os 38 anos teremos 1407, o que torna tudo claro.

A outra data que surge na entrada de Rui Vasques no Gayo, e em que surge '1407', é quanto a nós datação já alterada pelo próprio autor,1º porque se articula com aquela última doação; e 2º, porque a ser de datação juliana, levaria para 1369, ou seja para os inícios do reinado de D. Fernando.

Um Estêvão Peres Barata nascido por volta de 1410, tendo casado com uma filha de Rui Vasques ,que até pode ser a mais velha do III casamento, nascida entre 1410-20, e casados cerca de 1435-40, poderão ser os pais de Gonçalo Esteves Barata e de Leonor Esteves Barata. O facto da filha de Isabel Rodrigues de Refoios se chamar 'Leonor',nome que era também o da sua mãe, Leonor Álvares Pereira, é quanto a mim mais uma achega.

Faça-nos saber o que se lhe apresenta, mediante mais estas achegas.

Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Uma bomba nos Baratas ?

#153007 | AQF | 19 abr 2007 21:27 | Em resposta a: #152908

Caro Cau Barata,

Verifiquei agora que por lapso, a minha resposta tem várias vezes o Estevão Peres Barata em vez da esposa Isabel Rodrigues de Refoios, o que passo a corrigir.
....

a) Quando eu fiz a minha primeira análise cronológica, por falta de tempo, apenas utilizei as datações aqui presentes no Genea e realmente as coisas pareciam ajustar-se.

De facto, usando um meio irmão da Isabel Rodrigues de Refoios, seria

1- Mem Rodrigues de Refoios, senhor de Sarzedas * c. 1380

2- Rui Vasques de Refoios
3- N

e extrapolando para a Isabel Rodrigues de Refoios poderia ser

1- Isabel Rodrigues de Refoios c. 1400-1410 (estimado)

...

A partir do Bispo as restantes datas dos descendentes também me pareceram aceitáveis, pelo que aparentemente havia duas 'forças' divergentes a puxarem pelo nosso Estevão: os seus dados do sogro a puxarem para cima e os dados da sogra a puxarem para baixo !

....

Embora pense que o lapso não o terá impedido de perceber a problemática, aqui ficam as minhas desculpas pelo lapso.

Atenciosamente,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata p/ Angelo Fonseca

#153295 | AQF | 22 abr 2007 02:58 | Em resposta a: #152558

Prezado Cau Barata,

Estive a rever a sua resposta e penso que ao contrário do que aceitei na minha resposta anterior se mantém a diferença que eu indicava no meu ponto 2).

De facto, transcrevendo resumidamente a parte que interessa da sua mensagem de 09-04-2007, 23:01, teremos o seguinte:

1. LEONOR BARATA, ca. 1411., C. ca. 1432, c. Afonso Anes Lameira, nasc. por volta de 1408
1.1 Alvaro Afonso Lameira, ca. 1433. Viveu em Oleiros. Casado com N
1.1.1 Alvaro Afonso Lameira, ca. 1468, e + < 1528. Viveu em Oleiros. C. ca. 1492, c. LEONOR ESTEVES BARATA I, ca. 1470
1.2 Luis Afonso Lameira, ca. 1440. CFCR. C. 03.01.1466, em Oleiros, c. Catarina Fernandes, ca. 1444
1.2.1 Luis Afonso Lameira, ca. 1475. CFCR C. ca. 1500, c. LEONOR ESTEVES BARATA II, ca. 1480
1.3 Gil Afonso Lameira, nasc. cerca de 1441. Viveu na Sertã onde casou, com Isabel-da Mota, nasc. cerca de 1443
1.4 João Afonso Lameira, ca. 1445

Ora, como poderá confirmar, nesta árvore o Álvaro Lameira cc Leonor Barata 1 é primo direito do Luís Lameira cc. Leonor Lameira 2 e não tio como diz.

No Cândido Teixeira quem aparece casado com a Leonor Barata 1 é o Álvaro Lameira pai do Álvaro Lameira que indica, este sim tio do Luís Lameira.

Assim sendo, a menos que tivesse houvido algum lapso na descendência que indicou, mantém-se mais esta diferença entre o Manso Lima e o Cândido Teixeira, para além da diferença Leonor Bernardes vs. Leonor Barata.

Muito lhe agradecia que confirmasse se existe efectivamente esta diferença nas fontes ou se houve alguma gralha na sua mensagem inicial.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#158906 | Herminia2005 | 09 jun 2007 15:45 | Em resposta a: #151645

Eu também sou Barata e nasci em Oleiros.

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#176097 | FIGUEIRA | 12 dez 2007 01:04 | Em resposta a: #158906

Cara(o) Herminia2005,

Tem mais elementos do seu ramo Barata que queria partilhar connosco?

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#181726 | Saba | 24 jan 2008 03:53 | Em resposta a: #151575

Prezado Cau Barata,

Sei que o senhor é o genealogista brasileiro mais famoso, por isso queria fazer-lhe a seguinte pergunta:
Alguma vez encontrou o apelido "Pampulha" no Brasil?
E' que penso que somos a unica familia em Portugal com esse nome e tenho curiosidade em saber se alguns ramos passaram para o Brasil (visto que tenho muitos outros descentes dos meus antepassados no seu pais).
Muito Obrigado,

Cumprimentos.
Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#181727 | Cau Barata | 24 jan 2008 04:45 | Em resposta a: #181726

Prezado Luis,

Apenas encontrei a ndicaçao do nome de José Francisco Pampulha, homem do século XVIII, casado com Joana, nasc. cerca de 1770. Não tenho notícias sobre descendencai do casal, mas é possível. Quanto a Joana, era filha de Manuel do Canto-de Almeida, nascido cerca de 1742, e de Maria Cleofas, nascida cerca de 1746.

Esta Maria Cleofas, é filha de Sebastião Coutinho, nasc. 1702, na Capitania do Espírito Santo (Brasil), e que passou ainda menino para o Município de Campos (região norte-luminense do Estado do Rio de Janeiro), casado com Valéria-de Barcelos

São as únicas notas que encontrei no banco de dados.
Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#181728 | Saba | 24 jan 2008 05:04 | Em resposta a: #181727

Caro Cau,

E' possivel que exista uma ligacao entre esse Jose Francisco Pampulha e a minha familia. O "Pampulha" mais antigo que tenho e' de 1850 e tambem se chama Jose. Preciso de me deslocar a Portugal para pesquisar mais. Por acaso nao tem o nome dos pais desse Jose Francisco Pampulha ou a naturalidade deles?

Suponho que o nome "Pampulha" tera se originado em Portugal e depois passado para o Brasil....ou achas que e' possivel ter acontecido o contrario?

Muito Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#181730 | Saba | 24 jan 2008 06:15 | Em resposta a: #181727

Caro Cau,

Fiz uma pesquisa no site dos mormons e nao encontrei um unico "Pampulha" mas modificando para "Pampolha" obtive os seguintes resultados:

1. Albertina Pampolha - International Genealogical Index / SA
Gender: Female Birth: After 27 NOV 1914 , , Brazil

2. Luiz Pampolha Almeida - International Genealogical Index / SA
Gender: Male Birth: 20 JUN 1955 Rio De Janeiro, Rio De Janeiro, Brazil

3. Saphira Alves Pampolha - International Genealogical Index / SA
Gender: Female Marriage: < 1991>

4. Severiano Ribeiro Pampolha - International Genealogical Index / SA
Gender: Male Marriage: < 1991>


O Senhor acha que se trata da mesma familia?

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#213254 | Antbarath | 14 nov 2008 15:51 | Em resposta a: #151546

Olá Também eu sou um Barata

Meu Nome : António Manuel Gonçalves dos Santos Barata - Lisboa
Meu Pai : Manuel dos Santos Barata - Gois- Coimbra
Meu Avô : Joaquim Barata - Gois- Coimbra
Meu Visavô: António Henriques Barata - Pampilhosa da Serra
Meu Trisavô:Justino Simões Barata - Pampilhosa da Serra

Alguém me consegue dar informações sobre o meu visavô e ascendentes?

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata de Gois

#213255 | Antbarath | 14 nov 2008 16:02 | Em resposta a: #152558

Olá Também eu sou um Barata

Meu Nome : António Manuel Gonçalves dos Santos Barata - Lisboa
Meu Pai : Manuel dos Santos Barata - Gois- Coimbra
Meu Avô : Joaquim Barata - Gois- Coimbra
Meu Bisavô: António Henriques Barata - Pampilhosa da Serra
Meu Trisavô: Justino Simões Barata - Pampilhosa da Serra

Alguém me consegue dar informações sobre o meu bisavô e ascendentes?

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#213258 | hugojanota | 14 nov 2008 16:16 | Em resposta a: #151532

Sou Barata a minha familia é da Freguesia de Alvares - Gois.

Gostaria de saber mais.

alguém me pode ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#213265 | hugojanota | 14 nov 2008 18:05 | Em resposta a: #213258

Sou Barata a minha familia é da Freguesia de Alvares - Gois.

Gostaria de saber mais.

alguém me pode ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata de Gois

#213293 | AQF | 15 nov 2008 01:10 | Em resposta a: #213255

Caro António Barata,

Enquanto espera por ajuda vá dando uma vista de olhos aqui no Geneall em:

http://www.geneall.net/P/forum.php?search=Barata&tema=0&pesq_por=subject e

http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=Barata&s_type=per_search.php

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#213295 | AQF | 15 nov 2008 01:21 | Em resposta a: #213258

Caro Hugojanota,

Para poder receber alguma ajuda tem de dar um pouco mais de informação, como nomes, datas e localidades donde são naturais os seus Baratas mais próximos (pai, avô, bisavô, etc.).

Até lá vá dando uma vista de olhos aqui no Geneall em:

http://www.geneall.net/P/forum.php?search=Barata&tema=0&pesq_por=subject e

http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=Barata&s_type=per_search.php


Por outro lado, desde á algumas semanas também já tem os assentos paroquiais de Alvares disponíveis para consulta on-line no AUC, como poderá verificar em:

http://etombo.com/paroquia/alvares.html

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#213299 | Antbarath | 15 nov 2008 02:10 | Em resposta a: #213258

olá Hugo janota, provavelmente ainda temos algum grau de parentesco?

O meu Pai é de Gois e chamava-se Manuel dos Santos Barata, meu avô Joaquim Barata, mais conhecido por joaquim da galega. se tiveres alguma noticia dá por favor .

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#213308 | hugojanota | 15 nov 2008 12:53 | Em resposta a: #213299

Caro Antbarath

Estou ainda a iniciar a pesquisa...

No entanto o Meu avo era José Antão Barata e o Meu Bisavô era António Barata (alfaiate) ambos nascidos em Cortes, Freguesia de Alváres.

estou À espera da certidão de nascimento do meu avô, para ter mais informações...

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#213311 | Antbarath | 15 nov 2008 13:11 | Em resposta a: #213308

olá hugo janota, obigado pela ajuda. poder´s dar informação também por amb_arata@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#213314 | ARIES | 15 nov 2008 14:43 | Em resposta a: #151532

Tenho um amigo francees filoosofo que acabou, depois de anos de intensa pesquisa, uma tese sobre MahaBarata (India), a Familia Barata ou a Insigne Familia Barata (penso que é esta a traduçao), familia que "estaria inscrita" nas origens das religioes.
Nao sou perita nestes assuntos; por isso nao leve a mal se nao posso ir mais longe nas explicaçoes..
Mas, talvez, a origem dos Barata portugueses, venha da India. Seria muito interessante.
Cumprimentos,
ariès

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#213356 | FIGUEIRA | 16 nov 2008 15:53 | Em resposta a: #213308

Caro Hugo Janota,

Os asentos paroquiais de Alvares já está disponíveis on-line.
Também tenho família nas Cortes.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#234537 | hmrb | 18 jul 2009 20:17 | Em resposta a: #151575

Caríssimos Confrades

Recorro à vossa preciosa ajuda, no sentido de me ajudarem a sair deo impasse que me encontro quanto a estes antepassados.

Tenho aqui uns Salgueiros e uns Baratas que gostaria muito de ver entroncados, o que de facto me ajudaria a avançar.

Assim deixo aqui este ramo e se porventura tiverem algo a acrescentar agradeço.


João Salgueiro cc. Maria Mendes, ele de Castelo Branco e ela de Oleiros
Tiveram:
1. Maria Salgueira cc. António Monteiro em 07-06-1684, filho de Paulo Antunes e de Francisca de Mendonça
2. Pedro Salgueiro cc. com Maria de Mendonça em 07-06-1684, filha de Paulo Antunes e de Francisca de Mendonça

O casal António Monteiro e Maria Salgueira, ambos de Oleiros, tiveram:

1. Clemente Monteiro cc. com Vitória Correia em 11-07-1710
2. João de Siqueira cc. Catarina Salgueira em 09-09-1720 que por sua vez tiveram:

1. Francisco de Siqueira cc. Francisca Freire em 16-08-1749 e cc. Catarina Barata em 12-07-1747, filha de António Barata e de Sebastiana Fernandes e cc. Isabel Rodrigues em 15-04-1769, natural do Estreito.
2. Pedro de Siqueira
3. José de Siqueira

O casal Francisco de Siqueira e Francisca Freire tiveram:

1. Mariana Freire
2. Francisco de Siqueira - 12-03-1753
3. Romão de Siqueira - 05-08-1756
4. Maria Freire ou Siqueira(?)05-08-1756
5. Joana Freire
6. Inácio de Siqueira



Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Barata de Alváres

#239049 | nuno_neves | 14 set 2009 01:46 | Em resposta a: #151535

Caro Nuno Figueira,

Tem alguma informação adicional deste ramo Barata?

1. Felciano Jose Barata, n. 7 mar 1755, Alvares
2. Felicio Barata, b. 27 nov 1723, Alvares
3. Maria Antonia, Alvares?
4. Fellippe Pereira, Alvares?
5. Maria Barata, b. 24 ago 1687, Alvares
10. Simão Barata
11. Brite Barata

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Origens família Barata

#318675 | agora25 | 05 dez 2012 11:23 | Em resposta a: #151546

Bom Dia Sonhor FIGUEIRA
Chamo-me Antonio BARATA o meu avo eu sei quando ele era novo morou nas cortes (perto do tortosendo) depois mudou para o Lameirao de baixo, gostava de encontrar os meus ascendentes moro em frança mas nasci ne freguesia da nossa Senhora da Conçeicao na covilha se tem algumas informaçoes sobre a minha familia agradecia que me comunicasse
Muitos cumprimentos
Antonio BARATA

Resposta

Link directo:

RE: Origens fam’lia Barata

#318676 | agora25 | 05 dez 2012 11:39 | Em resposta a: #213314

Bonjour M ARIES
Je m'excuse de vous envoyer cet e-mail en francais mais je suppose que vous pouvez vous exprimer en francais si c'est le cas Veuillez me xcommuniquer afin de pouvoir dialoguer avec vous.
Amicalement
BARATA Antonio

Resposta

Link directo:

Origens família Barata

#452234 | manuelr | 26 jan 2024 13:01 | Em resposta a: #151597

Bom dia, caro Confrade. Espero que esteja tudo bem.
Desses Francisco Barata que refere, tem algum casado nas Sarzedas com Margarida Manso, cerca de 1670?
Agradeço desde já, mesmo que a informação seja negativa.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Origens família Barata

#452378 | manuelr | 05 fev 2024 13:47 | Em resposta a: #151532

.

Resposta

Link directo:

Origens família Barata

#452417 | manuelr | 08 fev 2024 13:05 | Em resposta a: #151532

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

Origens família Barata

#452819 | Plakas | 06 mar 2024 14:25 | Em resposta a: #452417

Minha Bisavó era Rosa Barata de Casal dos Bufos - Pedrógão Pequeno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 12:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen