Para Isa Barbosa - Alves Carneiro: novidades!

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Para Isa Barbosa - Alves Carneiro: novidades!

#152290 | luis262 | 13 abr 2007 18:41

Cara Isa Luso Barbosa,

Já há algum tempo coloquei uma mensagem num outro tópico, chamando a sua atenção para uns dados sobre Carneiros de Paços Ferreira, ascendentes de uma sua amiga a qual, estaria interessada em dados novos que eu porventuraencontrasse.
Não sei se a chegou a ler , até porque quando lhe referi a data da mensagem enganei-me no mês...
Poor isso resolvi transcrever novamente o assrnto em causa.

Devo acrescentar, que entretanto tive acesso um vasto número de assentos genealógicos que me foram disponibilizados por Carlos Leal Machado já consegui recuar vários séculos no que diz respeito sobretudo no que diz respeito à ascendência de mulher de Frencisco d`Assis Carneiro...

Posto isto, passo a transcrever o assento de baptismo de António Alves Carneiro ( avô paterno de minha mulher, Maria Teresa Couto Carneiro nascida em Paranhos, Porto a 25.09.1946 ) do qual FINALMENTE consegui uma fotocópia, graças à gentileza de uma pessoa da Conservatória de Paços de Ferreira, isto apesar dos Arquivos de Serôa continuarem de " quarentena"e irmão do avô dessa sua amiga:

Aos vinte e tres dias do mês de Dezembro do anno de mil oitocentos e sessenta e seis, nesta igreja parochial da freguesia de Sam Mamede de Serôa concelho de Paços de Ferreira, Diocesaedo Porto administrei todas as cerimonias(?) que se costumam fazer no baptismo solemne a um individuo do sexo masculino, a quem dei o nome de António, o qual foi batizado em casa por Maria Ferreira Lage solteira desta mesma freguesia, por se achar em perigo de vida ao acto do nascimento, o qual nasceu nesta freguesia pelas dez horas da manhan do dito dia vinte e tres do dito mes e anno, filho legítimo, primeiro do nome, de Francisco d`Assis Carneiro natural da freguesia de Meixomil do mesmo concelho e Diocese e Rita Ferreira, natural desta dita freguesia de Serôa, recebidos e parochianos nesta mesma freguesia, lavradores e moradores no lugar de Villar da mesma freguesia. Neto paterno de António José Carneiro e Custódia Dias Gonçalves e materno de Manoel Alves Barbosa e Margarida Ferreira. Forão padrinhos António Carneiro, casado, lavrador e Custódia Dias Gonçalves viúva os quais sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento (...)

O pároco Joaquim António da Silva
Visto. Meixomil 12 de Março em 1867
Rubricado: Osório(?)

Na certidão de nascimento do meu sogro, Francisco Alves Carneiro, a avó paterna aparece com o nome de Rita Barbosa e neste assento como Rita Ferreira, ( filha de Manoel Alves Barbosa e Margarida Ferreira) mas, trata-se evidentamente da mesma pessoa.

Entretanto já consegui "decifrar" uma parte dos assentos que Carlos Leal Machado me enviou, mas é um trabalho moroso que leva o seu tempo.
Mesmo assim há já muita destas pessoas que já foram editadas no Genea. Aos poucos lá irei decifrando nomes e datas...

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: P/ ISA LUSO BARBOSA - Alves Carneiro: novidades !

#152292 | luis262 | 13 abr 2007 18:48 | Em resposta a: #152290

Cara Isa Luso Barbosa:

Peço desculpa , mas não reli o texto e assim passaram algumas "gralhas" e repetições de palavras.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: P/ ISA LUSO BARBOSA - Alves Carneiro: novidades !

#153273 | luis262 | 21 abr 2007 23:10 | Em resposta a: #152292

...
LP

Resposta

Link directo:

RE:Para Sr Suís Piçarra

#154990 | lbecari | 04 mai 2007 19:15 | Em resposta a: #152290

Sr. Luis,

Procurando informações a respeito da paróquia de batismo da minha bisavó eu encontrei sua mensagem sobre a avó paterna do seu sogro, Rita Ferreira ou Barbosa. Tenho tentado encontrar o assento de Batismo de

Emília Barbosa,
filha de Margarida Barbosa,
nascida na Freguesia de Sam Mamede de Serôa
em 1 de fevereiro de 1893.

Por histórias familiares, parece que há um sobrenome Ferreira nessa história, e eu fico imaginando se a minha bisavó não seria filha dessa Margarida Ferreira (depois Barbosa por casamento) ou talvez de uma filha dela, que seria irmã da Rita... é mesmo uma viagem, mas seria isso possível? Não tenho mais nenhuma informação sobre a minha bisavó sem ser isso.

Se o senhor for pesquisar nesse arquivo outra vez, se importaria de dar uma olhadela nesse assento para mim? Moro no Brasil e não tenho como ir a Portugal.
Se o encontrar, apreciaria muito se pudesse transcrevê-lo para mim e anotar sua localização, para que eu possa pedir ao arquivo uma cópia oficial. Tenho pedido por email a eles que procurem, mas nunca recebo resposta. Quem sabe eu e sua esposa não somos primas distantes?

Agradeço muito sua atenção e qualquer informação que possa dar a esse respeito.
Meus melhores cumprimentos,
Luiza Becari

Resposta

Link directo:

RE:Para Sr Suís Piçarra

#155028 | luis262 | 04 mai 2007 23:04 | Em resposta a: #154990

Estimada Luiza Becari,

Agradecia que não me tratasse por Sr. , basta o Luis...se achar bem !
Vou procurar nas fotocópias que possuo de alguns assentos de nascimento de Sêroa, dess época, para ver se encontro alguma coisa, mas vai demorar um pouco , pois a letra e as abreviaturas por vezes usadas tornam complicada a sua leitura.
Não deixarei de lhe dar resposta, quer tenha ou não conseguido encontrar o assento.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE:Para Luís Piçarra

#155058 | lbecari | 05 mai 2007 03:39 | Em resposta a: #155028

Luís,

Muito obrigada! Prometo não chamá-lo mais de senhor. :) É que não sei nunca com quem estou falando...

Agradeço muito por procurar. Seria mesmo muita coincidência se as margaridas fossem parentes...mas como são da mesma paróquia, quem sabe!

Obrigada e aguardo. Abraço,
Luiza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 23:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen