Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

#151725 | LobPires | 08 abr 2007 19:35

Caros Confrades:

Em 1851 era assim denominada uma paroquial Angolana.
Seria de Luanda?
Alguém me saberá informar sobre este assunto? E os registos dessa data ou próxima onde permanecem agora?
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

Carlos Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

#151767 | vicmag | 09 abr 2007 00:37 | Em resposta a: #151725

Caro Sr. Carlos Pinheiro

Por acaso a minha mãe foi baptizada nesta igreja de Nossa Senhora da Conceição, que é na cidade de Luanda, junto ao Paço Episcopal, e do Palácio e Residência do Governador Geral de Luanda, no tempo colonial, em que o conjunto de edificios e o jardim são conhecidos até agora como Bairro Alto.

Para saber como era a igreja mais ou menos no ano que referiu a uma foto postal do Paço Episcopal, editada por Eduardo Osório em cerca de 1908.

Sobre os registos o que sei muitos ficaram em luanda (os mais antigos) e estão no Arquivo Histórico de Luanda, e alguns mais recentes nas respectivas paroquias ou na Sé de Luanda, mas também muitos dos registos de Angola estão cá em Portugal, onde não sei.

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães
jvsmgenealogia@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

#151814 | fertelde | 09 abr 2007 16:02 | Em resposta a: #151725

Estimado Carlos Pinheiro:

A Freg de Nª Srª da Conceiçâo de Luanda (bairro alto) possui a maior parte dos Arquivos paroquiais. Alguns livros podem estar no Arquivo Histórico de Luanda, que nâo sei onde ficam nem a organizaçâo que poderá ter na actualidade, mas que pode ser uma reestruturaçâo dos antigos Arquivos da Torre do Tombo de Luanda...
Tente contactar com a Diocésis de Luanda.-
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

#151831 | LobPires | 09 abr 2007 18:12 | Em resposta a: #151814

Caros Confrades, Victor Magalhães e Fernando Telde.

Agradeço a pronta resposta ao meu pedido que são óptima ajuda para poder avançar nesta pesquisa. Vamos vêr como me safo a partir daqui.
Com os melhores cumprimentos e à vossa disposição;

Carlos Pinheiro

Resposta

Link directo:

Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

#151848 | Lourval | 09 abr 2007 20:45 | Em resposta a: #151767

Caro José Victor,

Se eu quiser saber se meu trisavô veio de Angola para o Brasil, como procedo? Ele já estava aqui em 1886 e sempre se declarou português. Mas não encontrei a emissão de passaporte dele em nenhum governo civil de Portugal. Consultei praticamente todos entre 1879 e 1886.

Começo a supor que ele pode ter vindo de outro país. Ou veio menino e teria de procurar pela emissão de passaporte dos pais dele: José Teixeira Osório e Cândida Luísa. O nome de meu trisavô era Júlio Teixeira e nasceu cerca de 1856.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

#151860 | vicmag | 09 abr 2007 22:28 | Em resposta a: #151848

Caro "Lourval"

Para ser sincero não sei como pode proceder. Se saiu da capital (Luanda), talvez ainda possa encontrar registos da sua saida, mas se saiu de outra província de Angola, fica muito complicado encontrar qualquer registo num país que sofreu um conflito armado desde a sua independência, fora a guerra colonial.

Se nasceu nas ex-colónias, e foi para o Brasil ele era na mesma português, e tinha nascido em território de Portugal.

Se saiu de Angola á muito onde procurar: Luanda, Benguela, Lobito, Moçâmedes e Cabinda.

O melhor conselho que posso dar é começar a procurar aí no Brasil, depois de ter mais dados e saber mais sobre o seu trisavô procurar fora ou abrir aqui no fórum um tópico sobre ele e o que já encontro. (e ter sorte).

Cumprimentos
José Victor

Resposta

Link directo:

RE: Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

#151891 | fertelde | 10 abr 2007 03:14 | Em resposta a: #151848

Estimado Lourval:
Creio que se o seu trisavô nasceu cerca de 1856, deveria ter iniciado as buscas bastante antes de 1879, pois vejo que procuroou a partir de uma idade de aproximadamente de 23 anos... e poderia ter ido com menos idade para o Brasil... Assim, como atá poderia ter nascido antes de 1856, digamos 5 anos antes: 1800+15= 1815, seria a època a partir da qual deveria, em meu entender, ter iniciado as buscas. Isto è apenas um palpite.
Quanto à saida de Angola directamente para o Brasil, se bem nada è impossivel, creio que isso seria muito mais remoto, que buscar de novo em datas anteriores aquelas que à efectuado a partir de portos do Continente, incluindo Galicia, pois já vi casos em que saiam também dali..
Neste momento seria praticamente impossivel tentar as buscas a partir de informaçôes desde Angola. Nâo conheço nenhum arquivo organizado para que lhe pudessem encontrar tal informaçâo... Nem hemerotecas, onde poderia haver noticias dos passageiros e familias entrados e saidos de Angola.-
Sou de Angola e conheço bem da impossibilidade de buscar alí um processo desses.- Estou tentando uma certidâo de nascimento para essa època de um tetravô que ali nasceu e a pesar de ali ter familia directa, os arquivos das igrejas, ou nâo estâo localizáveis, ou quando estâo nâo facilitam os livros para as buscas.
Parálisis total nessas investigaçôes.-
Cumprimentos
Fernando
P.S. De qualquer modo, as minhas investigaçôes no Brasil, também nâo tem avançado, pela falta de comunicaçâo e ajuda para as conseguir...

Resposta

Link directo:

RE: Nª Sª da Conceição do Bairro Alto, Dioc. de Angola

#151946 | Matilde Souto Pires | 10 abr 2007 19:08 | Em resposta a: #151831

Senhor Carlos Pinheiro
Em 1682 tive um familiar ,tabelião do Público Judicial e Notas e escrivão dos orfãos da cidade de S. Paulo de Luanda,freguesia de Nossa Senhora da Assunção ,do reino de Luanda.Em 1689 era familiar do Santo ofício,já casado, natural de Braga.Nestas datas havia em Luanda esta freguesia deNossa Senhora da Assunçao
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 18:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen