Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152299 | paulinhazinha | 13 abr 2007 19:56

Olá, sou brasileira, bisneta de português e estou em busca de informações sobre o meu bisavô. O nome dele era Antônio Gonçalves Neiva, ele veio para o Brasil aos 18 anos fugido de portugal em um navio. Um irmão dele também veio para o Brasil, Manuel Gonçalves Neiva. A única coisa que sei é que o Manuel morava em Santos-SP no Brasil.
Estou em busca de dupla-cidadania portuguesa, mas para isso, preciso conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô. O problema é que a minha avó não se lembra mais da cidade que o pai dela nasceu em Portugal e nem o ano de nascimento. Por isso quero tentar encontrar alguém da família, que pudesse me ajudar.
Desde já agradeço a atenção.

Paula Jaccoud

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152383 | pachancho | 14 abr 2007 19:22 | Em resposta a: #152299

Paula,

Peça a certidão de óbito e de casamento de seu bisavô pois aí irá encontrar mais alguns dados sobre ele. Peça também a certidão de nascimento de sua avó para confirmar dados. Se possivel tente arranjar as certidões do irmão que foi para o Brasil. Há certidões mais completas que outra.

Só se conseguirá alguma coisa sabendo a localidade e data de nascimento de seu avô.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152399 | facs | 14 abr 2007 23:06 | Em resposta a: #152299

Do latim Naebis terá surgido a forma Naebia, depois Neuia, documentado no ano de 1087, e finalmente Nevia que, pela atracção do i produziu a forma actual Neiva.
Trata-se de um apelido de origem geográfica tomado da vila de Neiva, no concelho de Viana do Castelo, que se encontra espalhado por Portugal e Brasil, onde se conhecem famílias estabelcidas em Pernambuco, procedente do capitão José Soares Neiva. Destes Soares Neiva, nasceu a família Nabuco Neiva.
Em Paraíba, provavelmente aparentados daqueles Soares Neiva, a família de Frederico Augusto Neiva que deixou geração do seu casamento com Maria José Cirne (Figueiredo Neiva).
De um ramo originário do concelho de Barcelos, freguesia do Fragoso, vários membros rumaram a sul: José Gonçalves Dias Neiva, importante comerciante, veio a radicar-se em Torres Vedras, freguesia de Matacães - Quinta da Macheia, onde deixou descendência.
com os meus cumprimentos
facs

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152462 | recio | 15 abr 2007 18:42 | Em resposta a: #152299

Cara Paula
Sugiro que procure em Barcelos,Braga ou em Neiva , Viana do Castelo.
Não sabe em que ano o seu bisa foi para o Brasil? pergunte a sua avó qual eram as tradiçôes do pai ela pode lembrar as coisas que ele contava de Portugal parecendo que não isso ajuda muito, já viu se ele se naturalizou Brasileiro? veja o casamento dele sei que é dificil mas não custa procurar.
Vá dando noticias posso depois ajudar.
cumps.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152467 | paulinhazinha | 15 abr 2007 19:15 | Em resposta a: #152299

Pessoal muito obrigada mesmo!
Eu realmente já estou procurando as certidões de nascimento da minha vó, de óbito do meu bisavô e de casamento do meu bisavô. Tá um pouco difícil porque eu moro em Brasília e as certidões estão em algum cartório de Niterói. Eu tô tentando rastrear por telefone. Minha vó não tem nenhuma cópia da certidão de nascimento dela, nem a original.
Também estou procurando alguma informação no hospital que ele faleceu em Niterói e no cemitério que ele foi enterrado.
O que minha vó se lembra sobre o pai é que ele veio fugido de Portugal aos 18 anos porque bateu na irmã. Um tempo depois o irmão dele veio pro Brasil também e não sei como o consulado português encontrou meu bisavô no Rio. Mas não sei se ele foi naturalizado brasileiro.
Ela também me disse que a irmã dele, que ficou em Portugal, se chamava Cristina Gonçalves Neiva. Mas o nome da cidade que eles moravam ela realmente não se lembra mais.

Mais uma vez muito obrigada!

Paula Jaccoud

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152473 | paulinhazinha | 15 abr 2007 19:47 | Em resposta a: #152462

Cara Ana,
Segundo minha vó, ele veio para o Brasil com 18 anos, casou com minha bisavó e teve o primeiro filho. Minha vó foi a segunda, ela é de 1926. Ela diz que o irmão dela é uns 3/4 anos mais velho, quer dizer que ele deve ser de 1923/1922. Acredito então que ele tenha vindo para o Brasil em 1920. Já que tinha 18 anos, ele deve ter nascido em 1902.
Bom, são só suposições, nada concreto.
Acabei de interrogar minha vó, ela me confirmou, ele foi naturalizado brasileiro sim! Isso me ajuda em alguma coisa? a embaixada pode me ajudar?

Muito Obrigada!

Paula Jaccoud

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152485 | recio | 15 abr 2007 21:57 | Em resposta a: #152473

Cara Paula
Penso que ele teve que entregar documentos para a nacionalização, é ir á embaixada e pedir o processo e ver o que consta lá.
já viu no memorial do imigrante a chegada dele? e o passaporte ? onde foi tirado é que no pedido de passaporte consta a certidão de nascimento , vamos procurar todas as ipoteces.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152595 | pachancho | 16 abr 2007 18:26 | Em resposta a: #152299

Paula,

Hoje fui ao Arquivo de Braga verificar se se encontrava lá algum ppedido de passaporte para o Brasil, Rio Janeiro, em nome de António Gonçalves Neiva. Está lá 1 pedido de 27/8/1912 em nome de

Antonio Gonçalves Neiva
Natural da freguesia de Forjães, Concelho de Esposende - Distrito de Braga
Nasceu 10/4/1893

Filho de:
Domingos Gonçalves Neiva
Ana Alves da Silva

Neto Paterno de:
José Gonçalves Neiva
Antónia da Silva

Neto materno de:
José Moreira da Silva
Francisca Alves.

Sinais particulares: uma pequena cicratiz na testa.

À data do pedido de passaporte António Gonçalves tinha 19 anos. Penso que é a pessoa que procura.

Agora só tem de escrever para o arquivo de Braga e pedir a certidão de nascimento que se encontra lá.

O endereço eletrónico é:
sec@adb.uminho.pt

Arquivo Distrital de Braga, Universidade do Minho,
Largo do Paço, 4704-553 Braga
Telefone 253601178 --- TeleFax 253601180 --- Telex 32135 RTUMIN P
Horário do Serviço de Leitura: Dias úteis das 9.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.30 horas.



Sempre ao dispôr
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152598 | paulinhazinha | 16 abr 2007 18:39 | Em resposta a: #152595

Meu Deus!!!
Nossa, não tenho palavras para agradecer a ajuda!
Sensacional!
Muito obrigada mesmo.
Qualquer coisa que precisar pode contar comigo!

Obrigada
Paula Jaccoud

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152604 | pachancho | 16 abr 2007 21:03 | Em resposta a: #152598

Paula,

Desejo-lhe sorte e que consiga o que pretende. Qdo conseguir a dupla cidadania avise.
Se precisar de mais alguma coisa esteja à vontade e diga.
De onde é que a Paula é?


bjos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152621 | paulinhazinha | 16 abr 2007 23:35 | Em resposta a: #152604

Oi Paula,
eu sou de Brasília, capital do Brasil.
Nossa, minha avó e meus pais ficaram tão felizes com a sua ajuda.
Se quiser vir para o Brasil pode contar comigo viu?!
Agora só falta conseguir que mandem a certidão para o Brasil. Tentei em um site daí de Portugal chamado: Portal do cidadão. Ele manda certidões. Mas só pra quem nasceu depois de 1907, como meu bisavô nasceu em 1893 aí não tem jeito.
Mandei um e-mail para aquele endereço eletrônico que você me mandou, do arquivo de Braga, estou esperando a resposta.
Eu encontrei uma Paula Peixoto de Portugal no orkut, será que é você?

Beijos
Paula Jaccoud

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152637 | pachancho | 17 abr 2007 07:10 | Em resposta a: #152621

Paula,

O Arquivo de Braga responde-lhe com toda a certeza e rápidamente, a paula só tem que enviar os dados que eu lhe enviei a si.
Se vir que eles estão a demorar muito avise que eu vou lá.

Desculpe a minha ignorância mas não sei o que é o orkut.

bjos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152750 | facs | 17 abr 2007 20:42 | Em resposta a: #152637

Ola Paula
Sou de Portugal mas estou a residir no Brasil, pois minha esposa e de cá de Minas Gerais , cidade de Congonhas, há tambem por aqui uma familia Neiva, será que tambem é do seu ramo ?


Faço Votos para que consiga algo e apresento os meus cumprimentos
francisco

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152755 | paulinhazinha | 17 abr 2007 21:06 | Em resposta a: #152637

Desculpe, não é você então.
Orkut é um site de relacionamentos, onde cada pessoa tem uma página na internet e adiciona seus amigos.

Eu mandei ontem o e-mail para o arquivo de Braga com todos os dados que você me enviou, ainda não me responderam. Eu ia ligar para o arquivo hoje, mas quando fui verificar a diferença de fuso horário descobri que são 3 horas de diferença entre Brasil e Portugal, o aquivo já tinha fechado.

Agora eu estou com medo do valor que eles vão me cobrar. Porque aí é em Euro, mais de três vezes o valor do Real. E eu ainda tenho que pagar o envio pelo correio. Vou logo fazer uma economia.

Muito obrigada por tudo.

Bjos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152761 | paulinhazinha | 17 abr 2007 21:20 | Em resposta a: #152750

Olá Francisco,
Olha, pode ser sim.
Na verdade eu não sei muito bem por onde andam os filhos e os netos do irmão do meu bisavô, Manoel Gonçalves Neiva. Mas pode ser que se espalharam pelo Brasil e uma parte foi parar em Minas.
Para ter certeza é preciso saber as origens dessa família neiva.

Muito obrigada pelo apoio.
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152771 | facs | 17 abr 2007 21:39 | Em resposta a: #152761

Ola Paula
Infelizmente as origens nao sei, sei que tem uma firma de acabamentos de imoveis, e uma loja de Madeiras, uma de nome Fama acabamentos e outra chamada mdeireira Belem Para , Infelizmente nao lhe faculto os numeros de telefone porque nao tenho

2º Venho lhe comunicar que a diferença horaria entre Portugal e o Brasil neste momento nao sao 3Horas mas sim 4 horas de diferença até Outubro

Desejo lhe boa Sorte na continuaçao das suas pesquisas
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152778 | facs | 17 abr 2007 21:54 | Em resposta a: #152761

Ola Paula
Infelizmente as origens nao sei, sei que tem uma firma de acabamentos de imoveis, e uma loja de Madeiras, uma de nome Fama acabamentos e outra chamada mdeireira Belem Para , Infelizmente nao lhe faculto os numeros de telefone porque nao tenho

2º Venho lhe comunicar que a diferença horaria entre Portugal e o Brasil neste momento nao sao 3Horas mas sim 4 horas de diferença até Outubro

Desejo lhe boa Sorte na continuaçao das suas pesquisas
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#152806 | pachancho | 18 abr 2007 08:00 | Em resposta a: #152755

Paula,

Penso que não vai pagar muito pois eles não vão ter trabalho a procurar a certidão, pois a Paula enviou os dados.
A certidão autenticada custa 16.50 Euros e depois terá de pagar o envio. Deverá rondar os 20 e poucos euros.

bjos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Ant�nio Gon�alves Neiva (de Portuga

#153263 | apcos | 21 abr 2007 22:13 | Em resposta a: #152595

Cara Paula Peixoto
Peco mil desculpas pelo acesso direto nesse topico. Fiquei muito feliz pela Paula, que siquer conheco, mas acompanhei os relatos no topico, a dificuldade em se obter informacoes dos portugueses que vieram para o Brasil no seculo passado. O momento em que li a resposta informando que foram achados registros no arquivo de Braga me deu forcas para continuar minha busca. foi Meus parabens, voce merece. Me identifiquei com o caso da Paula pois estou passando pelo mesmo problema, procurando o registro de batismo ou nacimento de meu bisavo. Sem saber como procurar, inseri alguns topicos nos outros indices como pessoas, familias e regioes, tentando buscar alguma informacao pois tenho poucas. Obtive algumas informacoes e respostas, ate que um colaborador me orientou para ler os topicos no indice Brasil, que ainda nao havia tentado.
Meu nome e Andre e moro no Brasil, assim como meus pais e avo, todos brasileiros. Minha avo e filha de portugues, falecido em 1943 no Brasil, de nome Antonio dos Santos Adao, filho de Manoel Jose Adao e Felizagda Maria (dos Santos), nascido em 1857 ou 1858, na regiao de Tras-os-Montes, nao sei o local certo. Antonio dos Santos Adao embarcou de Portugal para o Brasil acredito que nos idos de 1880, pois tenho certidao de casamento dele no Brasil datada de 1887, que so diz que era portugues, assim como a de obito so diz portugues, nao dizendo a freguesia e o concelho onde nasceu. Minha avo so sabe que ele era de Tras-os-Montes e que veio jovem para o Brasil, para o Rio de Janeiro, e casou-se com uma brasileira,que foi sua primeira esposa. Cara Paula, minha duvida e se no periodo de 1880 os portugueses de Tras-os-Montes solicitavam passaporte para viajar para o Brasil, e se estes documentos se encontram no arquivo de Braga?
Agradeco desde ja sua atencao
Andre

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Ant�nio Gon�alves Neiva (de Por

#153264 | pachancho | 21 abr 2007 22:28 | Em resposta a: #153263

André,

Em principio deve haver pedido de passaporte, não sei se está no arquivo de Braga mas para a semana vou ao arquivo e pergunto. Se não estiver lá pergunto qual o arquivo provável para encontrar esse pedido (talvez o de Vila Real). Braga,é um distrito que pertence à região do Minho.Á região de Trás-os-montes pertencem os distritos de Vila Real e Bragança.
Depois comunico-lhe.


Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Ant�nio Gon�alves Neiva (de Por

#153299 | apcos | 22 abr 2007 03:38 | Em resposta a: #153264

Oi Paula,
Muito obrigado pela sua ajuda, ela e muito importante. Eu tentei a pesquisa pelo sitio do ADPorto na internet, fazendo uma busca de registros de passageiros, foi informado o código de referencia PT/ADPRT/AC/GCPRT/AC/GCPRT/J-E/040, que se refere a termos de reconhecimento e identidade, de 1851 a 1893, 7 livros, Governo Civil do Porto, Declaracoes de reconhecimento de identidade de viajantes que obtiveram passaportes passados por autoridades administrativas fora do Diustrito do Porto, Localizacao fisica: Deposito C. No entanto, nao consegui visualizar os conteúdos.
Agradeco imensamente sua atencao e terei a maior satisfacao em lhe ajudar da mesma forma. Aguardo seu contato.
Andre

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#154276 | paulinhazinha | 29 abr 2007 15:48 | Em resposta a: #152806

Paula, tudo bem?

Ainda não consegui uma maneira de trazer a certidão do meu bisavô para o Brasil. Liguei para o arquivo distrital de Braga, então descobri que a certidão dele está na conservatória de registro civil de Esposende. A moça que me atender me informou que a certidão custa 16.50 Euros, como você me disse mesmo. Só que eu tô com problema para enviar o dinheiro para Portugal. Os correios daqui cobram R$ 28,00 só pra mandar o dinheiro, eu acho muito caro. Queria fazer uma transação bancária, mas a conservatória não me deu essa opção.
Se não for muito abuso da minha parte, gostaria de saber se tens conta em algum banco de Portugal. Eu gostaria de depositar o dinheiro na sua conta e se possível que vc me enviasse a certidão. Eu não estou encontrando outra maneira de consegui-la. Não sei se é seguro enviar o dinheiro para a conservatória e eles me enviarem a certidão, até porque eu nem sei o valor do envio.
Se eu estiver te incomodando pode dizer.

Muito obrigada,
Bjos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Ant�nio Gon�alves Neiva (de Por

#154330 | pachancho | 29 abr 2007 22:05 | Em resposta a: #153299

André,

Contacte o Arquivo Distrital do Porto e peça-lhes que eles lhe forneçam os dados referentes ao seu avô e que constam no pedido de passaporte. Indique-lhes os dados que tem do seu avô e peça sobretudo que lhe digam o local de nascimento (freguesia, concelho), a data de nascimento e nome dos pais.
Aínda não fui a Braga, talvez vá lá amanhã.


Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Ant�nio Gon�alves Neiva (de Por

#154415 | apcos | 30 abr 2007 14:08 | Em resposta a: #154330

Paula
Muito obrigado pelas informacoes. Ja contactei o AD Porto, mas ainda nao obtive resposta.
Andre

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#154720 | a14843 | 02 mai 2007 19:58 | Em resposta a: #154276

Olá Paula Jaccoud!

Com algum interesse tenho seguído este tópico. Num visita que fiz ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo nos pedidos de passaportes, encontrei um. Que certeza deve ser o irmão de seu bisavô.

Pedido nº 1021 com destino Buenos Aires, Argentina; em 2/9/1929.

Feito por: José Gonçalves Neiva, Casado, Lavrador

Filho de Domingos Gonçalves Neiva e de Ana Alves da Silva

Natural da freguesia de Forjães concelho de Esposende.

Aqui fica uma pequena ajuda para historia de sua família.

Nuno Venda.

Resposta

Link directo:

RE: Batismo de Honorina de Araujo

#154727 | apcos | 02 mai 2007 21:08 | Em resposta a: #154330

Oi Paula
Li em outro topico que agora nao encontrei, um pedido seu de auxilio para localizar a certidao de nascimento de sua bisavo.
Fui a Curia Metropolitana e localizei o registro que passo a transcrever:
"Igreja de Sao Joao Baptista da Lagoa, Batismos de 1870 a 1880, Livro 8, fls. 183."
"Honorina, filha de Francisco Luis de Araujo."
"O Vigario Francisco Martins do Monte.
Aos nove de agosto de mil oitocentos e setenta e oito nesta Matriz de Sao Joao Baptista da Lagoa baptisei e pus os Santos Olhos a Honorina nascida aos vinte e sete de julho do anno proximo passado, filha natural de Francisco Luis de Araujo e de Carolina Luisa, foram padrinhos Antonio Jose Paes e Amenaide da Costa: de que fiz este assento:
Vigario Francisco Martins do Monte."
Acredito que seja sua bisavo. Apesar do ano ser anterior ao informado, as outras informacoes estao certas.
Desculpe-me por nao incluir acentos nas palavras.
Paula, espero que as informacoes ajudem no seu objetivo.
Cumprimentos
Andre Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#154747 | paulinhazinha | 03 mai 2007 00:20 | Em resposta a: #154720

Nossa!!!
Nem acredito que isso esteja acontecendo. A cada dia que passa admiro mais os portugueses. Vocês estão sendo muito generosos e amigos.
Muito Obrigada mesmo!
Com certeza é irmão do meu bisavô. É sempre bom obter mais informações sobre a família.
Agradeço novamente.

Paula Jaccoud

Resposta

Link directo:

RE: Batismo de Honorina de Araujo

#154765 | pachancho | 03 mai 2007 09:26 | Em resposta a: #154727

André,

muito obrigado pela sua ajuda. Só é pena que no registo não conste os nomes dos avós paternos e maternos e respectivos locais de nascimento. Assim fica muito difícil para mim continuar com a pesquisa referente a essa parte da família.
Mais uma vez, mto obrigado.
Já obteve resposta do Arquivo do Porto?

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portugal)

#155088 | pachancho | 05 mai 2007 16:25 | Em resposta a: #154276

Paula,

Peço desculpa mas, só agora vi sua mensagem.
Vou perguntar na conservatória de Braga se eles pedem a certidão de seu avô para Esposende. Se a resposta fôr afirmativa não há qualquer problema eu levanto a certidão e envio-a para si.

bjos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#155235 | pachancho | 07 mai 2007 07:10 | Em resposta a: #154747

Paula Jaccoud,

Já pediu a certidão de seu avô?

Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#155237 | pachancho | 07 mai 2007 08:39 | Em resposta a: #154747

Paula,

Se fôr à lista telefónica pode encontrar algumas familias "Santos Adão" em Esposende, nomeadamente em Forjães, terra do seu bisavô.

http://pbi.pai.pt/search/esposende/gonçalves_neiva.html

Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#155262 | paulinhazinha | 07 mai 2007 14:40 | Em resposta a: #155235

Oi Paula!

Pedi sim. Eu resolvi mandar um vale postal no valor de 16,50 euros. Tive que pagar aqueles 28 reais de taxa para mandar, mas acho que foi melhor, eu segui o que a embaixada me aconselhou.
Mandei sexta-feira uma carta para a conservatória do registro civil de Esposende com uma cópia do recibo do vale postal, dizendo que eu já paguei e explicando qual é a certidão, o endereço para envio essas coisas.
Mas eu não mandei sedex, então vai demorar pra chegar aí. O pessoal dos correios me disse que demora uns 30 dias!!!
Tô ansiosa!

Muito Obrigada,
Beijão
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Batismo de Honorina de Araujo

#157992 | pachancho | 01 jun 2007 08:06 | Em resposta a: #154727

André,

descobri que Honorina Araujo, natural de S.João batista da lagoa, foi legitimada por seu pai em escritura publica lavrada no dia 9 / 10 / 1878.
Será que me pode descobrir essa escritura? Os pais podem ter casado nessa data.

Já resolveu o seu problema?

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

Para pachancho

#158756 | vanessaneimeir | 07 jun 2007 15:10 | Em resposta a: #157992

Ola Paula...
Pelo que eu vi vc tem bastante conhecimento com relacao a busca de documentos portugues, tomei a liberdade de escrever-te.
Estou a procura da certidao de nasicmento do meu avo, consegui encontrar a do meu bisavo mais nada com relacao ao meu avo sei que ele foi para o brasil com 8 anos tenho o rg do estrangeiro dele e na documentacao que ele apresentou para se casar nao constava a certidao de nascimento apenas um documento que tinha sido emitido para o meu bisavo e constava o nome dos filhos, com a seguinte informacao: Governo Civil de Leiria do distrito de Leiria3º reparticao n º 376 registrado a fls 156, Concedo passaporte a Luis Nunes casado agricultor filho de Jose Nunes e de Maria da Purificacao natural de Porto da Lage Freguesia de Santa MAria MAgdalena e actualmente residente em Logar da Ordem Freguesia Marinha Grande concelho de leiria, para Santo (Brasil pela Barra de Lisboa levando sua mulher Anna da Conceicao de 33 ano e seus Filhos jose de 8 anos (MEU AVO) Guiomar de 11 Emilia de 7.... e o nome dos outros irmao do meu avo data da emissao do documento 14 de agosto de 1911, ai mais adiante diz Jose Nunes 8 anos altura 1.19 rosto oval cabelos castanhos sobrancelhas idem olhos idem nariz regular boca idem cor natural.... com esses dados encontrei a certidao de nascimento do meu bisavo em Santarem mais la nao consta nada relacionado ao meu avo, ja procurei em lisboa, e no arquivo distrital de leiria e nada encontrei.
gostaria de saber se vc teria alguma dica para me dar que me auxiliasse nessa busca,
desde ja obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Para pachancho

#158851 | pachancho | 08 jun 2007 18:21 | Em resposta a: #158756

vanessa,

Tente contactar o governo civil de Leiria, pois foram eles que que passaram o passaporte. Pode ser que tenham mais dados sobre o seu avô, normalmente junto dos pedidos de passaporte estão as certidões de nascimento e de casamento.

http://www.gov-civil-leiria.pt/

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Para pachancho

#158853 | vanessaneimeir | 08 jun 2007 19:01 | Em resposta a: #158851

E... eu ja fiz isso, mais eles disseram que nao tem nenhum documento la... por isso estou meio perdida sem saber por onde procurar...
obrigada

Vanessa

Resposta

Link directo:

RE: Para pachancho

#158858 | pachancho | 08 jun 2007 20:45 | Em resposta a: #158853

Vanessa,

Contactou o Arquivo de Leiria ou o Governo Civil de Leiria? ou ambos?
No arquivo não deve estar pois o passaporte é de 1991, por isso tem de estar no governo civil aínda por cima a Vanessa tem o nº de registo.


Paula

Resposta

Link directo:

RE: Para pachancho

#159205 | vanessan | 13 jun 2007 00:52 | Em resposta a: #158858

O passaporte foi emitido em 1911 nao 1991 o unico registro que eu tenho e que foi emitido no governo civil do distrito de leiria 3ª reparticao 376 registrado no livro com pls 156, sera que isso ajuda em alguma coisa?

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Ant�nio Gon�alves Neiva (de Por

#174604 | Samila Soares | 28 nov 2007 18:21 | Em resposta a: #153264

Paula,

Você tem sido o anjo da Guarda desse forum. Estou com o mesmo problema do André. O bisavô da minha mãe nasceu por volta do ano de 1850 a 1860 também em Trás-os-Montes e não consigo achar nada sobre sua vinda. Ele casou-se com com uma brasileira, filha de Portugueses, aqui no Brasil. Caso você verifique os dados para o André e se for possível poderia verificar o nome José Pinto Moreira do Carmo?
Desculpe o abuso e obrigada por ser tão prestativa.

Saudações.

Samila

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#178432 | neivabrasil | 02 jan 2008 02:13 | Em resposta a: #152299

ola,eu estou pesquisando sobre a origem da minha familia (neiva) sou aqui da Bahia onde ha alguns Neivas e ate teve um interventor chamado Artur Neiva eu queria saber se é a mesma familia, porque pelo que eu sei a familia Neiva é apenas uma.

desde ja agradeço
Augusto Neiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#178451 | pachancho | 02 jan 2008 13:27 | Em resposta a: #178432

Caro Artur,

entre em contacto com a participante deste fórum, Paula (Autor- Paulinhazinha), ela deverá saber mais sobre a Familia Neiva.
Para isso, entre em Índices (na parte superior da página) e procure, Contacto - Utilizadores Forum, escreva o Username do Autor a contactar (Paulinhazinha).
Depois aguarde pelo contacto.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#196589 | otaviolopes | 16 mai 2008 04:01 | Em resposta a: #178451

Caros amigos,

Notei a grande ajuda que pôde ser dada äs pessoas acima. Assim como elas eu estou procurando informações de familiares. Tenho todos os dados de minha bisavó (Maria de Jesus Gomes), mas não sei de onde é meu bisavô (Pedro Lopes). Vocês podem me ajudar? Procurei muito, o problema é que od dois viveram juntos toda a vida mas nunca foram casados.

Meu avô Pedro Lopes Júnor (Brasileiro)
Filho de:
Pedro Lopes (Português) Nascido em 1897 ou 1898
Maria de Jesus Gomes (Portuguesa - de Viseu, Penalva do Castelo, Lusinde) nascida em 1903


Não sei por onde procurar, meu avô (Pedro Lopes Júnior) me deu o único documento que tem de meu bisavô, sua certidão de óbito no Brasil. Ele conta que meu bisavô saiu de Portugal muito novo entre 15 e 20 anos e foi trabalhar na África para só depois vir ao Brasil. sei que em 1930 ele estava em Coimbra com minha bisavó e em 1931 voltaram ao Brasil para que meu Avô nascesse aqui (no Rio de Janeiro) Quando meu vô fez 1 ano toda a família voltou a Portugal para viver na região perto da Batalha, Fátima e Leiria. Segundo a história creio que a certidão de nascimento ou registro de batismo de meu bisavô esteja nos registros de um desses três locais.

Talvez mesmo o óbito desse meu bisavô já tenha sido feito em Portugal, pois há muito tempo parentes que já morreram tentaram registrar o óbito de meu bisavô em portugal, porém não tenho certeza sobre esta informação.
Ele morreu em 4 de Fevereiro de 1961 aos 63 anos em Porto Alegre, RS - Brasil.

Agradeço muito qualquer ajuda.

Percebi que este Fórum já não recebe posts há algum tempo, mas creio que é minha última chance.

Muito Obrigado,

Otávio Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#207834 | GLAUCESARAIVA | 09 set 2008 20:06 | Em resposta a: #178451

PARA PACHANCHO E DEMAIS UTILIZADORES QUE PUDEREM ME AJUDAR:

Olá, sou brasileira, bisneta de português e estou em busca de informações sobre o meu bisavô. O nome dele era GUILHERMINO AUGUSTO, ele veio para o Brasil (pensamos que aos 18 anos fugido de Portugal em um navio.
Estou em busca de dupla-cidadania portuguesa, mas para isso, preciso conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô. O problema é que a minha avó não se lembra mais da cidade que o pai dela nasceu em Portugal e nem o ano de nascimento.
Eu gostaria de obter um certificado paroquial referente ao baptismo de meu bisavo GUILHERMINO AUGUSTO e obter mais informações a respeito da família que ficou em Portugal. No único documento que temos dele consta que o seu nome e GUILHERMINO AUGUSTO, natural de Hermeniz ESMERIZ (SUPONHO QUE TRATA-SE DA FREGUESIA DE ESMERIZ, VILA NOVA FAMALICAO,DISTRITO DE BRAGA) POIS ELE FALAVA MUITO QUE ERA DA REGIAO DE TRÁS-OS MONTES, filho de DOMINGOS ANTONIO GONÇALVES E ALEXANDRINA MARIA (DA PURIFICACAO??? NÃO TENHO CERTEZA DESSE ÚLTIMO SOBRENOME), DATA DE NASCIMENTO 15 DE JULHO DE 1883, SOLTEIRO. TINHA DUAS IRMÃS CHAMADAS SILVANA (ESTA ERA CASADA COM LUIZ E TINHAM 3 FILHOS 2 HOMENS E 1 MULHER) E GRACINDA E UM IRMAO CHAMADO JOAO BAPTISTA. De acordo com o documento que encontrei o meu bisavô imigrou para o Brasil em março de 1908 por um navio do Mala Real Inglesa desembarcando pelo Porto de Santos Sao Paulo - Brasil.
Se alguem pudesse olhar nos registos de baptismo, nascimento e/ou pedido de emissao de passaporte para viajantes ou me auxiliar como proceder essa pesquisa eu seria a mais grata.

Se você necessitar qualquer coisa mais, deixe-me saber pelo E-mail.
Eu espero ouvir-se logo de você!

Por isso quero tentar encontrar alguém que pudesse me ajudar.
Desde já agradeço a atenção.

Com os Melhores Cumprimentos,

Glauce Silveira Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#241434 | PAIVAMANSO | 08 out 2009 18:48 | Em resposta a: #207834

Cara Glauce Silveira Saraiva , sei que é loucura esperar que você volte a este tópico um ano depois da sua mensagem e até já terá a certidão que procurava, mas se ainda ninguém a ajudou conte comigo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#269705 | pneiva | 02 fev 2011 15:04 | Em resposta a: #154747

Cara Amiga Paula
Só agora, por simples acaso, deparei com este tópico no fórum.
Achei interessante e queria desde já dizer-lhe que sou seu primo em 9.º Grau (o nosso pentavô era o mesmo). Sou de Esposende e já publiquei em 2005 a nossa História Genealógica.
Tenho os dados todos da nossa família desde o século XVIII.
Cumprimentos
Penteado Neiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#269707 | mafs | 02 fev 2011 15:14 | Em resposta a: #269705

caro Penteado Neiva

estou a historia da minha familia, seus antepassados, tendo alguns de Esposende e outros concelhos do Norte de Portugal, mas tenho pouco tempo para este meu hobbie.

pode me informar que concelhos de Portugal do norte de Portugal ja estudou.

desde ja o meu obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#269719 | pneiva | 02 fev 2011 16:40 | Em resposta a: #269707

Caro Amigo
Estudei sobretudo a região de Esposende - muito próxima do Rio Neiva que será, certamente, daí deste geotopónimo ou hidrotopónimo que gerou o apelido NEIVA.
Cumprimentos
Pneiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#269722 | mafs | 02 fev 2011 17:11 | Em resposta a: #269719

caro amigo,

por acaso nao tem antepassados de apulia, fonte boa, rio tinto, fao.

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#269734 | pneiva | 02 fev 2011 19:02 | Em resposta a: #269722

Não tenho familiares mas sei que existem famílias com o apelido Neiva em algumas dessas terras.
Cumprimentos
pneiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#269736 | mafs | 02 fev 2011 19:38 | Em resposta a: #269734

tambem nao tenho ese apelido pergunto se no trabaljo que possuo tem pessoas daquelas freguesias de esposende

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#269737 | paulinhazinha | 02 fev 2011 19:41 | Em resposta a: #269705

Olá,

Nossa, que legal! Muito bom encontrar meus parentes.
Tenho interesse nos dados de nossa família. Poderia enviar para o meu email? paulinhazinhasj@yahoo.com.br
Estive em Portugal em outubro para conhecer o neto do irmão do meu bisavô, Manuel Gonçalves Neiva.
Obrigada pelo contato.
Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Antônio Gonçalves Neiva (de Portuga

#269745 | pneiva | 02 fev 2011 20:30 | Em resposta a: #269737

Paula
Eu posso enviar alguns dados em suporte digital. Amanhã o farei mas, se me der a sua direção eu enviar-lhe-ei um exemplar do livro que publiquei sobre a nossa família.
Não sei se é a mesma Paula do Facebook a quem eu solicitei pedido de amizade. É?
Já agora gostaria de saber mais da sua família.
Sou licenciado em História e Pós Graduado em Ciências Documentais. Sou Professor de vários níveis de ensino e investigador - autor de dezenas de títulos sobre História Local e Regional.
Vai ser bom podermos tratar temas que, afinal, nos interessam.
Cumprimentos
Penteado NEiva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen