Capitão Avelino Augusto da Silva Monteiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Capitão Avelino Augusto da Silva Monteiro

#152109 | vicmag | 12 abr 2007 00:15

Leitores da GeneaPortugal

Dos meu documentos de colecção tenho uma carta patente passada pelo 5º Presidente da República, a promover o Capitão Avelino Augusto da Silva Monteiro, que aqui na Genea não encontrei referências sobre ele. Gostaria de saber qual é a sua ascendência, fico muito grato.

Transladação da Carta Patente:

República Portuguesa

João do Canto e Castro Silva Antunes Presidente da República Portuguesa / eleito pelo voto do Congresso da República. / Faço saber aos que esta carta patente virem, que, por decreto de 8 de Setembro / de 1917 (Ordem da Armada n.º 17 Série B) foi promovido a Capitão / de Fragata o Capitão Tenente Avelino Augusto da Silva / Monteiro / / e como tal servirá, e haverá o sôldo que lhe competir e gozará de todas as honras e liberdades, / que de direito lhe pertençam. Pelo que se ordena aos oficiais generais e mais chefes que assim / o cumpram e o tenham e conheçam por tal; e a todos os seus subordinados que lhe obedeçam / e guardem as suas ordens em tudo que tocar ao serviço nacional, tam inteiramente como devem / e são obrigados. Em firmeza do que, lhe foi mandada passar a presente carta, assinada pelo / Presidente da República e selada com o sêlo grande da República.
Dada nos Paços da República, aos 12 de Abril de 1919.
João de Canto e Castro Silva Antunes (assinatura)
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=31769
Victor José de Deus de Macedo Pinto (assinatura)
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=145708

Verso
Por decreto de 8 de Setembro de 1917. / ...(assinatura) / Director Geral da 2ª Direcção Geral da Secretaria de Estado da Marinha a fiz / escrever.

Página 2
Nos termos do decreto de 28 de Janeiro de 1887 e demais legislação em vigor foi / permitido ao oficial, a quem se refere esta patente, pagar em 48 prestações mensais / a quantia de 63$84 de emolumentos, sêlo e adicionais, incluindo --$-- pelo registo / no Arquivo da Tôrre do Tombo.
Dentro do prazo de 60 dias, contados daquele em que se tiver completado o pagamento, / é obrigatória a apresentação desta patente no mencionado Arquivo, indo aconpanhada da / certidão, passada pela repartição de Contabilidade de Marinha, de se ter efectuado êsse / pagamento por meio de desconto no sôldo, e em seguida ao registo deverá a patente ser apre- / sentada na Direcção Geral das Contribuìções e Impostos a fim de se averbar a necessária / quitação.
1ª Repartição da 2ª Direcção Geral da Secretaria de Estado da Marinha, em 31 de Março de 1919.
O Chefe, José de Campos Ferreira Lima (assinatura)
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=249251

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Avelino Augusto da Silva Monteiro

#173137 | joaopenha | 17 nov 2007 00:33 | Em resposta a: #152109

Caro Confrade José Victor dos Santos Magalhães

Eu também estou interessado em saber mais sobre a ascendência do Capitão de Fragata Avelino Augusto da Silva Monteiro, contudo encontram-se aqui na genea alguns dos seus ascendentes. Sei que a sua familia está ligado por laços de casamento aos Marinho Falcão, da casa Mosteiro de Roriz. A Maria do Carmo Marinho Falcão do Vale Cabral (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=283194) casou com Joaquim José Monteiro Bastos, o qual é filho de Maria Neves da Silva Monteiro e esta filho de General Joaquim José da Silva Monteiro. Não sei dizer qual é o parentesto exacto, com os dados que tenho presentes, ente o capitão Avelino Augusto da Silva Monteiro e os acima, que creio ser neto do general.
Peço que me informasse se tem na sua colecção mais documentos em que apareçam Monteiros da Silva, pois estou a recolher dados sobre esta familia,

Cumprimentos

João Penha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen