Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

#152317 | LProjecto | 13 abr 2007 22:25

Caros confrades,

Agradeço qualquer informação que possa contribuir para entroncar estes meus ascendentes, de fim de linha (paroquiais):

I- António Gonçalves, que cursou medicina na U.C, e Maria Teles, casaram a 04.10.1600 na Matriz de Redondo, ambos eram naturais desta localidade.
Ele, era filho de Diogo Alves e Brites Lopes.
Ela, era filha de Domingos Anes e Brites Teles.

Tiveram:

II - Luzia Teles de Azevedo, que casou com o Alcaide / Capitão-mor do Redondo Manuel Cardoso Caldeira, FCA;

e

II - Antónia Teles, que casou a 09.07.1633 com Luís da Maia Leitão (que, após a morte da sua mulher, seguiu a vida eclesiástica), filho de Sebastião Leitão e de Helena da Maia, ambos de Redondo, neto paterno de Luís Leitão e Maria Pires, ambos de Coruche, neto materno de Álvaro da Maia e de Isabel Lourenço, estes supostamente da zona de Redondo.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

#162343 | JVT | 10 jul 2007 15:33 | Em resposta a: #152317

Caro Luís Projecto Calhau,

Nos paroquiais de Lavre (Montemor-o-Novo) está o óbito de Sebastião Leitão, falecido em Janeiro de 1615, sendo sepultado na Capela da Igreja; deixou testamento, sendo testamenteiros sua mulher Helena da Maia e seu filho Domingos Leitão.

Cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

#162387 | LProjecto | 11 jul 2007 00:46 | Em resposta a: #162343

Caro Jorge Veiga Testos,

Fiquei agradavelmente surpreendido com os elementos que referiu, que para mim constituem absoluta novidade. Desconhecia o facto desta gente ter falecido para as bandas de Lavre... possivelmente de onde seriam também naturais.

Curiosamente, e não sei porquê, mas sempre me palpitou que haviam de ser também da zona de Lavre, embora os tivesse referenciado como de Redondo, e os seus pais como de Coruche (se não me engano seria isto que dizia a inquirição de génere do seu filho Luís da Maia Leitão). ´

Pena é que não me reste muita margem para avançar uma geraçãozita além dos pais, pois palpita-me que seriam dos mesmos a que Felgueiras Gayo se refere no ttº "Leitões", acrescentando o mesmo que um ramo "Leitão" instituiu um morgado em Coruche.

Muito lhe agradeço estes interessantes elementos.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

#162403 | margaridabreu | 11 jul 2007 10:01 | Em resposta a: #152317

Caro Luis Projecto

Veja o que tópico, Família Borralho - Lavre.

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

#162409 | LProjecto | 11 jul 2007 11:35 | Em resposta a: #162403

Cara Margarida,

Agradeço a sua oportuna sugestão.
Por acaso tenho acompanhado, com particular interesse, o tópico em questão mas, infelizmente, não consigo relacionar aquela gente com a minha. Ainda assim, despertou-me interesse a "Principalidade de Lavre" e as genealogias manuscritas que são referidas neste tópico e que, segundo parece, tratam de gente de Lavre.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

#162723 | LProjecto | 14 jul 2007 22:25 | Em resposta a: #162343

Caro Jorge Veiga Testos,

Tenho um ascendente, natural de Lavre, de seu nome Manuel de Campos, que casou em Montargil a 27.3.1680 com Leonor da Mata.

Ela, era natural do Chouto - Chamusca, filha de António da Costa e de Isabel Dias, que habitaram na Herdade do Ferro das Vacas, em Montargil.

Ele, julgo ser o mesmo que foi baptizado em Lavre, a 12.7.1654, e filho de André Galvão, solteiro, e Margarida de Campos, também solteira.

Como sei que investigou gente de Lavre, aproveito para lhe perguntar se tropeçou nesta gente e, já agora, onde será possível adquirir a sua "Principalidade de Lavre"?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

#162824 | JVT | 16 jul 2007 19:27 | Em resposta a: #162723

Caro Luís Projecto Calhau,

Apesar de ter alguns dados sobre pessoas que viveram em Lavre por essa altura com os apelidos Galvão e Campos, infelizmente não tenho nada em concreto que os ligue aos seus André Galvão e Margarida de Campos.

Quanto à "Principalidade de Lavre", é um artigo publicado na Revista Almansor, nº 5, 2ª série (2006). Sendo uma publicação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, poderá contactar a Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo para comprar um exemplar da revista. Penso que a livraria Ferin também teve alguns exemplares para venda.

Cumprimentos e disponha,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Leitões e Teles - Redondo, Coruche...

#163333 | LProjecto | 24 jul 2007 20:52 | Em resposta a: #162824

Caro Jorge Veiga Testos,

Muito lhe agradeço a gentileza da sua resposta que só agora tive oportunidade de ler. Irei contactar a CMMN no sentido de saber se ainda possuem algum exemplar da dita revista.

Ao seu dispor com os devidos cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen