Nascidos em S. Marcos da Serra baptizados no Alferce

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152268 | nunoinacio | 13 abr 2007 15:43

Boa tarde

Ao correr os microfilmes da freguesia do Alferce (Monchique), encontrei vários baptismos de crianças nascidas em São Marcos da Serra (Silves).
Tais registos, em determinados anos, são tão frequentes tais baptismos, que a freguesia de naturalidade encontra-se por baixo do nome de baptismo, para facilitar buscas.
Ao principio pensei que tal se devesse ao encerramento da igreja de São Marcos da Serra para obras mas, ao visualizar os dados microfilmados da freguesia de São Marcos vejo que não faltam anos, o que poderá indicar um pleno funcionamento da igreja.
Alguém tem algum dado histórico que justifique esta ocorrência?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152326 | rafael | 13 abr 2007 23:24 | Em resposta a: #152268

Cara Maria Elisa e caro Nuno Inácio

Espero que a Melisa não me leve a mal inclui-la na mesma msg. uma vez que o assunto é a ambos dirigido.

Tenho seguido com interesse as vossas msgs.e agora as relacionadas com o Alferce e Monchique Tenho antepassados da freg. de São Marcos da Serra, que nunca investiguei, e uma das minhas aantepassadas aparece com os apelidos Furtada Martela.Sei tb. que minha avó materna tinha uns primos de apelido-GUERREIRO- que, salvo confusão minha de criança,foram donos do convento de Monchique e aí viveram, tendo minha Mãe ido com o tio José de Sousa visitá-los, nos idos de 1926728 ?. Também umas primas direitas de minha avó materna foram proprietárias e residiram na Quinta das Nogueiras,Alferce ( Dom Marcelino Franco que foi bispo do Algarve aí passava alguns dias no Verão ). E tb. em Monchique tinha ( e devo ter ainda ) primos-os Sousa Roques.Sei tb. que a 1.ª esposa de meu bisavô Francisco de Sousa era nat. do Alferce - descurei bastante isto, mas chamar-se-ia Luisa ... Metelo (?).

Tentarei, se tiver oportunidade e encontrar tais apontamentos.

A razão de vos escrever esta msg. prende-se com o meu desejo de saber se, por ventura, conheceis alguém da gente que menciono.

Um bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152337 | nunoinacio | 14 abr 2007 00:16 | Em resposta a: #152326

Boa noite, caro Rafael Carvalho

Se conseguisse ser um pouco mais preciso, seria mais fácil procurar.
Tenho estado a realizar uma "obra" que dá muito trabalho, pois estou a passar para um programa de genealogia todos os dados principais de todos os assentos das freguesias que vou pesquisando.
Neste momento tenho todos os dados do Alferce e do Barco (Covilhã). O próximo passo serão Marmelete e Tortosendo (Covilhã).
No entanto, estes dados são só do que existe em microfilmes, ou seja, anteriores a c. 1850. Do que está em livros no Arquivo Distrital apenas tirei os dados dos meus ascendentes directos, pois ainda são 60 km de Portimão até Faro e o tempo é pouco.
Se conseguir alguns dados que se localizem dentro destas datas, estou à disposição.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Marques dos Reis / Alferce

#152380 | Eleny | 14 abr 2007 18:13 | Em resposta a: #152337

Caro Nuno Inácio
Tenho um ramo da minha familia do Alferce com ligações a S. Marcos da Serra que nunca retroci, trata-se de:


Maria da Conceição n. 15-10-1879 - Monte do Mogo, S. Marcos da Serra
f. João Marques do Alferce e Ana Maria de S. Marcos da Serra
n. de José Marques e Maria Genoveva

O José Marques terá nascido em 1836?
Neste ramo existem ligações a pessoas de S. Clara-a-Velha e Saboia. Os Marques assinavam Marques dos Reis.
Agradeço se tiver informações sobre o ultimo casal ou outra.
Cumprimentos
Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Marques dos Reis / Alferce

#152471 | nunoinacio | 15 abr 2007 19:39 | Em resposta a: #152380

Boa tarde!
Este fim-de-semana estou fora, apenas pedi a amigos para consultar o email.
Vou ver o que tenho relativamente a esse casal, mas os nomes são-me familiares.
Aconselho-a a transferir a mansagem para o tema criado pela melisa, gentes da serra de monchique, pois se eu não tiver os dados, pode ser alguém de lá os tenha.

Cumprimentos.

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152482 | jflfl | 15 abr 2007 21:32 | Em resposta a: #152337

Caro Nuno Inácio

Porventura terá alguma informação do pai e avós de Antónia Maria de Jesus (natural de Santa Maria, Odemira onde foi baptizada a 16/9/1834) filha de Aleixo Correia (natural de Alferce Monchique) e neta paterna de Francisco Zarco(?) e Maria Angélica.

Antecipadamente grato e cumprimentos,
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152601 | mfcr | 16 abr 2007 20:12 | Em resposta a: #152268

Caro Nuno Inácio

Com os meus melhores cumprimentos, venho pedir ajuda para as minhas gentes das Freguesias de Alferce e São Marcos da Serra. Estou parado há muito tempo nesta linha e parece-me ser o caso que o Senhor bem espelha neste tópico e na esperança de que me possa ajudar, passo a expor o que encontrei na certidão de nascimento de um avô natural de Almodovar :

14 - João Mendes Cabrita

* 31.01.1830, na Freg. de Santo Ildefonso, Almodovar ;
casou 14.10.1857, na Freg. de Santo Ildefonso, Almodovar, c. Maria Lusia
+ 26.11.1897, na Freg. de Santo Ildefonso, Almodovar ;
Morador no Monte Maria Joanes, aonde Faleceu ;

28 - Manuel Mendes Cabrita

* 06.02.1780, na Freg. da Salvada, Beja ;
Casou + - 1828 ( Este é o 4º. casamento dele ) ;
Morador no Monte Branco, São Marcos da Serra ;


29 - Maria Vitória

* ? , Natural da Freg. de São Marcos da Serra ;


58 - Filipe Duarte

* ? , Natural da Freg. de Alferce


59 - Maria Vitória

* ? , Natural da Freg. de Alferce

Estes são os elementos que retirei da certidão do avô João Cabrita, não fiz referência aos avós Paternos porque são de Beja e estão completos.

Finalmente, em tempo pedi uma certidão de casamento ( 21.05.1794 ) do Filipe Duarte e da Maria Vitória, estou parado porque a certidão diz-me que a mulher é Maria Jacinta e casaram na Freguesia de Sabóia, Odemira.

Por outro lado tenho uma certidão de nascimento 9.6.1802 de uma Maria, filha do Filipe Duarte e de Maria Jacinta, nascida na Freguesia de Alferce e que penso agora que será a de São Marcos ( nr. 29 ).

Com muita esperança aguardo noticias suas.

Renovando oe meus melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152617 | nunoinacio | 16 abr 2007 23:16 | Em resposta a: #152482

Boa noite, caro Joaquim Falcão de Lima

Já tenho todos os casamento do Alferce registados até 1797 e nunca encontrei um Francisco Zarco.
Encontrei sim um Francisco Xavier, a casar com uma Maria Angélica, que estou certo será a ascendência que procura.
Ainda não tenho filhos registados deste casamento, pelo que não lhe posso facultar descendencias.

A ascendência que descobri, foi:

Francisco Xavier (casado em 24.11.1794, no Alferce, com Maria Angélica)

pais:
João Correia e Branca Xavier - ambos do Alferce (casados em 27.09.1768, no Alferce)
Avós paternos:
Francisco Correia e Josefa Maria - ambos do Alferce (casados em 04.03.1737, no Alferce)
Bisavós paternos/linha paterna:
Domingos Luís e Catarina Martins - ambos do Alferce e com casamento fora do período em que existem registos
Bisavós paternos/linha materna:
André de Almeida e Beatriz Maria - ambos do Alferce e com casamento fora do período em que existem registos (a Beatriz Maria já era falecida em 1737)

Avós maternos:
Bartolomeu Guerreiro (de Lagos e já falecido em 1765) e Francisca Xavier (de Portimão e já falecida em 1765)

Relativamente a este último casal, tenho registados mais 3 filhos a casar no Alferce. Não sei se terá interesse nessa informação.

Caso queira a foto dos assentos de casamento que já encontrei, diga-me o seu email que eu mando.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152618 | nunoinacio | 16 abr 2007 23:22 | Em resposta a: #152601

Caro Manuel Rufino

Tenho um assento de casamento de um Filipe Duarte Silva com uma Maria Victoria Lopes, que casaram a 09.02.1790 no Alferce.

Como comecei os registos pelos casamento ainda não tenho qualquer filho registado para este casal.

A informação que tenho deste casal, diz que ambos são do Alferce. Ele filho de Vicente Duarte Silva (Monchique) e Teresa Metela (Alferce) e ela filha de José Andrez e Margarida Lopes (ambos do Alferce).
Tenho mais ascendentes desta gente, mas é melhor confirmar primeiro se é a sua.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Marques dos Reis / Alferce

#152623 | nunoinacio | 16 abr 2007 23:38 | Em resposta a: #152380

Boa noite, Helena.

Tenho todos os casamento do Alferce registados até 1797.
Até este ano, não tenho nenhuma referência ao casal que me pede.
Quando fizer o registo dos casamentos posteriores a esse ano, digo-lhe mais qualquer coisa.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alf

#152655 | pmpm | 17 abr 2007 10:20 | Em resposta a: #152617

Caro Nuno Inácio,

Não querendo abusar do seu tempo e do seu trabalho, será que tem algum registo de José do Forte casado com Luisa Lopes, cerca de 1745-1755, naturais de Alferce e que tiveram uma filha de nome Maria Rita, também de Alferce ?

Não tenho completamente a certeza que o apelido seja "do Forte", no entanto foi o que me pareceu da leitura de um registo de baptismo de um neto que nasceu em Portimão em 1779.

Cumprimentos e obrigado !

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152669 | mfcr | 17 abr 2007 12:41 | Em resposta a: #152618

Caro Nuno Inácio

Os meus agradecimentos pela rápida resposta.

Efectivamente os meus Filipe Duarte e Maria Vitória, do Alferce, não se encaixam naqueles, pois os apelidos são mesmo Duartes e Gonçalves e localizam-se pelas Freguesias de Alferce, S. Marcos da Serra, Sabóia e Ameixial.

No entanto se me permitir daqui a uns meses eu volto a contactá-lo para ver se " tropeçou " nalgum daqueles nomes por mim indicado.

Renovo os meus agradecimentos

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152682 | nunoinacio | 17 abr 2007 13:34 | Em resposta a: #152669

Boa tarde!

Naturalmente que não me importo.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152685 | nunoinacio | 17 abr 2007 13:39 | Em resposta a: #152482

Caro Joaquim Lima

Só agora verifiquei que não mandei a ascendencia da Maria Angélica.
Esta noite já a mando.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152762 | jflfl | 17 abr 2007 21:22 | Em resposta a: #152617

Caro Nuno Inácio
Muitissimo obrigado pela sua resposta e excelente informação que me trouxe. Confesso que já andava atrás desta gente há algum tempo.

Claro que me interessa todos os dados que tenha (incluindo colaterais) e se possivel os respectivos assentos. Deixo-lhe o meu mail: falcaolimaarrobasapopontopt.

Cumprimentos e mais uma vez o meu muito obrigado.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152765 | jflfl | 17 abr 2007 21:27 | Em resposta a: #152685

muito obrigado. Aguardarei
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152767 | nunoinacio | 17 abr 2007 21:33 | Em resposta a: #152762

Aqui vai o lado materno em falta:

Maria Angélica

Pais:
José Correia e Margarida ou Angélica da Conceição, ambos do Alferce.

Avós Paternos:
Estêvão Correia e Teresa do Nascimento ou de Jesus (Aparece com os dois nomes), ambos do Alferce (Tiveram 5 filhos com descendencia)

Avós Maternos:
Bartolomeu Andrez e Margarida da Conceição, ambos do Alferce

Bisavós paternos:
Manuel Correia e Catarina Lopes, ambos do Alferce
David Fernandes e Catarina Rodrigues, ambos do Alferce

Não tenho ainda os bisavós maternos

Neste momento tenho estado a fazer outras pesquisas, pelo que não tenho tempo para enviar agora as fotos e os dados dos colaterais. Dentro de 15 dias mando-lhe esses dados.

Já agora, tem alguma freguesia estudada que colida com a minha ascendencia?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alf

#152775 | nunoinacio | 17 abr 2007 21:45 | Em resposta a: #152655

Boa noite, caro Pedro Marques.

Encontrei o assento que procura, mas faço outra leitura dos nomes.

Para começar tenho o casamento de José Ferreira, natural de Portimão, com Maria Rita, do Alferce, em 02.03.1778

A ascendencia que tenho deste casal é:

José Ferreira
Pais:
Manuel Ferreira e Joana Maria (Portimão)

Avós Paternos:
António da Cruz e Francisca da Palma (Portimão)

Avós Maternos
António Luís e Catarina Fernandes (Portimão)

O José Ferreira teve um irmão a casar no Alferce em 05.06.1776, era Francisco Ferreira e casou com Genovena Maria.

Relativamente à Maria Rita tenho

pais:
José da Costa (Monchique) e Luzia (mas também poderá ser Luísa) Lopes (Alferce)

Avós paternos:
Manuel da Costa e Margarida Gonçalves (ambos de Monchique)

Avós Maternos:
André Fernandes e Beatriz Lopes (ambos do Alferce e já falecidos à data do casamento da filha, em 26.06.1754)

Posso lhe enviar as fotos dos assentos se me enviar o seu email, mas só dentro de 15 dias, pois tenho estado ocupado.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152788 | jflfl | 17 abr 2007 23:09 | Em resposta a: #152767

Caro Nuno Inácio
Mais uma vez obrigado. Aguardarei pelos dados de acordo com a sua disponibilidade.
Quanto à sua pergunta não sei se lhe posso ser útil da mesma maneira porque não tenho nenhuma freguesia estudada exaustivamente. Vou investigando em função dos meus ascendentes. Tenho investigado os meus ascendentes paternos (sobretudo em Odemira e em Santiago do Cacém). Pelo que percebi tem interesse por Tortosendo. Eu tenho ascendência materna na Covilhã embora ainda não tenha tido oportunidade de avançar muito para aí. Mas sempre tenho algumas gerações.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alf

#152792 | nunoinacio | 17 abr 2007 23:48 | Em resposta a: #152788

Boa noite mais uma vez.

Estou à espera dos microfilmes do Tortosendo.
Se tiver alguém dessa freguesia, diga-me, que eu procuro.
Quanto à Covilhã é o que tenho mais atrasado.
Procuro ascendentes de:

Bernardo Azevedo, nascido cerca de 1850, na freguesia de Santa Maria, filho de João Azevedo e Helena Maria.

e

Ana Nunes, nascida cerca de 1830, na freguesia de Santa Maria, filha de José Marques e Páscoa Nunes

Se tiver alguma informação, agradeço

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alf

#152818 | pmpm | 18 abr 2007 10:52 | Em resposta a: #152775

Caro Nuno Inácio,

Muito obrigado pela sua pronta resposta! Era exactamente essa gente que eu andava à procura. As diferenças de nomes dever-se-à, certamente, a erro da minha parte na leitura dos paroquiais.

No entanto acho curioso a diferença de nomes entre José Ferreira e os pais, António da Cruz e Francisca da Palma. Nos registos que eu li dos seus descendentes aparece a palavra "grillo" a seguir a Ferreira. Não sei se será outro nome de familia ou alcunha, mas a verdade é que se transmitiu por várias gerações :

Manoel
Filho de José Ferreira, natural desta villa (Portimão) e de sua mulher Maria Rita, natural da freguezia de Alferce. Neto paterno de Manoel Ferreira Grillo e de Joana Maria, naturais desta vila; neta materna de José do Forte (?) e de Luiza Lopes, naturais do lugar de Alferce. Nasceu aos 22 dias do mês de Agosto de 1779 annos. Baptizada a 30 do mesmo mês e era. Padrinho Joaquim José (...) e D. Maria Josefa de Payva de que fis este termo que assinei.
Folha 20 verso, Livro Baptismos 5, , Microfilme 552 - Portimão

José do Carmo
Segundo deste nome e do primeiro matrimónio, filho legítimo de Manoel Ferreira Grillo desta villa e de Maria das Candeias, natural de Alvor; neto paterno de José Ferreira Grillo desta vila e de Maria Rita, natural de Alferce e materno de Simão Fernandes e Apolónia Maria, naturais de Alvor. Nasceu aos 4 dias do mês de Junho de 1810 e aos 12 dias do mesmo mês e era baptizei solenemente e pus os santos oleos nesta matriz de Santa Maria de Portimão. Foi padrinho José do Carmo, soldado do Regimento de Lagos de que fiz este termo que assinei
O prior José Joaquim Castão Santos
Folha 85 verso, Livro Baptismos 8, Microfilme 552-Portimão

Casamento
José do Carmo Ferreira e Maria do Nascimento
Aos 16 dias do mês de Janeiro de 1837, nesta Matriz de Portimão, tendo procedido todos os preparativos legais do Matrimónio, recebi por palavras de presentes, segundo a forma do Concílio Tridentino e constituição deste Bispado a José do Carmo Ferreira, solteiro, filho de Manoel Ferreira, desta villa e de Maria das Candeias d'Alvor; neto paterno de José Ferreira Grillo desta villa e de Maria Rita do Alferce, materno de Simão Fernandes e de Apolónia Maria d'Alvor= com Maria do Nascimento, solteira, filha de Manoel do Cardozo da freguesia de Bodiosa, Bispado de Viseu e de Maria Ignacia, desta villa; neta paterna de Manoel António da dita villa de Bodiosa e Ana Maria da Ventoza do dito Bispado; materno de Domingos Francisco e Ignacia Caetana, desta Villa: ao qual matrimónio fui em (…) Prior desta freguezia e testemunha o Padre Ignácio das Neves e José António Marques Ferreira os quais comigo assinam.
MF - 553 Portimão

Quanto às fotos dos assentos, agradecia imenso que me as pudesse enviar quando lhe fosse possivel para pedropmarquesarrobasapopontopt (15 dias em 200 anos não é nada).

Cumprimentos,

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#152902 | nunoinacio | 18 abr 2007 23:03 | Em resposta a: #152685

Boa Noite, caro Joaquim Lima

É só para comunicar que encontrei outra filha do casal Estêvão Correia e Teresa do Nascimento. Trata-se de Maria Correia, casada em 26.10.1773, no Alferce, com José Correia Gonçalves, também do Alferce.
Esta Maria, foi mãe de Benedicto Correia, soldado do Regimento de Infantaria de Lagos.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alf

#152903 | melisa | 18 abr 2007 23:12 | Em resposta a: #152818

Caro Pedro Pacheco Marques

Não sei se lhe interessam os ascendentes maternos de José do Carmo.

Tenho-os.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alf

#152941 | pmpm | 19 abr 2007 11:28 | Em resposta a: #152903

Cara M. Elisa,

Agradeço desde já a sua disponibilidade.

Estou muito interessado nos ascendentes maternos de José do Carmo Ferreira, pois as únicas informações que disponho destes meus antepassados são as que disponibilizei na mensagem anterior.

Cumprimentos e obrigado !

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Fernandes/Gouveia/Moreira

#152981 | melisa | 19 abr 2007 16:34 | Em resposta a: #152941

Caro Pedro Pacheco Marques

Aqui vão os dados referidos:

MARIA DAS CANDEIAS nasceu nos Montes de Alvor aos 2/2/1775, 7ªe última filha de SIMÃO FERNANDES, lavrador e de sua m.er APOLÓNIA MARIA DE GOUVEIA , natural de Portimão.
Foi seu padrinho o seu irmão Manuel José.

Dado se terem perdido os livros de casamentos de Alvor anteriores a 1763, não nos permite saber a data de casamento de Simão Fernandes com Apolónia Maria de Gouveia.



Os pais de Simão Fernandes viveram em Alvor, tendo ele nascido (ou sido baptizado?) em 5/12/1729 nesta freguesia, filho de FRANCISCO FERNANDES, sapateiro e proprietário,natural de Portimão e de ISABEL MARIA , natural da freguesia de Alvor, onde foram moradores.

SIMÃO FERNANDES era irmão do Padre João da Costa de Macedo (nascido em Alvor aos 4/11/1726) conforme se pode verificar por escritura de compra que em 29/8/1759 faz sua mãe Isabel Maria, já viúva de Francisco Fernandes em que ele assina a rogo de sua mãe.
Irmão tambem de:

-Manuel José da Costa, lavrador , nascido em Alvor a 2/7/1740 que casou em Alvor aos 12/4/1774 com Teresa de Jesus Nunes ª), fª do Alferes Manuel Franco e de s/ mer Maria Nunes. Faleceu antes de 5/5/1778.

-Sebastião José da Costa, nascido em 13/1/1774 que ainda solteiro teve filhos em 1774 e 1777 de Plácida Maria. Mais tarde (7/2/1782) casou com Úrsula Maria , filha de João Fagundes e de s.mer Brites Duarte, moradores nos Montes de Alvor.

-Francisco Fernandes, nascido em Alvor a 30/8/1728, casou (em data anterior a 1762) com Catarina Josefa Rosa, que também usou Catarina Rosa de S.José, filha do Capitão Manuel Pais de Sousa e de s.mer Inês de Sousa.
Foram moradores em Alvor, junto ao castelo.

-Maria Maurícia, nascida certamente antes de 1723 que em 31/3/1783 apadrinhou em conjunto com seu irmão o padre João da Costa de Macedo.



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Dados de APOLÓNIA MARIA DE GOUVEIA (que também aparece como Apolónia Maria de Jesus):

Nasceu provavelmente em Portimão onde inicialmente os pais foram moradores em data que desconheço, filha de MANUEL DE GOUVEIA CHAVES e de s. mer JERÓNIMA ANTÓNIA DE JESUS.(também meus antepassados pelo que ainda somos parentes).
Estes casaram em Portimão em 30/11/1726, sendo ele natural de Alvor, mas à data morador em Portimão, filho de ANTÓNIO MOREIRA CHAVES, natural de Beja, à data já falecido e de s.mer APOLÓNIA GUERREIRA DE GOUVEIA, natural de Odemira ou de Trancoso, que foram moradores em Alvor onde nasceu seu filho e provavelmente antes em Odemira.

JERÓNIMA ANTÓNIA DE JESUS, nascida em Portimão e falecida em Alvor aos 13/11/1760 era filha de MANUEL DE JESUS, natural de Portimão e de BEATRIZ MARIA, natural de Alvor.
Estes últimos foram moradores em Portimão na quinta de S.Lourenço. Manuel de Jesus faleceu na referida quinta em 18/11/1720.

Irmãos ( que encontrei) de Jerónima Antónia de Jesus:

-Pedro, nascido em Portimão aos 12/7/1697, padrinhos: Capitão António da Costa de Betencourt e sua mulher D.Maria.

-Brites, nascida em Portimão aos 12/1/1726,sendo padrinhos Bento Cabral da Cunha e Catarina das Candeias, fª de António Martins Ferro.

-Isabel Maria, falecida em Portimão (quinta de s.Lourenço), solteira, aos 9/12/1718.


MANUEL DE GOUVEIA CHAVES e sua mulher JERÓNIMA ANTÓNIA DE JESUS, depois de casadoS viveram inicialmente em Portimão na horta de S.Lourenço, pelo menos até 1733, data em que falece seu filho Francisco e em que ele aparece como hortelão da horta de S.Lourenço.

Muda-se depois para Alvor onde baptizam os seguintes filhos:


- Domingos de Gouveia, aos 29/9/1737 ( casou com Antónia Maria, natural de Odiáxere e fª de Mateus Gonçalves cc Francisca Maria)
-Inácio Pedro de Gouveia, aos 29/6/1740 (casou com Catarina Rosa, filha de Bartolomeu Varela e de Mariana Rosa, esta natural de Faro e moradores em Alvor).

-Caetano de Gouveia, nascido em 8/9/1743, foi soldado do regimento de Lagos ( casou 1º casamento, em Alvor aos14/9/1771 com dispensa por afinidade do 2º e 3º grau com sua prima Leonor Maria Meirinha, filha de António Moreira e Maria da Conceição e neta paterna de Leonor Meirinha cc Lourenço de Gouveia, sendo este irmão de Manuel de Gouveia Chaves.) Falecida de parto Leonor Maria Meirinha em 1781, voltou a casar em 12/8/1784, Alvor com Maria Jacinta filha de Vicente Dias cc Jacinta de Gouveia.

-Maria, *26/3/1746

-Mariana Josefa de Gouveia * 27/4/1749 que a 22/2/1773 casou em Alvor com José Canelas, lavrador (meus antepassados) filho de Manuel Canelas cc Isabel da Conceição.

Em Portimão teria nascido para além da sua antepassada Apolónia Maria de Gouveia ou de Jesus ( casada com Simão Fernandes) também:
-António Moreira Chaves que casou em Portimão aos 10/6/1749 com Mariana Josefa da Cruz, filha de Manuel Rijo Varela cc Isabel Maria.


Está um pouco confuso pelo que se não perceber alguma coisa diga.

Tenho também irmãos de Maria das Candeias.











ª)Neta paterna da minha antepassada Ana Franca, natural de Lagos no seu 1ª casamento com Gregório Vicente.
Enviuvando casou com o Alferes Fernando José Moreira em 5/5/1778 em Alvor.
Viúva deste casamento casou em Alvor aos 17/3/1791 com Luis Dias, proprietário, viúvo de Mariana Josefa (estes meus antepassados noutro ramo).



Os meus Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Fernandes/Gouveia/Moreira

#152986 | pmpm | 19 abr 2007 17:40 | Em resposta a: #152981

Cara parente M. Elisa

Estou ainda abismado com tanta informação.

Muito obrigado !

Vou "digerir" isto e certamente que vou voltar a "incomoda-la".

Cumprimentos

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#153018 | jflfl | 19 abr 2007 22:04 | Em resposta a: #152902

Caro Nuno Inácio
Por qualquer razão não recebi a notificação deste seu post e por isso, ao passar de novo por aqui, me apercebi desta sua nota adicional.
Mais uma vez muito obrigado por mais estes dados
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Fernandes/Gouveia/Moreira

#153165 | nunoinacio | 20 abr 2007 23:21 | Em resposta a: #152981

Boa noite, Melisa

Por acaso o Luís Dias que refere tem por ascendente um Manuel Dias, natural de Alvor?
Tenho um Manuel Dias, casado com Vicência de Jesus e filho de Pedro Dias e Maria da Encarnação, neto paterno de Domingos Coutinho e Maria Dias e materno de Sebastião Dias e Margarida Alvares.

De Portimão, procuro ascendencia de André Rodrigues e Maria Dias, pais de Francisco Rodrigues Xamorro.

Não sei se às voltas com as suas gentes, encalhou com uns Traquino. Não é um nome muito vulgar e tenho um António José Traquino, filho de outro com o mesmo nome e de Quitéria Joaquina.

Qualquer informação é bem vinda.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Dias e Coutinho

#153201 | melisa | 21 abr 2007 02:26 | Em resposta a: #153165

Caro Nuno Inácio

O "meu" Luís Dias nasceu em Alvor aos 4/7/1729 e era filho de Manuel Rodrigues da Costa, natural dos Gralhos -Marmelete e de s.mer Margarida da Conceição, natural de Alvor.

Casou primeiro (c 1660) com Mariana Josefa, viúva de Manuel dos Reis e em 17/3/1791- Alvor, com a referida Teresa de Jesus Nunes.

Apenas existe descendência do primeiro casamento. Estes assumiram os apelidos Dias da Costa.

Descendo dele por duas vias :

1ª - Pelo meu lado materno por seu filho Tenente Manuel Dias da Costa cc (Alvor 30/6/1789) Gertrudes Joaquina, flha de Luis Fernandes Veludo( ou Fagundes) cc Maria Joaquina,

2ª - Pelo meu lado paterno por sua filha Isabel Inácia * em Alvor a 13/3/1763 no seu 2º casamento (Alvor 4/10/1791) com o Alferes Remualdo José Guerreiro, natural de Alvor, fº de Francisco Guerreiro Raposo e Brito,* de Mx e de s/ m.erMariana Angélica das Neves de Sousa* de alvor.

Não descarto que o “seu” Pedro Dias possa ter a ver com o “meu” Luis Dias de quem desconheço a ascendência materna, por falta de livros paroquiais, antes de 1723. (baptismos).

Pedro Dias será de uma geração anterior, uma vez que casou em Portimão aos 26/11/1711, com Maria da Encarnação filha de Sebastião Dias e de s/m.er Margarida Álvares , moradores em Portimão.

Curioso é que ambos assumiram o apelido materno.

Entretanto Dias é um apelido não muito raro em Alvor.

Quanto a Coutinhos em Alvor na época não seria muito frequentes
No séc XVIII , todos os que encontrei descendem de dois casais que seriam contemporaneos do seu Pedro Dias:

-Leonor de Jesus cc António Fernandes, com filhos a casar nas décadas de 40 e 50.

-Gonçalo Coutinho, * Alvor cc Maria Fernandes, * da Mexilhoeira Grande , com uma filha a casar em 1732 e outros na década de 40.

Tenho Alvor, século XVIII informatizado (registos de casamentos e de baptismos) tudo o que o que existe e que a partir do seu início não apresenta falhas,.

Seriam familiares do seu Domingos Coutinho? Tudo aponta para que sim.


Relativamente a Traquino sei que já vi mas não tenho registado.
De que altura são? É que tenho alguma coisa que ainda não informatizei e talvez possa encontrar.

Quanto a Xamorro tudo o que tenho é um Domingos Rodrigues Xamorro, morador na Donalda, casado com Laurência Maria, pais de Maria do Carmo cc João Baptista Pinto, cujo filho António Fernandes casou em Portimão aos 18/8/1795 com Maria Joaquina , filha de Manuel Nunes de Mx e de s.mer Maria de Jesus de Portimão.

Boa noite, até amanhã

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Marques dos Reis / Alferce

#153215 | Eleny | 21 abr 2007 12:08 | Em resposta a: #152623

Caro Nuno Inácio


Muito obrigado pela sua disponibilidade em ajudar-me.
A nossa Confreira M. Elisa, ajudou-me muito no inicio das minhas pesquizas, fornecendo até os dados de dois familiares nossos que se casaram. Sobre os Marques dos Reis não tenho mais nada a não ser a história oral que se conhece.
Vou aceitar a sua sugestão e postar lá o que tenho. Desejo que o Confrade leve a bom termo as suas pesquizas e tenha a sorte de "tropeçar" nos meus.

Desejo-lhe um Bom fim-de-semana

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Fernandes/Gouveia/Moreira

#153410 | pmpm | 23 abr 2007 11:29 | Em resposta a: #152981

Cara M.Elisa,

Obrigado mais uma vez pela informação.

Da leitura que fiz surgiram-me as seguintes dúvidas:

- Sebastião José da Costa não poderá ter nascido em 13/1/1774, visto que teve filhos em 1774 (deve ter havido um erro de transcrição).

- Quem era António Moreira de Chaves que casou em Portimão em 10/6/1749 ? Seria filho de António Moreira de Chaves, natural de Beja ? Ou seja irmão de Manuel Gouveia de Chaves ?

- Sabe onde ficava a Quinta de S. Lourenço ? Não encontro qualquer referência na carta militar.

- De onde poderá vir o nome "das Candeias" ? terá a haver com algum local ou será uma alcunha ? Reparei também na referência a uma Catarina das Candeias.

Se não for pedir muito, pode-me enviar também os nomes dos irmão de Maria das Candeias ? Obrigado !

Cumprimentos

Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#153467 | nunoinacio | 23 abr 2007 20:36 | Em resposta a: #152326

Boa noite, Rafael.

Gostaria de poder ajudar nas gentes que procura.
Tem alguma ideia da época provável de nascimento do seu bisavô?
Estou a registas casamentos de 1809 e, até à data, ainda não encontrei ninguém com os nomes que refere.
Os primeiros Metelo que encontrei, são filhos de Vicente Rodrigues e Catarina Fernandes, que tiveram:
Teresa Metela, casada no Alferce, em 17.01.1742, com Diogo Furtado, do Alferce
e
Gaspar Metelo, casado no Alferce, em 12.02.1744, com Catarina Duarte, do Alferce

A Teresa Metela foi mãe de:
Perpétua Metela, casada em 22.09.1766, com Tomé Rodrigues do Alferce, tanto os irmãos da Teresa, quando os seus filhos, deixaram de possuir tal apelido.

O Gaspar Metelo foi pai de
Teresa Metela, casada em 15.02.1768, com Francisco Duarte Silva, de Monchique.

Soltos, tenho um João Rodigues Metelo, casado em 17.08.1750. Este assento estava muito mau, pelo que não consigo descobrir o primeiro nome da mulher, que acaba em Vieira da Fonseca. Também não tenho os ascendentes, porque casou na condição de viúvo de Graça Luís, casamento que terá ocorrido noutra freguesia. Desconheço, igualmente, decendencia deste casamento.

Há uma Perpétua Metela, filha de Domingos dos Santos e Maria Furtada, ambos do Alferce, casada com José Duarte, do Alferce, em 20.01.1769. desconheço descendencia.

Tenho ainda um Bartolomeu Jorge, filho de Vicente Rodrigues e Teresa Martela, já falecida em 1679.

Algum destes há-de entroncar.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Fernandes/Gouveia/Moreira

#153518 | melisa | 24 abr 2007 00:56 | Em resposta a: #153410

Caro Pedro Pacheco Marques

Tem toda a razão!

Sebastião da Costa, nasceu em 13/1/1743 ( a data que referi erradamente diz respeito a uma anotação que tinha : SOLTEIRO EM 13/1/1774, ou seja quando nasceu o seu primeiro filho).

António Moreira Chaves casado em 10/6/1749 era filho de Manuel de Gouveia Chaves cc Jerónima Antónia de Jesus.

Este filho e a filha Apolónia Maria de Gouveia ou de Jesus ( s/antepassada) e o filho Francisco, falecido em 1733, são os únicos que encontrei a nascerem em Portimão.

Os restantes filhos desse casal nasceram em Alvor, como indiquei.

Infelizmente também não sei onde se situava a Quinta de S.Lourenço.
Provavelmente situar-se-ia nos subúrbios da Portimão de então e foi absorvida pela malha urbana (como aconteceu depois com a Quinta do Amparo e a quinta da Malata e a Quinta de s.Francisco).

Na Corografia Portuguesa, publicada em 1706, diz que Portimão era cercada por muitas vinhas hortas e pomares.

Eu própria recordo-me de haver quintas no sítio dos três Bicos, na Pedra Mourinha e de uma linda quinta de que não me recordo o nome e se situava logo depois da escola nº 1, que compreendia a n zona onde hoje se situa o Hospital da Misericórdia e pertencia à família Dias.

Aliás toda a zona onde hoje se situa a Av.João de Deus e Mouzinho de Albuquerque era ocupda por pequenas hortas que muitas vezes nós crianças atravessavamos de modo a encurtar o caminho para a escola para grande zanga dos seus proprietários.



Candeias tal como de Jesus, da Conceição,da Encarnação, de S.José, da Cruz, dos Santos, do Sacramento etc. era um nome religioso (dedicado à Srª das Candeias).

Se reparar era frequente sobretudo as mulheres usarem depois do nome posto no baptismo um 2º nome de cariz religioso.

Irmãos de Maria das Candeias, todos nascidos em Alvor.

-Isabel, nascida em 22/5/1756 faleceu menina em 2/8/1760

-Manuel José nasceu a 17/12/1758 casou em Alvor aos 5/9/1786 com Ana Joaquina, natural de Portimão filha de Francisco Gonçalves cc Isabel Josefa.

-Francisco Fernandes, nasceu em? C 1760, soldado do regimento de Lagos à data do casamento, casou em Alvor aos 9/11/1779 com Francisca Maria ou da Rosa, natural de Alvor, fª de Francisco Soares de Oliveira cc Joana Maria, neta paterna do capitão mor Vasco de Gouveia de Sampaio (solteiro) e de Angela de Abreu , neta materna de Andre Dias cc Isabel da Cruz.

Moraram em Alvor.

-Isabel Maria do Sacramento, nasceu 23/3/1762, casou em Alvor aos 12/6/1781 com José Franco (III casamento), natural Alvor. , viúvo de Ana Rodrigues e filho de Manuel Franco cc Maria Nunes, neto paterno de Gregorio Vicente cc Ana Franca e materno de Francisco Alves Barbudo cc Catarina Nunes.

Moraram nos Montes de Cima freguesia de Alvor.

-José Fernandes, nascido a 14/10/1764 casou em Alvor aos 12/1/1790 com Maria Catarina, também de Alvor, fª de Francisco Pereira cc Catarina Maria.

-João da Costa nasceu a 30/10/1767, casou em Alvor aos 29/4/1794 com Isabel Maria, natural de Alvor, fª de Manuel Nunes Moreira cc Maria Duarte da Silva, neto paterno de Domingos Dias cc Isabel Moreira e materno de João Duarte, natural dos Casais -Mx cc Isabel Maria, natural de Silves.

Morador em Alvor.

-Jerónima, nascida a 17/1/1771 (sem mais notícias).

Como vê a sua antepassada Maria das Candeias era a mais nova dos irmãos.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Fernandes/Gouveia/Moreira

#153871 | pmpm | 26 abr 2007 17:50 | Em resposta a: #153518

Cara M. Elisa,

Muito obrigado, mais uma vez pelas suas informações.
Estou sempre a aprender coisas novas com este Forum e a descobrir um pouco mais sobre os meus antepassados.

Cumprimentos,
Pedro Pacheco Marques

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#153943 | nunoinacio | 26 abr 2007 23:18 | Em resposta a: #152601

Boa noite, caro Manuel Rufino

Encontrei a Maria que refere na sua mensagem, filha de Filipe Duarte e Maria Jacinta, mas não encontro o casamento desse casal, o que poderá indicar ser verdadeira a informação de que tenham casado em Sabóia.

Tenho a ascendencia do Filipe Duarte, mas não da Maria Jacinta, pois os pais também não casaram nesta freguesia (possivelmente a Maria Jacinta e os pais serão de Sabóia)

Os ascendentes paternos da Maria que refere são:

Domingos Duarte e Teresa de Jesus, casados em 29.05.1753, no Alferce, ele natural das Ladeiras (Alferce) e ela da Lomba (Alferce).
Até ao momento encontrei duas filhas deste casal a casar no Alferce.

Os avós paternos e maternos são:

António Duarte e Catarina Andrez, moradores em Ladeiras (Alferce) falecidos antes de 1739 e 1743, respectivamente.
(deste casal encontrei 5 filhos a casar no Alferce)

António Gonçalves e Maria de Jesus, moradores na Lomba (Alferce), o primeiro falecido antes de 1762.
(desce casal encontrei quatro filhos a casar no Alferce)

Esperando ter sido útil, apresento os melhores cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#153964 | mfcr | 27 abr 2007 00:52 | Em resposta a: #153943

Caro confrade Nuno Inácio

Sem a sua preciosa ajuda eu não conseguia lá chegar e obter confirmações, principalmente do local do casamento do Filipe Duarte com a Maria Jacinta em 21.05.1794, os registos de casamento encontram-se na Freguesia de Sabóia, Concelho de Odemira. Mas o engraçado disto, é que o casamento teve lugar na Paróquia de Santiago, Cidade de Beja. Eu até já dúvidava deste casamento, toda a informação me indicava o Alferce e como tal parei aqui. Agora que tenho confirmação que o mesmo não se realizou no Alferce, vou validar o de Sabóia.

Agora vou fazer o alinhamento dos nomes que o confrade me indicou alguns já eram do meu conhecimento, com excepção dos avós que para mim são novos. Como tenho mais alguns " soltos " e na esperança dos entroncar voltarei ao seu contacto se não se importar.

Mais uma vez renovo os meus sinceros agradecimentos.

Cumprimentos

Manuel Rufino

PS - Peço ao confrade para ver o tópico das mensagens sobre as gentes de Monchique, que dirigi a si, pensava estar num seu tópico e afinal era da confrade Melisa.

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#153974 | nunoinacio | 27 abr 2007 09:23 | Em resposta a: #153964

Bom dia, caro Manuel

Fico contente por lhe ter sido útil.
Se precisar de mais alguma coisa, diga.
Quanto aos tópicos, o que menos me importa é quem os inicia, desde que sejam úteis...

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#154067 | nunoinacio | 27 abr 2007 18:10 | Em resposta a: #153964

Boa tarde, caro Manuel

Se tiver interesse nos colaterais, diga. São muitos, mas poderei tentar organizar de forma perceptível

Renovados cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#154069 | melisa | 27 abr 2007 18:18 | Em resposta a: #154067

Caro Nuno Inácio

Enviei-lhe email com o meu contacto.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#154225 | jflfl | 29 abr 2007 01:17 | Em resposta a: #152617

Caro Nuno Inácio
Com a sua preciosa ajuda consegui avançar um pouco mais neste meu ramo. Mais uma vez o meu obrigado. Tenho no entanto algumas dúvidas: No casamento de João Correia e Branca Xavier - ambos do Alferce (casados em 27.09.1768, no Alferce) diz que Branca Xavier é filha de Francisco Xavier da Costa e de Ana Xavier (da cidade de Silves). Mas no seu post conclui-se que Branca Xavier é filha de Bartolomeu Guerreiro (de Lagos) e Francisca Xavier (de Portimão). Pode por favor confirmar os pais de Branca Xavier?

No seu outro post acerca do ramo materno (Maria Angélica) refere que esta é filha de Jose Correia e de Angelica da Conceição e que Angélica da Conceição por sua vez é filha de Bartolomeu Andrez e de Margarida da CONCEIÇÃO. Estive a ver o assento de casamento de Jose Correia e Angélica da Conceição e parece-me (da leitura que faço) que a mãe de Angélica será Margarida Ascensão ou Assunção e não Conceição. Sou ainda levado a concluir que será Assunção pois a mãe era Maria da Assunção. Pedia igualmente o seu comentário a esta minha dúvida.
Mais uma vez o meu muito obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#154232 | nunoinacio | 29 abr 2007 09:36 | Em resposta a: #154225

Bom dia, caro Joaquim

Estive a confirmar os dados e a informação que tenho é

João Correia, casado com Branca Xavier, em 27.09.1768, ele filho de Francisco Correia e Josefa Maria, ambos do Alferce e ela, Francisco Xavier da Costa, do Alferce e Ana Xavier, de Silves.

Relativamente ao lado materno, devo esclarecer que, muitas vezes, o padre troca os nomes, principalmente das mulheres, tenho vários casos em que já vou com três nomes distintos para a mesma mulher, sem ter dúvidas de que é a mesma.

A informação que tenho sobre a ascendencia da Maria Angélica é:
pais:
José Correia e Margarida ou Angélica da Conceição (já encontrei os dois nomes), ambos do Alferce
Neta materna de Bartolomeu Andrez e Margarida da Conceição. (esta é a leitura que faço, no entanto, não descarto minimamente a hipótese de ser Assunção ou Ascensão, mas que eu esteja a ler de forma errada, ou ainda que o próprio padre tenha escrito Conceição por ter percebido esse nome. Como a própria Melisa já tem referido, os levantamentos da serra são muito complicados, exactamente por estas trocas de nomes frequentes)

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#154293 | jflfl | 29 abr 2007 18:23 | Em resposta a: #154232

Caro Nuno Inácio
Muito obrigado pela sua resposta e clarificações.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#154490 | mfcr | 30 abr 2007 23:39 | Em resposta a: #154067

Boa noite, caro Nuno Inácio

Uma vez mais o meu agradecimento pela sua disponibilidade.
Não querendo abusar da sua bondade e sem qualquer pressa, agradeço então a disponibilização dos colaterais dessa minha gente ( que por acaso é da minha senhora ).
Em relação aos seus Guerreiros de S. Bernabé, lamentavelmente não encontrei nenhum dos que me indicou. Também é verdade que tenho muito pouco. Os apelidos que tenho de S. Bernabé, para além dos Guerreiros, são Dias e Coelhos. Tenho muita gente é de Entradas, Almodovar, embora vá até Tavira. Vou ficar atento.

Aceite os melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Freguesia de Barco - Covilhã

#154656 | jramos | 02 mai 2007 11:04 | Em resposta a: #152337

Caro Confrade,

Chamou-me a atenção o facto de ter bem estudada a freguesia de Barco.
Tenho um atepassado de nome Domingos Fernandes, natural de Barco - Covilhã, f.º de Manuel Fernandes e de Margarida Pires, que casou em Barrancos em 1717.
Terá alguma informação sobre estas pessoas?

Agradeço antecipadamente a atenção.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Barco - Covilhã

#154658 | nunoinacio | 02 mai 2007 11:26 | Em resposta a: #154656

Bom dia, caro João Ramos

Infelizmente não tenho o Barco tão bem estudado como gostaria.
Estive a adiantar o Alferce, mas tenho o Barco todo fotografado.
Dentro de uma semana digo-lhe qualquer coisa.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Barco - Covilhã

#154719 | nunoinacio | 02 mai 2007 19:56 | Em resposta a: #154656

Caro João Ramos

As notícias que tenho para si não são animadoras.
Os casamentos do Barco não abrangem o período a que se refere o Domingos Fernandes e, dos nascimentos que tenho registados (1625-1676 e 1709-1720) não tenho a nascer nenhum filho desse casal. Entre 1676 e 1709, não há registo de nascimentos.

Caso consiga subir alguma geração, diga-me, pois pode ser que volte a encontrar o elo com os dados que tenho.
Neste momento não tenho presente a partir de que ano são colocados os nomes dos avós nos assentos. Pode ser que quando chegar a esse tempo encontre lagum neto a casar e venha a obter alguma informação adicional.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Barco - Covilhã

#154798 | jramos | 03 mai 2007 13:28 | Em resposta a: #154719

Caro Nuno Inácio

Muito Obrigado pela sua imediata disponibilidade.
Se por acaso encontrar alguma coisa envie-me por favor.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Dias e Coutinho

#189172 | LBolacha | 21 mar 2008 19:35 | Em resposta a: #153201

Cara Melisa

Sabe por acaso se esse Gonçalo Coutinho não se voltou a casar com uma Ana Vitoria?

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Marques dos Reis / Alferce

#189189 | judiaria | 21 mar 2008 22:54 | Em resposta a: #152380

Cara Helena

Vi esta sua mensagem e tenho ascendentes João Marques e Anna Maria de São Marcos que tiveram uma filha Antónia Coelho em 1859, que casou em 1880 com Manuel Martins Rocharte, que foi sacristão em São Marcos.

O José Marques de que fala é o pai do João Marques ?

Se tiver mais algo sobre esta gente agradecia.


Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marques dos Reis / Alferce

#189204 | Eleny | 22 mar 2008 01:44 | Em resposta a: #189189

Boa noite caro Joaquim Reis

O que tenho sobre estas pessoas, está aqui disponivel. Tenho recolhido mais informação que, ainda não está ordenada.

Agradeço que tenha em atenção, a mensagem da nossa confreira M. Elisa em 15-03-2008 22h47m no Tópico " Freguesia de S. Marcos da Serra "


Maria da Conceição n S. Marcos da Serra b. 15-10-1879

Filha de José Filipe n. 1838 Saboia- Beja cc Maria das Dores do Monte do Mogo, S. Marcos da Serra

Linha paterna, neta de Filipe José de S. Bartolomeu de Messines cc Maria Joaquina de Santa Clara-a- Velha

Os pais de Maria Joaquina eram:- Domingos Jorge cc Quitéria Joaquina, ambos de Santa Clara

Domingos Jorge era filho de Bartolomeu Jorge de Monxique e Theresa Lourenço (a) de Santa Clara- Saboia

Quitéria Joaquina filha de Marcos Loução de Santana da Serra e Benedita dos Santos de S. Marcos da Serra

Linha materna- neta de João Marques dos Reis do Alferce cc Ana Maria do Monte do Mogo, S. Marcos da Serra

João Marques dos Reis era filho de José Marques do Alferce e de Maria
Genoveva de S. Marcos da Serra

José Marques

Pais: Francisco Andrez e Margarida Jorge, ambos do Alferce, casados em 28.07.1756

Avós paternos: Bartolomeu Andrez e Isabel Vicente, ele de Monchique e ela do Alferce, falecida em 29.08.1717

Avós maternos: Manuel Luís ou Gonçalves e Sebastiana das Candeias, ambos do Alferce

Bisavós paternos/ramo paterno: Vicente Dias e Bárbara Bentes, ambos de Monchique.

Genoveva Maria, nascida em 01.12.1765, no Alferce

Pais: António José e Felicia Maria, ambas no Alferce

Avós paternos: João da Silva, natural de Alte e Margarida Nobre, de Alcantarilha

Avós maternos: André Gonçalves e Maria Andrez, ambos moradores nos Barreiros – Alferce

Vicente Dias casou em Monchique em 11/11/1686 com Bárbara Bentes, sendo ele filho de Gregório Simões e de sua mulher Maria dos Reis já defuntos à data e que tinha sido moradores em Monchique.

Bárbara Bentes no seu casamento apenas é referido o pai de seu nome António Estevens,de Monchique, também ele já falecido nessa data.

Vicente Dias e s/ m.er barbara Bentes viveram no lugar de Monchique e tiveram pelo menos os seguintes filhos:

-Bartolomeu Andrés) em 26/9/1689 sendo padrinhos André Luís da cascalheira e s/ m.er Inês Nunes, moradores na Cascalheira, freguesia de Monchique.

- Brites nascida em Monchique aos 13/7/1699 sendo padrinhos Manuel Álvares e Luzia Álvares , solteiros e filho de António Jorge cc Catarina Álvares.

Bartolomeu Andrez, Monchique, falecido em 03.10.1758 casado com
Isabel Vicente, Alferce, falecida em 29.08.1717

Nasceu a 26/9/1689 sendo filho ,conforme consta da referida mensagem, de Vicente Dias e de s/mer Bárbara Bentes.

Estes tinham casado também em Monchique a 11/11/1686.
Foram moradores no lugar de Monchique, onde nasceram os filhos.

Ele era filho de Gregório Simões e de s/ mer Maria dos Reis, ambos já falecidos à data do casamento do filho.

Ela fiha de António Estevens ( nesse casamento não menciona o nome da mãe), também já falecido nessa data.


1- Maria da Conceição

2- João Marques

3- Ana Maria

4- José Marques

5- Genoveva Maria

6- Ignácio José

7- MARIANA VITÓRIA

8- Francisco Andréz

9- Margarida Jorge

10- António José

11- Felicia Maria

12- Manuel Martins

13- Gertrudes Maria

14- MANUEL MARTINS

15- VITÓRIA MARIA

16- Bartolomeu Andréz

17- Isabel Vicente

18- Manuel Luis

19- Sebastiana das Candeias

20- João da Silva

21- Margarida Nobre

22- André Gonçalves

23- Maria Andréz

24- Incógnito

25- Josefa Maria

26- Isidoro Rodrigues

27- Teresa Maria

28- PASCOAL MARTINS

29- ANA COELHA

30- MANUEL MARTINS

31- MARIA JOSEFA

32- Vicente Dias

33-Bárbara Bentes

64-Gregório Simões

65- Maria dos Reis

66- António Estevens



António Estevens poderá ser o morador no sítio do Calvo freguesia de Monchique casado com Maria Bentes que em 24/5/1650 foi madrinha de Catarina Dias, filha de Matias da Rosa cc Isabel Andrés.

De facto, José Marques cc Genoveva Maria era pai de João Marques cc Ana Maria. Desconhecia esse outro casamento.

Na linha de Ana Maria, constam vários Manuel Marques. Encontrei o apelido Reis uma unica vez, embora na asinatura estivesse Marques dos Reis.

Os Andrez serão os da "Aldeia do Talurdo", aqui, muito pouco ou nada mencionada.

Espero ter sido útil.

Melhores cumprimentos e , uma Boa Páscoa.

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Marques dos Reis / Alferce

#189207 | Eleny | 22 mar 2008 03:05 | Em resposta a: #189189

Caro Joaquim Reis

Como complemento o n. 28-29:

Pascoal Martins n. Benafátima S. B. M. 1701

f. Diogo Fernandes 1671 residente em Benafátima
f. Domingas Janeiro 1676

1º casamento c. Ana Coelha em 05-09-1730 S. B. M. 1651-1708

f. Marcos Andréz residente no Talurdo
f. Catarina Dias 1656-1743 residente no Talurdo

Test. casamento Alferes Francisco Lopes Amado e Padre João Amado

Filho- Manuel Martins

cc Vitória Maria 08-05-1757 S. B. M. N.1731

f. Manuel Martins residente no Pereiro
f. Maria Josefa 1706 moradora no Talurdo S. B. M.

Test: José Rodrigues Paulos e Bernardino de Sena



Quando se refer " Talurdo ", será a Aldeia em S. Marcos da Serra?

Cumprimentos

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Dias e Coutinho

#190542 | melisa | 01 abr 2008 01:12 | Em resposta a: #189172

Caro Levi Redondo Bolacha

Estive a ver
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=183354#lista

E parece-me que o seu Gonçalo Coutinho sera de uma época mais recente que este.

No entanto julgo serem da mesma família pois Gonçalo Coutinho cc Maria Fernandes tiveram larga descendência em Alvor e Mexilhoeira Grande.

A certa altura foram mesmo moradores na Figueira freguesia da Mexilhoeira Grande tendo aí casado pelo menos a s/ filha Vitória dos Anjos com Vicente Rodrigues, soldado infante, em 26/5/1732.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Alvor: Dias e Coutinho

#190547 | LBolacha | 01 abr 2008 01:22 | Em resposta a: #190542

Cara M.Elisa

Muito obrigado pela informação, n tive ainda muita coragem de voltar a pegar nos muito mal tratados registos de lagos, mas com tal informação tlv me aqueça o espirito agora.
Agradeço

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276178 | cabecao1 | 11 mai 2011 13:51 | Em resposta a: #152601

Caro Manuel Rufino

Encontrei hoje esta sua mensagem, e atrevo-me a perguntar se tem a ascendencia de João Mendes Cabrita e de sua mulher Maria Luisa.
E que ando a procura dos ascendentes de Sebastiana do Rosario, que casou em Almodovar com Joaquim Manuel Pereira Coelho, e era filha dos referidos João Mendes Cabrita e Maria Luisa, e pelo que vi na sua mensagem irmã do seu Manuel Mendes Cabrita, que tenho na minha base de dados, mas desconhecia a sua relação.
Os dados que tenho do seu Manuel Mendes Cabrita, são do seu casamento com Maria Vitoria, via sua filha tambem Maria vitoria, e que casou com Antonio Romão Coelho, em 20.11.1844 ( este que esta ligado a Sebastiana do rosario pelos seus descendentes, via um seu 2ºcasamento).
Agradecido.
Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276206 | mfcr | 11 mai 2011 19:29 | Em resposta a: #276178

Caro António Manuel Canelas

É com muito gosto que lhe envio o que tenho sobre os ascendentes de minha mulher. Por agora, seguem os pais e os avós de João Mendes Cabrita, casado com Maria Lusia ( no seu registo de casamento tem Luzia e não Luisa). Posteriormente seguirá os Bisavós e Trisavós. Sobre Maria Lusia, seguirá também, por esta ordem.

1. João Mendes Cabrita. Nasceu a 31.01.1830 na Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho de Almodôvar. Baptisado a
07.02.1830, na mesma Freguesia. Casou a 14.10.1857, na Paróquia de Almodôvar com Maria Lusia, depois de
enviuvar de Ana Joaquina. Foram Padrinhos de casamento: João José Correia da Silva e José Joaquim Leitão.
Faleceu a 26.11.1897 em Almodôvar, no estado de viúvo. Profissão : Lavrador. Moradores no Monte Maria Joanes,
aonde veio a falecer.


2. Manuel Mendes Cabrita. Nasceu a 06.02.1780, na Freguesia de Salvada, Concelho de Beja. Padrinhos de baptismo:
Manuel da Cruz e Barbara da Cruz, tios do baptisado. Casou com Maria Vitória, desconhecendo a data. Moradores no
Monte Branco, Freguesia de São Marcos da Serra.


3. Maria Vitória. Nasceu a 09.06.1802, em São Marcos da Serra e foi baptisada a 16.06.1802 no Alferce, Concelho de
Monchique. Foi Padrinho de Baptismo: Padre Manuel S. José Dantas, Religioso do Convento de Nossa Senhora, da
Vila de Monchique.


4. José Mendes Cabrita. Nasceu a 29.01.1747, na Freguesia de São Salvador, Concelho de Beja. Foram Padrinhos de
baptismo: Reverendo Prior da Colegiada de Santa Maria, Fr. Manuel Guerreiro Camacho de Aboim. Madrinha, D.
Teresa Barbara de Aboim Guerreiro e eu com procuração sua fiz as suas vezes, naquele acto. Casou a 16.12.1776,
na Paróquia da Salvada, Concelho de Beja, com Jenoveva Maria Guerreiro. Foram Padrinhos : Dr. Dionisio Francisco
de Borja ? e o Capitão Manuel Gomes de Soza. Moradores no Monte das Freiras.


5. Jenoveva Maria Guerreiro. Nasceu a 20.01.1753, na Freguesia de Salvada, Concelho de Beja. Foram Padrinhod de
baptismo: António Rodrigues Gato e Barbara Nunes.


6. Filipe Duarte. Terá nascido na Freguesia de Alferce, segundo seu registo de casamento, cerca de 1770. Casou a
21.05.1794, com Maria Jacinta, na Paróquia de São Tiago, Cidade de Beja, embora o registo do casamento conste
conste nos Paroquiais da Freguesia de Sabóia, Concelho de Odemira. Foram Padrinhos de casamento: Doutor José
Dias da Palma, Prior de Baleizão e Manuel Gonçalves, da Cidade de Beja.


7. Maria Jacinta. Nasceu a 05.11.1765, na Freguesia de Saboia, Concelho de Odemira. Foram Padrinhos de baptismo :
António Afonso e sua mulher Maria José, de Sabóia. Moradores no Sitio da Pomba, Alferce.


Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276223 | mfcr | 11 mai 2011 22:10 | Em resposta a: #276178

Caro António Manuel Canelas

Continuação dos ascendentes João Mendes Cabrita, casado com Maria Lusia ( Bisavós e Trisavós ):

8. João Mendes Cabrita. Nasceu 15.12.1720 na Freguesia de Salvador, Concelho de Beja. Foram Padrinhos de baptismo : Manuel Rodrigues ? e Maria da Encarnação. Casou a 20.02.1746 com sua prima Maria Jerónima, na Paróquia de Santa Maria da Feira, Cidade de Beja. Padrinhos de Casamento : ? e Dionisio Marques.


9. Maria Jerónima. Nasceu a 28.11.1715, na Freguesia de Santa Maria da Feira, Concelho de Beja. Foram Padrinhos de baptismo: Manuel Gomes de Sousa e Mariana Teresa.


10. Filipe Cruz Branco. Nasceu a 03.09.1718, na Freguesia de Salvada, Concelho de Beja. Foram Padrinhos de baptismo: João Dias e Maria Marques. Casou a 06.09.1750 com Rita Guerreiro, na Paróquia de Salvada, Beja. Foram Padrinhos de casamento: Filipe Rodrigues, da Salvada e José Martins, da Salvada. Moradores na Freguesia de Salvada.


11. Rita Guerreiro. Nasceu a 26.06.1728, na Freguesia de Salvada, Concelho de Beja. Foram Padrinhos de baptismo: Luis Francisco e de Maria Alvarez.


12. Domingos Duarte. Terá nascido cerca de 1728, na Freguesia de Alferce, Concelho de Monchique. Casou a 29.05.1753 com Teresa de Jesus, sua prima em 3º. grau de consanguinidade. Padrinhos de casamento: Manuel Andrez, do Farelo e João Luiz, da Pomba. Moradores no Lugar da Pomba.


13. Teresa de Jesus. Terá nascido cerca de 1730, na Freguesia de Alferce.


14. Domingos Gonçalves. Nasceu a 03.01.1736, na Freguesia de Sabóia, Concelho de Odemira. Foram Padrinhos de baptismo: António da Costa e Barbara ?. Casou a 09.08.1761, na Freguesia de Sabóia, Concelho de Odemira. Foram Padrinhos de casamento: Francisco Rodrigues Leitão e Francisco Antunes dos Santos, moradores na Aldeia de Sabóia.


15. Jacinta Maria. Nasceu a 21.02.1740 na Freguesia de Sabóia, Concelho de Odemira. Foram Padrinhos de baptismo: Domingos Martins dos Santos e sua irmã Barbara Andreza, moradores em Bem Cazado.


16. Simão Mendes Cabrita. Terá nascido cerca de 1690, na Freguesia de Salvador, Concelho de Beja. Casou com Guiomar Maria, cerca de 1715.


17. Guiomar Maria. Terá nascido cerca de 1695, na Freguesia de Salvador, Concelho de Beja.


18. Nicolau Fernandes. Terá nascido cerca de 1685, na Freguesia de Santa Maria ?, Concelho de Beja. Casou com Isabel do Ó, cerca de 1710. Morador na Freguesia de Santa Maria.


19. Isabel do Ó. Terá nascido cerca de 1690, na Freguesia de Santa Maria ?, Concelho de Beja.


20. Domingos Rodrigues Branco. Terá nascido cerca de 1685, na Freguesia de Salvada, Concelho de Beja. Casou com Maria Martins, cerca de 1710.


21. Maria Martins. Terá nascido cerca de 1690 na Freguesia de Salvada, Concelho de Beja.


22. Domingos Rodrigues Gato. Nasceu cerca de 1695 na Freguesia de Quintos, Concelho de Beja. Casou cerca de 1720 com Maria Guerreiro.


23. Maria Guerreiro. Terá nascido cerca de 1700 na Freguesia e Concelho de Castro Verde.


24. António Duarte. Terá nascido cerca de 1690 na Freguesia de Alferce, Concelho de Monchique. Casou cerca de 1715 com Catarina Andrez. Moradores nas Ladeiras.


25. Catarina Andrez. Terá nascido cerca de 1695, na Freguesia de Alferce, Concelho de Monchique.


26. António Gonçalves. Nasceu cerca de 1695 na Freguesia de Alferce, Concelho de Monchique. Casou cerca de 1720 com Maria de Jesus. Moradores na Lomba, Alferce.


27. Maria de Jesus. Terá nascido cerca de 1695, na Freguesia de Alferce.


28. Brás Candeias. Terá nascido cerca de 1705, na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Concelho de Silves. Casou cerca de 1730 com Maria Gonçalves.


29. Maria Gonçalves. Terá nascido cerca de 1720 na Freguesia de Reliquias, Concelho de Odemira.


30. José Vicente. Terá nascido cerca de 1705, na Freguesia de Sabóia, Concelho de Odemira. Casou em segundas núpcias com Teodósia Maria, cerca de 1730.


31. Teodósia Maria. Terá nascido cerca de 1710, na Freguesia de Santa Maria, Concelho de Odemira.


A seguir envio informação da Maria Lusia.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276235 | mfcr | 12 mai 2011 00:51 | Em resposta a: #276178

Caro António Manuel Canelas

Seguimento


1. Maria Lusia. Nasceu a 31.07.1838, na Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho de Almodôvar. Foram Padrinhos de baptismo: António Dias e Maria da Conceição, filhos de Manuel Dias. Faleceu a 04.12.1894 em Almodôvar. Moradora no Monte Maria Joanes, aonde viria a falecer.


2. Manuel Dias Coelho Júnior. Nasceu a 08.09.1791, e baptisado a 18.09.1791 na Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho de Almodovar. Foram Padrinhos de baptismo: Manuel Gomes e Joana Coelho, ambos dos Sarilhos. Casou em segundas núpcias com Sebastiana da Silva, cerca de 1835. Morador no Monte Maria Joanes, Almodovar.


3. Sebastiana da Silva. Nasceu a 20.01.1799 e baptisada a 31.01.1799, na Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho de Almodovar. Padrinho de baptismo: Padre José Abreu e por madrinha, depois de tocar na Coroa a Nossa Senhora do Rosário, o Reverendo Padre Manuel José Raposo.


4. Manuel Dias Coelho Sénior. Nasceu a 20.10.1769 e baptisado a 04.11.1769, na Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho de Almodovar. Foram Padrinhos de baptismo: Manuel Nunes e sua mulher Margarida Nunes, da Água Velha. Casou a 27.09.1790 na Paróquia de Santa Maria, Beja, com Mariana Guerreiro Coelho. Foram Padrinhos do casamento: Bráz da Silva e José Afonso. Morador nos Toncinhos, Almodôvar.


5. Mariana Guerreiro Coelho. Terá nascido cerca de 1770 na Freguesia de Santa Clara - A - Nova, Concelho de Almodôvar.


6. António Silva. Nasceu a 20.02.1747 e baptisado a 06.03.1747 na Ermida de Santo Amaro, Freguesia de Santa Clara -A - Nova, Almodôvar. Foi Padrinho de baptismo: António Valadares, morador na Vila de Estremoz. Casou em segundas núpcias a 15.02.1790 com Lusia Costa, na Ermida de Santo Amaro, Almodovar, depois de enviuvar de Ana Revesa. Foram Padrinhos do casamento: Padre José Abreu Inchado e Manuel Afonso Correia Morgado, Sargento Mór, desta Vila. Morador na Quinta do Monte Rei, Santa Clara.


7. Lusia Costa. Nasceu a 25.10.1767, na Freguesia de São João dos Caldeireiros, Concelho de Mértola. Foi Padrinho de baptismo: Capitão José Mestre Pereira, de Alcaria Ruiva. Foi baptisada na Ermida de Santo Amaro, Almodovar.


8. António Dias. Nasceu a 07.07.1740, na Freguesia de São Barnabé, Concelho de Almodovar. Foram Padrinhos de baptismo: António Gomes, dos Foios e Isabel Coelho, mulher de Matias Guerreiro, do Montinho de Álvaro de Moura. Casou a 24.02.1767, na Paróquia de São Barnabé, com Isabel Coelho. Foram Padrinhos de casamento: Padre João Martins Dourado, de Almodovar e Capitão Luis Figueira Mestre, de Almodovar. Morador na Herdade dos Toncinhos, Almodovar.


9. Isabel Coelho. Nasceu a 08.11.1744, e baptisada a 15.11.1744 na Freguesia de São Barnabé, Concelho de Almodovar. Foram Padrinhos de baptismo: Manuel Matoso, morador no Monte Branco e Margarida Andreza.


10. Pedro Afonso ( Gomes ). Nasceu a 18.01.1742 e baptisado a 28.01.1742, na Freguesia de Santa Clara - A - Nova, Almodôvar. Foram Padrinhos de baptismo: Padre Manuel da Costa e Catarina Guerreiro, filha de António Guerreiro, dos Angioins. Terá casado cerca de 1765 com Mariana Guerreiro Coelho.


11. Mariana Guerreiro Coelho. Nasceu a 26.05.1739 e baptisada a 07.06.1739 na Freguesia de Santa Clara - A - Nova, Concelho de Almodôvar. Foram Padrinhos de baptismo: Manuel Nogueira, Solteiro e Mariana Guerreiro, mulher de Manuel Gomes, dos Sarilhos.


12. Manuel Guerreiro da Silva. Terá nascido cerca de 1715 na Freguesia de Santa Clara - A - Nova ou na Casa Velha, Ourique. Casou a 14.02.1740 com Mariana Guerreiro, na Freguesia de S. Ildefonso, Almodovar. Foram Padrinhos de casamento: Francisco Guerreiro Camacho, morador nos Castelos, desta Freguesia e o Padre Teodósio da Costa Rapozo, morador nesta Vila.


13. Mariana Guerreiro. Nasceu a 22.12.1715, na Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho de Almodôvar. Foram Padrinhos de Baptismo: Domingos Mestre e Maria Dias, mulher de Ildefonso Mestre, dos Carvalhos.


14. Simão da Silva. Nasceu a 05.01.1727 e baptisado a 13.01.1727, na Freguesia de São João dos Caldeireiros, Concelho de Mértola. Foi Padrinho de baptismo: Manuel Vaz. Casou a 17.10.1754 com Inocência da Costa, na Freguesia de São João dos Caldeireiros, Concelho de Mértola. Morador no Monte dos Alvares, Freguesia de São João.


15. Inocência da Costa. Nasceu a 12.01.1729, na Freguesia de São João dos Caldeireiros, Mértola. Foram Padrinhos de baptismo: Domingos Mendes e Maria da Luz, do Monte dos Alvares.


16. Manuel Dias. Terá nascido cerca de 1705, na Freguesia de Santo Ildefonso, Almodovar. Terá casado cerca de 1730, com Mariana Guerreiro.


17. Mariana Guerreiro. Terá nascido cerca de 1710, na Freguesia de São Barnabé, Concelho de Almodovar.


18. José Palma. Terá nascido cerca de 1715, na Freguesia de São Barnabé, Almodovar. Terá casado cerca de 1740, com Maria Coelho. Moradores no Vale de Loulé, nesta Vila.


19. Maria Coelho. Terá nascido cerca de 1720, na Freguesia de Santa Ana ( entretanto extinta e integrada na Freguesia de Santa Maria, Concelho de Serpa ).


20. Marcos Afonso. Terá nascido cerca de 1710, na Freguesia de Santa Clara - A - Nova, Almodovar. Terá casado cerca de 1735 com Ana Coelho. Moradores na Vinha e depois em Álvaro Pequeno, nesta Freguesia.


21. Ana Coelho. Terá nascido cerca de 1715, na Freguesia de Santa Clara - A - Nova, Almodovar.


22. João Coelho. Terá nascido cerca de 1705, na Freguesia de Santa Clara - A - Velha, Almodovar. Casou cerca de 1730 com Teresa Revez.


23. Teresa Revez. Terá nascido cerca de 1710, na Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho de Almodôvar.


24. Bráz Guerreiro. Terá nascido cerca de 1685, na Freguesia de Santa Clara - A - Nova, Almodovar. Casou cerca de 1710 com Ana Guerreiro.


25. Ana Guerreiro. Terá nascido cerca de 1685, na Freguesia de São Barnabé, Almodovar.


26. Manuel Dias Magro. Terá nascido cerca de 1685, na Freguesia de Santo Ildefonso, Almodovar. Casou cerca de 1710 com Maria Gomes. Morador nos Carvalhos.


27. Maria Gomes. Terá nascido cerca de 1690 em Almodovar.


28. Romão Gonçalves. Terá nascido cerca de 1695 na Freguesia de São João dos Caldeireiros, Concelho de Mértola. Terá casado cerca de 1720 com Domingas Guerreiro. Moradores na Herdade dos Toncinhos, Almodovar.


29. Domingas Guerreiro. Terá nascido cerca de 1700 em Almodovar.


30. João da Costa. Terá nascido cerca de 1695, em Castro Verde. Terá casado cerca de 1720 com Maria Lourenço.


31. Maria Lourenço. Terá casado cerca de 1700, na Freguesia de São João dos Caldeireiros, Mértola.


Fico a aguardar noticias suas. Como fazia os pedidos ao AD de Beja, tenho poucos filhos com excepção do avô António Duarte, que graças ao excelente trabalho do confrade Nuno Inácio, obtive muita informação.


Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276307 | cabecao1 | 13 mai 2011 13:21 | Em resposta a: #276235

Caro Manuel Rufino

Muito obrigado por ter-me disponibilizado essas informações.
Andava a algum tempo a procura dos ascendentes de Sebastiana do Rosario da Silva, mas havia sempre outra procura que fazia com que esta, fosse ficando para tras .assim fico-lhe agradecido com a sua informação.

O que dispunha antes na minha base de dados era :.

Sebastiana do Rosario da Silva, natural de Almodovar , onde terá nascido por volta de 1872, filha de João Mendes Cabrita e de Maria Luiza, ambos de Almodovar.
Casou em 25.10.1893, em Almodovar com Joaquim Manuel Pereira Coelho, lavrador do monte Barbeiro, em Alcaria Ruiva, natural de S.Miguel do Pinheiro e filho do 2º casamento de ANTONIO ROMÃO COELHO, , ocorrido em 4.6.1857, em Alcaria Ruiva, com Maria Cecilia Bastos de Sampaio, natural da mesma, era neto paterno do Alferes Manuel Pereira Coelho, de S.Miguel do Pinheiro e de de Teresa de Jesus , de Almodovar e neto materno de Antonio Joaquim Pereira e Cecilia Margarida Bastos de Sampaio, ambos de Alcaria Ruiva.
Tiveram pelo menos

1a- Teresa de Jesus Coelho, n. 7.2.1900, em Alcaria Ruiva, e que casou com seu primo Alvaro Gomes de Sampaio Sequeira em 12.4.1920, em Alcaria Ruiva, com geração em Serpa.

1b-Maria Pereira Coelho,n.24.2.1896, em Alcaria Ruiva e que casou com Manuel Guerreiro da Lança.

Dispunha tambem da informação do 1º casamento de Antonio Romão Coelho com Maria Vitoria, em 20.11.1844, em Almodovar, filha de Manuel Mendes Cabrita e de Maria Vitoria.
Assim com os seus dados,completei o que faltava, e descobri, que a Maria Vitoria e o João Mendes Cabrita, são irmãos .
Caro Manuel Rufino, com os dados que disponibilizou, vou tentar brevemente, avançar se possível nas ascendencias que enviou, isso no caso de as não dispor, e assim que tiver algo mais, lhe enviar com todo o gosto.
Se precisar de alguma outra informação, e eu tiver ,é com todo o gosto que lhas envio

Cumprimentos
Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276331 | mfcr | 13 mai 2011 20:05 | Em resposta a: #276307

Caro Antonio Manuel Canelas

Obrigado pelas informações disponibilizadas e já agora, envio-lhe o que sei sobre a descendência do João Mendes Cabrita e sua mulher mulher Maria Lusia, porque achei interessante, a minha mulher teve uma tia materna com o mesmo nome da sua Sebastiana Rosário Coelho.

Como informei anteriormente e com muita pena minha estou muito limitado em termos de informação deste meu pessoal do Baixo Alentejo, e foi graças á colaboração do confrade Luis Figueira, de Castro Verde, que penso ser seu familiar, temos alguns avós comuns: Pixeiro, Faleiros, Guerreiros e Lanças e do confrade José Rafael, de Beja, que também me ajudou muito, já que a sua mulher é descendente dos Lanças, da Herdade da Galeguinha, tal como a minha mulher. Bem Hajam.

então temos :

1. João Mendes Cabrita, casado com a Maria Lusia, em segundas núpcias.
Tiveram :

1.1 Bárbara da Piedade Mendes. Nasceu a 25.09.1873 e foi baptisada a 26.11.1873, Natural da Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho de Almodovar. Foram Padrinhos de baptismo: José Joaquim da Palma, Lavrador, morador no Monte da Espanca, por invocação Nossa Senhora da Piedade e António Mestre Botelho. Casou a 17.05.1907 com João Domingos Dias, na Paróquia de São Marcos da Ataboeira. Foram Padrinhos de Casamento João da Silva e António Manuel da Costa, moradores nos Cardeais da Trindade. Faleceu a 15.12.1939, na Freguesia de Entradas, onde foi sepultada. Proprietária. Tiveram :

1.1.1 Thereza do Rosário Coelho, N. 16.06.1911 e baptisada a 29.06.1911, na Freguesia de Entradas, Monte Nobre, Concelho de Castro Verde. Foram Padrinhos de baptismo: José Domingos, seu avô paterno, e António Manuel Costa, Testemunhas: José Contreiras, Manuel Contreiras e João Carlos. Casou a 14.09.1939 com Mariano Costa Carvalho, na Freguesia de Entradas, Castro Verde. Foram Padrinhos de Casamento: José Contreiras, casado, Abegão, Manuel Revez Carvalho e Thereza do Rosário Mendes, de Albernoa. Faleceu a 27.11.1970, na Baixa da Banheira, Concelho da Moita.

1.1.2 Sebastiana do Rosário Coelho Sales, apelido do marido José da Conceição Sales. B. 14.03.1913 e falecida a 15.02.1982.

1.2 Sebastiana do Rosário Coelho Silva, casada com Joaquim Manuel Pereira Coelho, a 25.10.1893, que eu desconhecia.

Se houver novidades nos ascendentes do João Mendes Cabrita, agradeço desde já a sua comunicação.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276354 | cabecao1 | 14 mai 2011 08:53 | Em resposta a: #276331

Caro Manuel Rufino

Obrigado pelas suas informações.
É verdade o Luis Figueira é meu primo ( o meu avo materno ,Antonio Tito Martins Figueira,era irmão do seu avo paterno Virgilio Martins Figueira), e o José Rafael também tenho o prazer de o conhecer, e de o encontrar no ADB.
Assim como lhe disse logo que tenha mais informações sobre a ascendencia de Joao Mendes Cabrita e Maria Luiza, lhe transmito.
O meu interesse neste casal , não esta directamente ligado aos meus antepassados directos, não são meus ascendentes, mas sim de uns parentes meus , do qual ando a tentar encontrar todos os seus ascendentes.

Cumprimentos

Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276430 | LSV | 15 mai 2011 18:49 | Em resposta a: #276331

Caro Manuel Rufino
Trocámos informações há tempos sobre os seus Guerreiro, ou melhor da sua mulher. Pode contactar-me para o meu email? luissoveral@sapo.pt ou deixar aqui o seu?
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276431 | LSV | 15 mai 2011 18:54 | Em resposta a: #154069

Boa tarde M.Elisa
Tentei contactá-la para o seu email mas não obtendo resposta não sei se o email que tenho seu estará actualizado. Pode contactar-me para o meu email sff? luissoveral@sapo.pt
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276433 | mfcr | 15 mai 2011 19:10 | Em resposta a: #276430

Caro Luis Soveral Varella

Acabo de responder para o seu email.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276451 | rafael | 16 mai 2011 02:36 | Em resposta a: #276430

Caro Luís

Tenho mais material pronto para lhe enviar.

Abraço do primo e amigo.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Nascidos em S Marcos d Serra baptizados no Alferce

#276457 | LSV | 16 mai 2011 09:07 | Em resposta a: #276451

Fico então a aguardar
Um abraço e obrigado

Resposta

Link directo:

Nascidos em S. Marcos da Serra baptizados no Alferce

#423462 | mfcr | 20 abr 2020 19:18 | Em resposta a: #276307

Caro Confrade
Antonio Manuel Canelas

Espero que se encontre de boa saúde.

Só agora voltei a pegar nesta genealogia dos Cabritas e gostava de saber se avançou alguma coisa. Concretamente em relação ao Manuel Mendes Cabrita, que casou quatro vezes e me tem dado cabo da cabeça.

Nas pesquisas que efectuei até hoje, só encontrei um casamento dele no dia 11.1.1815, talvez seja o 2º ou 3º. casamento, em Almodôvar.

Em face deste meu insucesso, pergunto-lhe se conseguiu recuar nestas famílias, se sim, agradeço a sua partilha.

Com os melhores cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Nascidos em S. Marcos da Serra baptizados no Alferce

#446720 | inacio | 23 mar 2023 23:42 | Em resposta a: #152380

Boa noite

José Marques, não pode ter nascido em 1838.
O seu neto, meu bisavô, Inácio Marques dos Reis, nasceu no Monte Môgo, S. Marcos da Serra, a 29 de Agosto de 1838.

Manuel F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 13:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen