Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#151613 | polsky27 | 07 abr 2007 04:40

Segundo a minha Avó materna poderei ser (não tenho provas documentais ou outras que o confirmem) descendente de Duarte de Almeida O Decepado da Batalha de Toro. Sei que existe uma localidade com esse nome em Espanha, na qual nunca me pude deter muito tempo, a Noroeste de Madrid, perto de Tordesilhas e antes de Zamora. Sei também que foi construida uma igreja, que visitei em Toledo, que foi erigida para celebrar essa batalha e que supostamente a armadura de este alferes-mor do rei e Porta-estandarte está presente na Catedral de Toledo. Conheço também a Torre de Vilharigues em Vouzela e tenho conhecimento da Casa da Cavalaria e que embora esses locais estejam ligados a este personagem não há confirmação segura de que fora assim. Recentemente li também alusões a uma suposta ligação com Santarém.

Desejava saber essencialmente saber três coisas.

1) Militarmente na época qual era o grau de hierarquia de um alferes-mor e porta-estandarte?

2) Era este personagem de linhagem nobre? Alta, Média, Baixa Nobreza?

3) Poderia através de este forum averiguar sobre a veracidade de esta alusão a uma possível descendência de este personagem histórico?

Agradeço qualquer esclarecimento sobre estas questões e dados pertinentes a este assunto.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#151621 | feraguiar98 | 07 abr 2007 10:09 | Em resposta a: #151613

Caro Polsky,

1) Alferes-mór era um importante cargo militar normalmente desempenhado por alguém da alta nobreza titulada. Mas Duarte de Almeida não era alferes-mór mas sim alferes menor e em Toro substituiu o alferes-mór que se encontrava impedido, aliás o que já tinha também acontecido no norte de África numa batalha também com mau resultado (serra de Guardefui ou um nome assim complicado e que não me lembro já).

2) Não se sabe mas a melhor probabilidade seria ser um filho 2º ou 3º da linhagem dos antigos Almeidas mas não próximo dos que logo adoptaram o Dom (os do 1º Vice-Rei da Índia, depois Abrantes e os senhores de Mossâmedes).

3) Apenas poderá saber pormenores que existem em Braamcamp Freire mas não há descendência documentada de Duarte de Almeida.
Os Almeidas da Cavalaria (Quinta do Espírito Santo da Cavalaria, de Vouzela, ou parecido) não descendem de Duarte de Almeida, embora digam que sim.
Duarte de Almeida era efectivamente morador em Santarém onde possuía umas casas e a sua descendência segue pelas mercês dessas casas mas logo chega uma geração em que de dois irmãos, um morre na Índia sem geração conhecida e outro tem três filhos, todos cavaleiros de Malta mas, porque seguiu com os três filhos o partido de D. António, Prior do Crato, nunca mais obtiveram qualquer mercê régia e a sua memória perdeu-se.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#151630 | Luis_Froes | 07 abr 2007 11:50 | Em resposta a: #151621

Caríssimo Fernando Aguiar,

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/costados.php?id=43891

Experimente seguir os costados Almeida deste personagem e verá que, pelo menos por três vezes, entronca com o Decepado.

Com os melhores cumprimentos,
Uma Santa Páscoa para si e para os seus.
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#151634 | feraguiar98 | 07 abr 2007 13:40 | Em resposta a: #151630

Caro Luís Froes,

Uma Santa Páscoa para si também.

Se se quiser dar ao trabalho de ler Anselmo Braamcamp Freire "Brasões da Sala de Sintra" logo perceberá porque é que eu não altero uma vírgula ao que escrevi.

Com os melhores cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#151635 | Luis_Froes | 07 abr 2007 13:58 | Em resposta a: #151634

Caríssimo Fernando Aguiar,

Não tenho a obra que refere.
Presumo pelo que afirmou na primeira mensagem que Gayo confunde o Decepado com outro Duarte Almeida. Estou certo?

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#151644 | fertelde | 07 abr 2007 17:25 | Em resposta a: #151621

Estimado Fernando Aguiar:
Já que refere os Cavaleiros de Malta, seria interessante fazer- se um levantamento das pedras sepulcrais e Brasôes que aparecem nas mesmas na Sé Catedral de La Valeta, em Malta, onde existe toda uma colecçâo de ex-libris de Brasôes... Creio que tâo importantes como os da Sala de Sintra.-
Tinha isso tudo filmado, mas infelizmente a minha falecida mulher, resolveu fazer uma pelicula sobre a nossa filha num baile do colégio, e o fez sobre a cinta onde tinha gravado o documento que alí tinha feito...
Alí há alguns Almeidas, Magalhâes e outros que a memória já foi...
Melhores Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#151648 | fertelde | 07 abr 2007 17:36 | Em resposta a: #151644

Faltou acrescentar, que o solo de dita Catedral è em marmore de diversas cores que desenham os ditos Brasôes fielmente em cores...

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#151668 | feraguiar98 | 07 abr 2007 22:04 | Em resposta a: #151635

Caro Luís Froes,

Gayo parece ter seguido outros nobiliários anteriores e, como noutras instâncias, os erros só não ressaltam porque quase não tem datas.

Neste caso o Duarte de Almeida parece congraçar dados de três diferentes. Além do erro de ser indicado como Alferes-mór, que nunca foi, aparece senhor da Cavalaria que também nunca foi.

A Quinta da Cavalaria foi adquirida em 1471 por Fernão Lopes de Almeida que aparece como neto do Decepado e filho de Afonso Lopes de Almeida. Este último, pela cronologia e pelos bens - tinha bens em Lafões e Vilharigues, enquanto o Decepado tinha em Lisboa e Santarém - nunca poderia ser seu filho.
Mas este Fernão Lopes de Almeida teve um filho Duarte de Almeida e o Decepado teve um neto do mesmo nome.

A cronologia é importante. O Decepado documenta-se pela última vez em 1502 e era já morto em 1509. Deverá ter casado em 1466 e sempre depois de 1460 pois nesta data era a sua mulher ainda solteira. Para lhe darem os filhos que se vê, fizeram-no nascido ca. 1400. Ora a batalha de Toro foi em 1476.

Braamcamp Freire dá-lhe apenas dois filhos provados e admite um terceiro mas cuja descendência também se perde. Seria:
1. João Fernandes de Almeida, falecido provavelmente solteiro.
2. Sancho Gomes de Almeida
2.1. Duarte de Almeida, que morreu solteiro
2.2. Diogo Fernandes de Almeida, c.c. Maria da Frágua e que foi o que teve 3 filhos cavaleiros de Malta e apoiou o Prior do Crato.
Conhece-se alguma descendência, pelo menos do filho mais velho nuns Silva Almeida que tinham alguns bens na zona de Santarém mas cedo se lhes perde o rasto.

Agora, Braamcamp Freire era extremamente rigoroso e nada impede que tenha havido mais descendência. Só que não herdaram os bens que se sabe terem sido do Decepado nem nunca se documentaram como seus descendentes.
Os da Cavalaria, bem como os de Mossâmedes, estes parentes muito mais próximos, é que não podem ser seus descendentes.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

P.S.- A tal batalha de que não me lembrava o nome foi Benacofu.
F.A.

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#160830 | polsky27 | 25 jun 2007 04:47 | Em resposta a: #151648

Um Muito Obrigado a todos os que se dignaram aportar alguns dados a esta questão a que não tentarei, com mil desculpas minhas, dar seguimento de forma exaustiva e pessoal, pelo menos por hoje! Desconheço o funcionamento de este "site" assim que espero que todos tenham acesso a este texto!

Reconheço, antes de mais, que alguns dados soam-me algo técnicos e que não sendo geneólogo, historiador medieval e/ou militar sou bastante ignorante nestas matérias (já para não falar na da linguagem já que o Português não é língua que domine à perfeição para muita pena minha!).

Relativamente à 1ª questão entendo então que Duarte de Almeida foi erróneamente designado como Alferes-Mor por um cronista/historiador anterior e seria apenas Alferes menor. Certo?

A referência à mesma ocurrência no Norte de África é também feita a Duarte de Almeida (DA) ou a um evento similar de substituição de um alferes mor por um de posto inferior ?

Sendo certa a primeira situação ficaria eternamente agradecido a feraguiar98 se pudesse expandir sobre a participação de DA nessa Batalha de Benacofu com alguns dados ou referências bibliográficas.

O que significa uma segunda ou terceira linhagem na verdade?

- É uma categorização de grau de importância e Nobreza?

- Poder-se-ia fazer uma co-relação a uma suposta Alta, Média ou Baixa Nobreza em termos gerais?

- Há uma forma mais correcta de o fazer ?

(Creo que historicamente as questões nobiliárquicas podem ser algo complexas tanto na sua ordem efectiva na perspectiva do presente, resultante não só dos factos existentes e conhecidos como da interpretação dos mesmos por aqueles que sobre eles se debruçam - sou muito desconhecedor de estas questões em termos efectivos na óptica do Direito Nobiliárquico!)

Parece ser que a dúvida persiste de alguma forma, não sejam então as supostas pretensões das terras de Vouzela e Lafões relativamente ao Decepado que os textos de Braancamp contradizem, quanto à "afiliação" geográfica de DA.

Existe então uma contradição entre os textos e dados de Braancamp e Gayo! Pergunto!

Existem mais textos documentos, referências que nos poderiam elucidar sobre este tema?

Fernando de Aguiar refere-se à Ordem de Malta. Poder-se-ia inferir alguma relação à ordem Templária à ordem dos Cavaleiros de Cristo ou outra ordem Hospitalar e de Cavalaria. Declaro-me também um neófito nestas questões mas talvez também possam aportar alguma luz não só sobre estas questões como também sobre outras relacionadas com a complexidade das relações politicas, militares, religiosas e geográficas de esta parte do globo!

Não pude aceder à informação dos costados dos almeidas, como posso aceder a esta informação? Necessito alterar a minha categoria neste "site"? o Genea plus ou outro?

Neste caso assumo que Duarte é nome próprio e não apelido, assim que a junção de estes dois nomes, ou seja os apelidos Duarte de Almeida não estariam directamente relacionados com este personagem. A minha Avó (hoje uma senhora que sobrepassa os 103 anos) tem como apelido registado o de Duarte embora afirme que é Duarte de Almeida. A sua relação e proximidade a pessoas de titulos Nobiliárquicos poderia estar também na origem das suas alusões a esta pretensa ascendência.

Por imperativos do destino não pude visitar a Ilha de Malta o que muito me interessava pela sua relação com Portugal. A questão dos Brasões é interessante! Existe um Brasão atribuido então a Duarte de Almeida o Decepado de Toro? Era Brazonado ou de familia Brazonada?

Bom...

fico por aqui hoje!

Grato pela atenção que possam prestar a estas palavras fruto da insónia!

Paul F.S.

Resposta

Link directo:

RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado

#160834 | fertelde | 25 jun 2007 08:28 | Em resposta a: #151668

estimado Fernando Aguiar. Chamo a sua atençâo para a mensagem RE: Descendencia de Duarte de Almeida O Decepado 25-06-2007, 04:47
Autor: polsky27 ; que veio parar à minha caixa de correio mas que creio è dirigida a sí.-

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 20:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen