Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#151845 | Francisco Queiroz | 09 abr 2007 20:07

Caros confrades;
Ana Palyart de Clamouse, nat. de Lisboa, freguesia de S. Paulo; faleceu na freg. de S. Mamede a 5 de Dezembro de 1823. Casou com José António Rebelo de Andrade, F. C. C. R., cavaleiro professo na Ordem de Cristo (falecido em 20 de Outubro de 1804), filho de António Rebelo de Andrade, cav. professo na mesma ordem. Tiveram três filhos e uma filha com descendência (segundo DAUPIÁS, Nuno (Alcochete) - A Carta de Armas de Bernardo de Clamouse).
Estou á procuro dos nomes, naturalidade, ano de nascimento e morte destes filhos. No Genea existem apenas alguns dos ramos da família.
Gostaria de perceber de que modo um ramo desta família "veio parar" à Pederneira (antiga vila que hoje constitui um dos centros históricos da Nazaré), supostamente no início do século XIX. Refiro-me a Maria Eugénia Potiers Palyart (ou Maria Eugénia Palyart Girão, após as segundas núpcias), casada com António Rebelo de Andrade (seu primo?).
Gostaria também de saber qual a relação desta Maria Eugénia Potier Palyart com uma Joaquina Pottier, de Lisboa, que viveu meio século antes.
Qualquer dado sobre os Potier e os Palyart ou Rebelo de Andrade na primeira metade do século XIX poderá ser importante para solucionar este problema.
Grato,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#152764 | Francisco Queiroz | 17 abr 2007 21:25 | Em resposta a: #151845

Renovo o apelo.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#152875 | ngipedroso | 18 abr 2007 19:56 | Em resposta a: #152764

Caro Francisco Queiroz,
Tenho elementos sobre os filhos de Maria Eugénia Potier Palyart bem como sobre a sua ascendência. Para facilitar o respectivo envio peço-lhe que me contacte para o email nipedrosoarrobasapopontopt.
Cumprimentos,
Norberto Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#174662 | ansoria | 29 nov 2007 03:33 | Em resposta a: #152764

Caro Francisco Queiroz,

Tenho dados sobre Maria Eugénia Potier Palyart, filha de Eugénio Palyart e de Maria Rosa Potier. Maria Rosa Potier era filha de Matheus Potier, meu antepassado. Tenho um livro escrito à mão pelo meu avô Oscar George Potier. Esse livro tem bastante detalhes sobre a familía Palyart.

Também encontrei na minha genealogia uma Joaquina Maria Sant'Anna, casada com Félix Potier, irmão de Matheus Potier. Portanto, essa Joaquina seria tia-avó de Maria Eugénia Potier Palyart.

Se quizer, pode contactar-me a harrison220arrobajunopontocom.

Cumprimentos,
Glória Potier Harrison

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#175933 | abento | 10 dez 2007 19:51 | Em resposta a: #174662

Peço desculpa pela intromissão mas tenho uma 6ª Avó com este apelido e gostaria de conhecer a sua ascendencia.

D. Luciana de Souza Freire Palyart, casada com o António Avelino Serrão Diniz (Desembargador da Casa da Suplicação), terão casado por volta de 1820.

O nome desta Sra consta do livro?

Agradeço toda a informação que possa disponibilizar.

Obg

Antonio Bento

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#175947 | ansoria | 10 dez 2007 20:27 | Em resposta a: #175933

Sim, consta. "Luciana Palyart casou com António Avelino Serrão, filhos: Maria do Carmo, Maria Helena, José Maria, Luiz Pedro."

Luciana era filha de Luiz Palyart, neto do primeiro Palyart que veio de França. O livro dá alguns dados sobre os avôs de Luciana

Se for essa a sua avó, posso fazer uma cópia com Adobe Acrobat e mandar-lhe como documento PDF as páginas referentes à família Palyart. São Por isso necessitaria que me escrevesse directamente a harrison220arrobajunopontocom.

Gloria

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#175953 | ngipedroso | 10 dez 2007 21:14 | Em resposta a: #175947

Cara Gloria,
Agradecia-lhe muito se me informasse se, e o que, do seu livro consta sobre Alexandre Palyart, que poderá ter sido irmão da Luciana Palyart que refere, bem como de Luis Palyart, todos filhos de outro Luis, que por sua vez era neto de Francisco Palyart que deverá ter chegado a Portugal cerca de 1700, originário de Amiens, França e que foi casado com Marie Madeleine Roussell, também de Amiens.
Melhores cumprimentos,
Norberto Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#175969 | ansoria | 10 dez 2007 22:31 | Em resposta a: #175953

Caro Norberto,

Sim, segundo o livro, Alexandre Palyart era irmão de Luciana. Alexandre casou com Modesta Nogueira e teve filhos. Luiz, o outro irmão, morreu solteiro.

O livro indica Francisco Palyart como sendo "Louis François Palyart veio de França, e faleceu em Lisboa em 6 de agosto de 1742, achando-se sepultado com sua mulher Marianna Ferreira Palyart na capela de S. Vitto na igreja de Saint Louis, Rei de França, em Lisboa." Nada consta de Marie Madeleine Roussell. Provavèlment Louis François casou duas vezes.

Segundo uma lista no dito livro, entitulada "Apelidos de algumas famílias estrangeiras que residiam em Lisboa depois de 1723", a família Palyart effectivamente estabeleceu-se em Portugal cerca de 1700. O meu avô escreveu "1700" mas não posso garantir a exactidão dessa data.

Com a excepção do falecimento de Louis François em 1742, o livro não dá indicações de quaisquer outras datas para os outros membros da família Palyart.

Gloria

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#176030 | ngipedroso | 11 dez 2007 14:29 | Em resposta a: #175969

Cara Gloria,

Muito obrigado pela sua resposta, com elementos que confirmam os que já tinha.
Louis François Palyart casou efectivamente com Mariana Ferreira. O pai, François Palyart, com quem veio de França para Portugal segundo os elementos que tenho é que casou com Marie Madeleine Roussel, ainda em França, provavelmente. Terá assim sido este o introdutor da família neste país, que veio a ter considerável influência na comunidade francesa do seu tempo, em particular através da Igreja de S. Luís em Lisboa. Ligaram-se aos Clamousse, Rebelo de Andrade, Pedroso, etc. com variada descendência até aos nossos dias.

Melhores cumprimentos,

Norberto

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#176176 | abento | 12 dez 2007 23:17 | Em resposta a: #151845

Caro Francisco Queiroz,

Necessito da sua ajuda para esclarecer um duvida quanto â ascendência materna de Luciana Sousa Freire Palyart ( filha de Luiz Francisco Palyart e de Luciana de Sousa Tavares de Távora - Brasil. Sta. Maria de Belém, Grão-Pará 1733 ).

Segundo o Genea, neta materna de Arcângela Maria de Sousa Tavares de Távora.

A Arcângela é alguma coisa ao Bernardino de Sousa Tavares e Távora (7º senhor de Mira). Filha? Irmã?

Na nota bibliográfica do Manuel de Sousa Tavares (6º senhor de Mira) consta o seguinte:

“Foi, senhor de toda a Casa de seu pai, e mãe, e Sr. de Mira Comendador da ordem de Xº Cap.am G.al de Mazagão, e Pernabunco”

Melhores cumprimentos

Antonio Bento

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#176483 | FraQueiroz | 14 dez 2007 22:17 | Em resposta a: #176176

Não faço ideia de qual seja a ascendência. Só tenho (poucos) dados sobre o século XIX

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#309513 | acota | 03 jul 2012 11:33 | Em resposta a: #151845

Caro Francisco Queiroz

A família Palyart tinha uma quinta em Almada, parece que é o actual Seminário.

Junto envio-lhe dados de um assento de batismo:

- Maria Palyart * Almada, Almada Quinta do Palyart 20.10.1849 bp 23.01.1850

Filha de Teodoro Palyart * Lisboa, Santa Catarina e de Gertrudes Magna da Boiça * Almada (baptizada na suprimida freguesia de Santa Maria do Castelo da Vila de Almada. Neta paterna de Bernardo Palyart e de Maria José Viana de Lima, neta materna de Domingos da Boiça e de Mariana Engrácia do Cabo, padrinho o avô materno e madrinha a tia paterna, Maria Carolina Palyart casada com Agostinha Rozales.

Cumprimentos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#309514 | acota | 03 jul 2012 11:33 | Em resposta a: #309513

Peço desculpa, Agostinho Rozales

Resposta

Link directo:

RE: Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#311996 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 18:03 | Em resposta a: #309514

Peço desculpa. Só agora vi isto. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Palyart – Vila Franca de Xira

#312054 | peninha | 17 ago 2012 08:44 | Em resposta a: #311996

Caro Francisco Queiroz

Por cima de Vila Franca de Xira, na crista do monte situa-se a Quinta do Palyart que pertenceu ao Conde do mesmo nome. Vizinha de outra que pertenceu ao Conde de Farrobo.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Palyart – Vila Franca de Xira

#312059 | Francisco Queiroz | 17 ago 2012 10:51 | Em resposta a: #312054

Sim, essa conheço (por fora), fica numa curva apertada.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Palyart – Vila Franca de Xira

#312062 | peninha | 17 ago 2012 11:06 | Em resposta a: #312059

Exactamente.

Resposta

Link directo:

Teófilo Palyart Clamouse, filho de José Palyart Clamouse

#343330 | peninha | 06 mar 2014 13:07 | Em resposta a: #312059

Caro Francisco Queiroz

No livro de baptismos da freguesia de Dois Portos (S. Pedro) 1850-1858 constam assentos de baptismo de filhos de Teófilo Palyart Clamouse, natural e batizado na freguesia de S. Paulo da cidade de Lisboa, e de s.m. mulher (recebidos nesta mesma freguesia do concelho de Torres Vedras), nomeadamente o de Virgínia, baptizada em 4.11.1857 (Torres Vedras, Dois Porto, B8, fotograma 191, Etombo).

Com os meus cumprimentos

António Pena Monteiro

PS: Índice deste livro, fotogramas 198 a 209.

Resposta

Link directo:

RE: Teófilo Palyart Clamouse, filho de José Palyart Clamouse

#343350 | Francisco Queiroz | 06 mar 2014 21:29 | Em resposta a: #343330

Obrigado. Já não estou a pesquisar sobre essa família. De qualquer modo, fica o registo para outros eventuais interessados.
Cumprimentos;
Francisco Queiroz.

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#351591 | charlesserge | 25 out 2014 18:10 | Em resposta a: #151845

Malheureusement, je ne parle pas Portugais. Mais anglais et français.
je viens de passer quelques jours à Lisbonne mais je n'ai pas pu me préoccuper d'affaires familiales. Dommage.
Je descend de François Palyart et de Teresa de Clamouse.
Je ne sais pas s'il y a encore des cousins au Portugal. Je sais qu'il existe un Pedro O Neill qui a rédigé une généalogie qui complète la mienne.
Si quelqu'un a des informations sur cette famille, merci de prendre contact avec moi.
même en Portugais.
If anybody has links with the Palyart in Portugal, I am very interrested in beiing contacted.
Merci Obrigado

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#351592 | charlesserge | 25 out 2014 18:10 | Em resposta a: #151845

ma famille est celle des Joussineau de Tourdonnet en France.

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#351599 | Tiago R de Andrade | 26 out 2014 01:08 | Em resposta a: #151845

Good evining,

I have some data that can interess you. Please contact me at:

Tiago.rebelo.de.andrade

Gmail

Com

Best regards,

Tiago Rebelo de Andrade

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#354079 | peninha | 26 jan 2015 11:29 | Em resposta a: #151845

Caros Confrades
Aqui fica mais uma achega para este tópico.

De Bento Afonso e de Rosa Caetana de Viterbo, também nomeada Rosa Catarina de Viterbo, pelo menos, houve duas filhas, foram elas:

- Ana Joaquina Apolinária, baptizada na freguesia de S. Julião, filha de Bento Afonso (já defunto) e de Rosa Caetana de Viterbo; moradora na rua Direita dos Barbadinhos da freguesia de Santos, sendo seu pai já defunto, em 22 de Julho de 1765 casou com Manuel Ferreira da Costa, baptizado na freguesia de S. Paulo, morador na freguesia de N. S. da Encarnação da cidade de Lisboa, filho de Manuel Ferreira da Costa e de sua mulher Antónia Maria Arcângela, (já defunta), foram testemunhas Manuel Ferreira da Costa, e Domingos de Basto Viana, ambos moradores na freguesia de N. S. da Encarnação da cidade de Lisboa, (Lisboa, Santos-o-Velho, C 14, fotograma 264, Etombo).

- Maria Luísa de Madre Deus, baptizada na freguesia de S. Julião, filha de Bento Afonso e de Rosa Caetana de Viterbo; em 18.8.1776 casou com Mateus Potier, baptizado na freguesia de Santa Catarina da cidade de Lisboa, filho de João Baptista Potier e de Teresa Maria (…?), (Lisboa, Santos- o-Velho, C16, fotograma 576, Etombo). No assento deste casamento a mãe da nubente Rosa Caetana de Viterbo, é nomeada Rosa Catarina de Viterbo.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro



Resposta

Link directo:

Ferreira da Costa / Potier

#354083 | peninha | 26 jan 2015 11:56 | Em resposta a: #151845

Caros Confrades

Um arreliador lapso na minha anterior mensagem, eventualmente conducente a equívocos, leva-me a aclarar o seguinte:

Segundo os registos paroquiais referidos, Bento Afonso era falecido em 22.7.1765, data do casamento de sua filha Ana Joaquina Apolinária com Manuel Ferreira da Costa, e não em momento anterior.

Com os meus cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#354107 | ansoria | 26 jan 2015 19:05 | Em resposta a: #354079

Caro António Pena Monteiro,

A mãe de Maria Luíza da Madre de Deus era Teresa Maria Palavicino, natural de Lisboa, mas de pais italianos. Procuro mais informações sobre ela.

Sou descendente directa de Mateus Potier e de Maria Luíza da Madre de Deus Afonso. Gostaria de saber como conseguir essas informações paroquiais. É preciso mesmo ir à Torre do Tombo? Vivo nos Estados Unidos. :-)

Por exemplo, o que quer dizer "C16, fotograma 576 Etombo" ? É atravez do Internet?

Agradeço antecipadamente quaisquer informações sobre a maneira de obter cópias dos registros civis ou paroquiais.

Maria da Glória Potier Harrison

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#354146 | peninha | 27 jan 2015 12:04 | Em resposta a: #354107

Cara Maria da Glória Potier Harrison

Muito lhe agradeço a sua informação. Não tinha logrado decifrar o apelido dessa Senhora.

Esta minha pesquisa foi através da internet em Etombo, hoje Tombo.pt.

C - casamentos; B- baptismos, O - óbitos.

C16 é o livro da freguesia que assim numerado em Etombo, neste caso a freguesia de Santos-o-Velho da cidade de Lisboa; em Tombo.pt primeiro está identificado o período temporal a que respeita, aberto esse ficheiro verá que está identificado C16. Ficheiro este que é composto de diversos fotogramas das folhas desses livros. A cada fotograma corresponde um número, aberto esse número consta o aludido assento.

Todavia sugiro a consulta do link seguinte onde encontrará informação acrescida:

http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm

Mateus Potier foi um negociante da praça de Lisboa. Informação esta que pode encontrar fazendo pesquisa simples através DigitArq, no site da Torre do Tombo. Em pesquisar documentos basta escrever Mateus Potier, e fazer busca.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#361348 | central11 | 12 set 2015 06:34 | Em resposta a: #151845

Prezados amigos, gostaria de ter informações sobre Ignacio Palyart, conhecido também como Ignatius Palyart ou Ignacio Paliart. Foi cônsul de Portugal na Filadélfia e, depois, em Londres. Ele provavelmente pode ser parente de Francisco e Henrique Palyart, comerciantes em Portugal no mesmo período.

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#371417 | HNegrier | 03 jul 2016 05:24 | Em resposta a: #351591

Boa noite,

Existe uma raiz enorme do casamento de François Palyart e Thérése Clamouse neste site.

Atentamente,

Hugo Melício Négrier

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#371418 | HNegrier | 03 jul 2016 05:46 | Em resposta a: #351591

Casamento a 6 de Fevereiro de 1755, LIBONNE SACRAMENTO (PORTUGAL), com THERESE CLAMOUSE, EPOUSE DE FRANCOIS PALYART
1- HENRIQUE PALYART de CLAMOUSE, 1 ER ENFANT DE FRANCOIS 1757-
2- FELIX PALYART de CLAMOUSE, DIT CLAMOUSE PALYART 1759-
3- MARIANA PALYART DE CLAMOUSE, 3 EME ENFANT DE FRANCOIS 1760-
4- JOSEPH PALYART de CLAMOUSE, 4 EME ENFANT DE FRANCOIS 1765-
5- ANNA PALYART DE CLAMOUSE, 5 EME ENFANT DE FRANCOIS 1767-
6- MARIA PALYART DE CLAMOUSE, 6 EME ENFANT DE FRANCOIS 1769-
7- BERNARDO PALYART DE CLAMOUSE,7 EME 1773-

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#371450 | central11 | 03 jul 2016 22:09 | Em resposta a: #371418

Prezado HNegrier, muito grato pela resposta. Já havia lido as referências a François. Não consegui, contudo, achar a ligação com Ignatius -- o meu interesse central.

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#373722 | congregados1834 | 10 set 2016 23:30 | Em resposta a: #309513

Caro António Francisco Cota

A Quinta dos Palyart devia ficar onde hoje se encontra o Museu Naval de Olho de Boi, junto à Fonte da Pipa, no fim do cais do Ginjal. Terá sido, sim, aforada ao Convento de S. Paulo.
Baseio-me no blogue Lugares de Almada. O autor , RUI M. MENDES, indica a referência (ADS-CNA, Cx. 4415, L.213, fól. 23f).
Contém outra informações interessantes
http://lugaresdealmada.blogspot.pt/2012/06/da-fonte-da-pipa-arialva-passando-pelo_9413.html

Cumprimentos

João Nobre

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#385826 | Tiago R de Andrade | 25 out 2017 16:16 | Em resposta a: #151845

Boa tarde,

Tenho alguma informação acerca destas famílias.

Agradeço contacto

tiago.rebelo.de.andrade

arroba

gmail

ponto

com

Obrgado.

TRA

Resposta

Link directo:

Palyart / Potier / Clamouse / Rebelo de Andrade

#437373 | Tiago R de Andrade | 02 nov 2021 23:28 | Em resposta a: #371450

Boa noite,

Descobri alguma documentação sobre os Palyart. O Inácio a que se refere é:

https://geneall.net/pt/nome/1324809/inacio-palyart/

É parente dos restantes mencionados.

Quanto a Bento Afonso e Rosa de Viterbo, descendo deles também eu destes Afonso por outra via. São de Viade, Montalegre, onde infelizmente já não há registos para trás.

Quanto aos Palyart sepultados em Loja Nova, haverá datas?

Tenho muita informação acerca destas famílias, Palyart, Potier e Clamouse

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 01:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen