Inglês, Cid - Tavira, Faro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Inglês, Cid - Tavira, Faro

#152578 | LCM | 16 abr 2007 16:56

Procuro informações sobre esta família.

Francisco de Paula Inglês
Em 1829 é referido como Capitão. Em 1844 era Major Comandante do Forte da Ericeira e pediu baixa para seu neto que era Aspirante a Guarda-Marinha. Em 1852 é referido como Capitão.
Casou com D. Teresa de Jesus.
Filho:

Francisco de Assis Paula Cid, nasceu em Faro.
Em 1829 e 1852 era “Ajudante de Revistas”.
Casou com D. Francisca Madalena de Assis Baleizão, nasceu em Faro. Filha de Francisco de Assis Baleizão, Capitão, e de D. Maria Severiana Sabbo.
Filho:

Francisco de Assis Paula Cid, nasceu em Faro, S. Pedro, a 17.12.1828, e foi baptizado a 4.2.1829 , sendo padrinho o avô materno por quem tocou com procuração o Capitão Francisco José de Oliveira, e madrinha N.ª Sr.ª, tocando com a prenda o Capitão João Baptista Sabbo.
Em 1844 era Aspirante a Guarda-Marinha, tendo seu avô pedido baixa para ele, o que foi concedido a 8.8.1844 . Em 1852 é referido com 1.º Sargento de Caçadores n.º 4. Em 1894, no baptismo da neta, é referido como Contador na comarca de Olhão.
Casou em Faro, S. Pedro, a 11.2.1858 , com D. Maria Joana da Silva, que nasceu em Tavira, St.ª Maria do Castelo, a 7.7.1835 e foi baptizada a 19.7 , sendo padrinhos o tio paterno Joaquim José Bento e sua mulher Maria Mariana.
Era filha de Bento José da Silva que nasceu em Tavira, St.ª Maria do Castelo, a 8.9.1809, baptizado a 16.9 , e de sua mulher Guiomar da Conceição e Silva que nasceu em Tavira, St.ª Maria do Castelo, a 27.4.1811, baptizada a 5.5 ; neta paterna de outro Bento José da Silva (filho de José Caetano da Silva e de Josefa Inácia) e de sua mulher Francisca das Chagas (filha de João Baptista Figueira e de Rosa da Conceição); neta materna de Ricardo Antunes (filho de António da Cruz e de Maria da Assunção) e de sua mulher Luísa Inácia (filha de Diogo Rodrigues e de Guiomar da Conceição).

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Inglês, Cid - Tavira, Faro

#209356 | cfpp | 28 set 2008 15:48 | Em resposta a: #152578

Caro Lourenço Correia de Matos

Todos as pessoas com nome de apelido Chagas e,em especial da região de Tavira como o que aqui deixou,muito me interessam,tal pode averiguar,pela participação empenhada de muitos colaboradores aqui no Fórum,em alguns Tópicos,tais como:

Franco,de Dom Marcelino Franco,Bispo do Algarve,natural de Tavira(de G M L)

Família Franco D`Almeida Coelho (de Kodiak)

Vizetto (de Lgameiro) e da mesma família,lançado por- cmnchagas-

Centeno(de Sofia Centeno) e

muitos outros que de momento não me ocorre os nomes mas,basta ir aqui ao topo e,no rectângulo (com o do meio em `Regiões `)- escreve,por ex:Famílias algarvias ,
depois explorar em -tps,autores,msgs- et voilá...aparecem por magia-foi como aqui vim ter!Desde que descobri isto,não me sinto tão perdida aqui neste magnífico labirinto.Provávelmente estou a ensinar a oração ao Vigário...pelo que peço desculpas,mas já me apercebi que mts vezes ,mesmo os mais experientes esquecem este recurso e,ele a meu ver,é mto útil.
Também pode ir "passear"ao «Baixo Alentejo/Algarve »e aí,tem tb mto do seu interesse.Ao consultar os tpcs atrás referidos,vai ser conduzido até Castro Verde,um dos muitos exemplos.
...Mas,vamos então ao que me chamou a atenção:-temos,no final da sua mensagem ,o casal:-
-Diogo Rodrigues e Guiomar da Conceição com uma filha Luísa Inácia que talvez pudesse"enquadrar-se"nos meus Diogo Roiz e Guiomar da Conceição,com uma das filhas tb de nome Luísa Inácia e,como nesta época, as ligações aos primos era mto comum,teremos então aí,Francisca das Chagas,lado paterno,com nomes e apelidos algo familiares. Claro está que são"feelings",mas não vou desprezá-los,porque já me teem conduzido a bom porto.
A propósito de porto,não lhe parece que andava a Marinha por lá "a passear muito,por entre Eles todos ?...e,em Tavira?...com um mareante ao topo-o Diogo Roiz (Rodrigues?) -ao que tudo indica,trisavô de meu Avô materno,Sérgio Maria (irmão de Dom Marcelino),filhos de Manoel António das Chagas Júnior-
Não sei se ajudei e também estes dados já podem ter perdido a oportunidade,porque o seu pedido já tem uns meses largos... mas...nunca se sabe.
E por aqui fico ,aguardando notícias suas.
Cordialmente
M.Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Inglês, Cid - Tavira, Faro

#209358 | cfpp | 28 set 2008 16:32 | Em resposta a: #209356

Caro Lourenço Correia de Matos

Volto novamente e para dizer que o apelido Sabbo, também referido na sua msg e que usado por outra família algarvia, muito provávelmente ligados ao meu lado paterno,me pôs de sobreaviso.
Não deixe de ler -Família Franco d`Almeida Coelho e outro,tb há pouco lançado por meu Irmão António e que aborda o tema da Companhia das Pescarias do Algarve.Aqui pode encontrar nomes que estão intimamente relacionados com «Sabbo».
Seria curioso achar,mais uma das ligações entre as famíliasChagas Franco e
Almeida Coelho.
Fico aguardando com muito interesse as suas notícias
M.Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Inglês, Cid - Tavira, Faro

#209372 | cfpp | 28 set 2008 20:02 | Em resposta a: #209358

Caro Lourenço Correia de Matos

...A minha exploração devia ter sido feita,antes mesmo de começar logo,a responder-lhe,mas provàvelmente tb não teria falado das ligações antigas,entre famílias acima citadas, a que minha Mãe sempre se referia.Por outro lado,quem sabe agora,não poderão vir eventualmente,suscitar ainda interesse ou curiosidade aos estudiosos.
É que,há pouco,resolvi pôr,nos"mágicos"rectgs:«Família Sabbo»e,já lá estava muita informação ,com o Caro Lourenço a participar também - fiquei contente!
No entanto,a precipitação,não foi de todo em vão,porque levou a não deixar o seu pedido,aqui sòzinho,sem resposta e,eu... a pedir-lhe então agora ,a sua intervenção,nas minhas dúvidas.
Um Bom final de Domingo
M.Carlota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 mai 2024, 07:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen