Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

#152433 | cabecao1 | 15 abr 2007 14:06

Caros Confrades

Agradecia qualquer informação sobre os ascendentes do casal , MANUEL DA PALMA NEVES e MARIA DA LANÇA,ambos naturais de Castro Verde , onde casaram por volta do ano de 1750, foram pais de pelo menos de Antonio e de Maria da Lança, que casou com João Rodrigues, de Santa Clara, filho de Luis Mestre e de Maria Josefa, meus antepassados.

Antecipadamente agradecido

Antonio Manuel Prates Canelas

Antecipadamente agradecido

Resposta

Link directo:

RE: Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

#177643 | jorafael | 23 dez 2007 17:05 | Em resposta a: #152433

Caro António Canelas

Relativamente a este casal tenho o seguinte:

António 19/11/1755 – PCVR02/01 (Baptismos, Castro Verde) Cx 2; Lv10; Fls 86/86v

Pais: Manuel da Palma Neves (C. Verde) (2º casamento dele 1766) / Maria da Lança (C. Verde)
Avós paternos: Manuel da Palma Neves (Castro Verde) / Benta Gonçalves (Aldeia Nova S. Bento – Serpa)
Avós maternos: António Martins / Vitória da Lança (ambos de Castro Verde e moradores que foram na Lagoa dos Sarilhos termo de C. Verde)
Padrinhos: Dr. Luís Gomes Gerões, vigário da vara de Serpa e Gregório da Palma filho de Manuel da Palma Neves (do 1º casamento).

Maria 6/02/1725 – PCVR02/01 – Cx 10; Lv 07; Fl 33

Pais: António Martins / Vitória da Lança do 1º matrimónio de ambos e moradores na Lagoa dosa Sarilhos
O registo não tem avós.
Padrinhos: João Mestre / Maria da Lança

Esta resposta já foi dada para um pedido feito aqui relativo a este casal. Tempos depois encontrei no Arquivo de Beja o Dr. Jaime da Lança Morais que descende destes Lanças de um ramo que veio para Beja. Se efectuar a busca em Lança Morais tem este ramo da sua família.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

#314402 | Vieiraposo | 28 set 2012 21:11 | Em resposta a: #152433

Boa noite.

Encontrei o casamento já referido a 20.5.1751 de Manuel da Palma Neves com Maria da Lança (ele f. de Manuel da Palma Neves e de Benta Gonçalves, e ela f. de António Martins e de Maria da Lança).

Uma "avó" minha, Bárbara da Palma (casada com Manuel Afonso Gatto), é filha desse mesmo casal (Manuel e Benta) e por tal irmã do Manuel da Palma Nunes que refere.

Gostaria de saber se entretanto já tem mais informações sobre os ascendentes destes nossos avós!

Cumprimenta,
Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

#357404 | RochaSilva | 10 mai 2015 11:36 | Em resposta a: #152433

Não sei se ha ligação mas estes senhores: Venâncio José Cordeiro Lança Palma & António Lança foram padrinhos (e talvez parentes) dos meus antepassados directos de 5° geração que se casaram em São Marcos da Ataboeira em 1880. Nubentes João Silvestre & Maria d'Ara-Cocli.

Resposta

Link directo:

Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

#357418 | jorafael | 10 mai 2015 20:10 | Em resposta a: #357404

Boa tarde.
Desculpe, mas o nome da noiva deve ser o da Nossa Senhora de Aracelis (Invocada em Alcaria Ruiva – Mertola) ela deve ser Maria de Aracelis, um nome muito local, pois a paroquia de S. Marcos pega com a de Alcaria Ruiva e já pertenceu a Mértola.
Um dos padrinhos é o Visconde de Belver, Venâncio José Cordeiro e o outro Manuel Lança solteiro morador em S. Marcos em 1880 poderá ser um dos tios maternos do visconde ou um dos primos.

Venâncio José Cordeiro http://geneall.net/pt/nome/55490/venancio-jose-cordeiro-1-visconde-de-belver/)

José Rafael - Beja

Resposta

Link directo:

Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

#357421 | RochaSilva | 10 mai 2015 21:21 | Em resposta a: #152433

Prezado amigo,
Quanto ao nome não consigo ter certezas, no entanto já coloquei a hipótese de ser mesmo Maria d'Aracelis devido ao facto que o amigo referiu. O que me levou a acreditar que era Ara-Cocli foi o manuscrito de casamento que parece, mesmo, ser este o nome.
A minha pesquisa ainda está numa fase embrionária, por isso não consigo confirmar o parentesco com o visconde, porém agradeço a informação e vou tentar aprofundá-la.

Resposta

Link directo:

Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

#357422 | RochaSilva | 10 mai 2015 21:26 | Em resposta a: #152433

http://thumbnail.myheritageimages.com/587/281/235587281/500/500158_951329g7x4046gd538gd55_Y_550x456.jpg o nome da nubente e a grafia.
O facto de o sobrenome do visconde ser Palma poderá indicar uma ligação aos Palma de São Marcos da Ataboeira?

Resposta

Link directo:

Manuel da Palma Neves e Maria da Lança-Castro Verd

#357423 | joaofariaff | 10 mai 2015 21:39 | Em resposta a: #357422

O que realmente eu entendi da minha pesquisa sobre o apelido/nome, percebi que d'Aracoeli é um nome italiano, de uma dita Santa Maria d'Aracoeli, que presumo ser a versão italiana da Nossa Senhora de Aracelis... Mas é só uma teoria. A verdade é que d'Aracoeli existe!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen