Almeida e Cabral - Mangualde

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Almeida e Cabral - Mangualde

#152416 | LProjecto | 15 abr 2007 01:01

Caros Confrades,

Agradeço qualquer informação sobre os seguintes indivíduos:

- JOÃO CABRAL, que terá nascido em data próxima de 1720, muito provavelmente em S. João de Fresta -Mangualde. Era filho de FRANCISCO DE ALMEIDA e de MARIANA CABRAL, estes possivelmente da mesma zona.

Este, João Cabral, era barbeiro por volta de 1750, tendo sido assistente na localidade de Vila Mendo de Tavares - Abrunhosa-a-Velha.

Foi casado, em primeiras núpcias, com LUÍSA ROSA, natural da Nespereira, filha de FRANCISCO ANTUNES e de MARIA CABRAL. Casou, em segundas núpcias, a 09.01.1752 - Arcozelo (Gouveia), com CATARINA DOMINGUES, filha de MIGUEL LOPES e de ISABEL RODRIGUES DO MATIAS, tendo sido testemunhas deste seu casamento MANUEL CABRAL e ANTÓNIO DUARTE.

Ignoro se houve descendência do primeiro casamento. Do segundo, nasceu (pelo menos) uma filha chamada GENOVEVA MARIA CABRAL, que casou em Arcozelo a 17.01.1779, com JERÓNIMO MENDES, e tiveram, pelo menos, uma filha chamada DOROTEIA CABRAL, que casou em Arcozelo com FRANCISCO GONÇALVES MORTE, e tiveram MARIA DOROTEIA CABRAL, c.g.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#163937 | LProjecto | 31 jul 2007 00:18 | Em resposta a: #152416

Renovo...

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#163943 | IsabelFont | 31 jul 2007 00:39 | Em resposta a: #163937

Boa noite Confrade Calhau,
Infelizmente não o pssso ajudar; antes, venho perguntar-lhe se nos seus dados, não terá um José Augusto Mendes Cabral, casado com Inácia Portugal (Mendes Cabral) ele natural de Nespereira - Gouveia, ela natural de S. Gião - Oliveira do Hospital?
É que, caso tenha alguns dados, este casal eram os Pais de um tio meu por afinidade: Ângelo de Magalhães Mendes Cabral (já falecido).
Agradeço qualquer informação sobre os seus ancestrais, se por acaso está a tratar deste ramo.
Cumprimentos
MªIsabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#164036 | LProjecto | 31 jul 2007 23:39 | Em resposta a: #163943

Cara Mª Isabel Fontoura,

Seria uma honra poder contribuir com alguma informação que fosse de encontro às suas expectativas, mas infelizmente nada mais posso acrescentar ao que apresentou.
Os indivíduos que referi na abertura do tópico são ascendentes da minha esposa e foram objecto de uma pesquisa que efectuei no ADG, numa certa tarde, quando passeava com a família pelas Beiras, já lá vai algum tempo. Dadas as evidentes dificuldades em pesquisar na TT (como sabe, onde se encontra parte dos paroquiais do distrito da Guarda), por falta de diponibilidade nos próximos tempos, ficarei à mercê da gentileza de algum confrade que se desloque à TT e resolva fazer uso de tal gentileza...isto enquanto não me decidir pelos microfilmes!

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#164052 | IsabelFont | 01 ago 2007 02:16 | Em resposta a: #164036

Caro Confrade Calhau,
De qualquer modo obrigada pela boa vontade.
Além disso já ganhei o dia, pois não sabia que a maior parte dos paroquais da Guarda estavam na TT.
Já agora sabe porquê?
Para mim, sempre é mais facil ir a Lisboa do que ir á Guarda. Só que não sei como distinguir o que está num lado ou noutro?
Os registos que procura estão na Guarda ou na TT?
Se for á TT posso tentar procurar os seus; não posso é dizer quando?! mas talvez, dando-me mais elementos! Não tem?
Aguardo sua resposta.
Cumprimentos
MIF

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#164098 | LProjecto | 01 ago 2007 14:42 | Em resposta a: #164052

Cara Maria Isabel Fontoura,

Não lhe sei dizer ao certo a data relativa à incorporação no ADLisboa (e não na TT, como por lapso referi) de parte de parte da documentação que integrava alguns dos arquivos distritais, como Guarda, Castelo Branco, Beja, Faro, Santarém, Vila Real e Bragança, mas certamente que resultou na sequência de algum protocolo que visou certamente salvaguardar a conservação e acondicionamento de muita da documentação manuscrita que, de outro modo, por falta de condições dos referidos arquivos para a albergar tenderia a desaparecer… Naturalmente que qualquer pessoa sensível a estes fenómenos de supressão da história preferia ver a documentação que se encontra em alguns arquivos, completamente devorada pelas pragas, incorporada noutros arquivos com outras condições de acondicionamento e preservação, ainda que tal implicasse maior transtorno nos termos da deslocação para consulta.
Aproveito para lhe manifestar o meu profundo agradecimento pela tamanha generosidade revelada na predisposição para ajudar, colocando-me desde já ao seu dispor para o ADE.

Sem querer abusar, e respeitando o timing que entender empregar, deixo os ramos para os quais solicito qualquer ajuda na descoberta de uma mera geraçãozita ascendente são:

- Maria de Figueiredo, natural de Arcozelo - Gouveia, filha de José Mendes Vaz e Maria de Figueiredo, que casou na mesma freguesia a 13.10.1782, com João Gonçalves, filho de João Gonçalves e Teresa de Figueiredo.

- João Cardoso e Maria Joaquina de Mendonça, ambos de Sobreira Formosa – Proença-a-Nova (Castelo Branco) terão casado nessa freguesia, provavelmente, em data anterior a 1807. Sabe-se que uma filha casou em 1827.

- Tomásia Barbas, terá nascido em Arcozelo – Gouveia em data anterior a 1821 e casado em data anterior a 1841 com Joaquim Carvalho. Sabe-se que tiveram uma filha nascida em 1841. Tomásia era filha de João de Almeida Barbas e de Maria Genoveva, ambos de Arcozelo.

Qualquer informação será, literalmente, um achado que antecipadamente agradeço.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#165494 | IsabelFont | 22 ago 2007 10:47 | Em resposta a: #164098

Bom dia L. Calhau,

Pelo que li no outro tópico: Arcozelo-Gouveia: Barbas,Marcelino,Calado,Marques, tem uma parte do seu problema resolvido.

Ainda não voltei a Lisboa, nem á TT; mas, pergunto: as outras 2 questões aqui postas mantêm-se?
Só para não pesquisar em vão!

Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#167448 | Vimpério | 15 set 2007 00:06 | Em resposta a: #152416

Do casal FRANCISCO DE ALMEIDA e MARIANA CABRAL tenho as seguintes informações:
1- Que ele era do lugar de Pinheiro da Freg. de S. J. da Fresta.
2- Que em 12/9/1705, já casados, são declarantes do óbito de Catherina de Mattos.
3- Que em 6/7/[1717] batizam uma filha de nome Maria tendo sido padrinhos Silvestre de Amaral e o Rdo Po João de Almeida, cura nesta freg. da Fresta.
4- Que em 9/11/1719 batizam uma filha de nome Bernarda que teve como padrinhos Bernardo [Soeyro] e Maria, filha de Silvestre do Amaral e sua mulher Isabel.
5- Que em 11/7/[1726] batizam uma filha de nome Catherina que é batizada "particularmente" na irmandade existente na freg. que é a que o padre Thomé Lopes alude nas memórias paroquiais de 1758 que podem ser conultadas no sítio TTonline (Torre do Tombo on line). Apesar de os batismos do mesmo ano não trazerem os avós, o de Catherina menciona como avós pats Manoel de [Payva] e Eufemia (penso que deve ser Eugênia) Antunes e avós mats Antonio Fernandes e Anna de Matos. Essa última do lugar de Pinheiro. Inferi que essa Anna de Matos possa ser uma filha de Cristovam de Matos e Caterina Cabral nascida em 20/4/1661 e que teve como padrinhos Manoel da Cunha e sua irmam D. Caterina. Sucede que essa filha deles casou-se em 14/2/1684 c/ Antonio Tavares, filho de Manoel Fernandes e Isabel. Não há certeza mas, como o pai é Fernandes, não seria estranho ele ser citado com o mesmo apelido. Esse Cristovam de Matos morreu em 15/4/1670 e sua mulher Caterina em 20/7/1705.
6- Que em 20/7/1756 faleceu Caterina uma das filhas do casal do qual vimos tratando desde o ítem 1, que foi sepultada na capela de Sam Vicente.
7- Que têm um filho de nome Miguel Cabral casando-se em 24/6/1760 c/ Mariana d`Albuquerque filha de Miguel d`Albuquerque e Anna Marques. Foram padrinhos desse enlace José da Silva e Josefa Monteira, viúva de Manoel Lopes.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#167459 | LProjecto | 15 set 2007 12:39 | Em resposta a: #167448

Caro Marcos,

Que dizer depois desta quase monografia com que me brindou?
Fiquei agradavelmente surpreendido e quase sem palavras...

Fico-lhe bastante grato e saiba que, dentro das minhas possibilidades, estarei ao seu dispor no ADE.

Bem Haja.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#167462 | LProjecto | 15 set 2007 13:20 | Em resposta a: #165494

Cara Isabel Fontoura,

Queira desculpar só agora lhe responder, mas por questões de ordem pessoal tenho estado, desde algum tempo, afastado deste meio e só anteontem consegui regressar a este convívio.

Mas como certamente terá reparado tenho sido abonado com a tamanha generosidade de vários confrades que permitiram que alongasse um destes ramos que estavam meio adormecidos.

Agradeço-lhe bastante a sua generosidade e predisposição para ajudar...mas neste momento terei que colocar a escrita em dia e como tal não tenciono maçá-la sem organizar os elementos passivos de investigação.

Ainda assim, relativamente ao ramo da minha ascendência "Mendonça" (que julgo que lhe falei), de Sobreira Formosa, nada mais consegui...mas esse pode aguardar até que haja disponibilidade para avançar, tanto mais que a investigação deste ramo terá que passar pela consulta de microfilmes - o que não é de todo o mais agradável.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#167625 | Vimpério | 17 set 2007 23:20 | Em resposta a: #167459

Caro Luís
Não há o que agradecer. São informações que estavam à mão e que apenas estou compartilhando. Fico contente que tenham sido proveitosas para você. É sempre bom avançar nas pesquisas.
De facto, estou pesquisando o microfilme dessa freguesia no CHF de uma das estacas dos LDS. Estou, também, com o microfilme da freguesia de São Pedro do Castelo de Penalva.
Eu já tinha algumas informações porque esses apelidos também interessam-me. Tenho um sétimo avô, Francisco de Pina, que casou-se na Fresta com u`a Maria Cabral em 15/2/1685. Até então eu estava focado na freg. de Nossa Senhora da Expectação de Vila Cova do Covelo. Lá, em Vila Cova, meu fim de linha foi o pai desse Francisco, também Francisco de Pina, que foi casado com Juliana de Figueiredo e que deve ter nascido cerca de 1630. Mas os registos disponíveis de Vila Cova não chegam ao XVI. A partir daí passei a tentar "subir" nesse ramo Cabral. Maria Cabral, minha sétima avó, é filha de Manoel de Lemos e Isabel Antunes. Já encontrei o batismo mas ainda não consegui descobrir os avós dela. O Cabral deve vir pelo lado Lemos pois há lá um cura de nome Simão de Lemos que asinava também Lemos Cabral.
Além disso pesquiso o apelido Gouveia que, com quase toda certeza, vem do padre Francisco de Gouveia que teve um filho de nome Manoel com Maria Gaspar. Esses Gouveias aparecem também na Fresta e no Castelo de Penalva. Por ser topónimo, não há como precisar se são todos da mesma família.
Só lamento ainda não ter encontrado o João Cabral que você referiu. Mas, como ainda estou pesquisando, pode ser que venha a topar com ele. Encontrando qualquer novidade eu informo.
Com meus melhores cumprimentos e cordiais saudações desde essa outrora Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (que também já foi, um dia, maravilhosa),
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida e Cabral - Mangualde

#167709 | LProjecto | 18 set 2007 21:04 | Em resposta a: #167625

Caro Marcos,

Muito obrigado por ter compartilhado esses elementos connosco.

Desejo-lhe toda a sorte na busca dos seus ancestrais, e se por um acaso tropeçar em mais alguns dos que procuro ficar-lhe-ei grato se me fizer chegar tais elementos.

Com os melhores cumprimentos,

e já agora, saudações da mui nobre e sempre leal cidade de Évora.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Almeida/Cabral/Paiva/Matos (S.J.Fresta-Mangualde)

#190662 | LProjecto | 02 abr 2008 00:51 | Em resposta a: #167448

Caro Marcos,

Sem querer abusar, pergunto-lhe se por algum acaso já tropeçou em mais algum elemento sobre aquela gente de S. João da Fresta.

Só recentemente me apercebi de que os paroquiais de S. João da Fresta vão até 1566 - o que considero excelente.

De acordo com a preciosa informação que teve a gentileza de me diponibilizar, apresento:

- Francisco de ALMEIDA, que nasceu provavelmente em data anterior a 1685 em S. João da Fresta, filho de Manuel de PAIVA e de Eufémia ANTUNES. Casou com Mariana CABRAL, supostamente do mesmo lugar, filha de António TAVARES e de Ana de MATOS (que casaram em 14.2.1684 - S. J. da Fresta), neto paterno de Manuel FERNANDES e de Isabel (...), neto materno de Cristóvão de MATOS e de Catarina CABRAL. Provavelmente todos de S. João da Fresta - Mangualde (ou, eventualmente, de arredores)!

Ficar-lhe-ei bastante grato por qualquer informação adicional.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 16:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen